Processando...

Simulado PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CE | Intérprete Libras | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CE | Intérprete Libras

SIMULADO PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CE | INTÉRPRETE LIBRAS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CE para o cargo de Intérprete Libras.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CETREDE para o concurso PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CE. Estas questões são especificamente para o cargo de Intérprete Libras, contendo Libras que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CE | Intérprete Libras contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#133513
Banca
CETREDE
Matéria
Libras
Concurso
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Numere a coluna B pela coluna A, observando os modelos de tradução e interpretação.
COLUNA A
I. Modelo Interpretativo. II. Modelo Comunicativo. III. Modelo Sociolinguístico.
COLUNA B
( ) A mensagem é codificada para a transmissão. O código pode ser o português, a língua de sinais ou qualquer outra forma de comunicação. A mensagem é transmitida através de um CANAL e quando é recebida é CODIFICADA. Qualquer coisa que interfira na transmissão é considerada RUÍDO. ( ) O intérprete deve entender as palavras e sinais para expressar seus significados corretamente na língua-alvo. Interpretar é passar o SENTIDO da mensagem da língua-fonte para a língua alvo. ( ) O aspecto fundamental do processo de tradução e interpretação no modelo sociolinguístico baseia-se nas interações entre os participantes.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • a) II – I – III.
  • b) I – II – III.
  • c) III – II –
  • d) I – III – II.
  • e) II – III – I.
#133515
Banca
CETREDE
Matéria
Libras
Concurso
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS. Conforme apresentado em http://www.deafmall.net/deafli... (2002), nos Estados Unidos, foi determinado ser antiético exigir que o intérprete assuma funções que não sejam específicas da sua atuação como intérpretes, tais como
( ) tutorar os alunos (em qualquer circunstância). ( ) apresentar informações a respeito do desenvolvimento dos alunos. ( ) acompanhar os alunos. ( ) disciplinar os alunos. ( ) realizar atividades gerais extraclasse.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • a) V – V – F – V – F.
  • b) V – V – V – V – V.
  • c) F – V – V – V – V.
  • d) V – V – F – F – V.
  • e) V – F – V – V – V.
#133517
Banca
CETREDE
Matéria
Libras
Concurso
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

O intérprete especialista para atuar na área da educação deverá ter um perfil para intermediar as relações entre os professores e os alunos, bem como entre os colegas surdos e os colegas ouvintes.
Sobre esse tema, leia as frases a seguir e marque a opção que apresenta a afirmativa CORRETA.

  • a) O papel do intérprete em sala de aula é assumir o papel do professor do aluno surdo.
  • b) Os alunos surdos devem dirigir questões diretamente ao intérprete, comentar e travar discussões em relação aos tópicos abordados com o intérprete e não com o professor.
  • c) O intérprete, ao assumir todos os papéis delegados por parte dos professores e alunos, acaba sendo sobrecarregado e, também, acaba por confundir o seu papel dentro do processo educacional.
  • d) O professor deve delegar ao intérprete a responsabilidade de assumir o ensino dos conteúdos desenvolvidos em aula aos alunos surdos.
  • e) O professor deve consultar o intérprete a respeito do desenvolvimento do aluno surdo, pois ele é a pessoa mais indicada para dar um parecer a respeito.
#133520
Banca
CETREDE
Matéria
Libras
Concurso
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

O papel do intérprete é realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada, e vice-versa observando o seguinte preceito ético:

    • a) suspeição profissional.
    • b) parcialidade (o intérprete deve ser neutro e interferir com opiniões próprias).
    • c) discrição (o intérprete não deve estabelecer limites no seu envolvimento durante a atuação).
    • d) distância profissional (o profissional intérprete e sua vida pessoal são separados).
    • e) fidelidade (a interpretação deve ser fiel, o intérprete pode alterar a informação por querer ajudar ou ter opiniões a respeito de algum assunto. O objetivo da interpretação é passar o que foi dito).
    #133523
    Banca
    CETREDE
    Matéria
    Libras
    Concurso
    Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    Uma postura ética e profissionalmente aceita sempre quando atuando, essa deve ser a atitude do intérprete. Isto quer dizer:

    • a) Ser parcial: quanto mais parcial melhor. Poderá emitir opiniões ou comentários no que ele próprio está interpretando. O intérprete deverá ter tão somente o cuidado de passar a informação para LIBRAS e/ou Português. É ele que está falando. Ele é a ponte de ligação entre os dois lados.
    • b) Ser discreto em sua forma de atuar. Não mastigar chicletes nem usar roupas e adereços que distraem os que dependem dele, chamando a atenção para si mesmo.
    • c) Ter postura quanto ao local da atuação. Sentar em cima de uma mesa, ou escorar-se em parede para traduzir ou ficar em uma posição vantajosa para o surdo ou para o ouvinte.
    • d) Ser fiel tanto em LIBRAS quanto no Português, quanto ao uso. isto é, conhecer bem e usar a estrutura gramatical própria da Libras. Criar ou inventar sinais, quando necessário, para que o nível de interpretação esteja bom e claro para todos.
    • e) Espaço: o intérprete deve providenciar as adaptações necessárias no espaço para que a percepção visual seja adequada.
    #133526
    Banca
    CETREDE
    Matéria
    Libras
    Concurso
    Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 6 - 

    Que evento foi realizado em 1992, organizado pela FENEIS, que promoveu o intercâmbio entre as diferentes experiências dos intérpretes no País, discussões e votação do regimento interno do Departamento Nacional de Intérpretes, fundado mediante a aprovação do mesmo?

    • a) I Congresso de Intérpretes de Língua de Sinais.
    • b) II Congresso Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais.
    • c) II Simpósio de Intérpretes de Língua de Sinais.
    • d) I Encontro Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais.
    • e) II Encontro Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais.
    #133528
    Banca
    CETREDE
    Matéria
    Libras
    Concurso
    Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 7 - 

    Analise a afirmativa a seguir.
    Em vários países há tradutores e intérpretes de língua de sinais. A história da constituição deste profissional deu-se a partir de atividades __________ que foram sendo valorizadas enquanto atividade __________ na medida em que os surdos foram conquistando o seu exercício de cidadania. A participação de surdos nas discussões sociais representou e representa a chave para a __________ dos tradutores e intérpretes de língua de sinais. Outro elemento fundamental neste processo é o reconhecimento da ___________ em cada país.

    Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.

    • a) laborais / voluntária / profissionalização / profissão
    • b) laborais / voluntária / profissionalização / língua de sinais
    • c) voluntárias / laboral / desqualificação / profissão
    • d) voluntárias / laboral / profissionalização / língua de sinais
    • e) voluntárias / laboral / desqualificação / língua de sinais
    #133530
    Banca
    CETREDE
    Matéria
    Libras
    Concurso
    Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 8 - 

    O objetivo do Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos (2001) era subsidiar professores, profissionais de educação e pessoas surdas no processo educacional de alunos com surdez e constituía-se de grandes ações. Dentre elas, a

    • a) formação de professores que iriam atuar como multiplicadores, sendo eles instrutores ouvintes e intérpretes de Libras/Línguas.
    • b) formação de professores que iriam atuar como professores, sendo eles instrutores surdos e professores de Língua Portuguesa oral.
    • c) criação de Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às pessoas com Surdez, que tinha como meta qualificar profissionais da educação e elaborar material didático específico para a educação bilíngue.
    • d) criação de Centros de Atendimento às Pessoas com Surdez, que tinha como meta atender os alunos surdos da escola regular.
    • e) implantação das salas de recursos modernizadas para surdos e ouvintes.
    #133532
    Banca
    CETREDE
    Matéria
    Libras
    Concurso
    Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 9 - 

    A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) diz que

    I. para a inclusão dos alunos surdos nas escolas comuns, a educação bilíngue - Língua Portuguesa/LIBRAS, desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na Língua de Sinais: o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para alunos surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino da Libras para os demais alunos da escola. II. o atendimento educacional especializado é ofertado somente na língua de sinais. III. o atendimento educacional especializado é realizado mediante a atuação de profissionais com conhecimentos específicos no ensino da Língua Brasileira de Sinais, da Língua Portuguesa na modalidade oral como segunda língua. IV. devido à diferença linguística, na medida do possível, o aluno surdo deve estar com outros pares surdos em turmas comuns na escola regular.

    Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

    • a) III – IV.
    • b) I – IV.
    • c) II – III.
    • d) II – IV.
    • e) I – III.
    #133534
    Banca
    CETREDE
    Matéria
    Libras
    Concurso
    Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 10 - 

    Dizer que todos os brasileiros falam o mesmo português é uma _________ na mesma proporção em que é ________ dizer que todos os _______ usam a mesma Libras. Marque a opção que completa CORRETA e respectivamente as lacunas.

    • a) inverdade / inverdade / surdos
    • b) inverdade / verdade / surdos
    • c) verdade / inverdade / ouvintes
    • d) verdade / verdade / surdos
    • e) inverdade / inverdade / ouvintes
    #133536
    Banca
    CETREDE
    Matéria
    Libras
    Concurso
    Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 11 - 

    Leia as afirmativas a seguir sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa.
    I. A Libras é uma versão sinalizada da Língua Portuguesa. II. O Português apresenta uma escrita, o que não acontece com a Libras. III. A Língua de Sinais é autônoma, ou seja, é independe de qualquer língua oral em sua concepção linguística. IV. A Libras não tem sua origem histórica na língua oral.

    Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

    • a) III – IV.
    • b) I – II.
    • c) II – III.
    • d) II – IV.
    • e) I – III.
    #133537
    Banca
    CETREDE
    Matéria
    Libras
    Concurso
    Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 12 - 

    Sobre os aspectos linguísticos da Libras, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

    ( ) As mãos não são o único veículo usado na Libras para produzir informação linguística. ( ) Os surdos não fazem uso extensivo de marcadores não manuais. ( ) Na Libras, as expressões faciais são elementos gramaticais que compõem a estrutura da língua. ( ) As expressões faciais atuam como componente lexical na Libras.

    Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

    • a) F – V – V – V.
    • b) V – F – V – V.
    • c) F – V – F – F.
    • d) V – V – F – F.
    • e) F – V – V – F.
    #133538
    Banca
    CETREDE
    Matéria
    Libras
    Concurso
    Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 13 - 

    Sobre a Libras, é INCORRETO afirmar que

    • a) é possível expressar conceitos abstratos.
    • b) a usada no Brasil não apresenta uma unidade.
    • c) é o alfabeto manual.
    • d) tem gramática.
    • e) a dos surdos é natural.
    #133540
    Banca
    CETREDE
    Matéria
    Libras
    Concurso
    Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 14 - 

    O surdo tem uma identidade e uma cultura própria? Sobre essa indagação é CORRETO afirmar que

    • a) a cultura do povo surdo é auditiva.
    • b) a Língua de Sinais não identifica o sujeito surdo.
    • c) em contato com ouvintes, os surdos aprendem a falar (no sentido vocal) naturalmente.
    • d) o surdo tem características culturais que marcam seu jeito de ver, sentir e se relacionar com o mundo.
    • e) o surdo não compartilha de outras culturas.
    #133541
    Banca
    CETREDE
    Matéria
    Libras
    Concurso
    Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 15 - 

    Segundo os pressupostos culturais da surdez, é INCORRETO afirmar que o(a)

    • a) fator aglutinante da comunidade surda é a Língua de Sinais.
    • b) Língua de Sinais não impede, mas favorece a aprendizagem de uma segunda língua.
    • c) Língua de Sinais é considerada aquilo que identifica o sujeito surdo.
    • d) Língua de Sinais exerce um papel determinante no desenvolvimento comunicativo da criança surda.
    • e) Deficiência auditiva inibe as competências comunicativas e linguísticas e cognitivas da criança surda.