Simulado Prefeitura de São Manuel-SP | Professor de Escola Municipal | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE SÃO MANUEL-SP | PROFESSOR DE ESCOLA MUNICIPAL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de São Manuel-SP para o cargo de Professor de Escola Municipal.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca SHDIAS para o concurso Prefeitura de São Manuel-SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Escola Municipal, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de São Manuel-SP | Professor de Escola Municipal contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de São Manuel-SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #50487
- Banca
- SHDias
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de São Manuel-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Ao invés de se isolar ou de compartimentar o ensino e a aprendizagem, a relação entre os Temas Transversais e as áreas deve se dar de forma que:
I- as diferentes áreas contemplem os objetivos e os conteúdos (fatos, conceitos e princípios; procedimentos e valores; normas e atitudes) que os temas da convivência social propõem;
II- haja momentos em que as questões relativas aos temas sejam explicitamente trabalhadas e conteúdos de campos e origens diferentes sejam colocados na perspectiva de respondê-las.
Essas afirmações:
- a) Ambas estão incorretas.
- b) Ambas estão corretas.
- c) Somente a afirmação I está incorreta.
- d) Somente a afirmação II está incorreta.
- #50488
- Banca
- SHDias
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de São Manuel-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
É o conceito que designa um programa educativo centrado na defesa da diversidade cultural e que tem como finalidade o desenvolvimento de uma cultura ampla:
- a) Currículo Hegemônico;
- b) Currículo Explícito;
- c) Currículo Multicultural;
- d) Currículo Implícito.
- #50489
- Banca
- SHDias
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de São Manuel-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Com base na leitura do livro "A Prática Educativa" de Antoni Zabala, o termo que engloba valores, atitudes e normas, refere-se à aprendizagem do conteúdo:
- a) Conteúdo factual.
- b) Conteúdo conceitual.
- c) Conteúdo procedimental.
- d) Conteúdo atitudinal.
- #50490
- Banca
- SHDias
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de São Manuel-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Não é um pressuposto básico da avaliação:
- a) Um processo avaliativo permanente de observação, registro e reflexão acerca da ação e do pensamento das crianças.
- b) Um processo avaliativo que desconsidere as diferenças culturais e de desenvolvimento, manter estático seu fazer pedagógico.
- c) Uma proposta pedagógica que vise levar em conta a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança, respeitando sua própria identidade sociocultural, e proporcionando-lhe um ambiente interativo, rico em matérias e situações a serem experienciadas.
- d) Um professor curioso e investigador do mundo da criança, agindo como mediador de suas conquistas, no sentido de apoiá-la, acompanhá-la e lhe trazer novos desafios.
- #50491
- Banca
- SHDias
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de São Manuel-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Na visão humanista da educação
I - Esta abordagem dá ênfase ao sujeito. Privilegia-se a interação estabelecida entre as pessoas envolvidas na situação de ensino-aprendizagem.
II - A avaliação de cada um de sua própria aprendizagem é um dos melhores meios pelo qual a aprendizagem auto-iniciada se torna aprendizagem responsável;
Dos itens acima:
- a) Apenas o item I está correto.
- b) Apenas o item II está correto.
- c) Todos os itens estão corretos.
- d) Todos os itens estão incorretos.
- #50492
- Banca
- SHDias
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de São Manuel-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Seber, em "Construção da Inteligência pela Criança", relata que o término do período sensório - motor e o início do pré-operatório é marcado pelo aparecimento:
- a) da reconstrução das ações no plano do pensamento.
- b) da tomada de consciência.
- c) da atividade representativa.
- d) da reversibilidade por compensação.
- #50493
- Banca
- SHDias
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de São Manuel-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A educação básica poderá se organizar, exceto:
- a) Em Grupos não-seriados;
- b) Em setores segregacionistas;
- c) Com base na competência;
- d) Em ciclos;
- #50494
- Banca
- SHDias
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de São Manuel-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A LDB __ a educação escolar, que se desenvolve, ___, por meio do ensino, em instituições ___. Preenchem adequadamente as lacunas as respectivas palavras:
- a) Reverbera - referencialmente - Alheias;
- b) Disciplina - Predominantemente - Próprias;
- c) Submete - Subordinadamente - Instadas;
- d) Rechaça - Relativamente - Acólitas.
- #50495
- Banca
- SHDias
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de São Manuel-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Sobre Paulo Freire é incorreto afirmar:
- a) A relação professor aluno é horizontal, pois não é imposta.
- b) Professor e aluno ensinam e aprendem, nenhum é mais importante do que o outro.
- c) Para ele, o saber não é historicamente construído.
- d) Para ele, a ciência é um produto histórico pois é elaborada pelo homem que, integrado ao seu contexto, reflete sobre ele.
- #50496
- Banca
- SHDias
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de São Manuel-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A Zona de Desenvolvimento Proximal foi proposta pela primeira vez por:
- a) Coll;
- b) Freire;
- c) Piaget;
- d) Vigotsky.
- #50497
- Banca
- SHDias
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de São Manuel-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Delia Lerner ao pesquisar a opinião dos alunos, pais e professores sobre a disciplina de Matemática, constatou que a maior parte dos entrevistados tem medo da disciplina. Mas afinal, para que serve Matemática na visão dos educadores? Delia Lerner em sua obra "A matemática na escola aqui e agora", tentou sintetizar o que pensam. Leia as afirmativas a seguir e selecione a alternativa que corresponde a análise classificada como mais coerente pela autora.
- a) A matemática tem importância porque prepara a criança para raciocinar com rapidez e porque deve saber utilizá-la na vida diária. È uma disciplina instrumental- como a leitura que ajuda compreender as demais matérias- é uma ciência "muito completa" porque é exata.
- b) A matemática tem utilidade, para quando alguém lhe dá dinheiro para ir no armazém, você tem que saber quanto de dinheiro vai receber de troco.
- c) A matemática para os adultos é importante, apenas porque quando alguém vai no banco para depositar ou fazer um saque, tem que saber o que está fazendo.
- d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
- #50498
- Banca
- SHDias
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de São Manuel-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Marque a opção incorreta sobre a inclusão:
- a) A inclusão é um método pedagógico.
- b) Inclusão é importante, mas "obviamente" há alunos que não podem ser incluídos
- c) A escola especial também não pode ser inclusiva.
- d) Todos somos iguais/todos somos diferentes.
- #50499
- Banca
- SHDias
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de São Manuel-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Segundo a obra "Pedagogia da autonomia":
"Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo como educando que, ao ser educado, também educa. (...) Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo".
Paulo Freire refere-se à:
- a) Pedagogia do conflito.
- b) Educação bancária.
- c) Prática em que a não diretividade e o espontaneísmo que super valoriza a contribuição do próprio educando.
- d) Pedagogia que leva em consideração o caráter político da educação, tornando-a acessível às camadas populares dela excluídas.
- #50500
- Banca
- SHDias
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de São Manuel-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Leia as afirmativas abaixo da obra "Avaliar para Promover" de Jussara Hoffmann:
I. É o professor quem cria, em sala de aula, o cenário educativo, provendo condições mais ou menos favoráveis, recursos mais ou menos amplos, tempos mais ou menos limitadores de aprendizagem.
II. A otimização do espaço de aprendizagem é, portanto, de natureza avaliativa, pois é compromisso do professor organizar atividades graduais adequadas ao interesse e possibilidades do grupo, bem como prestar ajuda a cada um dos alunos, ajustando suas intervenções aos progressos e obstáculos individuais.
III. A construção do conhecimento é de natureza única e singular, mas ocorre, interativamente, e pela mediação do outro, pela socialização.
Assinale a alternativa correta:
- a) Apenas a afirmativa I está correta.
- b) Apenas as afirmativas I e II estão incorretas.
- c) Apenas a afirmativa III está correta.
- d) Todas as afirmativas estão corretas.
- #50501
- Banca
- SHDias
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de São Manuel-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Pode-se afirmar que a formação lógica na criança evidencia que há uma passagem da:
- a) Ação irreversível para as operações reversíveis.
- b) Socialização para a ação irreversível.
- c) Operações reversíveis à ação irreversível.
- d) Todas as alternativas anteriores estão incorretas.