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Simulado Professor - Física | CONCURSO

Simulado Professor - Física

Simulado Professor - Física

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Este Simulado Professor - Física foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Professor - Física
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

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Questões Professor - Física

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#251268
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(1,0) 1 - 

Considere uma região do espaço em que há um campo elétrico uniforme E = 2,0 x 104N/C, apontando na direção positiva do eixo x. Um objeto carregado positivamente é colocado nessa região e, inicialmente, está em repouso no ponto A(−4m, 0, 0). O objeto é então liberado e se move sob a ação do campo elétrico. Considere a massa do objeto como sendo m = 0,5 kg e sua carga q = 4,0 × 10−6 C. Supondo que não há outras forças atuando sobre ele além da força elétrica, determine o trabalho realizado pela força elétrica e a velocidade final do objeto quando este se move do ponto A até o ponto B(4m, 0, 0), assumindo que a resistência do meio seja desprezível.

  • a) w = 6,4 x 10-2 j ; v = 1,6 ×10−2 m/s
  • b) w = 6,4 x 10-1 j ; v = 1,6 ×10−1 m/s
  • c) w = 6,4 x 10-1 j ; v = 1,6 ×10−0 m/s
  • d) w = 3,2 x 10-2 j ; v = 8 ×10−2 m/s
#251269
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(1,0) 2 - 

As asas das borboletas apresentam cores estruturais devido ao fenômeno de interferência causado pelas múltiplas reflexões internas, semelhante ao que ocorre em filmes finos. Essas cores são resultado da interferência construtiva e destrutiva das ondas de luz que são refletidas e transmitidas pelas camadas microscópicas das asas. A interferência construtiva ou destrutiva ocorre devido à diferença de caminho percorrido pela luz ao atravessar cada calha, que são as estruturas que compõem as camadas das escamas das asas da borboleta, e pela mudança de fase que ocorre nas múltiplas reflexões da luz. A distância entre as calhas é o principal fator que determina a coloração final observada. Considere uma situação hipotética na qual a diferença de fase entre as ondas equivale à π /2. Com base nessas informações, no que se refere à relação entre a distância entre as calhas das asas de uma borboleta e a coloração exibida: haverá interferência ________ se a distância entre as calhas for um múltiplo ______________________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • a) construtiva – ímpar de meio comprimento de onda para a cor exibida
  • b) construtiva – par de meio comprimento de onda para a cor exibida
  • c) destrutiva – ímpar de meio comprimento de onda
  • d) construtiva – par do comprimento de onda para todas as cores
#251270
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(1,0) 3 - 

As equações de Maxwell são fundamentais para descrever e compreender o comportamento dos campos eletromagnéticos. Cada uma das quatro equações desempenha um papel importante na teoria eletromagnética. No entanto, apenas uma dessas equações foi formulada primeiramente por James Clerk Maxwell. Qual é o significado da equação formulada primeiramente por Maxwell?

  • a) Cargas elétricas são geradoras de campo elétrico. Se a carga for puntiforme, o campo elétrico produzido por ela será dado pela Lei de Coulomb.
  • b) Não existem monopolos magnéticos.
  • c) Um campo magnético pode ser produzido tanto por uma corrente elétrica quanto por um campo elétrico variável.
  • d) Um campo magnético variável produz um campo elétrico.
#251271
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(1,0) 4 - 

A datação por carbono-14 é uma técnica amplamente utilizada para estimar a idade de materiais orgânicos antigos. No entanto, existem certas recomendações e limitações que devem ser consideradas ao aplicar essa técnica. Suponha que um pesquisador esteja analisando uma amostra óssea de animal antigo. Ao realizar a datação por carbono-14, o pesquisador obtém uma idade radiocarbônica de 50.000 anos para a amostra. Contudo, o pesquisador acredita se tratar de um erro, visto seu conhecimento sobre as limitações da técnica. Assinale a alternativa que descreve corretamente essa limitação e a razão pela qual ela pode afetar a precisão da datação.

  • a) A técnica de datação por carbono-14 não é precisa para amostras com mais de 10.000 anos, devido à meia-vida do carbono-14.
  • b) A amostra pode ter sido contaminada por carbono-14 recente, levando a uma idade radiocarbônica incorreta.
  • c) A amostra pode ter sofrido diagênese, um processo geológico que altera a composição do carbono-14, levando a uma idade radiocarbônica imprecisa.
  • d) A técnica de datação por carbono-14 não é adequada para materiais vegetais, pois os organismos podem absorver carbono-14 de diferentes fontes, levando a uma datação imprecisa.
#251272
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(1,0) 5 - 

A visão das cores é um processo complexo que envolve diferentes tipos de células fotossensíveis presentes na retina. A luz atravessa diferentes estruturas presentes no olho até atingir os cones e os bastonetes que são responsáveis pela detecção de estímulos luminosos e desempenham papéis distintos na percepção visual. Com base nesse contexto, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os cones são responsáveis pela visão em cores, diferenciando diferentes frequências da luz, e são mais sensíveis a altas amplitudes da onda luminosa.
( ) Os bastonetes são responsáveis pela visão em preto e branco e são mais sensíveis a altas amplitudes da onda luminosa.
( ) Os cones são responsáveis pela visão em preto e branco, diferenciando diferentes amplitudes da onda luminosa, e são mais sensíveis a baixas frequências da luz.
( ) Após atravessar a pupila, a luz passa pelas seguintes estruturas, em ordem, do olho até atingir a retina: Córnea, Humor Aquoso, Cristalino e Humor Vítreo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) V – F – F – F.
  • b) V – V – F – V.
  • c) F – F – V – F.
  • d) V – F – F – V.