Processando...

Simulado Professor de Educação Básica dos anos iniciais | CONCURSO

Simulado Professor de Educação Básica dos anos iniciais

Simulado Professor de Educação Básica dos anos iniciais

Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Professor de Educação Básica dos anos iniciais não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Professor de Educação Básica dos anos iniciais

 

São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Professor de Educação Básica dos anos iniciais foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Professor de Educação Básica dos anos iniciais
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Professor de Educação Básica dos anos iniciais

  1. Todos Simulados Professor de Educação Básica dos anos iniciais
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Professor de Educação Básica dos anos iniciais

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Professor de Educação Básica dos anos iniciais, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Professor de Educação Básica dos anos iniciais

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#251248
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

No ano de 2021, o Conselho Nacional de Educação instituiu Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e à Educação de Jovens e Adultos (EJA) a distância. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

  • a) A EJA é organizada de forma anual, com cada ano de estudos correspondendo aos anos do ensino fundamental de 9 anos.
  • b) Os cursos da EJA, desenvolvidos por meio da EaD, poderão ser ofertados tanto para os anos iniciais quanto para os anos finais do ensino fundamental, bem como para o ensino médio.
  • c) Os anos iniciais do ensino fundamental para a EJA têm como objetivo a alfabetização inicial e uma qualificação profissional inicial.
  • d) A duração mínima dos cursos de EJA, desenvolvidos por meio da EaD, será a mesma estabelecida para os anos iniciais do ensino fundamental.
  • e) A educação física, bem como a língua inglesa, são componentes curriculares de oferta facultativa para os anos finais do ensino fundamental da EJA.
#251249
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

O Plano Nacional de Educação foi aprovado em 2014, com a vigência de dez anos, a partir da data de sua publicação. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.

  • a) Entre as suas diretrizes estão: a erradicação do analfabetismo, a melhoria da qualidade de educação e a universalização do atendimento escolar.
  • b) Possui como meta oferecer, no máximo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos nas escolas estaduais.
  • c) Pretende universalizar, até 2022, o ensino fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos de idade.
  • d) Tem como meta alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o 6.º ano do ensino fundamental.
  • e) Pretende substituir, processualmente, as escolas em tempo integral pelas escolas seriadas e organizadas em ciclos.
#251250
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A implementação do ensino fundamental de 9 anos requereu, por parte dos sistemas de ensino, uma série de adequações de normas e organização curricular das escolas brasileiras. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

  • a) A organização do ensino fundamental de 9 anos de duração supôs a reorganização da educação infantil, particularmente com a criação da creche, que acolhe crianças de 0 a 4 anos.
  • b) Considera-se que é nos últimos anos do ensino fundamental que o processo de alfabetização e letramento deve ocorrer, centrando-se a ação pedagógica do professor na leitura e na produção de textos autorais.
  • c) O ensino fundamental de 9 anos é de matrícula obrigatória para crianças a partir dos seis anos de idade, completos ou a completar até o início do ano letivo.
  • d) A avaliação deve ser de caráter somatório e classificatório, organizando as crianças de acordo com seus níveis de aprendizagem.
  • e) O trabalho do professor nos anos iniciais deve focar na disciplina da língua portuguesa, sendo mais tardiamente inseridas as disciplinas de educação física e artes.
#251251
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Em 2017, foi aprovada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um documento de caráter normativo definidor do conjunto orgânico e progressivo das aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das modalidades e etapas da educação básica. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.

  • a) O ensino fundamental – séries iniciais – deve valorizar situações lúdicas de aprendizagem, procurando articular-se com as vivências da educação infantil, evitando ruptura nesse processo.
  • b) São seis os campos de experiências estabelecidos pela BNCC para a educação infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
  • c) Apresenta-se como categoria organizadora das práticas de linguagem do currículo do Ensino Fundamental os campos de atuação, que nos anos iniciais são: campo da vida cotidiana, campo artístico-literário, campo jornalístico/midiático e campo de atuação da vida pública.
  • d) A BNCC aponta que até o 3.º ano do ensino fundamental a criança deve estar alfabetizada, sendo esse processo foco da atuação pedagógica nos anos iniciais desse ensino.
  • e) São fundamentos pedagógicos da BNCC: o foco no desenvolvimento das inteligências e a construção de um currículo unilateral.
#251252
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Considere o seguinte texto:

Profissionais que trabalham na educação e no âmbito das políticas sociais voltadas à infância enfrentam imensos desafios: questões relativas à situação política e econômica e à pobreza das nossas populações, questões de natureza urbana e social, problemas específicos do campo educacional que, cada vez mais, assumem proporções graves e têm implicações sérias, exigindo respostas firmes e rápidas, nunca fáceis. Vivemos o paradoxo de possuir um conhecimento teórico complexo sobre a infância e de ter muita dificuldade de lidar com populações infantis e juvenis. Refletir sobre esses paradoxos e sobre a infância, hoje, é condição para planejar o trabalho na creche e na escola e para implementar o currículo. Como as pessoas percebem as crianças? Qual é o papel social da infância na sociedade atual? Que valor é atribuído à criança por pessoas de diferentes classes e grupos sociais? Qual é o significado de ser criança nas diferentes culturas? Como trabalhar com as crianças de maneira que sejam considerados seu contexto de origem, seu desenvolvimento e o acesso aos conhecimentos, direito social de todos? Como assegurar que a educação cumpra seu papel social diante da heterogeneidade das populações infantis e das contradições da sociedade?

(KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In: PAGEL, Sandra Denise & NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro (orgs.) Ensino fundamental de nove anos: orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007).

A inclusão das crianças de 6 anos no ensino fundamental, mediante o estabelecimento do ensino fundamental de 9 anos, ainda hoje é processo desafiador para a escola e para o professor. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

  • a) A ampliação do ensino fundamental para 9 anos foi uma estratégia de democratização do acesso à escola, o que exige permanente retomada de seus fundamentos para efetivação desta política atualmente.
  • b) O processo de alfabetização e letramento das crianças se inicia no ensino fundamental, quando elas têm o primeiro contato com a escola e com a cultura escrita.
  • c) O corte etário para matrícula de crianças na pré-escola e no ensino fundamental é de, respectivamente, 5 e 6 anos de idade, a ser observado na organização curricular dos sistemas de ensino e de suas unidades escolares.
  • d) Os conteúdos curriculares que compõem a parte diversificada do currículo serão definidos pelo Conselho Nacional de Educação e por seus representantes estaduais.
  • e) O método de alfabetização definido para utilização nas turmas do primeiro ano do ensino fundamental no Brasil é o chamado “método fônico”, amplamente divulgados na década de 1980 no Brasil.