Processando...

Simulado Prefeitura de Taquarituba-SP - Português | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Taquarituba-SP - Português

OBJETIVOS | Simulado Prefeitura de Taquarituba-SP - Português

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado Prefeitura de Taquarituba-SP - Português

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Fundamental do concurso Prefeitura de Taquarituba-SP.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado Prefeitura de Taquarituba-SP - Português

Este simulado contém questões da banca Instituto Excelencia, para nível Fundamental do cargo de Agente Comunitário de Saúde. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Prefeitura de Taquarituba-SP.

*Conteúdo Programático do Simulado Prefeitura de Taquarituba-SP - Português .

Sinônimos e Antônimos;
Divisão silábica;
Tipos de Frases;
Aumentativo e Diminutivo; Ortografia oficial;
Acentuação gráfica;
Verbo. Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. Tipologia textual. Significação literal e contextual de palavras. Estabelecimento da sequência lógica de frases, acontecimentos, situações. Coesão e coerência.
Emprego de S, SS, Z, Ç, CH, X, J e G. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo da crase.
Emprego das classes gramaticais.
Pontuação.
Concordância nominal e verbal. Pronome: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais.
Morfologia: as classes de palavras.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português .

#43031
Banca
Instituto Excelência
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Taquarituba-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

O texto apresentado é narrado:

  • a) Em primeira pessoa do plural.
  • b) Em primeira pessoa do singular.
  • c) Em terceira pessoa do plural.
  • d) Nenhuma das alternativas.
#43032
Banca
Instituto Excelência
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Taquarituba-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

O texto: “Pizzas estão poluindo São Paulo”, pode ser classificado como:

  • a) O texto busca ser direto, ligado ao fato, o qual a escritora foi direto ao assunto.
  • b) A jornalista transformou a simples notícia em algo mais apurado, em um texto prazeroso, capaz de informar e entreter. A autora tentou prender o leitor pela abordagem.
  • c) No texto, a notícia foi apresentada através de um relato dos fatos sem comentários e nem interpretação da autora. 
  • d) Nenhuma das alternativas.
#43033
Banca
Instituto Excelência
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Taquarituba-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Em relação a interpretação do texto, assinale a alternativa CORRETA:

  • a) Os pesquisadores perceberam que em São Paulo, o nível de poluentes vindos do trânsito é muito maior do que de outras cidades do mesmo porte.
  • b) Os poluentes vindos do trânsito são os únicos responsáveis pela poluição atmosférica.
  • c) Uma parcela das emissões dos poluentes vem da queima de eucaliptos.
  • d) Nenhuma das alternativas. 
#43034
Banca
Instituto Excelência
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Taquarituba-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

De acordo com o texto “Pizzas estão poluindo São Paulo”, por que as pizzas podem ser grandes vilãs?

  • a) Porque são muito calóricas e podem provocar ganho de peso e até evoluir para uma obesidade.
  • b) Porque acometem o pulmão através da grande quantidade de poluentes secundários prejudiciais, como o ozônio e o aerossol secundário, que estão presentes em sua composição.
  • c) Porque por mês, na cidade de São Paulo, são queimadas cerca de 307.000 toneladas de madeira para assar pizzas e essa queima resulta na geração de gases poluentes.
  • d) Nenhuma das alternativas. 
#43035
Banca
Instituto Excelência
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Taquarituba-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Ainda sobre a interpretação do texto lido, o que NÃO condiz com o mesmo?

  • a) Um estudo feito por diversas universidades, dirigido principalmente pela USP alerta que fornos e churrasqueiras podem estar poluindo o ar da capital paulista.
  • b) A cidade de São Paulo foi escolhida para o estudo sobre a qualidade do ar porque é a que mais utiliza biocombustível em veículos do mundo todo.
  • c) Os poluentes emitidos podem sofrer processos físicos e químicos, resultando em ozônio e aerossol secundário.
  • d) Nenhuma das alternativas.
#43036
Banca
Instituto Excelência
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Taquarituba-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

O texto termina com a seguinte expressão: “Que não acabe em pizza”. Nesse contexto, o que isso quer dizer?

  • a) Quando uma situação não se resolve e fica do jeito que está. Essa expressão é muito utilizada para definir os acontecimentos na política brasileira.
  • b) Que as pesquisas sobre os poluentes do ar não fiquem somente no papel, mas que sejam concluídas e que soluções sejam realmente elaboradas para melhorar a qualidade do ar.
  • c) Que mesmo com a queima de muitos hectares de eucaliptos, gerando poluentes atmosféricos, as pizzas não deixem de ser produzidas e consumidas.
  • d) Nenhuma das alternativas.
#43037
Banca
Instituto Excelência
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Taquarituba-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Observe a oração:
“Massa, molho de tomate, recheio e queijo [...]”
Sobre o uso da vírgula, é CORRETO afirmar: 

  • a) A vírgula foi utilizada para listar elementos. 
  • b) A vírgula foi utilizada para separar explicações que estão no meio da frase.
  • c) Nessa oração a vírgula é facultativa, pois não há expressão de tempo, modo ou lugar.
  • d) Nenhuma das alternativas. 
#43038
Banca
Instituto Excelência
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Taquarituba-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Na frase: “[...] para tristeza dos imigrantes que desembarcam na Pauliceia.”
Sobre a palavra em destaque, é CORRETO afirmar:

  • a) A palavra Paulicéia deve ser acentuada por ser uma paroxítona terminada em ditongo aberto.
  • b) A palavra Paulicéia, acentuada graficamente, passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico.
  • c) A palavra Paulicéia deve ser acentuada por ser uma paroxítona terminada em ditongo decrescente.
  • d) Nenhuma das alternativas.
#43039
Banca
Instituto Excelência
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Taquarituba-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Observe as palavras em destaque na oração: “A terra da garoa é tão aficionada pela iguaria que homenageia o prato todo domingo [...]”
Assinale a alternativa que apresente seus sinônimos respectivamente:

  • a) Fracionada/alimento.
  • b) Amador/quitute.
  • c) Afeiçoado/igualdade.
  • d) Nenhuma das alternativas.
#43040
Banca
Instituto Excelência
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Taquarituba-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Na oração: “[...] de lixo doméstico e a sazonal queima de cana de açúcar [...]”
Qual o significado da palavra em destaque?

  • a) Que acontece sempre numa mesma época do ano.
  • b) Que acontece de forma fracionada.
  • c) Que acontece de forma exagerada.
  • d) Nenhuma das alternativas.