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Simulado Professor - Geografia | CONCURSO

Simulado Professor - Geografia

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Este Simulado Professor - Geografia foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Professor - Geografia
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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Questões Professor - Geografia

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#251153
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(1,0) 1 - 

As terras quilombolas, juntamente com as suas comunidades, têm ganhado importante espaço na pauta sobre a questão agrária em nosso país. Sobre as terras quilombolas e suas comunidades, analise as assertivas abaixo:
I. A regularização de terras quilombolas foi uma conquista da Constituição Brasileira de 1988, contudo, após essa vitória, nada mais foi feito para combater as desigualdades entre a população negra e a população branca no campo brasileiro.
II. A violência contra as comunidades quilombolas se intensifica quando começa o processo de reconhecimento da terra do quilombo. No Brasil, existem relatos de assassinatos, destruição de casas, poluição das águas, entre outras formas de violências sofridas por essas comunidades.
III. A certificação das comunidades quilombolas no Brasil é de responsabilidade da Fundação Cultural Palmares; a comunidade, ao conquistar a certificação da terra, automaticamente passa a ter legalmente a posse dela.
Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II.
  • c) Apenas III.
  • d) Apenas I e II.
  • e) I, II e III.
#251154
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(1,0) 2 - 

De acordo com o pesquisador e escritor Milton Santos, um dos mais importantes geógrafos brasileiros: chamemos __________ ao que fica do passado como forma, espaço construído, paisagem, o que resta do processo de supressão, acumulação, superposição, com que as coisas se substituem e acumulam em todos os lugares. As _____________ se apresentam como formas isoladas ou como arranjos. É dessa forma que elas são uma parte desse espaço-fator. Ainda que sem tradução imediata, são os restos de divisões do trabalho já passadas (todas as escalas da divisão do trabalho), os restos dos tipos de capital utilizados e suas combinações técnicas e sociais com o trabalho (SANTOS, 2006).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • a) Divisão Territorial do Trabalho – Verticalidades
  • b) Rugosidades – Rugosidades
  • c) Verticalidade – Horizontalidades
  • d) Horizontalidades – Rugosidades
  • e) Espaço geográfico – Verticalidades
#251155
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(1,0) 3 - 

O Fordismo é um modo de produção que ganhou o nome de Henry Ford em 1914. Sobre o Fordismo, analise as assertivas abaixo:
I. Para Haesbaert e Porto-Gonçalves (2006), o Fordismo, juntamente com Welfare State, ultrapassou a Linha do Equador.
II. Para Harvey (1992), Henry Ford racionalizou velhas tecnologias, contudo, ao fazer o trabalho chegar até o trabalhador em uma posição fixa, conseguiu obter ganhos de produtividade.
III. Para o autor David Harvey, o que tinha em especial em Henry Ford era que ele acreditava que a produção em massa significava consumo em massa, um novo sistema de reprodução do trabalho, uma nova estética, uma nova psicologia, em suma, um novo tipo de sociedade democrática, racionalizada, modernista e populista (HARVEY, 1992).
Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II.
  • c) Apenas III.
  • d) Apenas II e III.
  • e) I, II e III.
#251156
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(1,0) 4 - 

O El Niño recebe esse nome por ser um fenômeno conhecido por frequentemente iniciar no período que antecede o Natal. Sobre esse fenômeno, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) O El Niño é notado com maior evidência nas costas peruanas, pois as águas frias provenientes do fundo oceânico e da corrente marinha de Humboldt são interceptadas por águas quentes oriundas do norte e oeste.
  • b) O El Niño é conhecido popularmente como um fenômeno climático decorrente da forte influência das condições oceânicas no clima.
  • c) O El Niño provoca somente alterações climáticas na América do Sul, sem alterar a dinâmica em escala global.
  • d) Alguns dos impactos do El Niño entre os anos de 1997 e 1998 foram as fortes inundações no centro-norte da Europa e o inverno muito quente na América do Sul.
  • e) Um dos efeitos imediatos do El Niño é a queda brutal da produtividade da pesca e do guano na costa do Peru.
#251157
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(1,0) 5 - 

O Sistema de Informações Geográficas (SIG) é a ferramenta computacional da Geoinformação, disciplina essa que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica (FLORENZANO, 2007). Sobre o SIG, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O SIG permitiu a automatização tanto de cartas e mapas como a integração de informações.
( ) O SIG é um sistema computacional que permite armazenar e integrar informações geográficas, contudo, apesar do avanço tecnológico, ainda há restrições de fontes e escalas.
( ) A aplicação do SIG restringe-se ao estudo e monitoramento ambiental.
( ) As informações no SIG, por ser um sistema computacional, dispensam o georreferenciamento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) V – V – F – V.
  • b) F – F – V – F.
  • c) V – F – F – F.
  • d) F – V – F – V.
  • e) V – V – V – F.