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Simulado Professor - Ciências Naturais | CONCURSO

Simulado Professor - Ciências Naturais

Simulado Professor - Ciências Naturais

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Este Simulado Professor - Ciências Naturais foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Professor - Ciências Naturais
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Professor - Ciências Naturais

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Professor - Ciências Naturais, que também são grátis. Clique Aqui!

 

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Boa sorte e Bons Estudos,

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#251928
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(1,0) 1 - 

Ao pensar ensino de ciências em uma perspectiva crítica podemos sugerir algumas estratégias para efetivar uma aprendizagem significativa. A alternativa que representa uma estratégia de ensino crítico é:

  • a) Transmitir os conteúdos científicos e realizar avaliações sistemáticas para aferição dos conteúdos assimilados.
  • b) Dialogar com os educandos no início de cada aula, buscando motivá-los para os conteúdos curriculares previstos.
  • c) Conhecer a história de vida de seus educandos antes de iniciar efetivamente suas aulas.
  • d) Adotar o ensino por projetos, em que o educando frequenta laboratórios de ciências para realizar experimentos e praticar as fórmulas estudadas.
  • e) Problematizar as concepções de mundo dos educandos, ou seja, a problematização de suas ideias prévias.
#251929
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(1,0) 2 - 

A respeito da trajetória teórica e dos paradigmas atuais no campo educacional, analise as proposições:
I. A globalização capitalista da economia e as transformações tecnológicas associadas ao advento da era da informação são movimentos que devem ser considerados para se avaliar as perspectivas da educação.
II. A educação tradicional, destinada a uma minoria, e a educação nova, que surge de forma mais clara com a obra de Rousseau, têm em comum a concepção da educação como processo de desenvolvimento individual.
III. Ideias universalmente difundidas entre os pensadores sobre o futuro da educação são as de que os desníveis entre países periféricos e hegemônicos foram superados com a globalização e que não há idade para se educar, pois a educação se estende pela vida.
IV. Categorias da dialética inspiradas em Hegel e Marx como “contradição”, “reprodução”, “trabalho”, permanecem vigentes para se analisar o fenômeno da educação. Além disso, junto às categorias da dialética despontam outras como “cidadania”, “transdisciplinaridade” e “sustentabilidade”.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • a) I – II – III.
  • b) I – II – IV.
  • c) II – III – IV.
  • d) I – IV.
  • e) I – II – III – IV.
#251930
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(1,0) 3 - 

“Para a Antropologia funcionalista, a definição de cultura pode ser resumida como um todo integrado, uma síntese de instituições (jurídicas, econômicas, religiosas, et. Responsáveis pela perpetuação da dinâmica social entre seus membros.” (SILVA, 2001)

Sobre o conceito de cultura na perspectiva da Antropologia Funcionalista é CORRETO afirmar:

  • a) Trouxe o reconhecimento da diversidade cultural e de que as expressões culturais devem ser compreendidas a partir da percepção dos seus praticantes.
  • b) A antropologia deve estudar os elementos universais nas diferentes culturas que são modelos inconscientes que servem como uma referência para os indivíduos e coletividades organizarem o mundo e lhe darem sentido.
  • c) A cultura é um complexo sistema simbólico do quão os indivíduos não podem se libertar.
  • d) As trajetórias independentes dos grupos humanos resultaram nas diferenças culturais.
  • e) O contato dos grupos sociais com elementos de outras culturas forma um mosaico de práticas e saberes originados a partir de sociedades anteriores.
#251931
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(1,0) 4 - 

Para Sidney Chalhoub, professor da UNICAMP e de Harvard, “a meritocracia como valor universal, fora das condições sociais e históricas que marcam a sociedade brasileira, é um mito que serve à reprodução eterna das desigualdades sociais e raciais que caracterizam a nossa sociedade. Portanto, a meritocracia é um mito que precisa ser combatido tanto na teoria quanto na prática. Não existe nada que justifique essa meritocracia darwinista, que é a lei da sobrevivência do mais forte e que promove constantemente a exclusão de setores da sociedade brasileira.”
(disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp... ; acesso 14/03/23)
Sobre a questão da meritocracia e as minorias sociais é CORRETO afirmar:

  • a) O sistema de cotas não é eficiente para combater a meritocracia porque ele atenua apenas a questão racial, mas não leva em consideração o aspecto econômico.
  • b) A desigualdade social no Brasil é um dos aspectos que deslegitimam a meritocracia
  • c) A meritocracia pode ser uma forma de combater o racismo porque trata os negros e os brancos em pé de igualdade.
  • d) O sistema de cotas, ao diminuir o efeito da meritocracia, diminuiu também a qualidade na educação porque permitiu que estudantes despreparados ingressassem na vida acadêmica.
  • e) Apesar de teoria de Darwin sobre a seleção natural, a meritocracia não se sustenta porque o ser humano é um animal racional.
#251932
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(1,0) 5 - 

“Deve-se levar em conta que toda transformação tecnológica não tem fundamentação neutra, mas obedece a interesses presentes na sociedade. Nesse sentido, a produção informacional parece estar longe de libertar os trabalhadores dos atuais padrões de exploração e dominação social.” (MACHADO et al. 2017)

A partir do texto de Igor Machado é CORRETO afirmar:

  • a) A questão sobre a transformação tecnológica está relacionada com o princípio democrático de acesso à informação.
  • b) A exclusão social não é um aspecto da sociedade combatido pela transformação tecnológica no trabalho.
  • c) A transformação tecnológica não diminuiu a exploração e dominação social no trabalho porque os trabalhadores não se preocuparam com a atualização da sua formação profissional.
  • d) As novas tecnologias da informação substituíram os trabalhadores por máquinas e dispensaram a interação do ser humano com a máquina.
  • e) Por ser apenas uma mudança na produção das empresas, a transformação tecnológica não alterou como os trabalhadores usam essa informação, mantendo, portanto, a exploração e dominação social.