Processando...

Simulado Produção Publicitária | Concursos Diversos | CONCURSO

Simulado Produção Publicitária | Concursos Diversos

SIMULADO PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA | CONCURSOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) Diversos.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca Diversas para o concurso Diversos. Estas questões são especificamente do assunto Produção Publicitária da matéria Comunicação Social e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.

ESTATÍSTICA
O simulado de Produção Publicitária contém um total de 12 questões de concursos com um tempo estimado de 36 minutos para sua realização. O assunto abordado é Produção Publicitária da banca Diversas do concurso Diversos.

RANKING
Realize o simulado Produção Publicitária até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.

Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!


#45584
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Produção Publicitária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Em Alagoas foram veiculadas campanhas que buscavam conscientizar a população sobre os perigos do fumo ou do uso de celulares na direção de veículos automotores.
Nessas ações, a propaganda está exercendo sua função

  • a) de serviço público.
  • b) de identidade.
  • c) de atividade comercial.
  • d) de proteção da marca. 
  • e) de mediação de conflitos.
#45585
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Produção Publicitária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Na medida em que um texto publicitário se coloca como deliberativo e com função de aconselhamento, a função predominante da linguagem tende a ser a

  • a) emotiva.
  • b) referencial.
  • c) fática.
  • d) metalinguística.
  • e) conativa. 
#45586
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Produção Publicitária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Os slogans são criados para acompanhar os produtos por várias campanhas, ficando presente na mente do consumidor. Sua redação requer que sejam elaborados de forma  

  • a) sintética e com riqueza descritiva. 
  • b) sintética e com riqueza de detalhes. 
  • c) marcante e com pletora de imagens. 
  • d) concisa e com rapidez de esquecimento. 
  • e) concisa e com riqueza de significados. 
#45587
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Produção Publicitária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Uma produtora devolveu o trabalho de um roteirista porque a “escaleta” não correspondia à expectativa dos contratantes. “Escaleta” corresponde

  • a) ao desenvolvimento da ideia central do roteiro.
  • b) à definição do conflito.
  • c) ao resumo do tempo dramático das cenas e sequências.
  • d) ao esboço de como os personagens viverão o conflito.
  • e) ao resumo do conflito em uma única frase. 
#45588
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Produção Publicitária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Com relação à redação publicitária, assinale a alternativa correta.

  • a) A publicidade é uma técnica pessoal ou empresarial de divulgação de um produto ou serviço.
  • b) A publicidade tem como objetivo criar e consolidar conceitos e normas comportamentais a médio e longo prazos.
  • c) Por ser um fenômeno típico da sociedade de massas, a publicidade ocorre em meios de divulgação em massa, como o rádio, a televisão, o jornal, a revista e os portais da internet.
  • d) O briefing é o resumo da campanha estruturada para atender ao interesse do cliente.
  • e) O slogan é a missão da empresa anunciante associado à sua marca.
#45589
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Produção Publicitária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

O século XX foi profícuo no que se refere ao surgimento de correntes e tendências que vieram compor o chamado pensamento comunicacional. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • a) A principal contribuição da teoria empírica de campo consistiu na validação da teoria hipodérmica, ao constatar, ao longo de décadas, a supremacia absoluta dos mass media sobre outras agências de socialização, tais como: religião, política e família.
  • b) Um dos problemas constitutivos do campo teórico da comunicação de massa foi o sistemismo, ou seja, a transposição mecânica para o campo das ciências sociais e humanas de categorias e analogias oriundas das ciências exatas e naturais.
  • c) A permanência da teoria hipodérmica como o paradigma mais sólido do pensamento comunicacional deve-se ao fato de a assimilação acrítica de conteúdos midiáticos pelas massas continuar sendo verificada como uma constante nas pesquisas sobre efeitos.
  • d) A fragilidade da teoria da persuasão foi apontada pelos estudiosos dos fenômenos da comunicação de massa que identificaram nela a confirmação de um dos pressupostos básicos da teoria hipodérmica, qual seja, o de que o meio é a mensagem.
  • e) Os contestadores da teoria crítica acreditam que a influência sistêmica dos meios de comunicação de massa é intrínseca aos contextos totalitários.
#45590
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Produção Publicitária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Nas sociedades capitalistas avançadas, a população é mobilizada a se engajar nas tarefas necessárias à manutenção do sistema econômico e social através do consumo estético massificado. As tendências à crise sistêmica e deserção individual são combatidas, entre outros meios, através da exploração mercantil da cultura e dos processos de formação da consciência. Assim sendo, acontece, porém que seu conteúdo libertador se vê freado e, ao invés do conhecimento emancipador em relação às várias formas de dominação, as comunicações se veem acorrentadas à ordem social dominante. 
(Hohlfeldt, Antonio; Martino, Luiz C.; França, Vera Veiga (org): Teorias da Comunicação – Conceitos, Escolas e Tendências. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 133) 

Nos estudos da Comunicação, o trecho acima explica, o conceito de 

  • a) organismos sociais.
  • b) semiótica.
  • c) indústria cultural.
  • d) culturalismo.
  • e) hibridismo.
#45591
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Produção Publicitária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

A Pós-Modernidade se apresenta como o movimento que desata todas as amarras da rigidez que foi imposta ao homem moderno. Ela deve ser entendida, em linhas gerais, como 

  • a) a quebra do sistema natural que ligava o homem com suas divindades. O mundo adquire valor humano e a religião perde sua relevância para a vida em sociedade.
  • b) a valorização de uma forte confiança na razão humana, acrescida da experiência de cada um como instrumentos para conhecer e compreender o mundo.
  • c) o movimento de pensamento contemporâneo que rejeita as totalidades, valores universais e grandes narrativas históricas.
  • d) a valorização da experiência exterior e subjetiva e o desprezo pelas verdades cientificas e objetivas sobre o universo.
  • e) o ato de realizar, de transformar em realidade o que se pensa ou projeta.
#45592
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Produção Publicitária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Segundo Habermas, 

  • a) a dualidade do estrutural e as propriedades estruturais dos sistemas sociais são ao mesmo tempo o meio e o resultado que se organizam de maneira recursiva.
  • b) ao trabalho etnometodológico cumpre identificar as operações pelas quais as pessoas se dão conta e dão conta do que elas próprias são e do que fazem no dia-a-dia no contexto das interações.
  • c) todos vivem temporalidades diferenciadas que remetem a outras relações com o saber e outras posições nas redes de relações intersubjetivas.
  • d) o fato social é resultado da atividade dos atores para conferir sentido a sua prática cotidiana. O esquema da comunicação substitui o da ação.
  • e) a sociologia crítica deve estudar as redes de interação em uso na sociedade, constituída por relações comunicativas.
#45593
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Produção Publicitária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Uma agência de propaganda se estrutura para cumprir as etapas de seu trabalho. A etapa que corresponde às tarefas de assistência ao cliente da agência, estudo de suas características, levantamento de seus problemas, reconhecimento de suas qualidades, planejamento de trabalhos e tarefas a serem realizados para solucionar os problemas e reconhecer as oportunidade de comunicação dos clientes denomina-se 

  • a) criação.
  • b) atendimento/planejamento.
  • c) tráfego.
  • d) produção gráfica e eletrônica.
  • e) promoção.
#45594
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Produção Publicitária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 11 - 

Num debate público, algumas pessoas expressam abertamente os seus pontos de vista. As que recusam essa perspectiva muitas vezes sentem-se marginalizadas e, frequentemente, retiram-se ou calam-se. Esta inibição faz com que a opinião que recebe apoio explícito pareça mais forte do que é realmente, e a outra, mais débil. O exame deste fenômeno por Elisabeth Noelle-Neumann ficou consolidado 

  • a) na Teoria hipodérmica.
  • b) nos Estudos de recepção.
  • c) na Teoria funcionalista da comunicação.
  • d) na Teoria culturológica.
  • e) na Hipótese da espiral do silêncio.