Processando...

Simulado Prefeitura de Simonésia - MG | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Simonésia - MG

SIMULADO PREFEITURA DE SIMONÉSIA - MG

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura de Simonésia - MG.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Simonésia - MG que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura de Simonésia - MG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Simonésia - MG contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura de Simonésia - MG.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura de Simonésia - MG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Simonésia - MG
Para realizar o simulado Prefeitura de Simonésia - MG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Simonésia - MG você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Simonésia - MG é aqui!


#202765
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Simonésia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

As autoras Candau e Moreira (2008), em relação ao conceito de currículo e suas relações com o conhecimento e a cultura, propõem um debate baseado nos seguintes princípios:
I. Ter em mente as diferentes raízes étnicas e os diferentes pontos de vista envolvidos em sua produção. II. Explicitar como e em que contexto social um dado conhecimento surge e difunde sua construção histórica e sua apropriação pela sociedade. III. Desenvolver espaço de questionamento das representações de cada um sobre os “outros”. IV. Permitir a abertura às diversas formas culturais, como a popular, além da erudita. V. Operar seleções no currículo, apontando diferenças e classificando os sujeitos escolares.
Estão corretas apenas as afirmativas

  • a) I, II e III.
  • b) II, III e IV.
  • c) III, IV e V.
  • d) I, II, III e IV.
#202767
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Simonésia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

“Segundo o Ministério da Educação (MEC), ‘são temas que estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política. Isso significa que devem ser trabalhados, de forma transversal, nas áreas e/ou disciplinas já existentes’. Os temas transversais, nesse sentido, correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana.” (Disponível em: http://www.educabrasil.com.br/....)
Com base nessa ideia, o MEC definiu alguns temas que abordam valores referentes à cidadania. Assinale-os.

  • a) Pluralidade Social e Cultural; Saúde e Sexualidade; Ética e Cidadania; Trabalho e Lazer.
  • b) Cidadania; Pluralidade Social; Saúde; Sexualidade e Juventude; Tecnologia e Virtualidade.
  • c) Ética; Meio Ambiente; Pluralidade Cultural; Saúde; Orientação Sexual; Qualidade de Vida.
  • d) Ética; Meio Ambiente; Pluralidade Cultural; Saúde; Orientação Sexual; Trabalho e Consumo.
#202768
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Simonésia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Quando se fala em avaliação do processo ensino-aprendizagem, o que se pretende é a verificação do nível de aprendizagem dos alunos, isto é, o que os alunos aprenderam. Basicamente, a avaliação apresenta três funções: diagnosticar, controlar e classificar. Essas três formas de avaliação estão intimamente vinculadas. Acerca do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A avaliação formativa é utilizada para caracterizar eventuais problemas de aprendizagem e identificar suas possíveis causas, numa tentativa de saná-las. II. A avaliação diagnóstica é realizada durante todo o decorrer do período letivo, com o intuito de verificar se os alunos estão atingindo os objetivos previstos. III.A avaliação somativa realiza-se ao final de um curso, período letivo, ou unidade de ensino, e consiste em classificar os alunos de acordo com níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • a) I, II e III.
  • b) I e II, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) I e III, apenas.
#202769
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Simonésia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Podem-se agregar à educação básica algumas formas e modalidades diferenciadas de educação para atendimento de especificidades e que perpassam todos os níveis da educação nacional, de acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica. São elas:
I. Educação Profissional e Tecnológica. II. Educação Escolar Quilombola. III. Educação de Jovens e Adultos. IV. Educação Básica do Campo. V. Educação Especial. VI. Educação Indígena.
Estão corretas as alternativas

  • a) I, II, III, IV, V e VI.
  • b) II, III, IV e V, apenas.
  • c) I, II, IV e VI, apenas.
  • d) I, III, IV e V, apenas.
#202770
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Simonésia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A Lei de Diretrizes e Bases, em seu Artigo 21, determina que a educação brasileira organiza-se em dois níveis: Educação Básica e Educação Superior. Sobre a Educação Básica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Compreende duas etapas: Educação Infantil e Ensino Fundamental Ciclo I e Ciclo II. ( ) Tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. ( ) A educação infantil, um dos níveis da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. ( ) Com a recente aprovação da Lei nº 11.274/2006 foi estabelecida a ampliação do Ensino Fundamental de oito para nove anos, a partir dos seis anos de idade. ( ) A jornada escolar é de, no mínimo, quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola, visando implantar a jornada de tempo integral, a critério dos sistemas de ensino.
A sequência está correta em

  • a) V, F, V, V, F.
  • b) F, F, F, V, F.
  • c) F, V, V, V, V.
  • d) V, V, V, V, V.
#202771
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Simonésia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A Pedagogia de Projetos é um meio de trabalho pertinente ao processo de ensino-aprendizagem, que se insere na educação promovendo-a de maneira significativa e compartilhada, auxiliando na formação integral dos indivíduos, permeado pelas diversas oportunidades de aprendizagem conceitual, atitudinal, procedimental para os mesmos. De acordo com Hernandez (2000), pode ser dividido em 4 etapas. Dessa forma, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Problematização. 2. Desenvolvimento. 3. Aplicação. 4. Avaliação.
( ) Nesse momento ocorre o estímulo, a circulação das ideias e a atuação no ambiente da escola ou da comunidade ligada à escola, dando ao educando a oportunidade de se colocar como sujeito ativo e transformador do seu espaço de vivência e convivência, através dos propósitos e dos conhecimentos obtidos na execução do projeto na sua realidade. ( ) Nessa etapa, os alunos irão expressar suas ideias e conhecimentos sobre o problema em questão. Essa expressão pode emergir espontaneamente, pelo interesse despertado por um acontecimento significativo dentro ou fora da escola ou mesmo pela estimulação do professor. ( ) Nessa etapa o educador busca uma dimensão diagnóstica, investigativa e processual. A investigação do professor ajuda o desenvolvimento dos alunos e a decidir como poderá ajudá-los a avançar na construção de conhecimentos, atitudes e valores e para verificar em que medida o processo está coerente com as finalidades e os resultados obtidos. ( ) É o momento em que se criam as estratégias para buscar respostas às questões e hipóteses levantadas. Alunos e professor definem juntos essas estratégias. Para isso, é preciso que criem propostas de trabalho que exijam a saída do espaço escolar, a organização em pequenos ou grandes grupos para as pesquisas, a socialização do conhecimento através de trocas de informações, vivências, debates, leituras, sessões de vídeos, entrevistas, visitas a espaços fora da escola e convites a especialista no tema em questão.
A sequência está correta em

  • a) 3, 1, 4, 2.
  • b) 2, 1, 3, 4.
  • c) 1, 2, 4, 3.
  • d) 4, 3, 2, 1.
#202772
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Simonésia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Considerando que a literatura pedagógica nos apresenta os seguintes tipos de currículo existentes: prescrito ou formal, oculto e real, analise as afirmativas com relação aos tipos de currículo e assinale a única que NÃO representa uma ação do currículo oculto.

  • a) Utilização da proposta pedagógica da escola.
  • b) Trato entre a equipe gestora, professores e pais.
  • c) Organização dos espaços físicos da escola e de seus tempos.
  • d) Relações que se expressam entre os professores e os alunos.
#202773
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Simonésia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola e o seu regimento escolar devem ser elaborados por meio de processos participativos próprios da gestão democrática.
“O _________________________ é construído pela comunidade escolar no exercício de sua autonomia com base nas características dos alunos, nos profissionais e recursos disponíveis, tendo como referência as orientações curriculares nacionais e dos respectivos sistemas de ensino.” “O _________________________ deve assegurar as condições institucionais adequadas para a execução e a oferta de uma educação inclusiva e com qualidade social, igualmente garantida a ampla participação da comunidade escolar na sua elaboração.” “O _________________________ reflete a proposta educacional da escola. Possibilita aos membros da escola, uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções, estabelecendo responsabilidade a todos.”
Com relação aos documentos citados, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • a) regimento escolar / regimento escolar / Projeto Político-Pedagógico
  • b) regimento escolar / Projeto Político-Pedagógico / regimento escolar
  • c) Projeto Político-Pedagógico / regimento escolar / Projeto Político-Pedagógico
  • d) Projeto Político-Pedagógico / Projeto Político-Pedagógico / regimento escolar
#202774
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Simonésia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

As medidas socioeducativas constituem na resposta estatal, aplicada pela autoridade judiciária, ao adolescente que cometeu ato infracional. Acerca das medidas socioeducativas contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • a) A autoridade judiciária pode aplicar (cumulativamente ou não) as medidas específicas de proteção que pertencem ao rol das medidas socioeducativas.
  • b) Sempre devem ser aplicadas levando-se em consideração as características do ato infracional cometido, as peculiaridades do adolescente que o cometeu e suas necessidades pedagógicas.
  • c) A internação é uma medida privativa de liberdade, sujeita aos princípios da brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoas em desenvolvimento. A liberação será compulsória aos vinte e um anos de idade.
  • d) Possuem aspectos sancionatórios tratando-se de penas ou castigos, destinados aos adolescentes, sendo que o meio para que se chegue ao fim desejado é a transformação das condições correlacionadas à prática de ato infracional.
#202775
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Simonésia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

De acordo com Libâneo, o termo “progressista” é usado para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. A pedagogia progressista tem se manifestado em três tendências: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. Considerando os pressupostos da aprendizagem na tendência crítico-social dos conteúdos, assinale a afirmativa correta.

  • a) O ensino é um processo de condicionamento através do uso de reforçamento das respostas que se quer obter. Assim, os sistemas instrucionais visam o controle do comportamento individual face a objetivos preestabelecidos.
  • b) Somente o vivido, o experimentado, é incorporado e utilizável em situações novas. Assim, o critério de relevância do saber sistematizado é seu possível uso prático, não faz sentido qualquer tentativa de avaliação da aprendizagem, ao menos em termos de conteúdo.
  • c) Aprender é desenvolver a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente, organizando os dados disponíveis da experiência. Em consequência, admite-se o princípio da aprendizagem significativa que supõe, como passo inicial, verificar aquilo que o aluno já sabe.
  • d) Aprender é um ato de conhecimento da realidade concreta, isto é, da situação real vivida pelo educando, e só tem sentido se resulta de uma aproximação crítica dessa realidade. O que é aprendido não decorre de uma imposição ou memorização, mas do nível crítico de conhecimento, ao qual se chega pelo processo de compreensão, reflexão e crítica.