Processando...

Simulado PREFEITURA DE TEIXEIRAS – SP | Orientador Social | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE TEIXEIRAS – SP | Orientador Social

SIMULADO PREFEITURA DE TEIXEIRAS – SP | ORIENTADOR SOCIAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE TEIXEIRAS – SP para o cargo de Orientador Social.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUNDEP para o concurso PREFEITURA DE TEIXEIRAS – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Orientador Social, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE TEIXEIRAS – SP | Orientador Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE TEIXEIRAS – SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#111947
Banca
FUNDEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Teixeiras-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

São prováveis consequências do consumo de alimentos com agrotóxicos mencionadas pelo texto, exceto:

  • a) Aumento do tamanho dos alimentos.
  • b) Desenvolvimento de câncer.
  • c) Antecipação da menstruação.
  • d) Diminuição da fertilidade.
#111948
Banca
FUNDEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Teixeiras-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

O trecho no qual se estabelece uma relação de causa e consequência quanto ao uso dos agrotóxicos está corretamente transcrito em:

  • a) “Há alguns anos, a forma mais comum de plantio era manual e em policultura, o que preservava a microflora e a fauna do solo. Assim, a terra mantinha-se rica em oxigênio e nutrientes, terreno ideal para os alimentos crescerem saudáveis e resistentes.”
  • b) “Na agricultura moderna, faz-se arado do solo em monocultura, o que destrói o ecossistema do local. A cadeia alimentar fica desbalanceada e abre-se espaço para as pragas, tornando-se enfim necessário o uso de pesticidas.”
  • c) “Em geral, alimentos que sofreram ação de agrotóxicos são maiores, mas com pouco sabor e cheiro. Já os orgânicos têm cor mais viva, costumam ser menores e há presença marcante de aroma e sabor.”
  • d) “Segundo uma pesquisa feita pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, da Fiocruz, eles ainda facilitam o desenvolvimento de câncer, antecipam a primeira menstruação e podem diminuir a fertilidade.”
#111949
Banca
FUNDEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Teixeiras-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Como solução para o problema do consumo de alimentos com agrotóxicos, o texto propõe

  • a) mudar a legislação, no sentido de limitar o uso de tais substâncias no cultivo dos alimentos.
  • b) consumir exclusivamente alimentos certificados como orgânicos, ou seja, cultivados sem uso de agrotóxicos.
  • c) realizar lavagem e higiene adequadas dos alimentos antes de prepará-los para consumo.
  • d) consumir alimentos de casca dura e grossa, pois as substâncias tóxicas têm dificuldade de penetrar em tais alimentos
#111950
Banca
FUNDEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Teixeiras-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Analise a charge a seguir.

Simulado PREFEITURA DE TEIXEIRAS – SP | Orientador Social A



Assinale a alternativa que apresenta o trecho do texto que reitera a crítica realizada pela charge.

  • a) “[...] eles [os agrotóxicos] ainda facilitam o desenvolvimento de câncer, antecipam a primeira menstruação e podem diminuir a fertilidade.”
  • b) “Em geral, alimentos que sofreram ação de agrotóxicos são maiores, mas com pouco sabor e cheiro.”
  • c) “O uso de aditivos agrícolas em alguns deles, como pimentão, pepino, morango e alface, é tão disseminado que o desafio é encontrar uma amostra livre de contaminação.”
  • d) “Nomeados de ‘disruptores endócrinos’, esse tipo de veneno tem substâncias que alteram o funcionamento dos hormônios e o DNA das células [...]”
#111951
Banca
FUNDEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Teixeiras-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Leia o trecho a seguir.
“Fui introduzida ao trabalho por meio de uma fonte improvável – um cara que trabalhava com propaganda e largou o emprego para se tornar um ativista ambiental em tempo integral.” Disponível em:<www.vice.com>. . Acesso em: 23 jul. 2019.
Os termos destacados remetem a uma linguagem apropriada para situações comunicacionais

  • a) formais, como uma entrevista de emprego.
  • b) informais, como uma conversa entre amigos ou familiares.
  • c) coloquiais, como um e-mail profissional.
  • d) acadêmicas, como em uma palestra.
#111952
Banca
FUNDEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Teixeiras-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Leia o texto a seguir.

“Se acessarmos as redes sociais e portais de busca na internet, vamos, talvez, nos surpreender com o uso da expressão ‘não sou racista, mas...’, completada de formas diversas, todas com teor marcadamente racista.”

Disponível em: <https://tinyurl.com/yxrj9tcp&g... em: 18 jul. 2019.

Analisando a expressão destacada, “não sou racista, mas...”, é correto afirmar, a respeito do uso da conjunção ‘mas’ aí empregada:

  • a) Como uma conjunção adversativa, apresenta uma ressalva de pensamento que indica uma oposição em relação ao que é mencionado na oração anterior a ela.
  • b) Trata-se de uma conjunção explicativa, que se destina a introduzir a explicação do que é afirmado na oração anterior.
  • c) Essa é uma conjunção conclusiva, que introduz uma conclusão lógica para o pensamento desenvolvido anteriormente a ela.
  • d) Como conjunção consecutiva, ‘mas’ exprime conformidade da oração que será introduzida em relação à ideia elaborada peal oração anterior.
#111953
Banca
FUNDEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Teixeiras-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Analise as sentenças a seguir.
I. Quando me mudei para o Pará, sentia muito calor no verão, portanto comprei bons agasalhos. II. Apesar de ter pouco, Tássio sempre compartilhou seus bens com os mais necessitados. III. Não gosto de gatos, visto que esses animais nunca fizeram nada de mal comigo.
O emprego das conjunções destacadas gera efeito de incoerência textual na(s) sentença(s)

  • a) I e II, apenas.
  • b) I e III, apenas.
  • c) II, apenas.
  • d) II e III, apenas.
#111954
Banca
FUNDEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Teixeiras-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Assinale a alternativa na qual as palavras são acentuadas seguindo a mesma regra de acentuação.

  • a) Bambolê / Patrocínio / Maracujá.
  • b) Fáceis / Régua / Ásia.
  • c) Bíceps / Cafés / Parabéns
  • d) Céu / Juíza / Álibi.
#111955
Banca
FUNDEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Teixeiras-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Leia o trecho a seguir.

“Caetano Veloso solta o verbo: ‘A música tem conseguido provar que é um ponto relativamente confiável da história do nosso país’.”

Disponível em:<https://tinyurl.com/yydexyo4>. Acesso em: 19 jul. 2019.

A locução verbal em destaque traz a ideia de um fato que

  • a) acontece continuamente, desde o passado até o presente.
  • b) começa a acontecer no presente e se estende até o futuro.
  • c) é previsto de acontecer no futuro.
  • d) aconteceu e foi finalizado no passado.
#111956
Banca
FUNDEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Teixeiras-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Na frase “Eu coloro meus próprios cabelos com tintura comprada na farmácia”, o verbo “colorir” está, de acordo com a norma-padrão,

  • a) adequadamente conjugado na primeira pessoa do presente do indicativo.
  • b) adequadamente conjugado na primeira pessoa do presente do imperativo.
  • c) inadequadamente conjugado, pois trata-se de verbo defectivo.
  • d) inadequadamente conjugado, pois trata-se de verbo reflexivo.
#111957
Banca
FUNDEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Teixeiras-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Leia o trecho a seguir.

“A máquina eletromecânica que ele inventou durante a Segunda Guerra, a “máquina de Turing”, ajudou a decifrar os códigos criptografados pela máquina Enigma, usada pela marinha da Alemanha nazista. A invenção de Turing é apontada como um dos motivos da vitória dos Aliados e é considerada um fator para a guerra não ter se estendido ainda por mais anos – o que causaria ainda mais mortes.”

Disponível em: <tinyurl.com/y6466rkk>.Acesso em: 24 jul. 2019

Os pares de verbos / locuções verbais nos quais se tem ambos os verbos conjugados no pretérito prefeito são:

  • a) Usada / é apontada.
  • b) Ajudou / inventou.
  • c) Causaria / Usada.
  • d) É considerada / É apontada.
#111958
Banca
FUNDEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Teixeiras-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Leia o texto a seguir. “[...] O Restaurante Arturito, da chef Paola Carosella, foi reformado em 2013 para se tornar menos formal. O ambiente mantém uma atmosfera elegante – embora sem formalidades. Mas mesmo assim, Juliana Kataoka disse que até botou uma “roupinha melhor” para ir jantar lá. “Não que o atendimento fosse empolado, mas todo mundo lá tem cara de quem tem dinheiro”. A especialidade mais citada da casa são as empanadas saltenhas, receita típica da Argentina, terra natal da chef. Mas a equipe não achou nada demais nelas. As entradas preferidas foram o choripan, um cachorro-quente argentino feito de linguiça artesanal, e o crostini de berinjela defumada, ricota artesanal e oliva crudo. “Para falar a verdade, eu não sabia direito o que era um crostini, então o pão embaixo foi uma surpresa -- muito agradável, porque contrastou com as texturas molinhas da berinjela defumada e da ricota artesanal que acompanha tudo, bem temperadinho com pimenta”, diz Clarissa. [...] Os pratos do Arturito são deliciosos e tem algo que fica entre o elegante e o rústico, mas sem afetação. É um ótimo lugar para levar alguém que você precisa impressionar, tipo um chefe, um potencial cliente ou até mesmo um futuro namorado. A equipe que foi neste dia voltaria ao restaurante, mas logo no começo do mês e pedindo os pratos certos; nem tudo vale o preço para quem faz as contas na ponta do lápis para fechar o cartão.” Disponível em: <https://tinyurl.com/y6lrvboy>. Acesso em: 17 jul. 2019 (Adaptação).
Analise as afirmativas a seguir, assim como a relação proposta entre elas.
I. Trata-se de um artigo de opinião, PORQUE II. o texto descreve o objeto analisado – no caso, a experiência em um restaurante – e expressa e justifica a opinião crítica do autor a respeito de tal objeto.
Assinale a alternativa correta.

  • a) A afirmativa I está correta, e a II está incorreta.
  • b) A afirmativa I está incorreta, e a II está correta.
  • c) Ambas as afirmativas estão corretas, e a II é justificativa da I.
  • d) Ambas as afirmativas estão corretas, mas a II não é justificativa da I.
#111959
Banca
FUNDEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Teixeiras-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Sobre a classificação dos textos, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os gêneros textuais aos tipos textuais aos quais eles geralmente pertencem.
COLUNA I 1. Tipo textual narrativo 2. Tipo textual injuntivo 3. Tipo textual descritivo
COLUNA II ( ) Manual de instruções ( ) Crônica ( ) Edital ( ) Currículo ( ) Cardápio ( ) Piada
Assinale a sequência correta.

  • a) 2 1 2 3 3 1
  • b) 2 3 3 1 1 2
  • c) 1 1 2 3 3 2
  • d) 3 2 1 2 1 3
#111960
Banca
FUNDEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Teixeiras-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

A vírgula foi utilizada para separar o aposto do restante da oração em:

  • a) Se não puder chegar a tempo, favor comunicar seu atraso.
  • b) Jorge nunca quis ter um automóvel, preferindo andar a pé.
  • c) John Lennon, um dos integrantes dos Beatles, foi casado com Yoko Ono.
  • d) O garoto ama filmes de suspense, desde que conheceu a obra de Hitchcok.
#111961
Banca
FUNDEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Teixeiras-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Assinale a alternativa em que, de acordo com a norma-padrão, a crase foi empregada incorretamente.

  • a) Ana amava a moda dos anos 60, sempre se vestia à Brigitte Bardot.
  • b) Frederico irá à China a trabalho no próximo mês.
  • c) Essa foi a primeira vez que comprei passagens de avião à vista!
  • d) O cristianismo prega que o bom indivíduo deve ser temente à Deus.