Processando...

Simulado Professor de Ensino Fundamental | CONCURSO

Simulado Professor de Ensino Fundamental

Simulado Professor de Ensino Fundamental

Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Professor de Ensino Fundamental não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Professor de Ensino Fundamental

 

São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Professor de Ensino Fundamental foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Professor de Ensino Fundamental
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Professor de Ensino Fundamental

  1. Todos Simulados Professor de Ensino Fundamental
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Professor de Ensino Fundamental

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Professor de Ensino Fundamental, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Professor de Ensino Fundamental

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#251998
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O filósofo e pedagogo estadunidense John Dewey (1859-1952) foi o inspirador do Escola Nova, um movimento pela renovação do ensino que alcançou países na Europa, América do Norte e no Brasil - neste caso, liderado pelo educador Anísio Teixeira. (...)
(https://educacaointegral.org.b...)

Sobre as ideias mais inspiradoras de John Dewey, excetua-se a que se expõe na alternativa:

  • a) A proposta de desenvolvimento integral do indivíduo, considerando os aspectos físicos, emocionais e intelectuais.
  • b) A proposta de defender as escolas modernas e fechar as tradicionais, para livrar as crianças de posturas enciclopédicas.
  • c) A ideia de que o desenvolvimento de habilidades manuais e criativas eram tão importantes quanto as atividades cognitivas.
  • d) O modelo de ensino-aprendizagem, que percebe o aluno como protagonista de seu processo de educação.
  • e) A preocupação com a relação indissociável entre teoria e prática, acreditando que o conhecimento era construído de forma coletiva, por meio do compartilhamento de experiências.
#251999
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

"Dissociar alfabetização de letramento é um equívoco porque, no quadro das atuais concepções psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas de leitura e escrita, a entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita se dá simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita - a alfabetização, e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita - o letramento. Não são processos independentes, mas interdependentes, e indissociáveis: a alfabetização se desenvolve no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e de escrita, isto é, através de atividades de letramento, e este, por sua vez, só pode desenvolver-se no contexto da e por meio da aprendizagem das relações de elementos, isto é, em dependência da alfabetização".
(Magda Becker Soares. Doutora e Alfabetização)

Em conformidade com o contexto enunciado, pode-se identificar os elementos mencionados no final do texto de Magda Soares, tais sejam:

  • a) Leitura / escrita.
  • b) Fonema / grafema.
  • c) Alfabetização / letramento
  • d) Emissor / receptor.
  • e) Codificação / decodificação.
#252000
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A leitura não deveria ser encarada como uma obrigação escolar, nem deveria ser selecionada, vamos dizer, na base do que ela tem de ensinamento, do que ela tem de 'mensagem'. A leitura deveria ser posta na escola como educação artística, ela devia posta na escola como uma atividade e não como uma lição, como uma aula, como uma tarefa. O texto não devia ser usado, por exemplo, para a aula de gramática, a não ser que fosse de uma maneira muito criativa, muito viva, muito engraçada, muito interessante, porque se assim não for faz com que a leitura fique parecendo uma obrigação, fique parecendo uma tarefa e aquela velha frase de Monteiro Lobato - 'É capaz de vacinar a criança contra a leitura para sempre'.
(ROCHA, Ruth. Pra não vacinar a criança contra a leitura. Leitura: teoria & prática, v. 2, p. 3- 10, out. 1983.)
(https://novaescola.org.br/cont...)

Considerando o conteúdo do enunciado e a visão dos teóricos educacionais da "Nova Escola" sobre a "Literatura Infantil - 1º ao 5º ano", julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso):

(__)A "Literatura Infantil - 1º ao 5º ano" nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve ser apresentada resumidamente, para que não cause espanto no aluno, evitando-se a perda do interesse enquanto leitor, iniciando seu desenvolvimento.
(__)Para que o aluno inicie a construção de sua autonomia como leitor, é importante intercalar a leitura feita pelo professor com momentos em que todos devem ler sozinhos, tanto na escola quanto na cada deles, entendendo-se a extensão da tarefa de exercitar a leitura no ambiente familiar.
(__)O início do Ensino Fundamental é essencial para os alunos desenvolverem autonomia e continuarem seu percurso para se tornar leitores, nesta etapa, o melhor é estimular a troca de livros e de opiniões sobre o que se lê.
(__)Nos anos iniciais do Ensino Fundamental é que o aluno começa a construir sua autonomia como leitor.

Marque a alternativa com a opção correta.

  • a) F, V, F, V.
  • b) F, V, V, V.
  • c) V, V, V, V.
  • d) F, F, V, V.
  • e) F, V, V, F.
#252001
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Analise as informações seguintes:

I."É uma atividade indissociável de reflexão e ação sobre a realidade no sentido de transformá-la. Tem relação com objetivos a serem alcançados a longo prazo. Gera planos, que dizem respeito a ações imediatas ou objetivos de curto prazo".
II."Representa um dos caminhos pelos quais a escola pode cumprir um papel sobre as desigualdades".
III."Conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser)".

(http://www.gestaoescolar.diaad... _pedagogica/fev_2014/NRE/curriculo_otp.pdf)


As informações contêm elementos que identificam correta e respectivamente:

  • a) I.Planejamento, II.Conteúdos, III.Conteúdos.
  • b) I.Planejamento, II.Currículo, III.Conteúdos.
  • c) I.Currículo, II.Currículo, III.Conteúdos.
  • d) I.Conteúdos, II.Planejamento, III.Currículo.
  • e) I.Planejamento, II.Planejamento, III.Currículo.
#252002
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento. A metodologia consiste em uma meditação em relação aos métodos lógicos e científicos.
(Por: Igor Alves. Prof. Língua Portuguesa)

A Metodologia nas áreas do conhecimento está diretamente relacionada:

  • a) A Processos de Estudo.
  • b) À Metodologia Qualitativa.
  • c) Ao Estudo Integrado.
  • d) À Metodologia Científica.
  • e) Às evoluções tecnológicas.