Simulado Professor - História | CONCURSO
Simulado Professor - História
Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Professor - História não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Professor - História
São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Professor - História foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Professor - História
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
Vejam outros Simulado Professor - História
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.
Questões Professor - História
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Professor - História, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Professor - História
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #250993
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
“As licenciaturas curtas vêm acentuar, ou mesmo institucionalizar, a desvalorização e a consequente proletarização do profissional da educação. Isso acelera a crescente perda de autonomia do professor diante do processo de ensino e aprendizagem, na medida em que sua preparação para o exercício das atividades docentes é mínima ou quase nenhuma. (...) Assim, as licenciaturas curtas cumprem o papel de legitimar o controle técnico e as novas relações de dominação no interior da escola.”
FONSECA, 1993, apud SILVA, M. e FONSECA, S. G. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007, p. 30.
Ao historicizar a formação dos professores de História no Brasil, os autores se referem à instituição da licenciatura curta em estudos sociais, durante o período autoritário (1964-1985), como um exemplo de
- a) profissionalização do ensino, reconhecendo a necessidade de criar historiadores para comunicar história em diversos âmbitos profissionais.
- b) padronização do trabalho docente, com base na formação inicial e continuada, capaz de tornar mais homogêneo o ensino em todas as regiões do país.
- c) massificação do ensino, voltado para um público com mínima ou quase nenhuma preparação, com base em um currículo generalista.
- d) universitarização da formação docente, que iguala os professores aos profissionais liberais, e elimina a distinção entre professores especialistas e polivalentes.
- e) racionalização do trabalho, que separa a concepção da execução no processo de produção, desvinculando o ensino da pesquisa.
- #250994
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
De um grupo de 10 professores, 4 são professores de História e os outros são professores de outras disciplinas.
De quantos modos pode-se formar uma comissão com 4 destes professores, de forma que ao menos 2 sejam professores de História?
- a) Mais de 100
- b) Mais de 85 e menos de 100
- c) Mais de 70 e menos de 85
- d) Mais de 55 e menos de 70
- e) Menos de 55
- #250995
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A metodologia e os recursos usados no ensino de História devem levar o aluno a perceber que:
I - a História é social e dá-se coletivamente.
II - a História não é produção humana.
III - o professor é o mediador no processo de elaboração conceitual do educando.
- a) Apenas o item I é verdadeiro.
- b) Apenas o item II é verdadeiro.
- c) Apenas o item III é verdadeiro.
- d) Apenas os itens I e III são verdadeiros.
- e) Todos os itens são verdadeiros.
- #250996
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, nas assertivas acerca da prática do ensino de história em sala de aula, tendo como base a visão do historiador Leandro Karnal (2008).
( ) Para o historiador, os jornais, a televisão e as revistas possuem um papel importantíssimo na construção do conhecimento e na educação. Esse papel da mídia necessariamente obriga o professor a unificar as informações aos arquetípicos didáticos de sua proposta pedagógica. ( ) Confundir informação com conhecimento é um enorme problema na educação, segundo Karnal, portanto, é preciso separar o papel da mídia e a do professor de história. ( ) A responsabilidade social do professor de história e a revalorização do seu trabalho são princípios que os alunos devem propor ao trabalho do professor e ajudar a proferir uma excelente aula. ( ) Organizar o conhecimento, as informações proferidas pela mídia e ter conhecimento da responsabilidade perante a sociedade devem ser ofícios do professor da disciplina de história.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- a) F – F – V – V.
- b) V – V – V – V.
- c) F – F – V – F.
- d) V – V – F – F.
- e) F – V – F – V.
- #250997
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O professor de História pode ensinar o aluno a adquirir as ferramentas de trabalho necessárias; o saber fazer bem, lançar os germes do histórico. Ele é o responsável por ensinar o aluno a captar e a valorizar a diversidade dos pontos de vista. Ao professor cabe ensinar o aluno a levantar problemas e a reintegrá-los num conjunto mais vasto de outros problemas, procurando transformar, em cada aula de História, temas em problemáticas.
[Maria Auxiliadora Schmidt. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula, 1998].
De acordo com o excerto, é correto afirmar que
- a) a pluralidade de sujeitos que expande a compreensão de um contexto deve ser ampliada e problematizada pelo professor de História.
- b) os novos sujeitos, defendidos por algumas correntes da História, podem prejudicar o rigor acadêmico das grandes narrativas históricas.
- c) o professor de História não pode transformar temas importantes em problemáticas subjetivas que desvie o foco do assunto.
- d) as recentes pesquisas em ensino de História consideram os temas identitários um empecilho a compreensão crítica dos temas estudados.
- e) os grupos de especialistas em ensino de História tentam impor um ponto de vista revisionista que precisa ser considerado.