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Simulado Professor - Bilingue | CONCURSO

Simulado Professor - Bilingue

Simulado Professor - Bilingue

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Este Simulado Professor - Bilingue foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Professor - Bilingue
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Professor - Bilingue

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#257559
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(1,0) 1 - 

Em relação às metodologias específicas utilizadas no ensino de surdos, julgue os itens a seguir.
I No oralismo, a atenção se concentra na língua de sinais, e não na fala, pois a pessoa surda não é vista como deficiente, mas como diferente. Assim a LIBRAS deve ser ensinada, desde a infância, como primeira língua.
II Comunicação total é um método flexível, que faz uso de meios de comunicação oral e gestual e de todo e qualquer método de comunicação (palavras, símbolos, mímicas, sinais).
III O bilinguismo permite o acesso, pela criança, da forma mais precocemente possível, a duas línguas: a LIBRAS (primeira linguaL1) e a língua portuguesa (segunda língua-L2) na modalidade escrita.

Assinale a opção correta.

  • a) Nenhum item está certo.
  • b) Apenas os itens I e II estão certos.
  • c) Apenas os itens I e III estão certos.
  • d) Apenas os itens II e III estão certos.
  • e) Todos os itens estão certos.
#257560
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(1,0) 2 - 

Considerando os conceitos de cultura e identidade surda, julgue os itens a seguir.
I O movimento pela identidade surda tem promovido espaços igualitários para o povo surdo, procurando respeitar suas identidades.
II O termo “surdo” identifica a formação de um grupo com características linguísticas, cognitivas e culturais específicas.
III A busca por uma identidade surda consiste em um movimento político de pessoas surdas em relação ao uso da língua de sinais e ao direito à utilização de implante coclear.
IV Na manifestação da cultura, o orgulho de ter identidade surda é um ato político.
V A identidade surda está associada à legitimação da diferença linguística e cultural de um grupo.

Estão certos apenas os itens

  • a) I, II, III e IV.
  • b) I, II, III e V.
  • c) I, II, IV e V.
  • d) I, III, IV e V.
  • e) II, III, IV e V.
#257561
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(1,0) 3 - 

De acordo com o documento publicado pelo Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos do Ministério da Educação, em 2004, “a fonologia é organizada em um número restringido de sons que podem ser combinados em sucessões para formar uma unidade maior, ou seja, a palavra. Nas línguas de sinais, as configurações de mãos, juntamente com as localizações em que os sinais são produzidos, os movimentos e as direções, são as unidades menores que formam as palavras”. Dadas as informações precedentes, é correto afirmar que a modalidade de comunicação da LIBRAS e a da língua portuguesa são, respectivamente,

  • a) visual-auditiva e espacial-auditiva.
  • b) visual-espacial e oral-auditiva.
  • c) oral-auditiva e visual-espacial.
  • d) oral-visual e espacial-auditiva.
  • e) visual-auditiva e oral-espacial.
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(1,0) 4 - 

Considerando os direitos linguísticos adquiridos pela comunidade surda nos últimos anos, nos quais se incluem os previstos na Lei n.º 10.436/2002 e no Decreto Federal n.º 5.626/2005, julgue os itens a seguir.
I Usar a língua de sinais como forma de comunicação é direito do surdo sinalizante.
II É direito do surdo, como forma de acessibilidade, solicitar o profissional intérprete da LIBRAS.
III A LIBRAS é uma língua com estrutura e gramática próprias. IV Estudar em um ambiente bilíngue é direito do surdo.

Assinale a opção correta.

  • a) I e II.
  • b) I e IV.
  • c) II e III.
  • d) III e IV.
  • e) Todos os itens estão certos.
#257563
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(1,0) 5 - 

Considerando o contexto nacional do uso da LIBRAS e o disposto na Lei n.º 10.436/2002 e no Decreto Federal n.º 5.626/2005, assinale a opção correta.

  • a) As línguas de sinais são reconhecidas como uma linguagem particular de uma comunidade específica.
  • b) A LIBRAS é reconhecida como um meio alternativo de comunicação e expressão dos surdos.
  • c) O Decreto Federal n.º 5.626/2005 assegura que os usuários da LIBRAS não serão atingidos pelo preconceito linguístico e pelo estereótipo.
  • d) Os usuários de línguas de sinais são pessoas surdas dotadas de uma primeira língua que corresponde ao idioma nacional do lugar onde tiverem nascido.
  • e) A LIBRAS é reconhecida como língua porque apresenta universais linguísticos e aspectos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semântico-pragmáticos.