Processando...

Simulado Prefeitura de São Manuel - SP de Pedagogia para Professor de Escola Municipal | CONCURSO

Simulado Prefeitura de São Manuel - SP de Pedagogia para Professor de Escola Municipal

SIMULADO PREFEITURA DE SÃO MANUEL - SP DE PEDAGOGIA PARA PROFESSOR DE ESCOLA MUNICIPAL

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de São Manuel - SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de São Manuel - SP que foi organizado pela SHDIAS . Estas questões são de Pedagogia, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de São Manuel - SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de São Manuel - SP de Pedagogia para Professor de Escola Municipal contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Pedagogia, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de São Manuel - SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de São Manuel - SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Professor de Escola Municipal. Se você esta estudando para ser aprovado para Professor de Escola Municipal não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de São Manuel - SP
Para realizar o simulado Prefeitura de São Manuel - SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de São Manuel - SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de São Manuel - SP é aqui!


#173616
Banca
SHDias
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Em conformidade com o ECA, complete a lacuna seguinte:


“Nenhuma ______ será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais."

  • a) criança ou adolescente.
  • b) criança
  • c) bebê.
  • d) adolescente.
#173617
Banca
SHDias
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Para efeito do ECA:


I - Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal;


II - São penalmente imputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às medidas previstas no ECA.
Podemos afirmar que:

  • a) Apenas o item I está correto;
  • b) Apenas o item II está correto;
  • c) Ambos os itens estão incorretos;
  • d) Ambos os itens estão corretos.
#173618
Banca
SHDias
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Assinale a alternativa correta:

  • a) O primeiro passo do educador que trabalha com educação artística é não atrapalhar o que o educando já tem, sem a sua interferência.
  • b) O educador precisa aprender a silenciar e deixar a criança falar, contar, rabiscar, enfim, deixar a criança ser.
  • c) O educador “atrapalha” quando cria padrões, distribui notas ou ordena a pintura e o desenho com modelos.
  • d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
#173619
Banca
SHDias
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A brincadeira deve ser utilizada pelo professor apenas para recrear as crianças, não como atividade em si mesma, que não faça parte do plano de aula da escola. De acordo com Vygotsky, é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva. Porque ela transfere para o mesmo sua imaginação e, além disso, cria seu imaginário do mundo de faz de conta.

O trecho acima:

  • a) Apenas a primeira frase está incorreta;
  • b) Apenas a primeira frase está correta;
  • c) Está correto da primeira à última linha;
  • d) Está incorreto da primeira à última linha.
#173620
Banca
SHDias
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estão organizados em ciclos de:

  • a) Um ano.
  • b) Dois anos.
  • c) Três anos.
  • d) Quatro anos.
#173621
Banca
SHDias
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Pode-se afirmar que a formação lógica na criança evidencia que há uma passagem da:

  • a) Ação irreversível para as operações reversíveis.
  • b) Socialização para a ação irreversível.
  • c) Operações reversíveis à ação irreversível.
  • d) Todas as alternativas anteriores estão incorretas.
#173622
Banca
SHDias
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Assinale a alternativa correta:

  • a) Apenas a afirmativa I está correta.
  • b) Apenas as afirmativas I e II estão incorretas.
  • c) Apenas a afirmativa III está correta.
  • d) Todas as afirmativas estão corretas. 
#173623
Banca
SHDias
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Segundo a obra “Pedagogia da autonomia”:

"Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo como educando que, ao ser educado, também educa. (...) Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo".

Paulo Freire refere-se à:

  • a) Pedagogia do conflito.
  • b) Educação bancária.
  • c) Prática em que a não diretividade e o espontaneísmo que super valoriza a contribuição do próprio educando.
  • d) Pedagogia que leva em consideração o caráter político da educação, tornando-a acessível às camadas populares dela excluídas.
#173624
Banca
SHDias
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Marque a opção incorreta sobre a inclusão:

  • a) A inclusão é um método pedagógico.
  • b) Inclusão é importante, mas “obviamente” há alunos que não podem ser incluídos
  • c) A escola especial também não pode ser inclusiva.
  • d) Todos somos iguais/todos somos diferentes.
#173625
Banca
SHDias
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Delia Lerner ao pesquisar a opinião dos alunos, pais e professores sobre a disciplina de Matemática, constatou que a maior parte dos entrevistados tem medo da disciplina. Mas afinal, para que serve Matemática na visão dos educadores? Delia Lerner em sua obra “A matemática na escola aqui e agora”, tentou sintetizar o que pensam. Leia as afirmativas a seguir e selecione a alternativa que corresponde a análise classificada como mais coerente pela autora.

  • a) A matemática tem importância porque prepara a criança para raciocinar com rapidez e porque deve saber utilizá-la na vida diária. È uma disciplina instrumental- como a leitura que ajuda compreender as demais matérias- é uma ciência “muito completa” porque é exata.
  • b) A matemática tem utilidade, para quando alguém lhe dá dinheiro para ir no armazém, você tem que saber quanto de dinheiro vai receber de troco.
  • c) A matemática para os adultos é importante, apenas porque quando alguém vai no banco para depositar ou fazer um saque, tem que saber o que está fazendo.
  • d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
#173626
Banca
SHDias
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

A Zona de Desenvolvimento Proximal foi proposta pela primeira vez por:

  • a) Coll;
  • b) Freire;
  • c) Piaget;
  • d) Vigotsky.
#173627
Banca
SHDias
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Sobre Paulo Freire é incorreto afirmar:

  • a) A relação professor aluno é horizontal, pois não é imposta.
  • b) Professor e aluno ensinam e aprendem, nenhum é mais importante do que o outro.
  • c) Para ele, o saber não é historicamente construído.
  • d) Para ele, a ciência é um produto histórico pois é elaborada pelo homem que, integrado ao seu contexto, reflete sobre ele.
#173628
Banca
SHDias
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

A LDB __ a educação escolar, que se desenvolve, ___, por meio do ensino, em instituições ___. Preenchem adequadamente as lacunas as respectivas palavras:

  • a) Reverbera – referencialmente – Alheias;
  • b) Disciplina – Predominantemente – Próprias;
  • c) Submete – Subordinadamente – Instadas;
  • d) Rechaça – Relativamente – Acólitas. 
#173629
Banca
SHDias
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

A educação básica poderá se organizar, exceto:

  • a) Em Grupos não-seriados;
  • b) Em setores segregacionistas;
  • c) Com base na competência;
  • d) Em ciclos;
#173630
Banca
SHDias
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Seber, em “Construção da Inteligência pela Criança”, relata que o término do período sensório - motor e o início do pré-operatório é marcado pelo aparecimento:

  • a) da reconstrução das ações no plano do pensamento.
  • b) da tomada de consciência.
  • c) da atividade representativa.
  • d) da reversibilidade por compensação.