Simulado Professor - Ciências Naturais | CONCURSO
Simulado Professor - Ciências Naturais
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Este Simulado Professor - Ciências Naturais foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Professor - Ciências Naturais
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
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Questões Professor - Ciências Naturais
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #251928
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(1,0) 1 -
Ao pensar ensino de ciências em uma perspectiva crítica podemos sugerir algumas estratégias para efetivar uma aprendizagem significativa. A alternativa que representa uma estratégia de ensino crítico é:
- a) Transmitir os conteúdos científicos e realizar avaliações sistemáticas para aferição dos conteúdos assimilados.
- b) Dialogar com os educandos no início de cada aula, buscando motivá-los para os conteúdos curriculares previstos.
- c) Conhecer a história de vida de seus educandos antes de iniciar efetivamente suas aulas.
- d) Adotar o ensino por projetos, em que o educando frequenta laboratórios de ciências para realizar experimentos e praticar as fórmulas estudadas.
- e) Problematizar as concepções de mundo dos educandos, ou seja, a problematização de suas ideias prévias.
- #251929
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(1,0) 2 -
A respeito da trajetória teórica e dos paradigmas atuais no campo educacional, analise as proposições:
I. A globalização capitalista da economia e as transformações tecnológicas associadas ao advento da era da informação são movimentos que devem ser considerados para se avaliar as perspectivas da educação.
II. A educação tradicional, destinada a uma minoria, e a educação nova, que surge de forma mais clara com a obra de Rousseau, têm em comum a concepção da educação como processo de desenvolvimento individual.
III. Ideias universalmente difundidas entre os pensadores sobre o futuro da educação são as de que os desníveis entre países periféricos e hegemônicos foram superados com a globalização e que não há idade para se educar, pois a educação se estende pela vida.
IV. Categorias da dialética inspiradas em Hegel e Marx como “contradição”, “reprodução”, “trabalho”, permanecem vigentes para se analisar o fenômeno da educação. Além disso, junto às categorias da dialética despontam outras como “cidadania”, “transdisciplinaridade” e “sustentabilidade”.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
- a) I – II – III.
- b) I – II – IV.
- c) II – III – IV.
- d) I – IV.
- e) I – II – III – IV.
- #251930
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(1,0) 3 -
“Para a Antropologia funcionalista, a definição de cultura pode ser resumida como um todo integrado, uma síntese de instituições (jurídicas, econômicas, religiosas, et. Responsáveis pela perpetuação da dinâmica social entre seus membros.” (SILVA, 2001)
Sobre o conceito de cultura na perspectiva da Antropologia Funcionalista é CORRETO afirmar:
- a) Trouxe o reconhecimento da diversidade cultural e de que as expressões culturais devem ser compreendidas a partir da percepção dos seus praticantes.
- b) A antropologia deve estudar os elementos universais nas diferentes culturas que são modelos inconscientes que servem como uma referência para os indivíduos e coletividades organizarem o mundo e lhe darem sentido.
- c) A cultura é um complexo sistema simbólico do quão os indivíduos não podem se libertar.
- d) As trajetórias independentes dos grupos humanos resultaram nas diferenças culturais.
- e) O contato dos grupos sociais com elementos de outras culturas forma um mosaico de práticas e saberes originados a partir de sociedades anteriores.
- #251931
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(1,0) 4 -
Para Sidney Chalhoub, professor da UNICAMP e de Harvard, “a meritocracia como valor universal, fora das condições sociais e históricas que marcam a sociedade brasileira, é um mito que serve à reprodução eterna das desigualdades sociais e raciais que caracterizam a nossa sociedade. Portanto, a meritocracia é um mito que precisa ser combatido tanto na teoria quanto na prática. Não existe nada que justifique essa meritocracia darwinista, que é a lei da sobrevivência do mais forte e que promove constantemente a exclusão de setores da sociedade brasileira.”
(disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp... ; acesso 14/03/23)
Sobre a questão da meritocracia e as minorias sociais é CORRETO afirmar:
- a) O sistema de cotas não é eficiente para combater a meritocracia porque ele atenua apenas a questão racial, mas não leva em consideração o aspecto econômico.
- b) A desigualdade social no Brasil é um dos aspectos que deslegitimam a meritocracia
- c) A meritocracia pode ser uma forma de combater o racismo porque trata os negros e os brancos em pé de igualdade.
- d) O sistema de cotas, ao diminuir o efeito da meritocracia, diminuiu também a qualidade na educação porque permitiu que estudantes despreparados ingressassem na vida acadêmica.
- e) Apesar de teoria de Darwin sobre a seleção natural, a meritocracia não se sustenta porque o ser humano é um animal racional.
- #251932
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(1,0) 5 -
“Deve-se levar em conta que toda transformação tecnológica não tem fundamentação neutra, mas obedece a interesses presentes na sociedade. Nesse sentido, a produção informacional parece estar longe de libertar os trabalhadores dos atuais padrões de exploração e dominação social.” (MACHADO et al. 2017)
A partir do texto de Igor Machado é CORRETO afirmar:
- a) A questão sobre a transformação tecnológica está relacionada com o princípio democrático de acesso à informação.
- b) A exclusão social não é um aspecto da sociedade combatido pela transformação tecnológica no trabalho.
- c) A transformação tecnológica não diminuiu a exploração e dominação social no trabalho porque os trabalhadores não se preocuparam com a atualização da sua formação profissional.
- d) As novas tecnologias da informação substituíram os trabalhadores por máquinas e dispensaram a interação do ser humano com a máquina.
- e) Por ser apenas uma mudança na produção das empresas, a transformação tecnológica não alterou como os trabalhadores usam essa informação, mantendo, portanto, a exploração e dominação social.