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Simulado Professor - Ciências Sociais | CONCURSO

Simulado Professor - Ciências Sociais

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Este Simulado Professor - Ciências Sociais foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Professor - Ciências Sociais
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Professor - Ciências Sociais

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#260274
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(1,0) 1 - 

Norbert Elias (1994), no segundo volume da sua obra o “Processo Civilizador”, busca entender como são formadas as estruturas que hoje conhecemos por “Estado”. Segundo ele:
Não fui orientado nesse estudo pela ideia de que nosso modo civilizado de comportamento é o mais avançado de todos os humanamente possíveis, nem pela opinião de que a ‘civilização’ é a pior forma de vida e que está condenada ao desaparecimento. Tudo o que se pode dizer é que, com a civilização gradual, surge certo número de dificuldades especificamente civilizacionais” (ELIAS, 1994, p. 18) S
obre o “Processo Civilizador”, abordado por Elias, é possível afirmar:

  • a) Elias pensava o processo de civilização como se as noções de “evolução” ou “desenvolvimento” implicassem num progresso automático.
  • b) Segundo Elias devemos levar em consideração que as estruturas de personalidade e as estruturas sociais são fixas, portanto com graus de evolução distintos.
  • c) Elias é enfático ao propor que não pretende apresentar o “modo” ocidental de viver como o mais avançado.
  • d) Para Elias, o processo civilizador constitui uma mudança abrupta na conduta e nos sentimentos humanos rumo a uma direção muito específica.
  • e) Para o Elias, tanto na contemporaneidade, quanto antes, são apenas as metas, as pressões econômicas e os motivos políticos, que constituem as principais forças motrizes das mudanças.
#260275
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(1,0) 2 - 

Em “As consequências da modernidade”, Anthony Giddens (1991) se empenha em construir uma teoria para compreender as relações sociais e o funcionamento da sociedade em geral. No processo de compreensão da modernidade, Giddens aponta três fontes de dinamismo presente na modernidade: a separação entre tempo e espaço, a reflexividade e o desencaixe.
Para Giddens há dois mecanismos de desencaixe presentes nas instituições sociais modernas, que são:

  • a) fichas simbólicas e os sistemas peritos.
  • b) fichas cartoriais e os sistemas culturais
  • c) fichas comportamentais e os sistemas parentais.
  • d) fichas simbólicas e sistemas culturais.
  • e) fichas cartoriais e os sistemas peritos.
#260276
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(1,0) 3 - 

Após a Segunda Guerra Mundial a abordagem da teoria da cidadania ganha uma identidade própria com os escritos de T. Marshall. Uma das grandes contribuições deste autor é noção de indissociabilidade entre igualdade e cidadania. Ao descrever a conquistas dos direitos, Marshall elegeu os fatos históricos que estabeleceram os direitos nos Estados modernos europeus, atribuindo a cada século o advento de cada tipo de direito.
Qual das alternativas descreve, corretamente, a sequência da conquista dos direitos, segundo Marshall?

  • a) Século XVIII; direitos políticos; Século XIX direitos civis e; Século XX direitos sociais
  • b) Século XVIII direitos civis e direitos políticos; Século XIX direitos sociais
  • c) Século XIX direitos civis e direitos políticos; Século XX direitos sociais
  • d) Século XIX direitos sociais; Século XX direitos civis e direitos políticos
  • e) Século XVIII direitos civis; Século XIX direitos políticos e; Século XX direitos sociais
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(1,0) 4 - 

Em “A Ideologia Alemã” (2008), Karl Marx e Friedrich Engels identificaram as etapas da divisão social do trabalho, correspondendo às distintas formas de propriedade.
(...) esta repousa, por sua vez, sobre uma comunidade em face da qual não são mais os escravos, como no antigo sistema, mas sim os pequenos camponeses submetidos à servidão que constituem a classe diretamente produtiva. (p.16)

O trecho acima faz alusão à terceira forma de propriedade, que segundo os autores é a:

  • a) Propriedade Feudal.
  • b) Propriedade Antiga.
  • c) Propriedade do Estado.
  • d) Propriedade Comunal.
  • e) Propriedade Tribal.
#260278
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(1,0) 5 - 

O período grego, do século VI, permitiu que o cidadão grego fosse livre em seu pensamento e essa liberdade de expressão foi importante para o desenvolvimento da filosofia ocidental, onde o homem pode refletir mais e usar o seu raciocínio crítico.
Quanto à liberdade para Sócrates podemos afirmar:

  • a) que livre é aquele que consegue dominar seus sentimentos, seus pensamentos e a si próprio.
  • b) que a ação que não sofre coações é livre e voluntária.
  • c) que livre é o sujeito que busca a purificação e a oração.
  • d) que “onde não há lei, não há liberdade”.
  • e) que a liberdade é fruto de uma escolha.