Simulado PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CE | Intérprete Libras | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CE | INTÉRPRETE LIBRAS
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CE para o cargo de Intérprete Libras.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CETREDE para o concurso PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CE. Estas questões são especificamente para o cargo de Intérprete Libras, contendo Libras que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CE | Intérprete Libras contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CE.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #133513
- Banca
- CETREDE
- Matéria
- Libras
- Concurso
- Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Numere a coluna B pela coluna A, observando os modelos de tradução e interpretação.
COLUNA A
I. Modelo Interpretativo. II. Modelo Comunicativo. III. Modelo Sociolinguístico.
COLUNA B
( ) A mensagem é codificada para a transmissão. O código pode ser o português, a língua de sinais ou qualquer outra forma de comunicação. A mensagem é transmitida através de um CANAL e quando é recebida é CODIFICADA. Qualquer coisa que interfira na transmissão é considerada RUÍDO. ( ) O intérprete deve entender as palavras e sinais para expressar seus significados corretamente na língua-alvo. Interpretar é passar o SENTIDO da mensagem da língua-fonte para a língua alvo. ( ) O aspecto fundamental do processo de tradução e interpretação no modelo sociolinguístico baseia-se nas interações entre os participantes.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
- a) II – I – III.
- b) I – II – III.
- c) III – II –
- d) I – III – II.
- e) II – III – I.
- #133515
- Banca
- CETREDE
- Matéria
- Libras
- Concurso
- Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS. Conforme apresentado em http://www.deafmall.net/deafli... (2002), nos Estados Unidos, foi determinado ser antiético exigir que o intérprete assuma funções que não sejam específicas da sua atuação como intérpretes, tais como
( ) tutorar os alunos (em qualquer circunstância). ( ) apresentar informações a respeito do desenvolvimento dos alunos. ( ) acompanhar os alunos. ( ) disciplinar os alunos. ( ) realizar atividades gerais extraclasse.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
- a) V – V – F – V – F.
- b) V – V – V – V – V.
- c) F – V – V – V – V.
- d) V – V – F – F – V.
- e) V – F – V – V – V.
- #133517
- Banca
- CETREDE
- Matéria
- Libras
- Concurso
- Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O intérprete especialista para atuar na área da educação deverá ter um perfil para intermediar as relações entre os professores e os alunos, bem como entre os colegas surdos e os colegas ouvintes.
Sobre esse tema, leia as frases a seguir e marque a opção que apresenta a afirmativa CORRETA.
- a) O papel do intérprete em sala de aula é assumir o papel do professor do aluno surdo.
- b) Os alunos surdos devem dirigir questões diretamente ao intérprete, comentar e travar discussões em relação aos tópicos abordados com o intérprete e não com o professor.
- c) O intérprete, ao assumir todos os papéis delegados por parte dos professores e alunos, acaba sendo sobrecarregado e, também, acaba por confundir o seu papel dentro do processo educacional.
- d) O professor deve delegar ao intérprete a responsabilidade de assumir o ensino dos conteúdos desenvolvidos em aula aos alunos surdos.
- e) O professor deve consultar o intérprete a respeito do desenvolvimento do aluno surdo, pois ele é a pessoa mais indicada para dar um parecer a respeito.
- #133520
- Banca
- CETREDE
- Matéria
- Libras
- Concurso
- Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O papel do intérprete é realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada, e vice-versa observando o seguinte preceito ético:
- a) suspeição profissional.
- b) parcialidade (o intérprete deve ser neutro e interferir com opiniões próprias).
- c) discrição (o intérprete não deve estabelecer limites no seu envolvimento durante a atuação).
- d) distância profissional (o profissional intérprete e sua vida pessoal são separados).
- e) fidelidade (a interpretação deve ser fiel, o intérprete pode alterar a informação por querer ajudar ou ter opiniões a respeito de algum assunto. O objetivo da interpretação é passar o que foi dito).
- #133523
- Banca
- CETREDE
- Matéria
- Libras
- Concurso
- Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Uma postura ética e profissionalmente aceita sempre quando atuando, essa deve ser a atitude do intérprete. Isto quer dizer:
- a) Ser parcial: quanto mais parcial melhor. Poderá emitir opiniões ou comentários no que ele próprio está interpretando. O intérprete deverá ter tão somente o cuidado de passar a informação para LIBRAS e/ou Português. É ele que está falando. Ele é a ponte de ligação entre os dois lados.
- b) Ser discreto em sua forma de atuar. Não mastigar chicletes nem usar roupas e adereços que distraem os que dependem dele, chamando a atenção para si mesmo.
- c) Ter postura quanto ao local da atuação. Sentar em cima de uma mesa, ou escorar-se em parede para traduzir ou ficar em uma posição vantajosa para o surdo ou para o ouvinte.
- d) Ser fiel tanto em LIBRAS quanto no Português, quanto ao uso. isto é, conhecer bem e usar a estrutura gramatical própria da Libras. Criar ou inventar sinais, quando necessário, para que o nível de interpretação esteja bom e claro para todos.
- e) Espaço: o intérprete deve providenciar as adaptações necessárias no espaço para que a percepção visual seja adequada.
- #133526
- Banca
- CETREDE
- Matéria
- Libras
- Concurso
- Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Que evento foi realizado em 1992, organizado pela FENEIS, que promoveu o intercâmbio entre as diferentes experiências dos intérpretes no País, discussões e votação do regimento interno do Departamento Nacional de Intérpretes, fundado mediante a aprovação do mesmo?
- a) I Congresso de Intérpretes de Língua de Sinais.
- b) II Congresso Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais.
- c) II Simpósio de Intérpretes de Língua de Sinais.
- d) I Encontro Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais.
- e) II Encontro Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais.
- #133528
- Banca
- CETREDE
- Matéria
- Libras
- Concurso
- Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Analise a afirmativa a seguir.
Em vários países há tradutores e intérpretes de língua de sinais. A história da constituição deste profissional deu-se a partir de atividades __________ que foram sendo valorizadas enquanto atividade __________ na medida em que os surdos foram conquistando o seu exercício de cidadania. A participação de surdos nas discussões sociais representou e representa a chave para a __________ dos tradutores e intérpretes de língua de sinais. Outro elemento fundamental neste processo é o reconhecimento da ___________ em cada país.
Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
- a) laborais / voluntária / profissionalização / profissão
- b) laborais / voluntária / profissionalização / língua de sinais
- c) voluntárias / laboral / desqualificação / profissão
- d) voluntárias / laboral / profissionalização / língua de sinais
- e) voluntárias / laboral / desqualificação / língua de sinais
- #133530
- Banca
- CETREDE
- Matéria
- Libras
- Concurso
- Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
O objetivo do Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos (2001) era subsidiar professores, profissionais de educação e pessoas surdas no processo educacional de alunos com surdez e constituía-se de grandes ações. Dentre elas, a
- a) formação de professores que iriam atuar como multiplicadores, sendo eles instrutores ouvintes e intérpretes de Libras/Línguas.
- b) formação de professores que iriam atuar como professores, sendo eles instrutores surdos e professores de Língua Portuguesa oral.
- c) criação de Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às pessoas com Surdez, que tinha como meta qualificar profissionais da educação e elaborar material didático específico para a educação bilíngue.
- d) criação de Centros de Atendimento às Pessoas com Surdez, que tinha como meta atender os alunos surdos da escola regular.
- e) implantação das salas de recursos modernizadas para surdos e ouvintes.
- #133532
- Banca
- CETREDE
- Matéria
- Libras
- Concurso
- Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) diz que
I. para a inclusão dos alunos surdos nas escolas comuns, a educação bilíngue - Língua Portuguesa/LIBRAS, desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na Língua de Sinais: o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para alunos surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino da Libras para os demais alunos da escola. II. o atendimento educacional especializado é ofertado somente na língua de sinais. III. o atendimento educacional especializado é realizado mediante a atuação de profissionais com conhecimentos específicos no ensino da Língua Brasileira de Sinais, da Língua Portuguesa na modalidade oral como segunda língua. IV. devido à diferença linguística, na medida do possível, o aluno surdo deve estar com outros pares surdos em turmas comuns na escola regular.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
- a) III – IV.
- b) I – IV.
- c) II – III.
- d) II – IV.
- e) I – III.
- #133534
- Banca
- CETREDE
- Matéria
- Libras
- Concurso
- Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Dizer que todos os brasileiros falam o mesmo português é uma _________ na mesma proporção em que é ________ dizer que todos os _______ usam a mesma Libras. Marque a opção que completa CORRETA e respectivamente as lacunas.
- a) inverdade / inverdade / surdos
- b) inverdade / verdade / surdos
- c) verdade / inverdade / ouvintes
- d) verdade / verdade / surdos
- e) inverdade / inverdade / ouvintes
- #133536
- Banca
- CETREDE
- Matéria
- Libras
- Concurso
- Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Leia as afirmativas a seguir sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa.
I. A Libras é uma versão sinalizada da Língua Portuguesa. II. O Português apresenta uma escrita, o que não acontece com a Libras. III. A Língua de Sinais é autônoma, ou seja, é independe de qualquer língua oral em sua concepção linguística. IV. A Libras não tem sua origem histórica na língua oral.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
- a) III – IV.
- b) I – II.
- c) II – III.
- d) II – IV.
- e) I – III.
- #133537
- Banca
- CETREDE
- Matéria
- Libras
- Concurso
- Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Sobre os aspectos linguísticos da Libras, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) As mãos não são o único veículo usado na Libras para produzir informação linguística. ( ) Os surdos não fazem uso extensivo de marcadores não manuais. ( ) Na Libras, as expressões faciais são elementos gramaticais que compõem a estrutura da língua. ( ) As expressões faciais atuam como componente lexical na Libras.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
- a) F – V – V – V.
- b) V – F – V – V.
- c) F – V – F – F.
- d) V – V – F – F.
- e) F – V – V – F.
- #133538
- Banca
- CETREDE
- Matéria
- Libras
- Concurso
- Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Sobre a Libras, é INCORRETO afirmar que
- a) é possível expressar conceitos abstratos.
- b) a usada no Brasil não apresenta uma unidade.
- c) é o alfabeto manual.
- d) tem gramática.
- e) a dos surdos é natural.
- #133540
- Banca
- CETREDE
- Matéria
- Libras
- Concurso
- Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
O surdo tem uma identidade e uma cultura própria? Sobre essa indagação é CORRETO afirmar que
- a) a cultura do povo surdo é auditiva.
- b) a Língua de Sinais não identifica o sujeito surdo.
- c) em contato com ouvintes, os surdos aprendem a falar (no sentido vocal) naturalmente.
- d) o surdo tem características culturais que marcam seu jeito de ver, sentir e se relacionar com o mundo.
- e) o surdo não compartilha de outras culturas.
- #133541
- Banca
- CETREDE
- Matéria
- Libras
- Concurso
- Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Segundo os pressupostos culturais da surdez, é INCORRETO afirmar que o(a)
- a) fator aglutinante da comunidade surda é a Língua de Sinais.
- b) Língua de Sinais não impede, mas favorece a aprendizagem de uma segunda língua.
- c) Língua de Sinais é considerada aquilo que identifica o sujeito surdo.
- d) Língua de Sinais exerce um papel determinante no desenvolvimento comunicativo da criança surda.
- e) Deficiência auditiva inibe as competências comunicativas e linguísticas e cognitivas da criança surda.