Simulado PREFEITURA DE SUZANO – SP | Professor de Educação Básica Adjunto | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE SUZANO – SP | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA ADJUNTO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE SUZANO – SP para o cargo de Professor de Educação Básica Adjunto.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso PREFEITURA DE SUZANO – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Básica Adjunto, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE SUZANO – SP | Professor de Educação Básica Adjunto contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE SUZANO – SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #132047
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Suzano-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
A coordenadora Kátia realizou, com os professores das séries iniciais do ensino fundamental, uma revisão das teorias educacionais que dão suporte à construção do conhecimento, favorecendo, assim, a organização do trabalho didático-pedagógico. A equipe percebe que as concepções sobre o conhecimento constituem uma questão crucial, pois elas permeiam as práticas pedagógicas em sala de aula e essa percepção está correta, pois, segundo Cortella (1998), o conhecimento é entendido como
- a) algo acabado, pronto, que quem detém passa a quem não sabe.
- b) algo sem conexão com sua produção histórica e social.
- c) um processo de produção e construções históricas, sociais e culturais.
- d) algo mágico, transcendental, que acontece com a maturidade.
- e) estático, relacionado com as ideias prévias e com muita exercitação.
- #132048
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Suzano-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Alice, uma professora de educação básica adjunta, auxilia Cleide, professora titular da classe de 2o ano do ensino fundamental, no acompanhamento dos alunos durante a produção de textos em duplas, atenta aos tipos de erros que os estudantes cometem, aplicando a concepção mediadora de avaliação de Hoffmann (2000), segundo a qual o momento de correção passa a existir como um momento de
- a) reflexão sobre as hipóteses que vêm sendo construí- das pelo aluno.
- b) apuração das hipóteses como definitivamente certas ou erradas.
- c) percepção dos erros reais do aluno.
- d) coleta de informações para avaliar o aluno e selecioná-lo.
- e) classificação do aluno a partir de seus erros e acertos.
- #132049
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Suzano-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Segundo Hoffmann (2000), é preciso considerar que uma escola de qualidade é a que dá conta, de fato, do desenvolvimento de todas as crianças brasileiras, concebidas em sua realidade concreta. Realidade que é marcada por muita violência, miséria, epidemias, instabilidade econô- mica e política. O caminho didático pedagógico para o desenvolvimento, segundo a autora, é
- a) um atendimento diferenciado às classes sociais.
- b) um atendimento especial aos alunos com dificuldade.
- c) uma educação com sistema de ensino.
- d) um rol de atividades específicas para as diferentes regiões.
- e) uma educação igualitária.
- #132050
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Suzano-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Débora leciona em uma escola municipal em que os professores vêm tentando integrar em um projeto, um propó- sito educativo comum às práticas sociais que permeiam a convivência escolar e comunitária. Com base em Azanha (2006), os profissionais dessa escola entenderam que em um projeto pedagógico tudo é relevante na teia das relações escolares, porque todas elas são potencialmente educativas ou deseducativas. Compreenderam, corretamente, quando o autor pondera que “ensinar bem, por exemplo, não é apenas ensinar eficientemente uma disciplina, mas é também o êxito em integrar esse ensino aos ideais educativos da escola” e que isso envolve reflexões sobre as práticas, com disposição para alterá-las, constituindo-se, assim, o projeto político-pedagógico que, segundo Azanha, é um
- a) momento determinado pela gestão.
- b) momento determinado pela gestão.
- c) exercício de heteronomia.
- d) exercício de autonomia.
- e) espaço de resultados pedagógicos.
- #132051
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Suzano-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
As equipes de direção e coordenação das escolas municipais vêm discutindo com os professores a importância da participação da comunidade na escola. Apoiados em Paro (1998), entenderam que é necessário considerar tanto a visão da escola a respeito da comunidade, quanto sua postura diante da própria participação popular. Com relação aos condicionantes imediatos externos à escola, esse autor afirma que a participação da comunidade é geralmente determinada por elementos
- a) morais, pedagógicos e institucionais.
- b) econômicos-sociais, culturais e institucionais.
- c) sociais, ideológicos e formação pedagógica.
- d) ideológicos, morais e sociais.
- e) estruturais, institucionais e econômicos.