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Simulado Princípios Gerais do Direito do Consumidor | CONCURSO

Simulado Princípios Gerais do Direito do Consumidor

Simulado Princípios Gerais do Direito do Consumidor

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Este Simulado Princípios Gerais do Direito do Consumidor foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Princípios Gerais do Direito do Consumidor
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões Princípios Gerais do Direito do Consumidor

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#220949
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Matéria
Princípios Gerais do Direito do Consumidor
Concurso
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(1,0) 1 - 

Trata-se de aplicação INCORRETA do princípio constitucional da ordem econômica da função socioambiental da propriedade, combinado com o direito básico do consumidor à informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, a obrigação dos

  • a) produtores e comerciantes de carne bovina de informar a origem do produto, tendo em vista a degradação ambiental na Amazônia provocada pela expansão da fronteira agropecuária.
  • b) estabelecimentos públicos ou privados, que abriguem recintos coletivos, de informar se pretendem criar ou não áreas destinadas exclusivamente aos fumantes, devidamente isoladas e com arejamento conveniente.
  • c) produtores e comerciantes de veículos automotores informar o nível de emissão de gases tóxicos de correntes da queima de combustível dos motores.
  • d) comerciantes informar se os sacos plásticos postos a disposição para transporte das mercadorias adquiridas é biodegradável.
  • e) produtores e comerciantes de pilhas e baterias informar dos riscos relacionados ao seu descarte inadequado.
#220950
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Matéria
Princípios Gerais do Direito do Consumidor
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(1,0) 2 - 

Sob a visão clássica, cinco são os princípios que regem o direito contratual. A relação de consumo é ajustada por contrato e aqueles princípios também a ela se aplicam. Contudo, em face da natureza da relação de consumo alguns desses princípios têm seu valor reduzido, enquanto outros assumem relevância. Tem relevância para a relação de consumo, o seguinte princípio do direito contratual:

  • a) da ordem pública;
  • b) da relatividade dos contratos;
  • c) da boa-fé;
  • d) de obediência às regras mercantis;
  • e) da autonomia da vontade.
#220951
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(1,0) 3 - 

Analise as proposições abaixo:

I - O princípio da proteção ao consumidor decorre do princípio da tutela do mais fraco na relação contratual, buscando a igualdade.

II - O Código de Defesa do Consumidor expressamente alude ao princípio do reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor.

III - Os princípios da proteção ao consumidor e de sua vulnerabilidade podem dar ensejo ao desequilíbrio entre as partes contratantes, em detrimento do princípio da ordem econômica.

IV - A vulnerabilidade econômica é a que resulta da posição financeira do fornecedor ou prestador de serviço em posição de vantagem em relação aos consumidores.

Assinale a resposta correta:

  • a) somente as proposições dos itens I e III estão corretas.
  • b) todas as proposições estão corretas.
  • c) somente as proposições dos itens I e II estão corretas.
  • d) somente as proposições dos itens III e IV estão corretas.
  • e) somente a proposição do item III está incorreta.
#220952
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(1,0) 4 - 

A Lei Federal nº8.078, de 11/09/1990 da Casa Civil da Presidência da República dispõe sobre:

  • a) O Código de Ética dos Correios.
  • b) A proteção do consumidor.
  • c) O serviço postal.
  • d) A Política Nacional da Produção.
  • e) A pessoa física e seus serviços.
#220953
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(1,0) 5 - 

No âmbito dos contratos vinculados às relações de consumo, é correto afirmar que um dos princípios regentes é:

  • a) imodificabilidade do contrato
  • b) estabelecimento de relações continuativas
  • c) boa-fé objetiva
  • d) equiparação da proposta à oferta
  • e) vinculação do consumidor a todas as cláusulas
#220954
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(1,0) 6 - 

No rol dos princípios que podem ser aplicados às relações de consumo reguladas pelo Código de Defesa do Consumidor não se inclui:

  • a) vulnerabilidade
  • b) confiança
  • c) autonomia da vontade
  • d) boa-fé
  • e) equilíbrio contratual
#220955
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(1,0) 7 - 

Quando a empresa W efetua publicidade afirmando que cobre os preços da concorrência, bastando apresentar prospecto indicando o preço praticado por empresa que comercialize determinado produto também disponibilizado na empresa W, existe a aplicação do princípio da:

  • a) Publicidade
  • b) Eficiência
  • c) Vinculação
  • d) Autotutela
  • e) Continuidade
#220956
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(1,0) 8 - 

No sistema das relações de consumo reguladas pelo Código de Defesa do Consumidor, a identificação de que existe um elo mais fraco na relação traduz o reconhecimento da:

  • a) qualidade
  • b) impessoalidade
  • c) vulnerabilidade
  • d) referibilidade
  • e) informalidade
#220957
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(1,0) 9 - 

Com a inclusão de disciplinas vinculadas ao consumidor em escolas públicas e privadas, consoante as regras do Código de Defesa do Consumidor, realiza-se o primado da:

  • a) durabilidade
  • b) educação
  • c) conciliação
  • d) segurança
  • e) eficiência
#220958
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(1,0) 10 - 

Vários princípios informam as relações de consumo que são regulamentadas por lei especial no Brasil. Dentre esses princípios, podem ser identificados, os seguintes, exceto:

  • a) boa-fé
  • b) transparência
  • c) prevenção
  • d) veracidade
  • e) ambivalência.