Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | PROFESSOR – BIOLOGIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP para o cargo de Professor – Biologia.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Biologia, contendo Biologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #132452
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Darwin considerava as interações entre os seres vivos como um aspecto importante para a transformação dos indivíduos e das espécies.
Assinale a opção que indica, respectivamente, as interações que acarretam o maior e o menor prejuízo para as espécies envolvidas.
- a) Predação e competição.
- b) Competição e comensalismo.
- c) Competição e mutualismo.
- d) Parasitismo e mutualismo.
- e) Predação e comensalismo.
- #132453
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
A figura a seguir representa (de modo simplificado) uma seção de uma molécula de ADN (DNA) durante a replicação. Os algarismos representam as bases nitrogenadas constantes da molécula.
A substituição de algarismos por bases nitrogenadas pode levar a numerosas configurações. Entre as propostas de substituição listadas a seguir, assinale a correta.
- a) se 1 for T e 2 for G, 7 será A e 6 será G.
- b) se 1 for C e 2 for A, 7 será A e 6 será T.
- c) se 1 for T e 2 for C, 7 será T e 6 será C.
- d) se 1 for A e 2 for G, 7 será A e 6 será G.
- e) se 1 for G e 2 for T, 7 será G e 6 será A.
- #132454
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
O gráfico a seguir representa o tempo de existência de algumas espécies relacionadas ao homem atual e seus respectivos volumes cerebrais.
Aa – Australopithecus afarensis; Hh – Homo habilis; He – Homo erectus; Hs – Homo sapiens; Hn – Homo neanderthalensis.
O gráfico foi utilizado pelo professor em uma aula sobre evolução, para que os alunos entendessem que
- a) o Homo sapiens é a espécie mais recente.
- b) o Homo habilis apresenta o maior volume cerebral.
- c) a espécie mais recente apresenta o maior volume cerebral.
- d) o Australopithecus afarensis foi a espécie que viveu mais tempo.
- e) o Homo erectus originou o Homo sapiens e este o Homo neanderthalensis.
- #132455
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Em uma aula de Biologia, o professor propôs uma comparação entre o esqueleto interno de um vertebrado e o externo de um artrópode.
Após analisarem as funções de proteção, de mobilidade e de sustentação oferecidas pelos dois tipos de esqueletos, os alunos concluíram que o esqueleto externo de um artrópode oferece:
- a) Proteção - Maior Mobilidade - Maior Sustentação - Igual
- b) Proteção - Maior Mobilidade - Maior Sustentação - Menor
- c) Proteção - Maior Mobilidade - Menor Sustentação - Menor
- d) Proteção - Menor Mobilidade - Menor Sustentação - Maior
- e) Proteção - Menor Mobilidade - Menor Sustentação - Menor
- #132456
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
O professor de Biologia mostrou aos alunos as figuras a seguir que representam duas mitocôndrias (1 e 2) de modo simplificado e, aproximadamente, na mesma escala.
Ele informou aos alunos que uma delas correspondia à mitocôndria de células da pele e a outra, à de células de um músculo estriado.
Após diversas discussões intermediadas pelo professor, os alunos concluíram que a mitocôndria proveniente das células musculares correspondia
- a) à figura 1, uma vez que, sendo menor e com mais cristas, apresenta maior absorção de glicose e oxigênio.
- b) à figura 1, uma vez que, tendo mais cristas, apresenta maior produção de ATP.
- c) à figura 1, uma vez que, sendo menor e com mais cristas, apresenta maior superfície de contato com a actina e a miosina.
- d) à figura 2, uma vez que, sendo maior e com menos cristas, pode produzir maior quantidade de ATP.
- e) à figura 2, uma vez que, sendo maior e com mais cristas, consome menos energia para produzir ATP.