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Simulado Principais Teorias e Autores | Diversos | CONCURSO

Simulado Principais Teorias e Autores | Diversos

SIMULADO PRINCIPAIS TEORIAS E AUTORES | DIVERSOS

INSTRUÇÕES

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) Diversos.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso Diversos. Estas questões são especificamente do assunto Principais Teorias e Autores da matéria Comunicação Social e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.

ESTATÍSTICA
O simulado de Principais Teorias e Autores contém um total de 13 questões de concursos com um tempo estimado de 39 minutos para sua realização. O assunto abordado é Principais Teorias e Autores da banca FCC do concurso Diversos.

RANKING
Realize o simulado Principais Teorias e Autores até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.

Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!


#45612
Banca
FCC
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Principais Teorias e Autores
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(1,0) 1 - 

No início da década de 60 a obra “Cultura de Massas no século XX” defendia o conceito de Indústria Cultural que, até os nossos dias, tem grande influência nos estudos de comunicação de massa. O autor da citada obra e iniciador da denominada “Teoria Culturológica” foi o 

  • a) sociólogo francês Roland Barthes. 
  • b) filósofo marxista Georges Friedmann. 
  • c) sociólogo belga Jean Baudrillard. 
  • d) filósofo argelino Louis Althusser. 
  • e) antropólogo francês Edgar Morin. 
#45613
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(1,0) 2 - 

Os pesquisadores norte-americanos, na década de 30, tentaram explicar os fenômenos comunicacionais a partir da psicologia behaviorista, considerando que o comportamento dos indivíduos atingidos pela comunicação se dava em termos de estímulo/resposta e estabeleceram uma relação direta entre a exposição às mensagens e o comportamento após a recepção de uma publicidade. A base dessa teoria, construída sobre a possibilidade de manipulação do receptor com a finalidade de persuadi-lo, ficou conhecida como Teoria 

  • a) hipodérmica. 
  • b) dos efeitos limitados. 
  • c) crítica. 
  • d) funcionalista. 
  • e) estruturalista. 
#45614
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(1,0) 3 - 

A metamorfose do modo de exposição pela técnica da reprodução é visível também na política. A crise da democracia pode ser interpretada como uma crise nas condições de exposição do político profissional. As democracias expõem o político de forma imediata, em pessoa, diante de certos representantes. O Parlamento é seu público. Mas, como as novas técnicas permitem ao orador ser ouvido e visto por um número ilimitado de pessoas, a exposição do político diante dos aparelhos passa ao primeiro plano. Com isso os parlamentos se atrofiam, juntamente com o teatro. O rádio e o cinema não modificam apenas a função do intérprete profissional, mas também a função de quem se representa a si mesmo diante desses dois veículos de comunicação, como é o caso do político. O sentido dessa transformação é o mesmo no ator de cinema e no político, qualquer que seja a diferença entre suas tarefas especializadas. Seu objetivo é tornar “mostráveis”, sob certas condições sociais, determinadas ações de modo que todos possam controlá-las e compreendê-las, da mesma forma como o esporte fizera antes, sob certas condições naturais. Esse fenômeno determina um novo processo de seleção, uma seleção diante do aparelho, do qual emergem, como vencedores, o campeão, o astro e o ditador.

(BENJAMIN, Walter: A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 183)

De acordo com as ideias acima, o político profissional 

  • a) representa um papel espontâneo, segundo sua essência. 
  • b) expõe a sua imagem da mesma maneira que o ator e o esportista. 
  • c) pode se tornar astro, ditador e campeão com as técnicas adequadas de representação. 
  • d) representa seus discursos para direcionar como será compreendido como indivíduo. 
  • e) pode atingir o status de campeão com a ampla exposição audiovisual. 
#45615
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(1,0) 4 - 

Michel Focault se inspirou em torres de vigilância de presídios para descrever um sistema social de vigilância decorrente do processo de instituição de normas ao ser humano moderno. Para disciplinar o cidadão, foram criados, segundo Focault, diversos modos de difusão de padrões e normas, tais como escolas e meios de comunicação. Por se sentir observado (e também por poder observar), o cidadão busca um comportamento socialmente aceitável dentro dos padrões que emanam da “torre de observação”, no ponto mais alto e central do sistema. Esta concepção trouxe o conceito de 

  • a) aparelhos ideológicos do Estado. 
  • b) indústria cultural. 
  • c) panóptico. 
  • d) função da comunicação. 
  • e) materialismo histórico. 
#45616
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(1,0) 5 - 

O teórico da comunicação Umberto Eco, em Apocalípticos e integrados (São Paulo: Perspectiva) aponta, como uma possível definição para o termo, que o “Kitsch é o que surge consumido; o que chega às massas ou ao público médio porque está consumido; e que se consome (e portanto, se depaupera) porque 

  • a) todos os consumidores possuem um lado de sua personalidade que contempla a estética do mau gosto”. 
  • b) o excesso de repetições na exibição dos chamados produtos culturais não é responsável por esse desgaste”. 
  • c) esse produto já faz parte do ideário da vanguarda, sendo diluído em suas sucessivas fruições estéticas”. 
  • d) o uso a que foi submetido por um grande número de consumidores lhe apressou e aprofundou o desgaste”. 
  • e) essa estética se aproveita do repertório refinado que os consumidores do kitsch desenvolveram na sua fruição”. 
#45617
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(1,0) 6 - 

A decisão de incluir determinada notícia em um programa jornalístico de emissora de rádio ou TV passa menos por decisões individuais daqueles que têm o poder de fazer essa seleção do que em relação a um conjunto de critérios como a eficiência, a rapidez, a viabilidade da produção de notícias, enfim, critérios operacionais e organizativos da emissora, em geral decorrentes da estrutura e espaços limitados para a transmissão. 
Esse processo de critérios de seleção e decisão de incluir determinada notícia nos veículos de comunicação, desenvolvido por autores como Donohue, Tichenor e Olien (1972), denomina-se 

  • a) feedback.
  • b) mediação simbólica.
  • c) agenda setting.
  • d) time frame.
  • e) gatekeeping.
#45618
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(1,0) 7 - 

Em 1996, uma revista americana, defensora de uma moderna linha teórica da área de Comunicação, publicou um artigo do físico Alan Sokal denominado Transgredindo as fronteiras: Em direção a uma hermenêutica transformativa da gravitação quântica. Tempos depois, o autor revelou que seu artigo era uma farsa e que ele pretendia mostrar as incongruências cometidas pelos defensores da moderna teoria. Com Jean Bricmont escreveu depois "Imposturas Intelectuais" (livro) onde analisam textos de Lacan, Kristeva, Baudrillard, Deleuze, Virilio, entre outros. As criticas de Sokal são dirigidas, principalmente, aos defensores

  • a) da Escola de Sorbonne.
  • b) dos estudos culturais.
  • c) da Escola de Grenoble.
  • d) do funcionalismo estrutural.
  • e) da entropia negativa.
#45619
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(1,0) 8 - 

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi responsável pelo surgimento da primeira teoria crítica da comunicação de massa. Os governantes dos países em guerra, principalmente dos EUA, usaram os canais de comunicação para convencer os seus governados de que a guerra era justa. Terminado o conflito, estudos sobre o comportamento das pessoas em relação à guerra mostraram que grande parte dos conteúdos exibidos pela mídia sobre o tema atingia os indivíduos de maneira uniforme fazendoos responder de maneira similar aos estímulos, sem questionar. A essa observação em relação à mídia deu-se o nome de 

  • a) Cultural Studies.
  • b) Teoria Hipodérmica.
  • c) Autopoiesis.
  • d) Teoria Sistêmica da Comunicação.
  • e) Estruturalismo.
#45620
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(1,0) 9 - 

Todos os veículos de comunicação são extensões de uma faculdade humana ? física ou psíquica. O autor dessa frase foi professor da Universidade de Toronto, no Canadá. Morreu em 1980 e suas obras têm grande influência nos estudos dos efeitos da comunicação. O nome desse pesquisador é

  • a) Harold Adams Innis.
  • b) Lewis Mumford.
  • c) Nicolas Negroponte.
  • d) Herbert Marshall McLuhan.
  • e) Erza Pound.
#45621
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(1,0) 10 - 

À luz da teoria dos usos e gratificações, pode-se dizer que o ser humano tende a interessar-se pela informação jornalística que lhe proporciona algum proveito. As notícias necessitam seduzir para, num ambiente de concorrência, funcionarem como mais-valia para um determinado órgão de comunicação social. Assim, a relação eventonotícia será, pelo menos em parte, baseada em

  • a) acontecimentos atuais e políticos.
  • b) histórias que envolvam sexo, crime, fama e conflitos.
  • c) uma lógica comercial.
  • d) fatos relevantes da vida social.
  • e) matérias de entretenimento, principalmente.
#45622
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(1,0) 11 - 

A pauta das conversas interpessoais é sugerida pelos jornais, televisão, rádio e Internet, propiciando aos receptores a hierarquização dos assuntos que devem ser pensados/ falados. Foi no início da década de 1970, por meio de um trabalho de Maxwell McCombs e Donald Shaw que o papel dos media na formação e na mudança de cognições foi estudado. O texto acima se refere a

  • a) Notícia.
  • b) Gatekeepers.
  • c) Newsmaking.
  • d) Informação.
  • e) Agenda Setting.
#45623
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(1,0) 12 - 

"Quem?, Diz o quê?, Em que canal?, Para quem?, Com que efeito?". Trata-se de um modelo comunicativo muito conhecido, sendo um dos primeiros esquemas apresentados nos estudos das teorias da comunicação. Pode ser definido como:

  • a) Teoria Matemática da Comunicação.
  • b) Modelo de Paul Lazarsfeld.
  • c) Modelo de Lasswell.
  • d) Modelo Shannon e Weaver.
  • e) Teoria de Marcuse e Horkheimer.
#45624
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(1,0) 13 - 

Tratando a questão do condicionamento ideológico, Marshall McLuhan, mais um ensaísta do que um teórico, desenvolveu trabalhos, na década de 1960, que influenciaram o rumo dos estudos sobre a comunicação de massa à época. Depois, McLuhan foi esquecido e muito pouco de sua obra foi aproveitada nas pesquisas. Recentemente, vêm sendo recuperados alguns de seus postulados. Pode-se associar a esse teórico a expressão:

  • a) Indústria dos conteúdos.
  • b) O meio é a mensagem.
  • c) Interacionismo Simbólico.
  • d) Imperialismo Cultural.
  • e) Comunicação em duas etapas.