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Simulado Professor | CONCURSO

Simulado Professor

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Concursos abertos para o cargo Professor


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#251173
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(1,0) 1 - 

Para Kenski, os professores intelectualmente bem formados devem:

I) ter capacidade para refletir e interagir com as informações e inovações.

II) ter autonomia para pensar e re-programar a sua própria prática.

III) reconhecer seus limites.

IV) buscar as mais adequadas formas de atualização pedagógica e cultural.

V) diminuir a velocidade das mudanças tecnológicas.

Estão corretas:

  • a) I, II e III, apenas.
  • b) I, II, III e IV, apenas.
  • c) II, III e IV, apenas.
  • d) III, IV e V, apenas.
  • e) I, II, III, IV e V.
#251174
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(1,0) 2 - 

As Diretrizes de Formação Continuada para Gestores da SEE-SP foram elaboradas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (2017). Essa Formação se destina aos servidores que ocupam cargo/função de gestor nesta pasta, sendo que os supervisores de ensino compõem o público-alvo dessas ações. De acordo com as diretrizes, a formação continuada dos gestores do sistema estadual paulista está pautada nos seguintes princípios: Gestão Democrática, Qualificação, Compromisso com a SEE-SP, Equidade, Colaboração, Inovação, Proatividade, Ética, Corresponsabilidade e

  • a) Criticidade.
  • b) Resiliência.
  • c) Solidariedade.
  • d) Confiança.
  • e) Justiça.
#251175
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(1,0) 3 - 

Na obra ‘‘Saberes docentes e formação profissional”, Maurice Tardif (2014) discute sobre os saberes que, em seu entender, deveriam alicerçar a formação profissional dos professores e o exercício da docência. Em uma das passagens desse livro, o autor afirma que “pode-se definir o saber docente como um saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais” (p. 36).

Relacione a primeira coluna com a segunda coluna a fim de associar cada um desses saberes ao seu significado.

(1) Saberes experienciais

(2) Saberes curriculares

(3) Saberes disciplinares

(4) Saberes da formação profissional

( ) É o “[...] conjunto de saberes transmitidos pelas instituições de formação de professores (escolas normais ou faculdades de ciências da educação)” (TARDIF, 2014, p. 36).

( ) “Esses saberes brotam da experiência e são por ela validados. Eles incorporam-se à experiência individual e coletiva sob forma de habitus e de habilidades, de saberfazer e de saber-ser” (TARDIF, 2014, p. 38).

( ) “São saberes que correspondem aos diversos campos do conhecimento, aos saberes de que dispõe a nossa sociedade [...]. [Eles] emergem da tradição cultural e dos grupos sociais produtores de saberes” (TARDIF, 2014, p. 37).

( ) “Estes saberes correspondem aos discursos, objetivos, conteúdos e métodos a partir dos quais a instituição escolar categoriza e apresenta os saberes sociais por ela definidos e selecionados como modelos da cultura erudita e de formação para a cultura erudita” (TARDIF, 2014, p. 37-38).

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

  • a) 4,1,2,3
  • b) 2,4,1,3
  • c) 4,1 ,3 ,2
  • d) 3, 1 ,2 ,4
  • e) 2, 1 ,3 ,4
#251176
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(1,0) 4 - 

Um técnico em assuntos educacionais assessora um projeto de pesquisa que busca analisar os problemas do sistema educacional brasileiro a partir do conceito de sistema numa perspectiva da mudança, do movimento sintético e do entrelaçamento das relações internas e externas. Nesse sentido, é possível que ele considere o sistema a partir do(a)

  • a) dialética.
  • b) funcionalismo.
  • c) estruturalismo.
  • d) fenomenologia.
  • e) pós-modernismo.
#251177
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(1,0) 5 - 

A análise crítica que Selma G. Pimenta faz sobre o conceito de professor reflexivo e professor pesquisador conclui que

  • a) é preciso superar o discurso do professor reflexivo e produzir orientações técnicas e científicas para a prática reflexiva em contextos escolares para mudar a produção do ensino e da aprendizagem no sentido de fazê-los segundo ideais de competência e eficácia.
  • b) a prática reflexiva na escola é predominantemente individual e focada na sala de aula, restringindo a perspectiva de melhoria dos problemas por desconsiderar a influência da realidade social na instituição escolar e a influência das políticas públicas sobre os professores.
  • c) há incoerência na identificação do conceito de professor reflexivo com práticas ou treinamentos que possam ser consumidos por um pacote a ser aplicado tecnicamente com finalidade de solucionar problemas do cotidiano da profissão a partir de modelos preestabelecidos.
  • d) o conceito de professor reflexivo é uma metáfora, pois o professor que reflete não é o professor que trabalha; esse último não pode refletir sobre sua prática porque não tem tempo, não tem recursos, até porque, para sua saúde mental, é melhor que não reflita muito.
  • e) a análise crítica contextualizada do conceito permite superar as suas limitações, afirmando-o como um conceito político-epistemológico e subsidia a proposta de superar-se a identidade necessária dos professores de reflexivos para a de intelectuais críticos e reflexivos.