Processando...

Simulado Prefeitura de Tijucas - SC de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Tijucas - SC de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE TIJUCAS-SC DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Tijucas-SC.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Tijucas-SC que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Tijucas-SC, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Tijucas-SC de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Tijucas-SC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Tijucas-SC. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Tijucas-SC
Para realizar o simulado Prefeitura de Tijucas-SC você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Tijucas-SC você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Tijucas-SC é aqui!


#158127
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tijucas-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Na volta de um feriado a professora Marina solicitou que as crianças escrevessem algumas palavras relacionadas com o que elas fizeram durante o feriado. Nessa turma, do primeiro ano, algumas crianças já sabem ler e escrever de maneira convencional e outras ainda estão adquirindo esse conhecimento. Lucas escreveu as seguintes palavras para compartilhar com os amigos o que havia feito durante o último feriado:
AIO – (AMIGO) IO – (PRIMO) UTO – (FUTEBOL) IEA – (CINEMA)
Pautado nos estudos da psicogênese da leitura e da escrita, pode-se dizer que Lucas escreveu de maneira:

  • a) Pré-silábica.
  • b) Alfabética.
  • c) Ortográfica.
  • d) Silábica-alfabética.
  • e) Silábica com valor sonoro.
#158128
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tijucas-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A professora Sabrina levou as crianças do primeiro ano do ensino fundamental para conhecerem o Projeto Tamar. No dia seguinte ela solicitou que, em duplas, as crianças escrevessem e desenhassem o que aprenderam nessa saída de estudos. Enquanto faziam seus registros, a professora orientou todas as crianças e ajudou-as a solucionarem suas dúvidas a respeito da grafia correta de algumas palavras. Após a elaboração dos registros as crianças compartilharam suas produções com toda a turma. Com os registros, montaram um painel no colégio para as crianças explicarem para as demais turmas o que aprenderam no Projeto Tamar.
Analise a proposta da professora Sabrina e assinale a alternativa correta.

  • a) A proposta realizada carece de sentido e significado.
  • b) A professora organizou uma atividade com ênfase no espontaneísmo.
  • c) A concepção de aprendizagem que sustenta a proposta da professora Sabrina é o inatismo.
  • d) A concepção de aprendizagem presente na proposta da professora Sabrina é a Teoria Histórico-cultural.
  • e) O planejamento da professora Sabrina não se inscreve em nenhuma corrente de aprendizagem.
#158129
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tijucas-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Muitas questões sociais poderiam ser eleitas como temas transversais para o trabalho escolar, uma vez que o que os norteia, a construção da cidadania e a democracia, são questões que envolvem múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social.
Assinale abaixo a alternativa que indica corretamente um dos critérios utilizado para defini-los e escolhê-los.

  • a) Classes Sociais
  • b) Urgência Social
  • c) Padrão Empresarial
  • d) Demandas do Capital
  • e) Empreendedorismo
#158130
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tijucas-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A professora Eduarda solicitou que todas as crianças do segundo ano trouxessem as duas últimas faturas de água para observarem o consumo de água. Em sala fizeram um gráfico para analisarem o consumo de água de toda a turma. A professora solicitou que, coletivamente, elaborassem uma lista com sugestões para diminuírem o consumo de água. Depois de um mês ela solicitou que as crianças trouxessem a última fatura de água e fizeram outro gráfico para compararem o consumo e analisarem se conseguiram ou não atingir a meta estabelecida pela turma. Verificaram que não conseguiram alcançar a meta, mas que todos diminuíram o consumo de água. As crianças continuaram com o mesmo desafio e, após três meses, atingiram a meta.
Analise a proposta da professora Eduarda e assinale a alternativa correta.

  • a) A atividade evidencia uma concepção linear e fragmentada.
  • b) O pressuposto da professora acentua a concepção meritocrática.
  • c) A proposta de leitura e escrita está pautada na perspectiva da alfabetização e letramento.
  • d) Nessa proposta não há relação entre alfabetização e letramento.
  • e) O objetivo principal foi memorizar conceitos matemáticos.
#158131
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tijucas-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação aos estudos que abarcam a Pedagogia da Infância.
( ) A Pedagogia da Infância constitui-se de um conjunto de fundamentos e indicações de ação pedagógica que tem como referência as crianças e as múltiplas concepções de infância em diferentes espaços educacionais. ( ) Essa perspectiva pedagógica consolida-se, na contemporaneidade, a partir de uma crítica histórica, política, sociológica e antropológica aos conceitos de criança e infância. ( ) Uma Pedagogia da Infância compreende que toda e qualquer ação educativa exige considerar as crianças e os contextos socioculturais que definem sua infância. ( ) A Pedagogia da Infância toma as crianças como seres humanos dotados de ação social, portadores de história, capazes de múltiplas relações, produtores de formas culturais próprias construídas com seus pares, apesar de profundamente afetados pelas culturas e sociedades das quais fazem parte.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • a) V • V • V • V
  • b) V • V • V • F
  • c) V • F • F • V
  • d) F • V • V • V
  • e) F • V • F • V
#158132
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tijucas-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação aos estudos voltados à avaliação formativa.
( ) A avaliação formativa considera que o estudante aprende ao longo do processo, que vai reestruturando o seu conhecimento por meio das atividades que executa. ( ) Do ponto de vista cognitivo, a avaliação formativa centra-se em compreender o funcionamento da construção do conhecimento. ( ) A informação procurada na avaliação se refere às representações mentais do estudante e às estratégias utilizadas, para chegar a um determinado resultado. ( ) Os erros são objetos de estudo, pois revelam a natureza das representações ou estratégias elaboradas pelo estudante.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • a) V • V • V • V
  • b) V • V • V • F
  • c) V • F • V • V
  • d) F • V • V • F
  • e) F • F • F • F
#158133
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tijucas-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

De acordo com os estudos acerca do processo de aprendizagem, com o conceito de equilibração, Piaget demonstrou que a inteligência:

  • a) É inata nos indivíduos.
  • b) Deve ser confrontada para evoluir.
  • c) Se desenvolve somente após a primeira infância.
  • d) Deve ser confrontada somente a partir dos seis anos de vida.
  • e) Se torna evidente somente na adolescência.
#158134
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tijucas-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Denominam-se teorias da aprendizagem, em Psicologia e em Educação, os diversos modelos que visam:

  • a) Como formar as pessoas para o mercado de trabalho.
  • b) Estudar os ciclos de aprendizagem somente na primeira infância.
  • c) Explicar a evolução da espécie humana.
  • d) Explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos.
  • e) Explicar como o professor deve ensinar os estudantes com dificuldades de aprendizagem.
#158135
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tijucas-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Analise o texto abaixo:
Para ............................................................, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento historicamente produzido pela humanidade.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  • a) Ivan Pavlov
  • b) Lev S. Vigotski
  • c) Sigmund Freud
  • d) Burrhus F. Skinner
  • e) Émile Durkheim
#158136
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tijucas-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), em seu artigo 28, expressa que na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente:
1. Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural. 2. Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas. 3. Adequação à natureza do trabalho na zona rural.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • a) É correta apenas a afirmativa 2.
  • b) É correta apenas a afirmativa 3.
  • c) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • d) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • e) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
#158137
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tijucas-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Analise o texto abaixo:
Dentre os teóricos que estudaram os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, Henri Wallon inovou ao colocar a .................................. como um dos aspectos centrais do desenvolvimento humano.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  • a) ética
  • b) maturação
  • c) afetividade
  • d) memória
  • e) estética
#158138
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tijucas-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Para David Ausubel, especialista em Psicologia Educacional, o conhecimento prévio do aluno é a chave para:

  • a) O desenvolvimento linear.
  • b) A aprendizagem mecânica.
  • c) O desenvolvimento da moral.
  • d) A aprendizagem significativa.
  • e) A formação do pensamento homogêneo.
#158139
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tijucas-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), em seu artigo 26, conforme redação dada pela Lei no 11.645, de 2008, expressa que nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se:

  • a) obrigatório o estudo da cultura afro-brasileira.
  • b) facultativo o estudo da história indígena.
  • c) obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
  • d) facultativo o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
  • e) obrigatório o estudo da história e cultura indígena.
#158140
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tijucas-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Analise o texto abaixo:
Consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que os conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente serão incluídos, .........................................................................., nos currículos escolares de que trata o caput deste artigo, tendo como diretriz a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), observada a produção e distribuição de material didático adequado. (Incluído pela Lei no 13.010, de 2014)
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  • a) como temas transversais
  • b) como parte dos planos de ensino
  • c) como parte dos regimentos internos
  • d) de acordo com as necessidades das escolas
  • e) de acordo com as exigências das secretarias de educação dos municípios
#158141
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Tijucas-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Analise o texto abaixo de acordo com o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996):
Os currículos ................................................................. devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  • a) do ensino fundamental
  • b) do ensino médio
  • c) do ensino fundamental e do ensino médio
  • d) da educação infantil e do ensino fundamental
  • e) da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio