Simulado Professor - Libras | CONCURSO
Simulado Professor - Libras
Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Professor - Libras não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Professor - Libras
São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Professor - Libras foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Professor - Libras
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
Vejam outros Simulado Professor - Libras
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.
Questões Professor - Libras
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Professor - Libras, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Professor - Libras
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #252610
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Gabriela, professora surda de uma classe bilíngue de alunos surdos, apresentou a contação de uma história em sequência lógica, utilizando expressões corporais e faciais, assim como de classificadores, que auxiliaram na incorporação dos personagens da história narrada.
O discurso em Libras é construído fundamentado em espaços mentais, porém há distinção entre: espaço mental, espaço mental token e espaço mental sub-rogado.
De acordo com a observação do uso do próprio corpo para expressar a “voz” do personagem, assinale a afirmativa correta.
- a) A sinalização tem como base os espaços físicos, mas não são relacionados apenas as pessoas presentes, também são construídos com objetos ou pessoas ausentes.
- b) Ao sinalizar o narrador/sinalizador mapeia, cognitivamente, o espaço físico que o rodeia, podendo fazer uso para indicar um ponto que tenha uma representação mental dos interlocutores.
- c) O sinalizador/narrador produz um diálogo, utilizando pontos específicos no espaço de sinalização, conhecidos como referentes locais.
- d) O sinalizador/narrador pode criar e assumir o papel de qualquer personagem da situação narrada e sinalizar como se fossem eles, assumindo uma posição realista, incorporado pelo próprio sinalizador.
- e) A sinalização é realizada no espaço a sua frente, associando locais diferentes para se referir a objetos, pessoas ou conceitos.
- #252611
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O Art. 14 da Resolução nº 1/2010 dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado no Sistema Estadual de Ensino do Tocantins, apresenta as ações que devem ser observadas quanto à estrutura da organização das classes que terão alunos com deficiência.
Assinale a opção que apresenta um serviço de apoio pedagógico, específico para alunos surdos e/ou surdo-cegos, em classes comuns, quando necessário.
- a) Disponibilização de professor para atuar como apoio à locomoção, à alimentação e à higiene.
- b) Atuação de professor especializado em transtornos globais do desenvolvimento e superdotação/altas habilidades.
- c) Atuação de professor-intérprete, professor instrutor e guia intérprete das linguagens e códigos aplicáveis.
- d) Disponibilização de professor instrutor que atenda, isoladamente, ao aluno que foi avaliado em áreas do conhecimento humano.
- e) Disponibilizar o apoio de professor guia-intérprete em classes com mais de 25 alunos.
- #252612
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A Literatura Surda é um dos artefatos culturais que favorece o desenvolvimento e a valorização dos elementos identitários, linguísticos e culturais da pessoa surda e que é pouco utilizado no ambiente escolar inclusivo.
Assinale a opção que descreve corretamente a Literatura Surda.
- a) É um artefato cultural que retrata e recria a realidade de um povo, por meio de textos literários produzidos pela comunidade de pessoas ouvintes.
- b) É uma literatura que dá oportunidade ao surdo de expressar suas inquietações, interpretações e revoltas sobre o mundo ouvintista, destacando os clássicos da literatura.
- c) É a produção de textos literários em sinais, que traduz a experiência visual e possibilita tanto as representações ouvintes quanto as surdas.
- d) É um tipo de literatura que se relaciona com a produção de histórias narradas/sinalizadas e que apresentam a língua de sinais na modalidade escrita.
- e) É construída com base nas experiências visuais e culturais do povo surdo, sendo registrada em vídeos sinalizados e/ou escritos tanto na Língua Portuguesa quanto na Escrita dos Sinais.
- #252613
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
“Em síntese, a história dos surdos, contada pelos não-surdos, é mais ou menos assim: primeiramente os surdos foram “descobertos” pelos ouvintes, depois eles foram isolados da sociedade para serem “educados” e afinal conseguirem ser como os ouvintes; quando não mais se pôde isolá-los, porque eles começaram a formar grupos que se fortaleciam, tentou-se dispersá-los, para que não criassem guetos.”
Relacione as diferentes visões da representação dos sujeitos surdos às suas características.
1. Historicismo
2. História crítica
3. História cultural
( ) Os surdos precisam de ajuda para se promoverem; assim, a educação é vista como caridade porque os surdos têm dificuldades em acompanhar o processo ensino/ aprendizagem.
( ) Os surdos são apresentados como sujeitos com experiências visuais, com identidades multifacetadas, em que a Língua de Sinais é a manifestação da diferença linguística e cultural.
( ) Os surdos são categorizados em graus de surdez com uma educação de caráter clínico-terapêutico e de reabilitação, sendo a Língua de Sinais considerada prejudicial aos surdos.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
- a) 3 – 2 – 1.
- b) 3 – 1 – 2.
- c) 2 – 3 – 1.
- d) 1 – 2 – 3.
- e) 2 – 1 – 3.
- #252614
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
“Ele usa muitos gestos e expressões que nos ajudam a entender e assimilar cada sinal. No começo foi muito desafiador, pois ele não fala nada, mas aos poucos fomos nos acostumando. Sem contar que ele é muito engraçado e a aula fica leve e divertida”, afirmou a estudante de hotelaria Célia Keiko, 34 anos, (...)”
BORGES, Fernanda. Professor surdo administra aulas de Libras para alunos ouvintes em Goiás. G1 de Goiás..2014.
Assinale a opção que apresenta a ação que o aprendiz ouvinte deve ter para evitar a oralização, quando ainda não tem o domínio da LIBRAS.
- a) Comunica que o erro sempre está presente, mas que o contexto ajuda a perceber a intenção comunicativa.
- b) Utiliza a comunicação por meio da datilologia, da escrita ou da utilização de expressões faciais e/ou corporais a partir do contexto.
- c) Fixa o olhar na face do emissor da mensagem, pois é falta de educação desviar o olhar.
- d) Ao aprender uma segunda língua pode ter o suporte da primeira para compreender e comparar as gramáticas.
- e) Busca um convívio com os surdos para desenvolver a língua oral e visual e ter um melhor desempenho linguístico.