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Simulado Prefeitura do Assú - RN | CONCURSO

Simulado Prefeitura do Assú - RN

SIMULADO PREFEITURA DO ASSÚ - RN

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura do Assú-RN.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura do Assú-RN que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura do Assú-RN, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura do Assú - RN contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura do Assú-RN.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura do Assú-RN. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura do Assú-RN
Para realizar o simulado Prefeitura do Assú-RN você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura do Assú-RN você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura do Assú-RN é aqui!


#204232
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura do Assú-RN
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 1 - 

O orçamento público passou por grandes evoluções: inicialmente, era focado nos insumos, em seguida, surgiram os orçamentos focados nos resultados. O Orçamento Base Zero se caracteriza por:

  • a) inferir, no final do exercício ou do período sugerido estrategicamente, se os produtos, gerados pelas ações governamentais, atenderam as metas, objetivos e diretrizes estabelecidas previamente, sob a égide da eficiência, eficácia e efetividade dos resultados.
  • b) ter uma participação direta e efetiva das comunidades na elaboração da proposta orçamentária de Governo. Inspira-se nos princípios democráticos e no postulado da cidadania participativa. A sociedade civil é ouvida quando da definição das metas e dos programas prioritários.
  • c) fazer um reexame crítico dos dispêndios de cada área governamental. Exige que o administrador, a cada exercício, justifique detalhadamente os recursos solicitados; tem como características: análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente.
  • d) dar ênfase nos resultados, procurando saber daquilo que o governo faz e não do que ele compra, porém não há nenhuma vinculação do orçamento ao planejamento governamental. Inspira-se no princípio democrático, redefinindo prioridades, com o objetivo na efetividade dos resultados.
#204233
Banca
. Bancas Diversas
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Prefeitura do Assú-RN
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(1,0) 2 - 

Vários são os princípios orçamentários que estabelecem regras para racionalidade, eficiência e transparência para a elaboração e execução do orçamento público. Abaixo apresentamos algumas definições desses princípios:

• prevê com a finalidade de evitar múltiplos orçamentos paralelos, associados a uma mesma pessoa política.

• prevê a obrigatoriedade do registro das receitas e despesas na LOA, sem nenhuma dedução.

• prevê que cabe ao poder público fazer ou deixar de fazer somente aquilo que a lei expressamente autorizar; subordina o orçamento aos ditames da lei.

• prevê que o poder público deve divulgar o orçamento público, de forma ampla, à sociedade, publicar relatórios sobre a execução orçamentária e a gestão fiscal.

Analisando as definições acima, verifica-se que elas correspondem, respectivamente, aos princípios orçamentários:

  • a) universalidade – exclusividade – orçamento bruto – transparência.
  • b) transparência – totalidade – exclusividade – publicidade.
  • c) exclusividade – universalidade – legalidade– publicidade.
  • d) unidade – orçamento bruto – legalidade – transparência.
#204234
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura do Assú-RN
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(1,0) 3 - 

Os ingressos de valores financeiros, nos cofres do Estado, podem ser provenientes de receitas orçamentárias e ingressos extraordinários. As receitas orçamentárias constituem elementos novos para o patrimônio público, já as receitas extraorçamentárias são recursos financeiros de caráter temporário e não integram a LOA, mas também são objeto de registro, individualização e controle contábil. São exemplos de receitas extraorçamentárias:

  • a) emissão de moedas e operações de créditos por antecipação de receita.
  • b) caução e receita agropecuária.
  • c) transferência corrente e operações de crédito.
  • d) fianças e amortização de empréstimos concedidos a longo prazo.
#204235
Banca
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(1,0) 4 - 

As receitas orçamentárias são classificadas, segundo os critérios de natureza, como fonte/destinação de recursos e indicador de resultado primário. A classificação por natureza visa a identificar a origem do recurso, segundo o fato gerador. Essa classificação é formada por código numérico de 8 dígitos que subdivide-se em seis níveis: categoria econômica, origem, espécie, rubrica, alínea e subalínea. Quanto à origem, a receita que é realizada entre órgãos e demais entidades da administração pública, integrantes do orçamento fiscal e do orçamento da seguridade social, do mesmo ente federativo, que não representa novas entradas de recursos nos cofres públicos do ente, é

  • a) transferências de capital.
  • b) receita intraorçamentária.
  • c) receita de serviço.
  • d) patrimonial.
#204236
Banca
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(1,0) 5 - 

O art. 2°, IV, da LRF define Receita Corrente Líquida como sendo a soma das receitas correntes, consideradas algumas reduções, e que tem como principal objetivo servir de parâmetro para o montante de reservas de contingência e para os limites da despesa total com pessoal, da dívida consolidada líquida, das operações de créditos, do serviço da dívida, das operações de créditos por antecipação de receita orçamentária e das garantias do ente da Federação. No que compete ao município, é considerada dedução da receita para cálculo da Receita Corrente Líquida:

  • a) determinados valores provenientes da formação do FUNDEB.
  • b) transferências constitucionais e legais.
  • c) contribuição PIS/PASEP.
  • d) contribuições de empregadores e trabalhadores para Seguridade Social.
#204237
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(1,0) 6 - 

A Prefeitura ABC recebeu contribuições e doações de pessoas físicas, sem destinação específica, e precisa contabilizar esse recurso. A contabilização deve ser feita em

  • a) outras receitas de capital.
  • b) transferência de capital.
  • c) outras receitas correntes.
  • d) transferência corrente.
#204242
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(1,0) 7 - 

Os dispêndios são tipificados em orçamentários e extraorçamentários . As despesas orçamentárias são transações que dependem da autorização do Legislativo, na forma de consignação de dotação orçamentária, para serem efetivadas. Já as extraorçamentárias são aquelas que não constam na lei orçamentária anual. São classificadas como despesas extraorçamentarias:

  • a) auxílio financeiro a pesquisador, subvenções sociais, auxilio alimentação.
  • b) material, bem ou serviço para distribuição gratuita, serviços de consultoria, locação de mão-de-obra.
  • c) auxílio natalidade, Operações de créditos por antecipação de receita orçamentária, salário família.
  • d) aposentadoria do RPPS, passagens e despesas com locomoção, contribuições.
#204243
Banca
. Bancas Diversas
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(1,0) 8 - 

Para fins contábeis, as despesas orçamentárias podem ser classificadas , quanto ao impacto na situação líquida patrimonial em: despesa orçamentária efetiva e despesa orçamentária não-efetiva. Das despesas abaixo, as classificadas como efetivas são:

  • a) despesas com adiantamento.
  • b) despesas com materiais para estoque.
  • c) despesas de transferência de capital.
  • d) despesas de obras e instalações.
#204244
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(1,0) 9 - 

A Prefeitura de Mauá precisa fazer um ajuste no orçamento de determinado programa, utilizando-se de superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior, conforme disposto no §1º do art. 43, da Lei 4.320/1964. O programa de reforma da escola municipal Joaquim Teixeira tinha orçado as seguintes despesas correntes e de capital: serviço de consultoria, outros serviços de terceiros - pessoa jurídica, material de consumo. Neste caso, a escola irá precisar orçar despesas com passagens e despesas com locomoção, que deverão ser classificadas como crédito adicional do tipo:

  • a) crédito especial.
  • b) crédito suplementar.
  • c) crédito extraordinário.
  • d) crédito vinculado.
#204246
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(1,0) 10 - 

As etapas da despesa orçamentária compreendem etapas de planejamento e execução. Cada etapa é subdividida em estágios. Na execução, as despesas passam pelos estágios de empenho, liquidação e pagamento. Caso uma prefeitura tenha um compromisso decorrente de aluguel, seu empenho deverá ser na forma de

  • a) empenho ordinário.
  • b) empenho global.
  • c) empenho estimativo.
  • d) empenho vinculado.