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Simulado Professor - Economia | CONCURSO

Simulado Professor - Economia

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Este Simulado Professor - Economia foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Professor - Economia
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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Questões Professor - Economia

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(1,0) 1 - 

Uma exchange de criptoativos tem a função de ser um(a):

  • a) plataforma digital responsável pelos registros de identificação e pseudoidentificação dos operadores de criptoativos no âmbito nacional.
  • b) órgão centralizador das negociações de criptomoedas subordinado ao GAFI (Grupo de Ação Financeira Internacional).
  • c) grupos de negociação que se utilizam da centralização do sistema de criptomoedas para lavagem de dinheiro.
  • d) conjunto de técnicas que utiliza algoritmos matemáticos para codificar dados e obter criptomoedas.
  • e) plataforma online de negociação de moeda oficial por criptomoeda.
#253372
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(1,0) 2 - 

As relações de poder e geopolítica na contemporaneidade apresentam limitações a uma visão de capitalismo global fundamentada em análises a partir de um conhecimento hegemônico caracterizado como racializado e generificado. Assinale a alternativa que apresenta um enunciado teórico fundamental dos estudos decoloniais.

  • a) As bases da modernidade foram estabelecidas a partir da Revolução Industrial do século XIX com a colonização do padrão de consumo.
  • b) O processo colonizador do Hemisfério Sul consolidou-se a partir da simetria na elaboração de subjetividades e assimetria nas relações econômicas com os países do Hemisfério Norte.
  • c) A colonialidade do poder refere-se à organização pós-colonial dos subalternos para uma hierarquia regionalmente elaborada em suas próprias subjetividades.
  • d) O eurocentrismo/ocidentalismo é designado como a forma específica de produção de conhecimento e subjetividades na modernidade.
  • e) A independência dos países africanos e da Índia em 1975 findou um longo processo de exploração e controle do trabalho do sistema colonial.
#253373
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(1,0) 3 - 

A AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia é uma associação de direito civil sem fins lucrativos que, desde 1983, atua para o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção do desenvolvimento rural sustentável no Brasil. O trecho a seguir consiste em uma síntese sobre o método de análise econômico-ecológico de agrossistemas incentivado pela instituição.
“Ao situar os agroecossistemas como unidades de gestão econômica-ecológica contextualizadas em territórios, o método LUME – análise econômico-ecológica de agrossistemas – procura lançar luzes sobre relações sociais e de poder que condicionam os processos de trabalho na apropriação, transformação, circulação e distribuição das riquezas socialmente produzidas na agricultura familiar. Para tanto, ele dialoga com teorias críticas elaboradas exatamente para revelar dimensões da vida social e do trabalho ocultadas pela teoria econômica hegemônica. São elas:
A Economia Ecológica, como o estudo dos processos cíclicos entre os bens ecológicos e os bens econômicos e como fundamento da análise da sustentabilidade desde a escala local até a escala global.
A Economia Política, como o estudo das relações de poder implicadas nas esferas de produção, transformação e circulação de valores bem como a distribuição social da riqueza gerada pelo trabalho.
A Economia Feminista que, a partir da crítica aos fundamentos da economia convencional, propõe novos conceitos e instrumentos analíticos para reconhecer e dar visibilidade ao trabalho das mulheres, bem como a sua participação na geração e na apropriação da riqueza social. Para tanto, expressa um ponto de vista crítico à divisão sexual do trabalho e ao patriarcalismo, elementos culturais e ideológicos que estruturam as relações econômicas dominantes nas esferas doméstica e pública.”

Disponível em: http://aspta.org.br/2015/05/25....

Em relação aos resultados da análise econômica de agroecossistemas na agricultura, assinale a alternativa correta.

  • a) O método Lume possibilita a redução dos custos na agricultura ao propor a distinção entre despesas domésticas e custos unitários de produção a partir de dispêndios monetários diretamente relacionados à agricultura.
  • b) O método Lume está organizado em um sistema de amortização da estrutura pautado na divisão sexual do trabalho, sendo que o valor de depreciação está associado ao percentual de trabalhadoras na propriedade.
  • c) Os custos relacionados a benefícios não monetários da unidade produtiva são organizados como fluxos da propriedade de forma participativa para análise econômico-ecológica do agrossistema.
  • d) O método de custeio direto dos produtos agrícolas reduz os custos de produção ao evidenciar no cálculo as horas de trabalho do cuidado doméstico e familiar.
  • e) O método Lume reduz o custo de produção ao omitir do cálculo os custos indiretamente subsidiados pela sociedade relacionados a custos políticos, ambientais e sociais.
#253374
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(1,0) 4 - 

Uma loja de departamentos divulgou o valor de R$ 2.400,00 para venda de uma lavadora de roupas. O produto pode ser pago em duas vezes de R$ 1.400,00, sendo a primeira parcela quitada no ato da compra e a segunda em 30 dias. No mesmo estabelecimento, compras acima de R$ 1.000,00 no pagamento à vista ou PIX recebem 30% de desconto. Considerando essas formas de pagamento, qual a taxa efetiva de crediário a ser paga pelo consumidor que optou pela compra parcelada da lavadora?

  • a) 50%.
  • b) 133%.
  • c) 350%.
  • d) 700%.
  • e) 930%.
#253375
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(1,0) 5 - 

Leia o texto a seguir:
Externalidades, economia da prevenção e pandemias
Giácomo Balbinotto Neto
“Não faz sentido considerar uma doença contagiosa como uma doença pessoal, pois toda a comunidade ou a sociedade pode ser afetada pela saúde de outra pessoa, no sentido de que qualquer grupo de pessoas possui o mesmo status. Se a sociedade em que você vive ou as pessoas ao seu redor não estão muito saudáveis, em algum sentido você também não estará saudável. Esta noção de saúde pública torna clara, então, a necessidade de se analisar as externalidades em saúde, sendo este um conceito fundamental na área de Economia da Saúde. Assim, os esforços do governo em termos de saúde pública, tais como as campanhas de vacinação contra gripe, sarampo e outras doenças contagiosas e o estabelecimento de lockdowns e restrições para combater os vírus, podem ser pensados como modos de o governo lidar com as externalidades na área de doenças contagiosas.”
Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bits...
O conceito de externalidade engloba:

  • a) eventos nos quais as ações de um agente econômico afetam outros agentes, impondo custos ou gerando benefícios sobre eles.
  • b) investimentos de um agente privado na saúde de seus funcionários e da comunidade externa indiretamente relacionada com o extrativismo ambiental.
  • c) eventos geridos e controlados pelo poder público que implicam ganhos ou perdas de agentes privados.
  • d) gastos ambientais ou sociais que implicam mudança de comportamento da população e políticas públicas de saúde específicas.
  • e) investimentos de agentes privados na proteção ambiental externa à área de descarte de resíduo hospitalar infeccioso.