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Simulado Professor | CONCURSO

Simulado Professor

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Este Simulado Professor foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Professor
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Professor

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Professor, que também são grátis. Clique Aqui!

 

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Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#251173
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(1,0) 1 - 

Para Kenski, os professores intelectualmente bem formados devem:

I) ter capacidade para refletir e interagir com as informações e inovações.

II) ter autonomia para pensar e re-programar a sua própria prática.

III) reconhecer seus limites.

IV) buscar as mais adequadas formas de atualização pedagógica e cultural.

V) diminuir a velocidade das mudanças tecnológicas.

Estão corretas:

  • a) I, II e III, apenas.
  • b) I, II, III e IV, apenas.
  • c) II, III e IV, apenas.
  • d) III, IV e V, apenas.
  • e) I, II, III, IV e V.
#251174
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(1,0) 2 - 

As Diretrizes de Formação Continuada para Gestores da SEE-SP foram elaboradas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (2017). Essa Formação se destina aos servidores que ocupam cargo/função de gestor nesta pasta, sendo que os supervisores de ensino compõem o público-alvo dessas ações. De acordo com as diretrizes, a formação continuada dos gestores do sistema estadual paulista está pautada nos seguintes princípios: Gestão Democrática, Qualificação, Compromisso com a SEE-SP, Equidade, Colaboração, Inovação, Proatividade, Ética, Corresponsabilidade e

  • a) Criticidade.
  • b) Resiliência.
  • c) Solidariedade.
  • d) Confiança.
  • e) Justiça.
#251175
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(1,0) 3 - 

Na obra ‘‘Saberes docentes e formação profissional”, Maurice Tardif (2014) discute sobre os saberes que, em seu entender, deveriam alicerçar a formação profissional dos professores e o exercício da docência. Em uma das passagens desse livro, o autor afirma que “pode-se definir o saber docente como um saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais” (p. 36).

Relacione a primeira coluna com a segunda coluna a fim de associar cada um desses saberes ao seu significado.

(1) Saberes experienciais

(2) Saberes curriculares

(3) Saberes disciplinares

(4) Saberes da formação profissional

( ) É o “[...] conjunto de saberes transmitidos pelas instituições de formação de professores (escolas normais ou faculdades de ciências da educação)” (TARDIF, 2014, p. 36).

( ) “Esses saberes brotam da experiência e são por ela validados. Eles incorporam-se à experiência individual e coletiva sob forma de habitus e de habilidades, de saberfazer e de saber-ser” (TARDIF, 2014, p. 38).

( ) “São saberes que correspondem aos diversos campos do conhecimento, aos saberes de que dispõe a nossa sociedade [...]. [Eles] emergem da tradição cultural e dos grupos sociais produtores de saberes” (TARDIF, 2014, p. 37).

( ) “Estes saberes correspondem aos discursos, objetivos, conteúdos e métodos a partir dos quais a instituição escolar categoriza e apresenta os saberes sociais por ela definidos e selecionados como modelos da cultura erudita e de formação para a cultura erudita” (TARDIF, 2014, p. 37-38).

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

  • a) 4,1,2,3
  • b) 2,4,1,3
  • c) 4,1 ,3 ,2
  • d) 3, 1 ,2 ,4
  • e) 2, 1 ,3 ,4
#251176
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(1,0) 4 - 

Um técnico em assuntos educacionais assessora um projeto de pesquisa que busca analisar os problemas do sistema educacional brasileiro a partir do conceito de sistema numa perspectiva da mudança, do movimento sintético e do entrelaçamento das relações internas e externas. Nesse sentido, é possível que ele considere o sistema a partir do(a)

  • a) dialética.
  • b) funcionalismo.
  • c) estruturalismo.
  • d) fenomenologia.
  • e) pós-modernismo.
#251177
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(1,0) 5 - 

A análise crítica que Selma G. Pimenta faz sobre o conceito de professor reflexivo e professor pesquisador conclui que

  • a) é preciso superar o discurso do professor reflexivo e produzir orientações técnicas e científicas para a prática reflexiva em contextos escolares para mudar a produção do ensino e da aprendizagem no sentido de fazê-los segundo ideais de competência e eficácia.
  • b) a prática reflexiva na escola é predominantemente individual e focada na sala de aula, restringindo a perspectiva de melhoria dos problemas por desconsiderar a influência da realidade social na instituição escolar e a influência das políticas públicas sobre os professores.
  • c) há incoerência na identificação do conceito de professor reflexivo com práticas ou treinamentos que possam ser consumidos por um pacote a ser aplicado tecnicamente com finalidade de solucionar problemas do cotidiano da profissão a partir de modelos preestabelecidos.
  • d) o conceito de professor reflexivo é uma metáfora, pois o professor que reflete não é o professor que trabalha; esse último não pode refletir sobre sua prática porque não tem tempo, não tem recursos, até porque, para sua saúde mental, é melhor que não reflita muito.
  • e) a análise crítica contextualizada do conceito permite superar as suas limitações, afirmando-o como um conceito político-epistemológico e subsidia a proposta de superar-se a identidade necessária dos professores de reflexivos para a de intelectuais críticos e reflexivos.