Processando...

Simulado PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP | Psicopedagogo | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP | Psicopedagogo

SIMULADO PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP | PSICOPEDAGOGO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP para o cargo de Psicopedagogo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Psicopedagogo, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP | Psicopedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#134726
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

Apesar da preocupação com a qualidade dos currículos e projetos pedagógicos, nem sempre são respeitadas etapas do desenvolvimento. Desconsiderar o desenvolvimento tem produzido dificuldade de ordem reativa, a qual caracteriza-se pela dificuldade decorrente de uma pedagogia inadequada. Atualmente advoga-se a participação do psicopedagogo para promoção de ações profiláticas. Nesse contexto, uma possível ação institucional seria

  • a) aplicação de testes para identificar dificuldades do aluno e evitar o fracasso do ensino.
  • b) centrar-se nos resultados pedagógicos de uma parcela dos alunos.
  • c) seguir fielmente o currículo, garante a qualidade dos projetos.
  • d) encaminhar os alunos com dificuldades para os profissionais da área da Saúde.
  • e) construir, com educadores, práticas que atendam a diversidade.
#134727
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

Capacidades de autocontenção e foco desencadeiam a autorregulação do sujeito da aprendizagem. Essas capacidades dependem de múltiplos fatores, alguns individuais outros relacionais e sociais. Facilmente questões de autorregulação são confundidas com TDAH. Tendo em vista o tema, assinale a alternativa correta.

  • a) Crianças, que foram muito protegidas pela crença de que são muito frágeis, poderão ter dificuldades para desenvolver autonomia.
  • b) A atenção e autocontenção são condições relacionadas com organização estrutural do sujeito da aprendizagem.
  • c) Listas descritivas do funcionamento mental e das atitudes do aluno são fundamentais para o diagnóstico de TDAH.
  • d) O aluno desatento deve ser sempre avaliado por profissionais da área da Saúde.
  • e) Foco, interesse e contenção dependem unicamente de treino.
#134728
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

No processo de aprendizagem da linguagem escrita poderão surgir dificuldades relacionadas com a discriminação auditiva, visual, gráfica, de compreensão leitora, as quais também estão presentes nos distúrbios de aprendizagem como a dislexia. Para identificar distúrbios de aprendizagem, a respeito dessas dificuldades, é correto afirmar que

  • a) algumas crianças superam rapidamente as dificuldades após intervenções funcionais.
  • b) não é possível fazer a distinção entre dificuldades de aprendizagem e dislexia.
  • c) as dificuldades são generalizadas e impedem o bom desempenho acadêmico.
  • d) por meio de avaliação criteriosa e sistêmica é possível identificar a categoria Distúrbio de Aprendizagem.
  • e) questões de ordem emocional e cognitiva determinam a prevalência dos Distúrbios de Aprendizagem.
#134729
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

O processo de construção da linguagem escrita pode ser considerado como um rito de passagem nas etapas iniciais. Nem todas as crianças respondem ao processo no mesmo ritmo. É um período crítico que demanda conhecimento dos educadores e boas práticas. Nesse contexto, é correto afirmar que

  • a) a diversidade na reciprocidade dos alunos na fase da alfabetização é pertinente, demandando técnica e sensibilidade para identificar as demandas.
  • b) as intervenções devem estar voltadas para evitar lentidão das crianças que apresentam condições cognitivas favoráveis, garantindo que todos andem no mesmo ritmo.
  • c) alguns métodos são melhores que outros, pois desenvolvem capacidade para decodificar.
  • d) o interesse pela tecnologia prejudica a aprendizagem da língua escrita.
  • e) todas as crianças aprendem no mesmo ritmo dependendo do método.
#134730
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

É preciso diferenciar as questões de aprendizagem decorrentes de fatores orgânicos de outras causas mais frequentes. Tem sido aceita no Brasil, e em outros países, a tendência de não distinguir essas duas instâncias. Para fazer essa distinção compete ao psicopedagogo e a equipe multidisciplinar avaliar o sujeito da aprendizagem em contexto. Assinale a alternativa correta.

  • a) Aspectos neurológicos são fundamentais para explicar dificuldades de aprendizagem.
  • b) O objeto central da Psicopedagogia é o processo de aprendizagem humana nos processos patológicos.
  • c) Avaliação das dificuldades de aprendizagem demanda sempre o parecer de profissionais da área da Saúde.
  • d) Aspectos funcionais e relacionais são identificáveis em listas padronizadas.
  • e) As alterações no e do processo de aprendizagem precisam ser entendidas por meio de aspectos multifatoriais.