Simulado PREFEITURA DE TERESINA – PI | Professor de Educação Básica - História | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE TERESINA – PI | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - HISTÓRIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE TERESINA – PI para o cargo de Professor de Educação Básica - História.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca NUCEPE para o concurso PREFEITURA DE TERESINA – PI. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Básica - História, contendo História que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE TERESINA – PI | Professor de Educação Básica - História contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE TERESINA – PI.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #131913
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- História Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Teresina-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
As leis abolicionistas foram aprovadas no Brasil entre 1850 e 1888 e fizeram parte da transição gradual que o país percorreu até decretar a abolição da escravatura, por meio da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Nesse período grandes leis abolicionistas foram aprovadas. Sobre elas podemos afirmar que
- a) Faziam uma transição gradual, o que não desagradava às elites econômicas do país, sobretudo a do Sudeste, interessada em adiar, ao máximo, a abolição do trabalho escravo. Na década de 1860, começaram a ser discutidas as possibilidades de implementar-se essa transição gradual, e a primeira lei resultado desse debate foi a Lei do Ventre Livre.
- b) A Lei do Ventre Livre foi muito aceita pelos abolicionistas que demandavam a abolição imediata e irrestrita. De toda forma, deu abertura para uma atuação intensa de advogados abolicionistas, que vasculhavam os registros atrás de irregularidades, verificando-se a idade dos filhos dos escravos.
- c) a Lei dos Sexagenários decretava que todos os escravos com 60 anos seriam libertos, mas, para isso, deveriam trabalhar durante três anos para seu senhor como forma de indenização. A lei também determinava que os libertos contemplados por essa lei recebessem indenizações trabalhistas.
- d) A Lei Áurea aboliu definitivamente a escravidão no Brasil e a liberdade garantiu aos ex-escravos melhorias significativas em suas vidas. Como o governo se preocupou em integrá-los à sociedade, muitos receberam diversas indenizações, moradia, educação e outras condições fundamentais de vida.
- e) Com a aprovação da Lei Eusébio de Queirós, o tráfico negreiro foi efetivamente ampliado no Brasil e isso é evidenciado pelo número alto de africanos que desembarcou no país. Observou-se, no entanto, o aumento do controle e fiscalização de embarcações clandestinas com finalidade de tráfico de escravos.
- #131914
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- História Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Teresina-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
[...] Uma prática sociopolítica brasileira típica do início do século XX, no período chamado de República Velha (1889-1930), quando o poder local era exercido sobre as camadas sociais inferiores da sociedade, a fim de garantir votos em troca de favores das esferas políticas locais, estaduais e federais. Portanto, foi se desenvolvendo tanto nos meios rurais como nas cidades, resultante das desigualdades e precariedades existentes na sociedade brasileira e encontrou nesse período as condições necessárias para prosperar.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013, p. 226
Essa prática foi denominada
- a) Cangaço.
- b) Coronelismo.
- c) Federalismo.
- d) Populismo.
- e) Messianismo.
- #131915
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- História Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Teresina-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
O movimento abolicionista atuou durante grande parte do segundo reinado e contribuiu para aprovação da lei Áurea. Analise as assertivas sobre o referido movimento.
I. O movimento abolicionista ganhou duas facetas no século XIX: uma que agia pelas vias legais e outra radical, que agia por meio de ações ilegais (de acordo com a lei da época). Entre as ações legais estavam a distribuição de panfletos, publicação de artigos, realização de eventos públicos, abertura de ações na Justiça etc. Entre as ações ilegais estavam as ações de desobediência civil contra a escravidão.
II. Entre as associações abolicionistas, a de maior destaque foi a Confederação Abolicionista, criada em 1883 por José do Patrocínio e André Rebouças, que defendia a abolição, sem indenização para os donos de escravos. A Confederação Abolicionista teve papel de suma importância e coordenou a campanha pela libertação dos escravos em nível nacional.
III. O movimento abolicionista não contou com a liderança de uma pessoa na articulação da causa como um todo, mas contou com o envolvimento e liderança de diferentes pessoas que atuaram de diversas maneiras, em diferentes espaços e regiões.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que:
- a) apenas I está correta.
- b) apenas III está correta.
- c) I e II estão corretas.
- d) II e III estão corretas.
- e) I, II e III estão corretas.
- #131916
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- História Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Teresina-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
A abdicação de D. Pedro I gerou um clima de euforia entre políticos brasileiros. Muitos acreditavam que era possível iniciar uma série de mudanças na vida política do país. Era a verdadeira comemoração da independência. Por outro lado, era necessário tomar cuidado para que a ausência de um poder central forte não determinasse uma onda de revoltas. Nas províncias de um modo geral havia um profundo descontentamento em relação ao centralismo político-administrativo do Império, no Rio de Janeiro. Tal descontentamento foi motivo para várias revoltas, algumas de caráter social, pelo abandono a que estavam relegadas as populações das regiões mais distantes dos centros decisórios da nação. Dentre as revoltas, podemos destacar a Sabinada.
Sobre ela podemos afirmar que:
- a) Ocorreu na Bahia e teve início devido à insatisfação da elite militar, integrantes da classe média, profissionais liberais e das camadas populares. Foi um movimento contrario à regência e desejava a instalação de uma república independente do império brasileiro.
- b) Ocorreu na província do Maranhão, envolvia a elite militar, os profissionais liberais e a população escrava. Desejava separar a província do império até que D. Pedro II alcançasse a maioridade determinada pela constituição.
- c) Acabava com a hegemonia dos grandes proprietários de terras da região de Minas Gerais, visto que a população estava vivendo em grande miséria e as eleições eram controladas por essa classe.
- d) As classes populares pretendiam obter melhores condições de vida (trabalho, moradia, comida). Já os fazendeiros e comerciantes, que lideraram a revolta, pretendiam obter maior participação nas decisões administrativas e políticas da província.
- e) Foi um movimento de caráter emancipacionista e republicano, diminuindo a influência do governo federal nos assuntos políticos regionais e a formação de um governo independente na região do Pará.
- #131917
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- História Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Teresina-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
O governo de João Figueiredo na Presidência da República foi o último do regime militar. Este presidente deu continuidade ao projeto iniciado no governo anterior de abertura do regime, designado pelos militares como sendo de maneira “lenta, gradual e segura”.
No que se refere a esse governo, pode se afirmar que:
- a) Pretendeu implementar uma reforma do Poder Judiciário que não foi aceita pela maioria dos deputados da oposição e o governo impôs o fechamento do Congresso Nacional pelo período de 14 dias. Outra medida foi assegurar a efetivação das propostas da Arena por meio da elaboração do “pacote de abril”.
- b) A abertura política esteve entre os principais compromissos assumidos por João Figueiredo. Durante a sua gestão, promulgou a Lei da Anistia, aprovada em agosto de 1979, em que os perseguidos políticos puderam retornar aos empregos e os exilados voltaram ao país.
- c) O crescimento econômico do país, designado de “Milagre econômico”, permitiu que a classe média tivesse sua renda ampliada, enquanto as parcelas proletarizadas tornaram-se mais pauperizadas. Assim, esse pretenso crescimento gerou mais disparidades econômicas e sociais.
- d) Na economia, observou-se que o país reconquistava os níveis de importação na medida em que as grandes nações industrializadas retomavam o antigo ritmo de produção. Sendo um mercado consumidor de grande interesse, o Brasil absorveu uma significativa quantidade de bens de consumo, principalmente dos Estados Unidos.
- e) Plano Salte pretendia reorganizar os gastos públicos com saúde, alimentação, transporte e energia. Por meio dessas ações de controle, conseguiu-se atingir uma média anual de crescimento econômico.