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Simulado PRF | CONCURSO

Simulado PRF

SIMULADO PRF

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no PRF.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da PRF que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores PRF, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado PRF contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no PRF.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no PRF. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO PRF
Para realizar o simulado PRF você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado PRF você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para PRF é aqui!


#204303
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Rodoviária Federal-PRF
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 1 - 

À medida que se expandia o Império Romano, a administração adaptava o esquema de construção de estradas nas novas províncias. No seu apogeu, a rede viária romana principal atingiu, consideradas as vias secundárias, cerca de 150.000 km. Os comerciantes romanos perceberam logo o interesse desses eixos viários. Distintamente de outras civilizações mediterrâneas que fundaram o seu desenvolvimento comercial quase unicamente a partir dos seus portos, os romanos utilizaram a sua rede de estradas em paralelo à sua frota comercial. Essa medida favoreceu os intercâmbios no interior do continente, provocando uma expansão mercantil fulgurante. Regiões inteiras especializaram-se e comerciaram entre si, principalmente vinho, azeite, cereais, cerâmicas e carnes.

Internet: (com adaptações).

De acordo com o texto acima, verifica-se que

  • a) o apogeu do Império Romano está associado à construção de estradas, em detrimento do desenvolvimento das vias portuárias.
  • b) as conquistas territoriais do Império Romano foram acompanhadas de condições favorecedoras de atividades comerciais.
  • c) a conquista política de territórios pelo Império Romano era fruto do patrocínio dos comerciantes.
  • d) todas as civilizações mediterrâneas, excetuando-se a romana, privilegiavam o comércio marítimo.
  • e) o principal interesse da administração romana era o comércio no continente, com regiões cuja produção era especializada.
#204305
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Rodoviária Federal-PRF
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(1,0) 2 - 

Considerando que os fragmentos de texto incluídos nas opções abaixo, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um texto adaptado (Internet: ), assinale a opção em que foram atendidas as normas da língua padrão escrita.

  • a) À proporção em que o Império Romano conquistou territórios, as novas províncias seriam contempladas com estradas, as quais eram construídas com base em esquema já adotado em outras localidades.
  • b) No auge da dominação dos romanos, na região mediterrânea o principal complexo viário do Império, media, inclusive com as estradas marginais, aproximadamente 150.000 quilômetros.
  • c) Os comerciantes romanos vislumbram a vantagem dessa obra para o desenvolvimento comercial e diferente de outros povos do Mediterrâneo, utilizaram as estradas para aumentarem o lucro de sua atividade.
  • d) Esse fato incrementou as transações comerciais no interior continental, o que acarretou vigorosa expansão mercantil do Império Romano e comércio especializado em determinados produtos.
  • e) O comércio dos romanos, que, no passado, fora realizado, unicamente por meio de portos, passaram a dedicar-se principalmente, a venda de produtos alimentícios, dentre os quais destacam-se vinho, azeite, cereais, carnes, entre outros.
#204307
Banca
. Bancas Diversas
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Matérias Diversas
Concurso
Polícia Rodoviária Federal-PRF
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(1,0) 3 - 

Assinale a opção em que o trecho apresentado atende plenamente às normas gramaticais.

  • a) Até 400 a.C., os romanos utilizavam caminhos de terra para deslocar-se da sua capital as cidades vizinhas. O ataque gaulês de Breno, em 390 a.C., que se revelou desastroso para os romanos, mostrou a ineficácia do sistema defensivo de Roma, devido principalmente a lentidão de movimentação das tropas sobre o que eram apenas caminhos pouco aptos para eles se moverem.
  • b) A necessidade de melhor defesa, associada à vontade de expansão e de hegemonia sobre a Itália, levou a República Romana, ainda frágil e ameaçada, a pôr em questão estruturas escassamente adaptadas a esses desejos. Eram necessárias rotas sólidas que permitissem a circulação mais rápida e segura, mas, sobretudo, que facilitassem a mobilidade das tropas.
  • c) A primeira via em território do Império Romano foi criada em 312 a.C. por Ápio Cláudio Cego, para unir Roma à cidade de Cápua e fora denominada Via Ápia. Em finais da República, o conjunto do território da península italiana estava dotada com grandes arterias, ostentando cada rota o nome do censor que a criara. Essas vias não estavam pavimentadas, salvo no interior das cidades.
  • d) Os romanos destacaram-se como engenheiros. Suas obras estenderam-se por todo Império, e grande parte da divulgação se deveu a extensa rede viária. Apesar de não oferecer o conforto do asfalto dos dias de hoje, dado que as rochas de basalto não proporcionam grande continuidade e suavidade ao terreno, a verdade é que, essas rochas encontram-se 2.000 anos depois, ainda bem fixadas nos percursos.
  • e) O fato de as rochas das vias romanas estarem fixas até hoje devese, provavelmente, a técnica de preparação do terreno, no qual eram colocadas várias camadas de materiais para assegurar a sua estabilidade e, só no final, era feito, com as rochas, a cobertura. Essas vias são, atualmente, protegidas como patrimônio mundial. A grande extensão da cobertura oferecida pelas estradas romanas deu origem ao ditado popular "todos os caminhos levam à Roma". Opções adaptadas de Internet: .
#204308
Banca
. Bancas Diversas
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Polícia Rodoviária Federal-PRF
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(1,0) 4 - 

Considerando as prescrições relativas às comunicações oficiais, assinale a opção correta.

  • a) Os três tipos de expedientes que seguem o padrão ofício - exposição de motivos, aviso e ofício - têm a mesma finalidade e se diferenciam apenas por sua extensão e pelo detalhamento das informações neles contidas.
  • b) Diferentemente da ata, a exposição de motivos deve, obrigatoriamente, conter, no máximo, duas idéias por parágrafo.
  • c) Caso haja grande distanciamento hierárquico entre o signatário e o destinatário de uma comunicação oficial, recomenda-se o emprego do fecho "Mui respeitosamente".
  • d) Em todas as comunicações oficiais, os pronomes possessivos que se refiram a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa. Por exemplo, o segmento correto é "Vossa Senhoria nomeará seu substituto", e não, "Vossa Senhoria nomeará vosso substituto".
  • e) Com o intuito de uniformização do emprego de pronomes de tratamento nos vocativos das comunicações oficiais, foi estabelecido como regra o emprego dos pronomes de tratamento Excelentíssimo Senhor e Excelentíssima Senhora, excetuando-se os casos em que tal comunicação se dirija ao papa ou ao reitor de uma universidade.
#204311
Banca
. Bancas Diversas
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Polícia Rodoviária Federal-PRF
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(1,0) 5 - 

Em um posto de fiscalização da PRF, os veículos A, B e C foram abordados, e os seus condutores, Pedro, Jorge e Mário, foram autuados pelas seguintes infrações: (i) um deles estava dirigindo alcoolizado; (ii) outro apresentou a CNH vencida; (iii) a CNH apresentada pelo terceiro motorista era de categoria inferior à exigida para conduzir o veículo que ele dirigia. Sabe-se que Pedro era o condutor do veículo C; o motorista que apresentou a CNH vencida conduzia o veículo B; Mário era quem estava dirigindo alcoolizado.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem. Caso queira, use a tabela na coluna de rascunho como auxílio.

I A CNH do motorista do veículo A era de categoria inferior à exigida.

II Mário não era o condutor do veículo A.

III Jorge era o condutor do veículo B.

IV A CNH de Pedro estava vencida.

V A proposição "Se Pedro apresentou CNH vencida, então Mário é o condutor do veículo B" é verdadeira.

Estão certos apenas os itens

  • a) I e II.
  • b) I e IV.
  • c) II e III.
  • d) III e V.
  • e) IV e V.
#204314
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Polícia Rodoviária Federal-PRF
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(1,0) 6 - 

No ano de 2006, um indivíduo pagou R$ 4.000,00 pelas multas de trânsito recebidas, por ter cometido várias vezes um mesmo tipo de infração de trânsito, e o valor de cada uma dessas multas foi superior a R$ 200,00. Em 2007, o valor da multa pela mesma infração sofreu um reajuste de R$ 40,00, e esse mesmo indivíduo recebeu 3 multas a mais que em 2006, pagando um total de R$ 6.720,00.

Nessa situação, em 2006, o valor de cada multa era

  • a) inferior a R$ 750,00.
  • b) superior R$ 750,00 e inferior a R$ 850,00.
  • c) superior a R$ 850,00 e inferior a R$ 950,00.
  • d) superior a R$ 950,00 e inferior a R$ 1.050,00.
  • e) superior a R$ 1.050,00.
#204316
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Polícia Rodoviária Federal-PRF
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(1,0) 7 - 

Considere que um cilindro circular reto seja inscrito em um cone circular reto de raio da base igual a 10 cm e altura igual a 25 cm, de forma que a base do cilindro esteja no mesmo plano da base do cone. Em face dessas informações e, considerando, ainda, que h e r correspondam à altura e ao raio da base do cilindro, respectivamente, assinale a opção correta

  • a) A função afim que descreve h como função de r é crescente.
  • b) O volume do cilindro como uma função de r é uma função quadrática.
  • c) Se A(r) é a área lateral do cilindro em função de r, entãoImagem 007.jpg
  • d) É possível encontrar um cilindro de raio da base igual a 2 cm e altura igual a 19 cm que esteja inscrito no referido cone.
  • e) O cilindro de maior área lateral que pode ser inscrito no referido cone tem raio da base superior a 6 cm.
#204318
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(1,0) 8 - 

O povoamento do Centro-Oeste resulta, desde o período colonial, de movimentos migratórios. No século XX, a construção da nova capital brasileira atraiu novas levas de imigrantes, em especial do Nordeste, secundado pelo Sul e pelo Sudeste. Nos últimos tempos, o Norte e o Nordeste respondem pelo maior número de imigrantes que chegam à região. Segundo o censo de 2000, de cada três nortistas que emigram, um se dirige para o Centro-Oeste. Com o auxílio dessas informações e considerando o processo histórico de povoamento do Centro-Oeste brasileiro, assinale a opção correta.

  • a) A grande extensão territorial do Centro-Oeste deriva do fato de a colonização do Brasil ter-se iniciado nessa região, conquistada aos espanhóis, que dela se apossaram em conseqüência do Tratado de Tordesilhas.
  • b) Sucessivas correntes migratórias, do século XVII ao presente, fizeram do Centro-Oeste a região brasileira mais populosa proporcionalmente à extensão de sua área geográfica.
  • c) Bonito, em Mato Grosso, e o Pantanal Mato-Grossense, cortado pelo rio Araguaia, são dois dos mais expressivos exemplos de belezas naturais com que conta o Centro-Oeste para o desenvolvimento do ecoturismo.
  • d) Incentivos oferecidos pelo regime militar, na década de 70, explicam o fato de que, mais recentemente, brasileiros provenientes do Sul e do Sudeste sejam os imigrantes que mais se dirigem ao Centro- Oeste.
  • e) Meta-síntese do programa de governo de JK, Brasília, além das inovações de seu projeto urbanístico e arquitetônico, contribuiu para a interiorização do desenvolvimento brasileiro e tornou-se pólo de atração de imigrantes.
#204320
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(1,0) 9 - 

Nos anos 70 do século passado, cerca de 60% da população do Centro-Oeste vivia no campo. Em 2006, aproximadamente 74% estavam nas cidades. A crescente mecanização da agricultura, que libera mão-de-obra, e os fluxos migratórios vindos de outras regiões brasileiras são fatores relevantes para o vigoroso processo de urbanização observado nessa região. A propósito dessa realidade, assinale a opção correta.

  • a) O êxodo rural, que amplia consideravelmente a população urbana, é também reflexo da mecanização das atividades rurais desenvolvidas no Centro-Oeste, as quais têm no denominado agronegócio, na atualidade, um de seus símbolos mais expressivos.
  • b) O significativo crescimento da população urbana no Centro-Oeste fez dessa região autêntica exceção no conjunto do país, ainda fortemente marcado pela força econômica e política do campo, o que explica a lenta expansão dos centros urbanos brasileiros.
  • c) Apesar da existência de um Plano Piloto, com a maior renda per capita do país, o DF, com seus dois milhões de habitantes, empurra para baixo os indicadores sociais e econômicos do Centro-Oeste, a começar pela taxa de escolaridade da população.
  • d) Ao contrário da atual tendência de interiorização das atividades econômicas no país, o desenvolvimento no Centro-Oeste concentra-se em torno das capitais, a começar pelo agronegócio.
  • e) A ausência da escravidão no Centro-Oeste, no período colonial, e a implacável perseguição histórica aos índios explicam a inexistência de afro-descendentes e de indígenas na composição demográfica dessa região.
#204322
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(1,0) 10 - 

A celeuma em torno de duas hidrelétricas a serem construídas em Rondônia envolveu desde preocupações ambientais até o modelo das linhas de transmissão de energia a ser utilizado, passando por disputa empresarial entre grupos interessados nas obras. Essas usinas, de Jirau e Santo Antônio, irão integrar o complexo hidrelétrico do rio

  • a) Branco.
  • b) Solimões.
  • c) Madeira.
  • d) Negro.
  • e) Tocantins.