Processando...

Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia

SIMULADO PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | PROFESSOR – BIOLOGIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP para o cargo de Professor – Biologia.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Biologia, contendo Biologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#132452
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

Darwin considerava as interações entre os seres vivos como um aspecto importante para a transformação dos indivíduos e das espécies.

Assinale a opção que indica, respectivamente, as interações que acarretam o maior e o menor prejuízo para as espécies envolvidas.

  • a) Predação e competição.
  • b) Competição e comensalismo.
  • c) Competição e mutualismo.
  • d) Parasitismo e mutualismo.
  • e) Predação e comensalismo.
#132453
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

A figura a seguir representa (de modo simplificado) uma seção de uma molécula de ADN (DNA) durante a replicação. Os algarismos representam as bases nitrogenadas constantes da molécula.

Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia C



A substituição de algarismos por bases nitrogenadas pode levar a numerosas configurações. Entre as propostas de substituição listadas a seguir, assinale a correta.

  • a) se 1 for T e 2 for G, 7 será A e 6 será G.
  • b) se 1 for C e 2 for A, 7 será A e 6 será T.
  • c) se 1 for T e 2 for C, 7 será T e 6 será C.
  • d) se 1 for A e 2 for G, 7 será A e 6 será G.
  • e) se 1 for G e 2 for T, 7 será G e 6 será A.
#132454
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

O gráfico a seguir representa o tempo de existência de algumas espécies relacionadas ao homem atual e seus respectivos volumes cerebrais.

Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia D

Aa – Australopithecus afarensis; Hh – Homo habilis; He – Homo erectus; Hs – Homo sapiens; Hn – Homo neanderthalensis.

O gráfico foi utilizado pelo professor em uma aula sobre evolução, para que os alunos entendessem que

  • a) o Homo sapiens é a espécie mais recente.
  • b) o Homo habilis apresenta o maior volume cerebral.
  • c) a espécie mais recente apresenta o maior volume cerebral.
  • d) o Australopithecus afarensis foi a espécie que viveu mais tempo.
  • e) o Homo erectus originou o Homo sapiens e este o Homo neanderthalensis.
#132455
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

Em uma aula de Biologia, o professor propôs uma comparação entre o esqueleto interno de um vertebrado e o externo de um artrópode.

Após analisarem as funções de proteção, de mobilidade e de sustentação oferecidas pelos dois tipos de esqueletos, os alunos concluíram que o esqueleto externo de um artrópode oferece:

  • a) Proteção - Maior Mobilidade - Maior Sustentação - Igual
  • b) Proteção - Maior Mobilidade - Maior Sustentação - Menor
  • c) Proteção - Maior Mobilidade - Menor Sustentação - Menor
  • d) Proteção - Menor Mobilidade - Menor Sustentação - Maior
  • e) Proteção - Menor Mobilidade - Menor Sustentação - Menor
#132456
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

O professor de Biologia mostrou aos alunos as figuras a seguir que representam duas mitocôndrias (1 e 2) de modo simplificado e, aproximadamente, na mesma escala.

Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia E

Ele informou aos alunos que uma delas correspondia à mitocôndria de células da pele e a outra, à de células de um músculo estriado.

Após diversas discussões intermediadas pelo professor, os alunos concluíram que a mitocôndria proveniente das células musculares correspondia

  • a) à figura 1, uma vez que, sendo menor e com mais cristas, apresenta maior absorção de glicose e oxigênio.
  • b) à figura 1, uma vez que, tendo mais cristas, apresenta maior produção de ATP.
  • c) à figura 1, uma vez que, sendo menor e com mais cristas, apresenta maior superfície de contato com a actina e a miosina.
  • d) à figura 2, uma vez que, sendo maior e com menos cristas, pode produzir maior quantidade de ATP.
  • e) à figura 2, uma vez que, sendo maior e com mais cristas, consome menos energia para produzir ATP.