Processando...

Simulado PREFEITURA DE UBERLÂNDIA – MG | Arquivista | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE UBERLÂNDIA – MG | Arquivista

SIMULADO PREFEITURA DE UBERLÂNDIA – MG | ARQUIVISTA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE UBERLÂNDIA – MG para o cargo de Arquivista .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUNDEP para o concurso PREFEITURA DE UBERLÂNDIA – MG. Estas questões são especificamente para o cargo de Arquivista , contendo Arquivologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE UBERLÂNDIA – MG | Arquivista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE UBERLÂNDIA – MG.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#131570
Banca
FUNDEP
Matéria
Arquivologia
Concurso
Prefeitura de Uberlândia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O Decreto nº 11.180, de 16 de maio de 2008, institui a Política Municipal de Gestão Sistêmica de Documentos e Informações Municipais – GSDIM, o Plano de Classificação Funcional e as Tabelas de Temporalidade da Administração Pública do Município de Uberlândia define normas para avaliação, guarda e destinação de documentos de arquivo e dá outras providências. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. Os documentos de guarda permanente, ao serem recolhidos ao Arquivo Público de Uberlândia, deverão estar avaliados, organizados, higienizados e acondicionados, bem como acompanhados de instrumento descritivo que permita sua identificação, acesso e controle.

II. O “Edital de Ciência de Eliminação de Documentos” deverá consignar um prazo de 20 (vinte) dias para possíveis manifestações ou, quando for o caso, possibilitar às partes interessadas requererem o desentranhamento de documentos ou cópias de peças de processos ou expedientes.

Assinale a alternativa correta.

  • a) As afirmativas I e II são verdadeiras.
  • b) As afirmativas I e II são falsas.
  • c) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • d) A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira.
#131571
Banca
FUNDEP
Matéria
Arquivologia
Concurso
Prefeitura de Uberlândia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Considerando a Lei Estadual nº 19.420/2011, que estabelece a política estadual de arquivos no estado de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir.

I. A política estadual de arquivos é coordenada pelo Arquivo Público Mineiro – APM, instituição arquivística pública mantida pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

II. A política estadual de arquivos compreende as ações do estado relacionadas com a produção, a classificação, o uso, a destinação, o acesso e a preservação de arquivos públicos e privados.

Assinale a alternativa correta.

  • a) As afirmativas I e II são verdadeiras.
  • b) As afirmativas I e II são falsas.
  • c) A afirmativa I é verdadeira, e II é falsa.
  • d) A afirmativa I é falsa, e II é verdadeira.
#131572
Banca
FUNDEP
Matéria
Arquivologia
Concurso
Prefeitura de Uberlândia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Com base na interpretação da Lei Federal nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, e no Decreto Federal nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002, é correto afirmar:

  • a) Os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados e que integram o acervo arquivístico das empresas em processo de desestatização, parcial ou total, serão recolhidos a instituições arquivísticas públicas, na sua esfera de competência
  • b) Os arquivos e documentos produzidos e recebidos pelas empresas públicas e pelas sociedades de economia mista são categorizados como funcionais, sendo eles públicos ou privados.
  • c) A alienação de documentos de valor histórico, probatório e informativo deve ser precedida de notificação à União e de termo de alienação assinado pelo órgão requerente.
  • d) A prescrição de documentos arquivísticos públicos de guarda permanente deve estar prevista na tabela de temporalidade e destinação do órgão produtor e deve ser precedida de publicação do edital de recolhimento.
#131573
Banca
FUNDEP
Matéria
Arquivologia
Concurso
Prefeitura de Uberlândia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A Resolução nº 27 do CONARQ, de 16 de junho de 2008, dispõe sobre o dever do Poder Público, no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, de criar e manter arquivos públicos, na sua específica esfera de competência, para promover a gestão, a guarda e a preservação de documentos arquivísticos e a disseminação das informações neles contidas.

Tendo em vista a Resolução em questão, assinale a alternativa correta.

  • a) O arquivo público é a instituição que tem como função implementar, acompanhar e supervisionar a gestão de documentos arquivísticos produzidos e recebidos pela Administração Pública em seu âmbito de atuação.
  • b) Cabe ao Poder Público, no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, criar uma rede pública de arquivos que contemple programa de gestão de documentos de arquivo e que preveja a horizontalidade dos órgãos que compõem.
  • c) Cabe ao Poder Público, no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, criar um programa de preservação documental com base na Norma Brasileira de Descrição Arquivística – NOBRADE.
  • d) Fica vedada a participação dos Arquivos Públicos municipais no Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), sendo apenas prevista a participação de arquivos públicos estaduais nesse órgão.
#131574
Banca
FUNDEP
Matéria
Arquivologia
Concurso
Prefeitura de Uberlândia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Leia o trecho a seguir, presente na cartilha Criação e desenvolvimento de arquivos públicos municipais: transparência e acesso à informação para o exercício da cidadania (2014).

“O arquivo municipal poderá custodiar documentos de natureza privada.”

Considerando as recomendações sobre a configuração legal e a área de jurisdição do arquivo público municipal apresentadas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) nessa cartilha, a afirmativa apresentada é

  • a) verdadeira, pois o arquivo municipal deve custodiar todos os documentos arquivísticos de natureza privada produzidos no município.
  • b) falsa, pois o arquivo municipal só pode custodiar documentos de natureza pública.
  • c) verdadeira, pois os documentos de natureza privada são registrados com base nas leis e regulamentações municipais.
  • d) verdadeira, desde que os documentos sejam considerados de interesse público e social para o município.
#131575
Banca
FUNDEP
Matéria
Arquivologia
Concurso
Prefeitura de Uberlândia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Considerando o conceito de autenticidade de documentos, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Documentos historicamente autênticos são aqueles que foram escritos de acordo com a prática do tempo e lugar indicados no texto, além de serem assinados pela(s) pessoa(s) competente(s) para produzi-los.

( ) Documentos diplomaticamente autênticos são aqueles que dão testemunhos sobre si mesmos em virtude da intervenção, durante ou após sua produção, de uma autoridade pública representativa, garantindo sua genuinidade.

( ) Documentos legalmente autênticos são aqueles que atestam eventos que de fato aconteceram, ou informações verdadeiras.

Assinale a sequência correta.

  • a) V V V
  • b) F F V
  • c) F F F
  • d) V V F
#131576
Banca
FUNDEP
Matéria
Arquivologia
Concurso
Prefeitura de Uberlândia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Leia o texto a seguir.

“Os documentos que sofrem algum tipo de dano apresentam um processo de deterioração que progressivamente vai levá-los a um estado de perda total.”

CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação

preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do

Estado e Imprensa Oficial, 2000. (Projeto Como Fazer, 5). p. 25.

Ao identificar a situação descrita nesse texto, o arquivista deve intervir imediatamente com o objetivo de

  • a) estabilizar o documento de forma que impeça a progressão da degradação por meio de processos mínimos de intervenção.
  • b) identificar os danos e comunicá-los à Comissão Permanente de Avaliação para possível eliminação.
  • c) registrar o conteúdo descritivo do documento e executar os planos de proteção.
  • d) monitorar e documentar o processo de degradação em ambiente controlado, onde a temperatura do ar e umidade sejam compatíveis com o nível de danificação do material.
#131578
Banca
FUNDEP
Matéria
Arquivologia
Concurso
Prefeitura de Uberlândia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Analise o texto a seguir.

“O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS, que estabelece a formação de pacotes de informação envolvendo os documentos digitais (informação de conteúdo) e seus metadados (informação de representação). São três os tipos de pacotes de informação [...].”

CONSELHO NACIONAL DEARQUIVOS (BRASIL). Diretrizes para

a implementação de repositórios arquivísticos digitais confiáveis

RDC-Arq. Rio de Janeiro:Arquivo Nacional, 2015. p. 13.

Tendo como base o texto apresentado, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando o pacote de informação à sua respectiva referência.

COLUNA I

1. Pacote de informação para submissão

(submission information package – SIP)

2. Pacote de informação para arquivamento

(archival information package – AIP)

3. Pacote de informação para disseminação

(dissemination information package – DIP)

COLUNA II

( ) Refere-se ao acondicionamento e armazenamento dos documentos digitais e seus metadados associados.

( ) Refere-se ao acesso aos documentos digitais e seus metadados associados.

( ) Refere-se à admissão dos documentos digitais e seus metadados associados.

Assinale a sequência correta.

    • a) 1 2 3
    • b) 3 2 1
    • c) 2 3 1
    • d) 2 1 3
    #131579
    Banca
    FUNDEP
    Matéria
    Arquivologia
    Concurso
    Prefeitura de Uberlândia-MG
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 9 - 

    O Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) vem produzindo e divulgando um amplo e significativo repertório de publicações técnicas, com o objetivo de disseminar conhecimento arquivístico. As publicações do CONARQ são consideradas referência para a prática arquivística em instituições públicas e privadas em território nacional e na América Latina. Uma dessas publicações é o earq-Brasil, recomendado pela Resolução nº 25 de 27/04/2007 do CONARQ.

    O earq-Brasil apresenta

    • a) recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes.
    • b) um modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos.
    • c) diretrizes para a presunção de autenticidade de documentos arquivísticos digitais.
    • d) diretrizes para a implementação de repositórios arquivísticos digitais confiáveis.
    #131580
    Banca
    FUNDEP
    Matéria
    Arquivologia
    Concurso
    Prefeitura de Uberlândia-MG
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 10 - 

    Leia o texto a seguir.

    “Percebeu-se que, para aprofundar o conhecimento sobre a classificação em arquivos, é necessário estabelecer o significado e uso de importantes conceitos relacionados ao processo classificatório. São eles: classificação, ordenação, arquivamento, codificação e instrumento de classificação.”

    SOUSA, Renato T. Barbosa de. In: SANTOS, Vanderlei Batista

    dos; INNARELLI, Humberto Celeste; SOUSA, Renato T.

    Barbosa. Arquivística: temas contemporâneos: classificação,

    preservação digital, gestão do conhecimento. Distrito Federal:

    SENAC, 2013. p. 85. (grifo nosso).

    Tendo como referência o texto apresentado, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando o conceito ao seu respectivo significado.

    COLUNA I

    1. Classificação

    2. Ordenação

    3. Arquivamento

    COLUNA II

    ( ) Ação intelectual de construir esquemas para agrupar os documentos a partir de princípios estabelecidos.

    ( ) Forma de disposição dos tipos documentais dentro de divisões estabelecidas no esquema de classificação.

    ( ) Ação física de colocar os documentos em pastas ou caixas, orientada pelo esquema de classificação e pela ordenação definida.

    Assinale a sequência correta.

    • a) 1 2 3
    • b) 3 2 1
    • c) 2 3 1
    • d) 2 1 3
    #131581
    Banca
    FUNDEP
    Matéria
    Arquivologia
    Concurso
    Prefeitura de Uberlândia-MG
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 11 - 

    Leia o texto a seguir.

    “Há três fases no planejamento de um programa de manutenção de acervos: a reunião das informações, a formulação de políticas e de procedimentos para orientar o programa de manutenção de acervo e a seleção e organização dos projetos.”

    OGDEN, Sherelyn. Planejamento. 2. ed. Rio de Janeiro:

    Projeto Conservação Preventiva em Biblioteca e Arquivos:

    Arquivo Nacional, 2001. p. 22. (grifo nosso)

    Considerando o trecho em destaque, analise as seguintes afirmativas.

    I. As diretrizes devem adaptar-se à equipe e aos recursos financeiros da instituição, de modo que as opções de procedimento reflitam objetivos realistas e possíveis de serem atingidos.

    II. As diretrizes devem apresentar as opções de procedimento disponíveis na instituição para cada problema e incluir instruções passo-a-passo para cada opção.

    Assinale a alternativa correta.

    • a) As afirmativas I e II são verdadeiras.
    • b) As afirmativas I e II são falsas.
    • c) A afirmativa I é verdadeira, e II é falsa.
    • d) A afirmativa I é falsa, e II é verdadeira.
    #131582
    Banca
    FUNDEP
    Matéria
    Arquivologia
    Concurso
    Prefeitura de Uberlândia-MG
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 12 - 

    Leia o texto a seguir.

    “A contribuição de Schellenberg para a teoria contemporânea de avaliação está centrada, portanto, na ideia de que ‘os valores inerentes aos documentos públicos modernos são de duas modalidades: valores primários [...] e valores secundários [...]’.”

    TRACE, Ciaran B. Dentro ou fora do documento? Noções de

    valor arquivístico. In: EASTWOOD. Terry; MACNEIL, Heather

    (Org.). Correntes atuais do pensamento arquivístico.

    Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. p. 82. (grifo nosso).

    A respeito dos valores primários e secundários citados no texto, assinale a alternativa correta.

    • a) O valor histórico é um valor primário funcional e autêntico.
    • b) O valor fiscal é um valor secundário que consiste em informações sobre entidades, coisas e fenômenos com os quais o órgão produtor dos documentos interage.
    • c) Os valores administrativo e probatório são valores primários diplomaticamente legais.
    • d) Os documentos com valor probatório compreendem provas sobre o funcionamento e a organização do órgão que os produziu.
    #131583
    Banca
    FUNDEP
    Matéria
    Arquivologia
    Concurso
    Prefeitura de Uberlândia-MG
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 13 - 

    Observe a imagem a seguir sobre os diferentes níveis de abstração de um objeto digital.

    Simulado PREFEITURA DE UBERLÂNDIA – MG | Arquivista  A

    Tendo como referência a imagem apresentada, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando o conceito à sua respectiva definição.

    COLUNA I

    1. Objeto experimentado

    2. Objeto lógico

    3. Objeto conceitual

    COLUNA II

    ( ) É o objeto digital, estruturado enquanto um conjunto de sequências de bits, preparado para ser devidamente apresentado a um receptor humano.

    ( ) É o objeto digital que se apresenta de maneira compreensível ao usuário.

    ( ) É a interpretação individual feita por cada ser humano a partir do contato com um objeto recebido.

    Assinale a sequência correta.

    • a) 1 3 2
    • b) 1 2 3
    • c) 3 1 2
    • d) 2 3 1
    #131584
    Banca
    FUNDEP
    Matéria
    Arquivologia
    Concurso
    Prefeitura de Uberlândia-MG
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 14 - 

    Analise este registro descritivo.

    Simulado PREFEITURA DE UBERLÂNDIA – MG | Arquivista  B



    A respeito desse registro descritivo, assinale a alternativa correta.

    • a) Trata-se de um registro descritivo elaborado de acordo com a NOBRADE, que contém os sete elementos de descrição obrigatórios.
    • b) Trata-se de um registro descritivo elaborado de acordo com a ISAAR (CPF) e está faltando o elemento de descrição essencial denominado “âmbito e conteúdo”.
    • c) Trata-se de um registro descritivo elaborado de acordo com a ISDF, que contém os três elementos de descrição essenciais.
    • d) Trata-se de um registro descritivo elaborado de acordo com a ISDIAH e estão faltando os três elementos obrigatórios denominados: “identificador”, “forma(s) autorizada(s) do nome” e “endereço”.
    #131585
    Banca
    FUNDEP
    Matéria
    Arquivologia
    Concurso
    Prefeitura de Uberlândia-MG
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 15 - 

    São tipos de metadados de preservação, exceto:

    • a) Descritivos.
    • b) Administrativos.
    • c) Estruturais.
    • d) Funcionais.