Simulado Prefeitura de Valinhos -SP | Professor I | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE VALINHOS -SP | PROFESSOR I
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de Valinhos -SP para o cargo de Professor I.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso Prefeitura de Valinhos -SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor I, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de Valinhos -SP | Professor I contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de Valinhos -SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #99449
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(1,0) 1 -
A figura a seguir representa um trecho da reta numérica em que estão destacados os números racionais 0, x, y e 1.
Analise as quatro afirmações seguintes a respeito desses números
I. x . y < x
II. 1/y>1/x
III. y/x > 1
IV. x/y < x
As únicas duas afirmações corretas são
- a) I e II.
- b) I e III.
- c) I e IV.
- d) II e III.
- e) II e IV.
- #99450
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(1,0) 2 -
Observe a sequência composta de oito figuras.
Supondo que a regra de formação das figuras seguintes permaneça a mesma, a figura que deverá ocupara 519ª posição, nessa sequência, será:
- a)
- b)
- c)
- d)
- e)
- #99451
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(1,0) 3 -
Para produzir 1500 m de um cabo telefônico, 36 operários trabalham regularmente durante 6 dias. Mantidas as proporcionalidades, o número de dias necessário e suficiente para produzir 3000 m com 16 operários é
- a) 12.
- b) 15.
- c) 16.
- d) 26.
- e) 27.
- #99452
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(1,0) 4 -
A distribuição dos salários dos funcionários de um setor de uma confecção, segundo as funções que exercem, é apresentada na tabela.
O salário médio mensal desses funcionários é de R$ 2.290,00. É correto afirmar que o salário mensal de uma Cortadeira é de
- a) R$ 1.750,00.
- b) R$ 1.900,00.
- c) R$ 2.250,00
- d) R$ 2.500,00.
- e) R$ 2.750,00.
- #99453
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(1,0) 5 -
Júlia, ao fazer uma promoção em seu bazar na segunda-feira, colocou à venda 60 canecas por R$ 24,00 cada uma. Como ela não vendeu todas as canecas na segunda-feira, no dia seguinte, ela diminuiu ainda mais o preço e passou a vendê-las por R$ 18,00 cada uma. Dessa forma, ela vendeu todas as canecas restantes na terça-feira. Júlia arrecadou o total de R$ 1.188,00 com a venda de todas as canecas. Assim, é correto afirmar que a diferença entre o número de canecas vendidas na terça-feira e o número de canecas vendidas na segunda-feira é de
- a) 15.
- b) 18.
- c) 24.
- d) 27.
- e) 30.
- #99454
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(1,0) 6 -
A figura a seguir representa um algoritmo da divisão de 831 por um número natural da ordem de dezenas. Cada quadrinho da figura representa apenas um algarismo. Os dois últimos quadrinhos, localizados no lado esquerdo, representam o resto da conta finalizada.
Sabendo-se que o resto da divisão é o maior possível, é correto afirmar que o divisor é
- a) 32.
- b) 31.
- c) 26.
- d) 24.
- e) 25.
- #99455
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(1,0) 7 -
O gráfico a seguir apresenta a quantidade de alunos de uma escola de cada tipo de sangue: AB, B, A e O. Apresenta também a quantidade de alunos com sangue Rh positivo e com Rh negativo.
Analise as quatro afirmações a seguir.
I. 60% dos alunos têm sangue tipo A.
II. 40% dos alunos têm sangue com Rh negativo.
III. Dentre os que têm sangue tipo B, 25% têm Rh positivo.
IV. Dentre os que têm sangue com Rh negativo, 37,5% têm sangue tipo O.
As duas únicas afirmações corretas são
- a) I e II.
- b) I e III.
- c) II e III.
- d) II e IV
- e) III e IV.
- #99456
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(1,0) 8 -
De uma folha retangular, de perímetro igual a 89 cm, recorta-se um quadrado de área 361 cm², obtendo um retângulo de largura x, como mostra a figura.
A largura x do retângulo, sombreado na figura, é de
- a) 6,5 cm
- b) 7,8 cm.
- c) 8,5 cm.
- d) 8,7 cm.
- e) 9,2 cm.
- #99457
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(1,0) 9 -
Considere as raízes da equação x² + 13x + 22 = 0. Subtraindo-se a raiz menor da maior, obtêm-se
- a) -13.
- b) -9 .
- c) 9.
- d) 11.
- e) 13.
- #99458
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(1,0) 10 -
A figura a seguir representa as dobras feitas em um círculo de papel, dividindo-o em partes iguais (setores circulares congruentes).
A medida do ângulo x, indicado na parte sombreada da figura, é igual a
- a) 45°25’.
- b) 22°30’.
- c) 18°30’.
- d) 16°00’.
- e) 11°25'
- #99459
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(1,0) 11 -
De acordo com a Constituição Federal de 1988 (art. 205), a Educação no Brasil visa
- a) ao desenvolvimento social e cultural do sujeito.
- b) ao fortalecimento do indivíduo, para que tenha condição de conviver em sociedade.
- c) ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
- d) oferecer ao cidadão as condições de sobrevivência no mundo do trabalho.
- e) ao fortalecimento da relação entre as pessoas, promovendo a alta estima e oferecendo condições para a vida em sociedade.
- #99460
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(1,0) 12 -
Celina Alves Arêas, em uma palestra na Conferência Nacional da Educação Básica, falou sobre a Função Social da Escola e concluiu sua apresentação expressando sua concepção de que a função social da escola envolve
- a) o compromisso com a formação do cidadão e da cidadã, com o fortalecimento dos valores de solidariedade e o compromisso com a transformação dessa sociedade.
- b) a transmissão de certas competências e habilidades necessárias para que as pessoas atuem competitivamente num mercado de trabalho altamente seletivo e cada vez mais restrito.
- c) as funções de classificar e selecionar os estudantes para investir naqueles que mostram melhores condições como postulantes aos futuros empregos, pois cabe à educação a formação para o trabalho.
- d) a educação das crianças das camadas populares, para cumprir o seu papel de reprodução das relações sociais, de apoio à manutenção do status quo e da cultura prevalecente no meio em que se vive.
- e) desenvolver a expressão oral, a escrita e o cálculo, para que o cidadão disponha de ferramentas para sobreviver em um meio social e de trabalho em que a competição é cada vez mais acirrada.
- #99461
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(1,0) 13 -
De acordo com Ropoli (2010), uma escola é reconhecida como inclusiva, quando tem, como um dos seus princípios,
- a) o reconhecimento da diversidade e a organização de agrupamentos de alunos com as mesmas características, promovendo melhor comunicação e entrosamento entre eles.
- b) a seleção dos melhores alunos para que os professores trabalhem no sentido de desenvolver suas potencialidades e atendimento aos demais de acordo com suas dificuldades.
- c) o reconhecimento dos alunos cuja identidade corresponde ao que a escola espera de cada um deles, dando a eles o devido destaque, ao mesmo tempo em que valoriza a produção de todos.
- d) a abertura à diversidade e identificação e respeito às características de cada aluno, dando-lhes atenção e cuidado de acordo com suas necessidades educacionais especiais.
- e) a garantia ao direito à diferença como resultante da multiplicidade e não da diversidade, porque entende que a diversidade é estática e a multiplicidade é ativa, dinâmica e produtiva.
- #99462
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(1,0) 14 -
Queiroz e Moita (2007) discorrem sobre os fundamentos sociofilosóficos da educação, a importância dos seus estudos na formação docente e explicam que Fundamentos são os princípios básicos, o alicerce para o entendimento das outras disciplinas.
Conforme as autoras, para a prática pedagógica, esses estudos representam
- a) o desenvolvimento intelectual para compreender e identificar as possibilidades de estabelecer relações entre as diferentes disciplinas.
- b) o conhecimento da história antiga para saber a origem das ciências e do conhecimento científico e ministrar os conteúdos com segurança.
- c) o reconhecimento das semelhanças e diferenças históricas existentes entre o pensamento dos filósofos do ocidente e do oriente.
- d) a indagação e o olhar crítico sobre a realidade, buscando respostas sobre os porquês dos fenômenos relacionados à educação.
- e) a identificação da razão da supremacia do pensamento de determinados pensadores ao longo da história da humanidade.
- #99463
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(1,0) 15 -
Conforme Rios (2001), a filosofia ao refletir sobre a educação e ao problematizar seus fundamentos e os valores presentes no comportamento humano em sociedade, reveste-se de uma feição peculiar, pois considera a educação sob a perspectiva:
- a) Política.
- b) Ética.
- c) Crítica.
- d) Técnica.
- e) Utópica.