Processando...

Simulado Prefeitura de São Manuel-SP | Professor de Escola Municipal | CONCURSO

Simulado Prefeitura de São Manuel-SP | Professor de Escola Municipal

SIMULADO PREFEITURA DE SÃO MANUEL-SP | PROFESSOR DE ESCOLA MUNICIPAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de São Manuel-SP para o cargo de Professor de Escola Municipal.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca SHDIAS para o concurso Prefeitura de São Manuel-SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Escola Municipal, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de São Manuel-SP | Professor de Escola Municipal contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de São Manuel-SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#50487
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Ao invés de se isolar ou de compartimentar o ensino e a aprendizagem, a relação entre os Temas Transversais e as áreas deve se dar de forma que:

I- as diferentes áreas contemplem os objetivos e os conteúdos (fatos, conceitos e princípios; procedimentos e valores; normas e atitudes) que os temas da convivência social propõem;

II- haja momentos em que as questões relativas aos temas sejam explicitamente trabalhadas e conteúdos de campos e origens diferentes sejam colocados na perspectiva de respondê-las.
Essas afirmações:

 

  • a) Ambas estão incorretas.
  • b) Ambas estão corretas.
  • c) Somente a afirmação I está incorreta.
  • d) Somente a afirmação II está incorreta.
#50488
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

É o conceito que designa um programa educativo centrado na defesa da diversidade cultural e que tem como finalidade o desenvolvimento de uma cultura ampla:

  • a) Currículo Hegemônico;
  • b) Currículo Explícito;
  • c) Currículo Multicultural;
  • d) Currículo Implícito.
#50489
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Com base na leitura do livro "A Prática Educativa" de Antoni Zabala, o termo que engloba valores, atitudes e normas, refere-se à aprendizagem do conteúdo:

  • a) Conteúdo factual.
  • b) Conteúdo conceitual.
  • c) Conteúdo procedimental.
  • d) Conteúdo atitudinal.
#50490
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Não é um pressuposto básico da avaliação:

  • a) Um processo avaliativo permanente de observação, registro e reflexão acerca da ação e do pensamento das crianças.
  • b) Um processo avaliativo que desconsidere as diferenças culturais e de desenvolvimento, manter estático seu fazer pedagógico.
  • c) Uma proposta pedagógica que vise levar em conta a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança, respeitando sua própria identidade sociocultural, e proporcionando-lhe um ambiente interativo, rico em matérias e situações a serem experienciadas.
  • d) Um professor curioso e investigador do mundo da criança, agindo como mediador de suas conquistas, no sentido de apoiá-la, acompanhá-la e lhe trazer novos desafios.
#50491
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Na visão humanista da educação

I - Esta abordagem dá ênfase ao sujeito. Privilegia-se a interação estabelecida entre as pessoas envolvidas na situação de ensino-aprendizagem.

II - A avaliação de cada um de sua própria aprendizagem é um dos melhores meios pelo qual a aprendizagem auto-iniciada se torna aprendizagem responsável;

Dos itens acima:

 

  • a) Apenas o item I está correto.
  • b) Apenas o item II está correto.
  • c) Todos os itens estão corretos.
  • d) Todos os itens estão incorretos.
#50492
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Seber, em "Construção da Inteligência pela Criança", relata que o término do período sensório - motor e o início do pré-operatório é marcado pelo aparecimento:

  • a) da reconstrução das ações no plano do pensamento.
  • b) da tomada de consciência.
  • c) da atividade representativa.
  • d) da reversibilidade por compensação.
#50493
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

A educação básica poderá se organizar, exceto:

  • a) Em Grupos não-seriados;
  • b) Em setores segregacionistas;
  • c) Com base na competência;
  • d) Em ciclos;
#50494
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

A LDB __ a educação escolar, que se desenvolve, ___, por meio do ensino, em instituições ___. Preenchem adequadamente as lacunas as respectivas palavras:

  • a) Reverbera - referencialmente - Alheias;
  • b) Disciplina - Predominantemente - Próprias;
  • c) Submete - Subordinadamente - Instadas;
  • d) Rechaça - Relativamente - Acólitas.
#50495
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Sobre Paulo Freire é incorreto afirmar:

  • a) A relação professor aluno é horizontal, pois não é imposta.
  • b) Professor e aluno ensinam e aprendem, nenhum é mais importante do que o outro.
  • c) Para ele, o saber não é historicamente construído.
  • d) Para ele, a ciência é um produto histórico pois é elaborada pelo homem que, integrado ao seu contexto, reflete sobre ele.
#50496
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

A Zona de Desenvolvimento Proximal foi proposta pela primeira vez por:

  • a) Coll;
  • b) Freire;
  • c) Piaget;
  • d) Vigotsky.
#50497
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 11 - 

Delia Lerner ao pesquisar a opinião dos alunos, pais e professores sobre a disciplina de Matemática, constatou que a maior parte dos entrevistados tem medo da disciplina. Mas afinal, para que serve Matemática na visão dos educadores? Delia Lerner em sua obra "A matemática na escola aqui e agora", tentou sintetizar o que pensam. Leia as afirmativas a seguir e selecione a alternativa que corresponde a análise classificada como mais coerente pela autora.

  • a) A matemática tem importância porque prepara a criança para raciocinar com rapidez e porque deve saber utilizá-la na vida diária. È uma disciplina instrumental- como a leitura que ajuda compreender as demais matérias- é uma ciência "muito completa" porque é exata.
  • b) A matemática tem utilidade, para quando alguém lhe dá dinheiro para ir no armazém, você tem que saber quanto de dinheiro vai receber de troco.
  • c) A matemática para os adultos é importante, apenas porque quando alguém vai no banco para depositar ou fazer um saque, tem que saber o que está fazendo.
  • d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
#50498
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 12 - 

Marque a opção incorreta sobre a inclusão:

  • a) A inclusão é um método pedagógico.
  • b) Inclusão é importante, mas "obviamente" há alunos que não podem ser incluídos
  • c) A escola especial também não pode ser inclusiva.
  • d) Todos somos iguais/todos somos diferentes.
#50499
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 13 - 

Segundo a obra "Pedagogia da autonomia":

"Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo como educando que, ao ser educado, também educa. (...) Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo".

Paulo Freire refere-se à:

 

  • a) Pedagogia do conflito.
  • b) Educação bancária.
  • c) Prática em que a não diretividade e o espontaneísmo que super valoriza a contribuição do próprio educando.
  • d) Pedagogia que leva em consideração o caráter político da educação, tornando-a acessível às camadas populares dela excluídas.
#50500
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 14 - 

Leia as afirmativas abaixo da obra "Avaliar para Promover" de Jussara Hoffmann:

I. É o professor quem cria, em sala de aula, o cenário educativo, provendo condições mais ou menos favoráveis, recursos mais ou menos amplos, tempos mais ou menos limitadores de aprendizagem.

II. A otimização do espaço de aprendizagem é, portanto, de natureza avaliativa, pois é compromisso do professor organizar atividades graduais adequadas ao interesse e possibilidades do grupo, bem como prestar ajuda a cada um dos alunos, ajustando suas intervenções aos progressos e obstáculos individuais.

III. A construção do conhecimento é de natureza única e singular, mas ocorre, interativamente, e pela mediação do outro, pela socialização.

Assinale a alternativa correta:

 

  • a) Apenas a afirmativa I está correta.
  • b) Apenas as afirmativas I e II estão incorretas.
  • c) Apenas a afirmativa III está correta.
  • d) Todas as afirmativas estão corretas.
#50501
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 15 - 

Pode-se afirmar que a formação lógica na criança evidencia que há uma passagem da:

  • a) Ação irreversível para as operações reversíveis.
  • b) Socialização para a ação irreversível.
  • c) Operações reversíveis à ação irreversível.
  • d) Todas as alternativas anteriores estão incorretas.