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Simulado Prefeitura de São José - SC de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de São José - SC de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE SÃO JOSÉ - SC DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de São José - SC.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de São José - SC que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de São José - SC, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de São José - SC de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de São José - SC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de São José - SC. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de São José - SC
Para realizar o simulado Prefeitura de São José - SC você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de São José - SC você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de São José - SC é aqui!


#150105
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São José-SC
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

“No Brasil, estima-se que cerca de 13% da população de crianças e adolescentes têm algum diagnóstico de problema de saúde mental, com tendência dos sintomas persistirem de forma crônica. Dados brasileiros preliminares sugerem que entre casos graves e crônicos, apenas 37,5% tenham recebido algum tratamento num período de cinco anos. Essa alta taxa de prevalência, baixa taxa de tratamento, somada à trajetória crônica, torna a Atenção Primária (AP) do Sistema Único de Saúde (SUS) o âmbito ideal para prevenção, avaliação e tratamento dos problemas de saúde mental na infância e adolescência, já que é nesse contexto que a maioria da população brasileira busca atendimento em saúde.” (FATORI et al, 2018).


Acerca do assunto da saúde mental na infância, escolha a alternativa INCORRETA:

    • a) Determinar a prevalência de transtornos mentais na infância na rede de atenção básica, assim como o padrão de uso de serviços desta população, pode auxiliar no planejamento da disponibilidade de recursos humanos e oferta de serviços da atenção básica, atenção secundária e terciária.
    • b) Há uma abundância de dados epidemiológicos e quantitativos sobre o perfil psicopatológico e o padrão de uso de serviços por crianças e adolescentes usuários dos serviços da atenção primária do SUS.
    • c) Programas de capacitação para profissionais da atenção básica são importantes para melhorar a identificação de problemas de saúde mental na infância. Quanto mais cedo os problemas de saúde mental na infância forem identificados e adequadamente tratados, melhor o curso e o prognóstico.
    • d) A compreensão dos tipos de problemas de saúde mental na infância e graus de severidade podem fornecer dados importantes para o planejamento da rede de atenção psicossocial (RAPS) com o intuito de oferecer uma dinâmica de atendimento e encaminhamentos mais eficiente.
    #150106
    Banca
    . Bancas Diversas
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    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de São José-SC
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    (1,0) 2 - 

    Sobre o recurso terapêutico do brincar, escolha a assertiva INCORRETA:

    • a) A partir do brincar, a criança é capaz de experimentar, através da brincadeira, o prazer, a descoberta, domínio, criatividade e expressão, que levarão a um determinado efeito no desenvolvimento dessa criança.
    • b) A ação do brincar é uma atividade valiosa do ponto de vista terapêutico, tanto na assistência pediátrica a crianças normais quanto na reabilitação de crianças com alguma disfunção.
    • c) Crianças com deficiência física não apresentam os elementos do brincar em comum com as crianças normais, tais como: curiosidade, senso de humor, gosto pelo prazer e iniciativa. Por este motivo, neste caso o recurso terapêutico do brincar deve ser substituído por atividades básicas de vida diária.
    • d) O brincar é proposto na terapia ocupacional como fim e objeto da intervenção, mas também, como meio para aquisição e aprimoramento de habilidades.
    #150107
    Banca
    . Bancas Diversas
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    Prefeitura de São José-SC
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    (1,0) 3 - 

    Sobre a construção histórico-social do SUS como política pública no Brasil, escolha a alternativa INCORRETA:

    • a) Em 1923 foi criada a Lei Eloy Chaves - Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAP). Já em 1932 veio a criação dos IAP’s (Institutos de Aposentadorias e Pensões) no governo Getulista. Em 1965, a partir da unificação dos IAP’s, no contexto de regime autoritário, é criado o INPS (Instituto Nacional de Previdência Social) - que consagrou a saúde como um direito universal e igualitário.
    • b) Em 1987 foram criados os Sistemas Unificados e Descentralizados de Saúde (SUDS) que tinham como principais diretrizes: universalização e equidade no acesso aos serviços de saúde; integralidade dos cuidados assistenciais; descentralização das ações de saúde; implementação de distritos sanitários.
    • c) A realização da VIII Conferência Nacional de Saúde, com intensa participação social, deu-se logo após o fim da ditadura militar iniciada em 1964, e consagrou uma concepção ampliada de saúde e o princípio da saúde como direito universal e como dever do Estado; princípios estes que seriam plenamente incorporados na Constituição de 1988.
    • d) A Criação do Sistema Único de Saúde (SUS) se deu através da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que “dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes”.
    #150108
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    Prefeitura de São José-SC
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    (1,0) 4 - 

    Sobre atividades multidisciplinares e interdisciplinares em saúde, verifique as assertivas:

    I. Multidisciplinaridade define-se como um conjunto de disciplinas que trata, simultaneamente, de uma dada questão, sem que os profissionais implicados estabeleçam efetivas trocas entre si. Neste caso, cada especialista emprega sua metodologia, baseado em suas hipóteses e teorias, sendo que o objeto em questão é visto sob múltiplos pontos de vista, numa justaposição de conhecimentos; ou seja, o mesmo tema é abordado sob ângulos variados, não existindo a perspectiva de síntese.

    II. Interdisciplinaridade define-se como um conjunto de disciplinas que trata, simultaneamente, de uma dada questão, sem que os profissionais implicados estabeleçam efetivas trocas entre si. Neste caso, cada especialista emprega sua metodologia, baseado em suas hipóteses e teorias, sendo que o objeto em questão é visto sob múltiplos pontos de vista, numa justaposição de conhecimentos; ou seja, o mesmo tema é abordado sob ângulos variados, não existindo a perspectiva de síntese.

    III. Em uma equipe multidisciplinar há possibilidade de troca de instrumentos, técnicas, metodologia e esquemas conceituais entre as disciplinas. Assim, trata-se de um diálogo que leva ao enriquecimento e transformação das disciplinas envolvidas.

    IV. Em uma equipe interdisciplinar há possibilidade de troca de instrumentos, técnicas, metodologia e esquemas conceituais entre as disciplinas. Assim, trata-se de um diálogo que leva ao enriquecimento e transformação das disciplinas envolvidas.

    Escolha a alternativa que possui as assertivas corretas:

    • a) Apenas as II e IV estão corretas.
    • b) Apenas as I e III estão corretas.
    • c) Apenas as I e IV estão corretas.
    • d) Apenas as II e III estão corretas.
    #150109
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    (1,0) 5 - 

    Sobre a atuação do terapeuta ocupacional na área de saúde mental, escolha a alternativa INCORRETA:

    • a) A terapia ocupacional pode transformar a sua ação junto à sua clientela sendo promotora de um protagonismo social que historicamente foi arrancado daqueles que foram marcados pela história da psiquiatria.
    • b) A terapia ocupacional, no novo modelo de atenção em saúde mental, está comprometido com a ética, com o direito e com a cidadania, portanto deve ser apenas um instrumento de intervenção para controle e eliminação do mal-estar psíquico.
    • c) A terapia ocupacional favorece a reabilitação psicossocial e vai em direção aos objetivos propostos pela legislação vigente, propiciando a manutenção e fortalecimento dos laços familiares e sociais da clientela assistida.
    • d) A terapia ocupacional deve contribuir para que a vida coletiva e as existências individuais sejam mais interessantes, abertas e criativas.
    #150110
    Banca
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    (1,0) 6 - 

    Sobre a Doença de Alzheimer, escolha a alternativa INCORRETA:

    • a) Estudos recentes demonstram que essas alterações cerebrais já estariam instaladas antes do aparecimento de sintomas demenciais. Por isso, quando aparecem as manifestações clínicas que permitem o estabelecimento do diagnóstico, diz-se que teve início a fase demencial da doença.
    • b) As duas principais alterações que se apresentam são as placas senis decorrentes do depósito de proteína beta-amiloide, anormalmente produzida, e os emaranhados neurofibrilares, frutos da hiperfosforilação da proteína tau. Outra alteração observada é a redução do número das células nervosas (neurônios) e das ligações entre elas (sinapses), com redução progressiva do volume cerebral.
    • c) As perdas neuronais não acontecem de maneira homogênea. As áreas comumente mais atingidas são as de células nervosas (neurônios) responsáveis pela memória e pelas funções executivas que envolvem planejamento e execução de funções complexas. Outras áreas tendem a ser atingidas, posteriormente, ampliando as perdas.
    • d) A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Mesmo quando é diagnosticada no início, não é possível retardar o seu avanço nem ter mais controle sobre os sintomas.
    #150111
    Banca
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    (1,0) 7 - 

    Sobre o Transtorno de Processamento Sensorial - TPS, escolha a alternativa INCORRETA:

    • a) Pode ser classificado em três padrões principais, cada qual com subtipos e características comportamentais secundárias variadas: transtorno de modulação sensorial, transtorno motor de base sensorial e transtorno de discriminação sensorial.
    • b) Pode ser definido como um prejuízo, na detecção, na modulação, na interpretação e/ou na resposta à experiência sensorial, tão severo que impede a participação da pessoa nas atividades diárias.
    • c) O diagnóstico é feito por meio de testes laboratoriais e de imagem, principalmente marcadores bioquímicos cerebrais e análise de presença de tumorações na região do cerebelo.
    • d) Se manifesta através de dificuldades de atenção, dificuldades motoras, sociais e emocionais (problemas de impulsividade, agressão, ansiedade, hiperatividade, de relacionamento, etc).
    #150112
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    (1,0) 8 - 

    Na reabilitação física, o terapeuta ocupacional utiliza atividades terapêuticas e recursos de tecnologia assistida para habilitar ou reabilitar o indivíduo para desempenhar, de forma satisfatória, suas atividades de vida diária. Sobre este assunto, escolha a alternativa INCORRETA:

    • a) A Terapia de Mão diz respeito a avaliação e tratamento nos casos em que a biomecânica dos membros superiores está comprometida em função de sequelas ou de distúrbios neurológicos ou ortopédicos, além de queimaduras, que impeçam o funcionamento dos mesmos. Inclui tratamento cicatricial de feridas cirúrgicas ou queimaduras, controle da dor e edema, fortalecimento muscular e reeducação sensorial, visando a recuperação da sensibilidade, a reabilitação da função de preensão e a coordenação motora fina – para que o membro afetado possa desempenhar satisfatoriamente as atividades de vida diária.
    • b) Órteses são dispositivos destinados a substituir uma parte do corpo perdida, com o objetivo final de prevenir ou corrigir deformidades e auxiliar na recuperação físico-funcional, indicados para tratamento pós-operatório, prevenção ou correção de deformidades e para auxiliar no desempenho das atividades cotidianas.
    • c) A Adequação Ambiental diz respeito a avaliação e indicação de adaptações do ambiente (barras de segurança, pisos antiderrapantes, acessibilidade para cadeira de rodas etc.), com base na norma da ABNT. Visa o aumento da autonomia, da segurança e da integração do indivíduo com as atividades desempenhadas em domicílio, escola e espaço laboral, respeitando os limites impostos pela patologia e/ou suas sequelas.
    • d) A Adequação Postural diz respeito a avaliação, indicação e treinamento do paciente para uso de cadeiras de rodas e outros equipamentos que permitam a postura adequada para a execução das atividades cotidianas, especialmente as que utilizam a postura sentada, como o uso de computador, o ato de dirigir, a prática de esporte adaptado e a higiene corporal em cadeira especial para uso no banheiro.
    #150113
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    (1,0) 9 - 

    A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus chamado poliovírus. Sobre paralisia infantil, escolha a alternativa INCORRETA:

    • a) As sequelas estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus, sendo as principais: problemas e dores articulares, pé equino, crescimento diferente das pernas, escoliose, osteoporose, paralisia de uma das pernas, paralisia dos músculos da fala e da deglutição, atrofia muscular, hipersensibilidade ao toque.
    • b) Os sintomas mais frequentes são: febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores.
    • c) A transmissão ocorre por transmissão vertical, da mãe para o bebê, durante o parto.
    • d) A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, por meio de gotículas de secreções da orofaringe.
    #150114
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    (1,0) 10 - 

    “A terapia ocupacional tem desenvolvido sua prática no campo da saúde mental diretamente alicerçada nos pressupostos da Reabilitação Psicossocial como forma de sustentar suas ações e inserção nos atuais dispositivos de cuidado.” (MORATO, LUSSI, 2018).

    Sobre a atuação do terapeuta ocupacional na reabilitação psicossocial, escolha a alternativa INCORRETA:

    • a) O terapeuta ocupacional atua na reabilitação psicossocial promovendo o desenvolvimento de projetos nos espaços de vida da pessoa e em atividades do cotidiano que lhe sejam significativas, garantindo sua participação ativa no processo terapêutico.
    • b) O terapeuta ocupacional atua na reabilitação psicossocial propondo habilitação nas áreas de desempenho ocupacional referentes ao lazer, produtividade e autocuidado, desde que dotados de sentido para a pessoa e adequados a seu momento e contexto de vida.
    • c) A inserção sociocultural e o engajamento em atividades produtivas de trabalho cooperado viabilizam a participação e a contratualidade do paciente, sendo considerados promotoras da reabilitação psicossocial.
    • d) Atividades artística, ainda que permitam a expressão, a comunicação e o desenvolvimento da criatividade, não são consideradas como viabilizadoras de reabilitação psicossocial.