Processando...

Simulado Prefeitura de São Francisco - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de São Francisco - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE SÃO FRANCISCO - MG DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de São Francisco - MG.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de São Francisco - MG que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de São Francisco - MG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de São Francisco - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de São Francisco - MG.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de São Francisco - MG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de São Francisco - MG
Para realizar o simulado Prefeitura de São Francisco - MG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de São Francisco - MG você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de São Francisco - MG é aqui!


#159568
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Francisco-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

“A formação da territorialidade moderna compreende a estruturação de uma geografia de países, sob a qual se desenvolvem os processos que vão lhe negar seus princípios fundadores, como a estruturação do sistema internacional, a transnacionalidade e, finalmente, a globalização. Tanto as três dinâmicas repercutem umas nas outras, como também há uma autêntica articulação delas em diferentes escalas”. Essas dinâmicas são denominadas dinâmicas da mundialização.

Fonte: HEIDRICH, A. L. A relação entre espaço mundial e território nacional sob as dinâmicas da mundialização. In: OLIVEIRA, M. P.; COELHO, M. C. N; CORRÊA, A. de M. (org.). O Brasil, a América Latina e o Mundo: espacialidades contemporâneas. Rio de Janeiro: Lamparina; Anpege, Faperj, 2008, v. 1, p. 77-91.

Considerando as relações e as dinâmicas mundiais a que o texto se refere, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Paridade cambial.

( ) Globalização de mercados.

( ) Sistema internacional.

( ) Mundialização financeira.

( ) Dinâmicas mundiais.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • a) V, F, F, F, V.
  • b) F, V, F, V, F.
  • c) V, V, V, F, F.
  • d) F, V, V, V, V.
  • e) F, F, F, V, V.
#159569
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Francisco-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

“Os estudos culturais, utilizados em pesquisas do campo das ciências humanas, entre as quais a Geografia, contribui para o entendimento e a interpretação das práticas dos pequenos grupos, das minorias e dos excluídos da sociedade globalizada, e nos apontam que existe uma série de grupos organizados, de fóruns, de ONG organizadas e articuladas internacionalmente, em uma onda transnacional. Dentro desse contexto, a tecnologia social desenvolvida por esses grupos hoje é vendida como know-how”.

Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240454>. Acesso em: 5 fev. 2020. Adaptado.

A sentença que apresenta a ideia central do texto é

  • a) A geografia faz ínfima alusão à interpretação das práticas dos pequenos grupos.
  • b) As informações atreladas às tecnologias obstam operar em diferentes escalas do espaço.
  • c) O espaço geográfico é produto ímpar das ações e interações do meio natural.
  • d) A tecnologia social desenvolvida por essas minorias é vendida como conhecimento e técnica.
  • e) As ciências humanas furtam-se de respaldar suas práticas nos estudos dos grupos.
#159570
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Francisco-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

É uma instituição formada por povo, território e governo. Representa, portanto, um conjunto de instituições públicas que administra um território, procurando atender os anseios e interesses de sua população. Espaço soberano reconhecido internacionalmente. Limites bem definidos ou não muito claros. As fronteiras podem variar de acordo com o espaço em análise. O espaço geográfico apropriado é delimitado por relações de soberania e poder.

Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/issue/view/421/showToc. Acesso em: 5 fev. 2020.

Os conceitos aos quais os parágrafos se referem são, respectivamente:

  • a) Nação – território.
  • b) Governo – espaço.
  • c) País – nação.
  • d) Nação – lugar.
  • e) Governo – território.
#159571
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Francisco-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

“Para que cada ponto da superfície da Terra pudesse ser localizado no mapa, foi criado um sistema de linhas imaginárias os meridianos e os paralelos. Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido nortesul. Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste-oeste”.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Adaptado.

A interseção de um paralelo com um meridiano está implícita em:

  • a) Latitude Setentrional.
  • b) Longitude Ocidental.
  • c) Círculos Polares.
  • d) Longitude Meridional.
  • e) Coordenadas Geográficas.
#159572
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Francisco-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

“A fragilidade dos ambientes naturais diante das intervenções humanas é maior ou menor em função de suas características genéticas. Em princípio, salvo algumas regiões do planeta, os ambientes naturais mostravam-se em estado de equilíbrio dinâmico até o momento em que as sociedades humanas passaram a intervir cada vez mais intensamente na exploração dos recursos naturais para gerar riquezas, conforto, prazer e lazer”. Fonte: ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Ecogeografia do Brasil: subsídios para planejamento ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.
O erro lógico do argumento a que o texto se refere é:

  • a) Um paralelismo entre o complexo desenvolvimento tecnológico e econômico das sociedades e o avanço da exploração dos recursos naturais pode ser estabelecido.
  • b) O Brasil sofreu uma forte e incisiva influência externa do desenvolvimento tecnológico refletindo uma gravidade nos problemas sociais, culturais e ambientais.
  • c) A implantação de florestas homogêneas nas áreas de cerrados em Minas Gerais foram planejadas, estudadas e obedeceram aos critérios de zoneamento geoambiental.
  • d) A ação do homem, ao apropriar-se dos recursos naturais, causa grandes alterações na paisagem natural com ritmo mais intenso que aquele normalmente produzido pela natureza.
  • e) A preocupação da sociedade com as questões ambientais deve ultrapassar os limites dos meros interesses do desenvolvimento econômico e tecnológico.
#159573
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Francisco-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A pirâmide etária brasileira nos fornece importantes informações sobre natalidade, idade média da população, longevidade, entre outros temas.

Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18318-piramide-etaria.html> Acesso em: 4 fev. 2020.

Analise a pirâmide etária abaixo.

Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18318-piramide-etaria.html>. Acesso em: 4 fev. 2020.

O conteúdo exposto no texto e na pirâmide etária acima permite afirmar que:

  • a) A pirâmide etária brasileira demonstra a mesma proporção entre a base, o corpo e o ápice.
  • b) A faixa etária que corresponde ao maior crescimento feminino é a de 35 a 39 anos.
  • c) Os homens e as mulheres em idade de 15 a 19 anos superaram as demais faixas etárias.
  • d) A população masculina de 75-79 anos é igual à população feminina em mesma faixa etária.
  • e) O crescimento da população feminina e masculina é equivalente no ápice da pirâmide.
#159574
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Francisco-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Observe a figura.


Disponível em: <https://rachacuca.com.br/educacao/vestibular/tags/geografia/>. Acesso em: 1 fev. 2020.

Considerando o princípio científico dos grandes conjuntos paisagísticos do globo terrestre para as regiões temperadas, na figura, são aplicáveis à situação os números

  • a) 1, 2 e 3, apenas.
  • b) 1 e 5, apenas.
  • c) 1, 2 e 5, apenas.
  • d) 2, 3 e 4, apenas.
  • e) 3 e 4, apenas.
#159575
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Francisco-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Observe a figura.


Disponível em: <http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php>. Acesso em: 2 fev. 2020.
O que melhor engloba a leitura da figura é:

  • a) O recorte regional representado com o número 4 trata da Região Centro-Oeste, cujos limites são idênticos aos limites do Centro-Oeste do IBGE.
  • b) O número 3 na figura corresponde ao Centro-Sul, a região core do Brasil, conforme afirmou Roberto Lobato Corrêa em texto publicado em GEOSUL, em 1989.
  • c) A regionalização apresentada foi proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira, no ano de 1999, e é conhecida como “Os quatro Brasis”.
  • d) O Nordeste representado pelo número 2 foi delimitado, classificado e caracterizado pelo geógrafo Pedro Pinchas, no ano de 1967.
  • e) O número 1 na figura trata da Amazônia Legal brasileira, área delimitada por projeto de Lei para atuação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia.
#159576
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Francisco-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

“A expansão das fronteiras do capital no campo maranhense com o agro-hidro-mínero-negócio tem impactado negativamente o modo de vida das comunidades tradicionais e povos indígenas em seus territórios de vida. Os agressores seguem uma matriz histórica de controle e poder de grandes extensões de terras desde o início da colonização”.

Fonte: CPT (org.). Atlas de conflitos na Amazônia. Goiânia: CPT; São Paulo: Editora Extramares, 2017.

Considerando os resultados da expansão do capital aplicável à situação a que o texto se refere, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Empresários de economia privada (madeireiros, sojeiros e outros) estão entre os agressores.

( ) Apoio do governo federal às comunidades tradicionais inibe os conflitos com os fazendeiros.

( ) Há observância através de madeireiros das áreas de quilombolas e indígenas.

( ) Há violência no campo com ameaças e ocorrências de mortes nesses territórios.

( ) Indígenas aceitam sem resistência as ações decorrentes da expansão do capital.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • a) F, F, V, F, V.
  • b) V, V, V, F, F.
  • c) V, F, V, F, V.
  • d) F, V, V, V, F.
  • e) V, F, F, V, F.
#159577
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Francisco-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Segundo Hartshorne, o objetivo central da Geografia deve ser descrever e explicar como o inter-relacionamento entre os fenômenos contribui para produzir configurações geográficas em extensões inerentes ao globo.

Fonte: COSCIONI, F. J. Reflexões sobre as posições epistemológicas de Richard Hartshorne em The Nature Of Geography. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 011-024, 2015.

A alternativa que corresponde ao estudo de Hartshorne é

  • a) espaço vital.
  • b) diferenciação de áreas.
  • c) cosmos.
  • d) geografia política.
  • e) teoria do lugar central.
#159578
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Francisco-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

O envelhecimento é um conglomerado complexo de eventos biológicos que mudam a estrutura e função de diversas partes do corpo. As assertivas abaixo estão relacionadas à voz senil e às principais alterações vocais encontradas.

I - Calcificação e ossificação gradual das cartilagens.

II - Atrofia dos músculos laríngeos intrínsecos.

III - Aumento da frequência fundamental nos homens e redução nas mulheres.

IV - Aumento nos tempos máximos de fonação.

V - Aumento do grau de nasalidade e redução na intensidade de fala.

VI - Menor tessitura vocal.

Podemos afirmar que estão CORRETAS:

  • a) I, II e III, apenas.
  • b) III, V e VI, apenas.
  • c) II, III e IV, apenas.
  • d) IV, V e VI, apenas.
  • e) I, V e VI, apenas.
#159579
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Francisco-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Flávia, uma fonoaudióloga recém-formada, foi convidada a realizar um trabalho educacional em uma escola particular da sua cidade. Chegando à escola, a coordenadora apresentou-lhe uma demanda de atendimento clínico individualizado, de uma criança que já havia passado por um processo de avaliação e com os seguintes achados: VWC, 8 anos, sexo masculino, estudante da 1.ª série do ensino fundamental. De acordo com a análise fonológica realizada, VWC apresentava os seguintes processos fonológicos: ensurdecimento de plosivas e fricativas, em que o traço comprometido era o [+voz] (/g/ a [k], /b/ a [p], /z/ a [s], /Z/ a [S]); simplificação de líquidas, com ausência do traço [+contínuo] (/P/ a [l]) e simplificação de encontros consonantais (omissão do fonema /P/ em sílabas CCV – consoante-consoante-vogal). De acordo com os preceitos éticos e a legislação vigente, a conduta correta de Flávia deve ser

  • a) encaminhar esse paciente para o seu consultório.
  • b) encaminhá-lo para a clínica com profissional experiente.
  • c) fornecer, no mínimo, três indicações profissionais.
  • d) atender o aluno, só que em contraturno na própria escola.
  • e) fazer o atendimento domiciliar a esse paciente e família.
#159580
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Francisco-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Em um dia de trabalho com pacientes especiais e adultos, um fonoaudiólogo resolveu aplicar a seguinte terapia: Com o paciente sentado em uma cadeira e ao lado do terapeuta forma-se uma concha com a mão, flexionam-se ligeiramente as articulações do dedo e traz o polegar para a mão. Coloca a mão sobre os lábios do paciente, seguraos em contato e cuida para que essa mão não atrapalhe a respiração pelo nariz. Faz-se uma pressão sobre os lábios e faces e produz-se um efeito de vácuo. Em seguida, faz-se uma vibração em sentido dorso-cranial. Essas vibrações são intercaladas com pequenas pausas. O terapeuta esperava como reação
I - o aumento da pressão intraoral. II - a diminuição da pressão intraoral. III - a protusão dos lábios. IV - a retração dos lábios. V - o aumento da tensão e do impulso com relaxamento final da língua.
De acordo com o caso acima, estão CORRETAS as assertivas:

  • a) I, III e V, apenas.
  • b) I, II e III, apenas.
  • c) II, III e IV, apenas.
  • d) III, IV e V, apenas.
  • e) I, IV e V, apenas.
#159581
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Francisco-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Dificuldades alimentares na infância são extremamente comuns. Estudos realizados em diferentes regiões do mundo mostram que a queixa de não comer está entre as principais situações, não apenas nos consultórios de pediatras como também na clínica de especialistas, como gastroenterologistas e fonoaudiólogos. O modo como uma mãe comunica com seu filho no momento de alimentá-lo, e a reação a cada mensagem que ele emitirá, fará a diferença no desenvolvimento da alimentação dessa criança. Para ofertar uma efetiva terapia, o fonoaudiólogo deve ter conhecimento sobre refeição e sobre a sua relação com aspectos físicos, sensoriais, de aprendizado e de comunicação. Para uma comunicação acontecer, é necessário sintonia entre os pares. Em um momento de refeição de uma criança, quando lhe é ofertado o alimento e ela chora, empurra a colher ou joga o alimento no chão, o que essa criança está querendo dizer?

I - “Doi quando eu como...” – provavelmente algumas crianças podem recusar alimentos muito específicos porque não se sentem bem fisicamente.

II - “Eu não consigo comer isso...” – isso pode ser devido a alguma alteração na motricidade orofacial.

III - Eu me sinto desconfortável com esse tipo de alimento...” – dificuldades sensoriais impactam a alimentação quando, por exemplo, a criança não processa a textura.

IV - Eu tenho medo de comer...” – nenhuma memória de desconforto vivenciada durante o ato de comer pode gerar mudança no comportamento como ansiedade e aversão àquela situação.

V - Eu não quero assim. Eu quero comer do meu jeito...” – a criança é aversa à imitação, prefere o seu jeito personalizado de ser.

Analisando a queixa da criança e a sua provável associação, podemos afirmar que estão CORRETAS as assertivas:

  • a) II, III, IV, apenas.
  • b) III, IV, V, apenas.
  • c) I, V, V, apenas.
  • d) I, II e III, apenas.
  • e) I, III, V, apenas.
#159582
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Francisco-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Depois de realizar várias anamneses, um fonoaudiólogo observou que a maioria dos seus pacientes encaminhados por dentistas apresentava as seguintes queixas:

- cansaço ou dor muscular ao mastigar;

- dores de cabeça com frequência;

- dor na nuca ou torcicolo;

- dores de ouvido ou na região próxima a ele;

- ruídos na região das articulações temporomandibulares (ATM) ao mastigar ou abrir a boca.

Diante disso, o profissional elaborou alguns planos de ação terapêutica para esses clientes. Nessa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O plano deve incluir massagens miorrelaxantes nos músculos levantadores da mandíbula e exercícios de abertura e fechamento de boca com guia de língua.

PORQUE

II. Os sintomas relatados são característicos de quadros de disfunção temporomandibular (DTM) e envolvem a hiperfunção dos músculos levantadores da mandíbula (masseteres, pterigoídeos mediais e temporais). Nesses casos, a lubrificação das ATM é importante, porém ela deve ser feita sob o maior controle possível, para evitar o deslocamento do disco articular.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

  • a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • e) As asserções I e II são proposições falsas.