Processando...

Simulado Prefeitura de São José dos Campos - SP | CONCURSO

Simulado Prefeitura de São José dos Campos - SP

SIMULADO PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura de São José dos Campos - SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de São José dos Campos - SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura de São José dos Campos - SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de São José dos Campos - SP contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura de São José dos Campos - SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura de São José dos Campos - SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de São José dos Campos - SP
Para realizar o simulado Prefeitura de São José dos Campos - SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de São José dos Campos - SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de São José dos Campos - SP é aqui!


#202063
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Na obra Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? Mantoan afirma que “a preparação de profissionais para transformar a escola, na perspectiva de uma abertura incondicional às diferenças e de um ensino de qualidade, deve pautar-se em um projeto de formação em serviço, que considere a importância de seu papel, tanto na construção do conhecimento, como na formação de atitudes e valores do cidadão”.

Para a autora, uma proposta de formação profissional em serviço deve ir além dos aspectos instrumentais de ensino e partir sempre

  • a) dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que devem ser ensinados aos alunos com necessidades educacionais especiais.
  • b) das metodologias e estratégias que favorecem o processo de aprendizagem dos alunos de inclusão.
  • c) dos procedimentos e estratégias que mobilizam o processo de aprendizagem dos alunos de inclusão.
  • d) dos instrumentos de avaliação adequados ao processo de aprendizagem dos alunos de inclusão.
  • e) do saber - fazer desses profissionais, que já possuem experiências e práticas pedagógicas ao entrar em contato com a inclusão.
#202064
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A professora Maria defende a seguinte ideia: vivemos em uma sociedade competitiva e, portanto, é importante preparar os alunos para viver “nessa” sociedade. Por isso, sua prática pedagógica é voltada ao incentivo à competição entre os momentos de aprendizagem. Considerando a concepção de Theodor W. Adorno, na obra Educação e Emancipação, é correto considerar que a prática pedagógica dessa professora é pautada em

  • a) um princípio pedagógico saudável para a educação humana no atual momento histórico.
  • b) uma representação da educação que ajuda a perpetuar a barbárie entre os seres humanos.
  • c) princípio básico da educação contextualizada.
  • d) uma representação da educação que combate a barbárie existente na sociedade.
  • e) um conjunto de procedimentos que aumenta a eficiência do aluno.
#202065
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

De acordo com Pierre Bourdieu (Escritos de Educação), ao contrário do que apregoam os defensores da “escola libertadora”, o sistema escolar é um dos fatores mais eficazes de conservação das desigualdades sociais. Os mecanismos de eliminação das crianças desfavorecidas agem durante todo o percurso da vida escolar do aluno. A herança cultural é um desses mecanismos porque:

( ) a influência do capital cultural se deixa apreender sob a forma da relação, muitas vezes constatada, entre o nível cultural global da família e o êxito escolar da criança;
( ) com diploma igual, a renda não exerce nenhuma influência própria sobre o êxito escolar do aluno;
( ) com renda igual, a proporção de bons alunos varia de maneira significativa.

Para completar a ideia do enunciado, analise as afirmativas apresentadas, classificando cada uma delas como verdadeira (V) ou falsa (F), e assinale a alternativa que contém a classificação correta, de cima para baixo.

  • a) F, F, V.
  • b) V, V, F.
  • c) F, V, F.
  • d) V, F, V.
  • e) V, V, V.
#202066
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Considere o docente que, no processo de avaliação, utiliza o “erro” que o aluno comete como fonte de informação para análise do processo de ensino-aprendizagem e não como uma falta a ser punida e, ainda, como forma de ajudar o aluno a compreender seu erro para não mais cometê-lo. Esse docente, segundo Charles Hadji na obra Avaliação Desmistificada, utiliza-se da função da avaliação denominada de

  • a) formativa.
  • b) prospectiva.
  • c) somativa.
  • d) reguladora.
  • e) classificatória.
#202067
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

As relações educativas que se estabelecem dentro do contexto escolar podem ser analisadas a partir da concepção que a escola possui sobre o processo de avaliação. Nesse sentido, segundo Hadji (Avaliação Desmistificada), a escola que utiliza a avaliação como meio de uma relação de ajuda ao aluno, que não cede à obsessão da seleção, da competitividade, da busca da excelência, mas permite a cada aluno tornar-se excelente, concebe a relação educativa de uma perspectiva

  • a) técnica e pedagógica.
  • b) política e técnica.
  • c) ética e técnica.
  • d) ética e pedagógica.
  • e) ética e política.
#202068
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

No livro Amar e Brincar : Fundamentos esquecidos do h umano, Maturana e Verden-Zoller sustentam que as emoções, associadas à rede de conversações, definem uma cultura como forma específica de coexistência em uma comunidade humana. Em outras palavras, isso quer dizer que

  • a) a vida humana define uma linhagem humana do ponto de vista biológico.
  • b) o linguajear, mantido geração após geração, definiu os idiomas existentes atualmente.
  • c) a vida humana é cultural, cultura essa que decorre do entrelaçamento do “emocionar” com o “linguajear”.
  • d) nas comunidades humanas, as emoções consensuais foram esquecidas.
  • e) a vida humana acontece como uma rede de coordenações que fundamenta a coexistência comunitária.
#202069
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Segundo Verden-Zoller, no livro Amar e Brincar : Fundamentos esquecidos do humano, o Eu é uma dimensão social humana que se realiza por meio da corporeidade e surge como um entrecruzamento específico das diferentes conversações que constituem e definem a comunidade social em que esse Eu vive com outros Eus em mútua aceitação. Assim, toda criança deve adquirir seu Eu. Nessa perspectiva, o professor contribui com a construção do Eu de seus alunos quando

  • a) no processo interacional com a criança preocupa-se com sua aprendizagem cognitiva.
  • b) no processo interacional percebe a si mesmo e a criança como participantes efetivos desta relação.
  • c) não vê a si mesmo no processo interacional.
  • d) sua atenção está além da interação, isto é, nas consequências do processo interacional.
  • e) limita a participação da criança no processo interacional.
#202071
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Segundo Maturana, na obra Emoções e Linguagem na Educação e na Política, “se dizemos que uma criança é de uma certa maneira boa, má, inteligente ou boba, estabilizamos nossa relação com ela de acordo com o que dizemos, e a criança, a menos que se aceite e se respeite, cairá na armadilha da não aceitação e do não respeito por si mesma; não se aceitando, não aceitará o outro”. Nessa perspectiva, para o desenvolvimento de boas relações na escola, é necessário:

( ) criar um espaço de convivência que favoreça o desenvolvimento das relações consigo mesma e com outras pessoas;
( ) convidarmos nossas crianças a olharem o que fazem, e, sobretudo, levarmos essas crianças a competirem;
( ) não desvalorizarmos nossas crianças em função daquilo que não sabem; valorizemos seu saber.

Para completar a ideia do enunciado, analise as afirmativas apresentadas, classificando cada uma delas como verdadeira (V) ou falsa (F), e assinale a alternativa que contém a classificação correta, de cima para baixo.

  • a) V, V, V.
  • b) V, F, F.
  • c) F,V, V.
  • d) V, F,V.
  • e) F, V, F.
#202072
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

De acordo com Vygotsky, na obra A Formação Social da Mente, o estado de desenvolvimento mental de uma criança só pode ser determinado se forem revelados os seus dois níveis: o nível de desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento proximal. Nesse sentido, o autor considera nível de desenvolvimento real quando a criança

  • a) soluciona um problema de forma autônoma.
  • b) soluciona um problema com a ajuda do professor.
  • c) soluciona um problema com a ajuda de um colega experiente.
  • d) não soluciona o problema, mesmo tendo a ajuda de um colega experiente.
  • e) não soluciona o problema de forma autônoma.
#202073
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

De acordo com Vygotsky, na obra A Formação Social da Mente, a tendência de uma criança muito pequena, com menos de três anos, é satisfazer seus desejos imediatamente. Suponhamos que ela queira, por exemplo, ocupar o papel de sua mãe; se não puder tê-lo, poderá ficar muito mal-humorada; no entanto, poderá ser distraída e acalmada de forma a esquecer seu desejo. Nesse sentido, uma criança na idade pré-escolar, com mais de quatro anos, quando surgem desejos (ocupar o papel de sua mãe) que não podem ser imediatamente satisfeitos ou esquecidos,

  • a) envolve-se em um mundo ilusório e imaginário chamado de brinquedo e realiza seus desejos por meio dele.
  • b) ficará magoada, mas poderá ser tranquilizada e esque cer seu desejo.
  • c) envolve-se em um mundo real, com a ajuda do adulto e esquece imediatamente esse desejo.
  • d) não fica mal-humorada, porque substitui esse desejo por outro qualquer como, por exemplo, chupar chupeta.
  • e) envolve-se em um mundo ilusório e imaginário chamado de brinquedo, mas não realiza seus desejos por meio dele.