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Simulado PROCERGS | CONCURSO

Simulado PROCERGS

SIMULADO PROCERGS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no PROCERGS.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da PROCERGS que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores PROCERGS, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado PROCERGS contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no PROCERGS.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no PROCERGS. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO PROCERGS
Para realizar o simulado PROCERGS você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado PROCERGS você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para PROCERGS é aqui!


#204362
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(1,0) 1 - 

Dadas as proposições: p: “Ana é saudável.” q: “Paulo está gripado.”

Uma forma de se representar a proposição ~(p ^ ~q) em linguagem corrente é:

  • a) “Ana não é saudável e Paulo não está gripado.”
  • b) “Não é verdade que Ana não é saudável e Paulo não está gripado.”
  • c) “Ana não é saudável ou Paulo não está gripado.”
  • d) “Se Ana é saudável, então Paulo está gripado.”
  • e) “Se Ana não é saudável, então Paulo não está gripado.”
#204364
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(1,0) 2 - 

João mora em Porto Alegre e faz faculdade em Canoas. Ele costuma ir até sua faculdade de ônibus, de trem ou de carona com colegas. Quando ele vai de carona, sempre volta de carona. Quando ele vai de trem, costuma retornar de ônibus, mas não é sempre que o faz. Durante x dias, João foi de carona 14 vezes, tomou o ônibus (ida ou volta) 25 vezes, e foi de trem 13 vezes. Nessas condições, o valor de x é igual a :

  • a) 33.
  • b) 39.
  • c) 44.
  • d) 52.
  • e) 66.
#204369
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(1,0) 3 - 

Dado que as proposições “Eu fiz o curso.” e “Eu estudei muito.” são verdadeiras e que “Estive presente em todas as aulas.” é falsa, qual das alternativas a seguir representa uma proposição verdadeira?

  • a) Se estudei muito, então não fiz o curso.
  • b) Se eu fiz o curso, então estive presente em todas as aulas.
  • c) Eu fiz o curso ou estudei muito, mas estive presente em todas as aulas.
  • d) Se estudei muito e fiz o curso, então estive presente em todas as aulas.
  • e) Se estive presente em todas as aulas, então eu fiz o curso e estudei muito.
#204371
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(1,0) 4 - 

Dada a proposição: “Quando chove, não há aula ao ar livre.", sua contrapositiva é :

  • a) “Quando não chove, não há aula ao ar livre."
  • b) “Se há aula ao ar livre, então não chove."
  • c) “Não chove e nem há aula ao ar livre."
  • d) “Se chove, há aula ao ar livre."
  • e) “Quando chove, há aula em outro local."
#204373
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(1,0) 5 - 

Uma calculadora apresenta problemas nas teclas “+” e “x”, que, em condições normais, deveriam efetuar as operações de “adição” e “multiplicação”, respectivamente. Tentando descobrir o defeito, João efetua as seguintes operações:

I. 2 + 3 x 7, e obtém, como resultado, 13.
II. 10 + 1 x 2, e obtém, como resultado, 12.
III. 5 + 4 x 6, e obtém, como resultado, 26.
IV. 3 + 3 x 5, e obtém, como resultado, 14.
V. 4 + 4 x 50, e obtém, como resultado, 66.

Acreditando ter encontrado o defeito, João realiza a seguinte operação 8 + 4 x 10 e espera encontrar, como resultado,

  • a) 24
  • b) 32
  • c) 42
  • d) 48
  • e) 120
#204375
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(1,0) 6 - 

Sejam dadas as seguintes proposições:

I. Se 2 é um número primo, então 3 é um número par.
II. Se 2 não é um número primo, então 3 é um número par.
III. Se 3 é um número primo, então 2 não é um número par.

A sequência dos valores lógicos V, se verdadeiro, F, se falso, de cada uma das três proposições compostas acima, ordenados de cima para baixo, é:

  • a) F – F – F.
  • b) F – V – F.
  • c) F – V – V.
  • d) V – V – F.
  • e) V – F – V.
#204376
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(1,0) 7 - 

Considere as seguintes premissas de um argumento:

1. “Se eu chego cedo ou está chovendo, então eu consigo passar na prova.”
2. “Se eu consigo passar na prova, então farei uma viagem.”
3. “Eu não farei uma viagem.”

Para que o argumento acima seja válido, sua conclusão deve ser :

  • a) Eu não chego cedo, não está chovendo e não consigo passar na prova.
  • b) Eu chego tarde e não consigo passar na prova, porque está chovendo.
  • c) Eu não chego cedo, está chovendo e não fiz a prova.
  • d) Não está chovendo, mas eu cheguei cedo e não fiz a prova.
  • e) Eu não fiz a prova porque estava chovendo.
#204378
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(1,0) 8 - 

Roberto, Sílvio e Túlio pintaram suas casas com as cores verde, amarela ou branca, não necessariamente nesta mesma ordem. Além de as três casas terem cores distintas, sabe-se que apenas uma das afirmações a seguir é verdadeira.

I. A casa de Roberto foi pintada de branco.
II. A casa de Sílvio não foi pintada de branco.
III. A casa de Túlio não foi pintada de verde.

Então, as cores das casas de Roberto, Sílvio e Túlio são, respectivamente,

  • a) amarela, branca, verde.
  • b) amarela, verde, branca.
  • c) branca, verde, amarela.
  • d) verde, amarela, branca.
  • e) verde, branca, amarela.
#204379
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(1,0) 9 - 

“Se o jogador chutou a bola, então ele fez o gol.” Logo:

  • a) O jogador não chutou a bola
  • b) O jogador não fez o gol.
  • c) Se o jogador não chutou a bola, então ele não fez o gol.
  • d) Se o jogador não fez o gol, então ele não chutou a bola.
  • e) Se o jogador chutou a bola, então ele fez o gol.
#204381
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(1,0) 10 - 

A proposição “João comprou um carro novo ou não é verdade que João comprou um carro novo e não fez a viagem de férias.” é :

  • a) um paradoxo.
  • b) um silogismo.
  • c) uma tautologia.
  • d) uma contradição.
  • e) uma contingência.