Simulado PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP | Professor de Educação Básica I | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP para o cargo de Professor de Educação Básica I.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Básica I, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP | Professor de Educação Básica I contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #133729
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de São Bernardo do Campo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Pérez Gómez (2015) trata de novos desafios educacionais na era digital. Um dos desafios da escola em adentrar na cultura digital é
- a) que a potência informacional da era digital gera uma população escolar mais exigente e bem informada.
- b) que o volume de informação, organizado pelo sujeito, torna a escola tradicional dispensável.
- c) aprender a trabalhar o conhecimento como uma moeda de troca e não como um valor, preparando cidadãos para o livre-jogo do mercado.
- d) resgatar o pensamento cartesiano visando à aprendizagem como um processo contínuo de construção, desconstrução e reconstrução.
- e) que a fronteira entre o escolar e o não escolar já não é definida pelos limites do espaço e do tempo da escola.
- #133730
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de São Bernardo do Campo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
A reivindicação do direito à diferença e a consequente valorização das diferenças na sociedade pós-moderna requer a integração das diferenças no currículo escolar e a sua consideração como elemento enriquecedor do currículo do processo de construção do conhecimento de si, do outro e do mundo.
(Formosinho; Machado, In: Kishimoto; Oliveira, 2013)
Com essa afirmação, os autores pretendem defender, no âmbito da pedagogia da infância, a
- a) pedagogia da equidade.
- b) pedagogia burocrática.
- c) pedagogia uniforme.
- d) pedagogia da compensação.
- e) pedagogia da transmissão.
- #133731
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de São Bernardo do Campo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Segundo Mantoan et all (2006), “temos muitos desafios a enfrentar para atingir a educação como direito de todos. Um deles é não permitir que esse direito seja traduzido meramente como cumprimento da obrigação de matricular e manter alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns [...]”. Na perspectiva das autoras, acerca das relações entre inclusão e integração escolar, é correto afirmar que
- a) a inclusão escolar tem como objetivo ajudar pessoas com deficiências a obter uma existência tão próxima ao normal possível.
- b) a inclusão tem o objetivo de disponibilizar a pessoas com deficiência padrões e condições de vida cotidiana próximas às normas da sociedade.
- c) o objetivo da inclusão escolar é tornar reconhecida e valorizada a diversidade como condição humana favorecedora de aprendizagem.
- d) a integração escolar está colocada como compromisso ético-político, que implica garantir a educação como direito de todos.
- e) a integração visa garantir condições favoráveis a autonomia escolar e social para que todos se tornem cidadãos de iguais direitos.
- #133732
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de São Bernardo do Campo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
De acordo com Gómez (In: Sacristàn; Gómez, 2000), a função da escola, concebida como instituição especificamente configurada para desenvolver o processo de socialização das novas gerações, aparece puramente conservadora [...]. Todavia, o processo de socialização das novas gerações nem é tão simples, nem pode ser caracterizado de modo linear ou mecânico, nem na sociedade, nem na escola. Para o autor, a função educativa da escola na sociedade pós-industrial contemporânea deve se concretizar em dois eixos complementares de intervenção:
- a) seleção e organização dos conteúdos do currículo; e organização das tarefas acadêmicas.
- b) organização do grau de participação dos alunos na configuração das formas de trabalho; ordenação do espaço e do tempo escolares.
- c) valorização da atividade dos alunos; incorporação das novas gerações ao mundo do trabalho.
- d) desenvolvimento radical da função compensatória das desigualdades de origem; reconstrução do conhecimento e da experiência.
- e) interiorização das ideias, valores e normas da comunidade; formação do cidadão para intervenção na vida pública.
- #133733
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de São Bernardo do Campo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
A democratização do poder restituiu ao povo uma tal soma de autonomia que em todos os ramos de administração é hoje indispensável consultar e satisfazer suas necessidades. Já que a revolução entregou ao povo a direção de si mesmo, nada é mais urgente do que cultivar-lhe o espírito, dar-lhe a elevação moral de que ele precisa, formar-lhe o caráter, para que saiba querer.
(Teixeira, 1956)
O trecho reproduz parte do discurso de Anísio Teixeira no Congresso do Ensino Primário, de São Paulo, em 1956. Na ocasião, o educador brasileiro defendeu
- a) que a escola pública, universal e gratuita, assim como os sindicatos e os direitos dos trabalhadores, são resultados da luta socialista, são remédio e freio para desvios que tornariam o capitalismo intolerável.
- b) a escola pública, obrigatória, gratuita e universal, ministrada pelo Estado, como instrumento indispensável para consolidação da República e da democracia.
- c) que o ensino primário, já universalizado em muitas nações desenvolvidas desde o século XIX, seja reduzido a dois anos de duração a fim de que se abra para o povo a igualdade inicial de oportunidades.
- d) que, se na década de 1920 o Brasil expandiu o ensino primário e, nas décadas de 1930 e 1940, o ensino secundário, a ocasião era de investir no ensino superior a exemplo das nações desenvolvidas.
- e) o monopólio da educação pelo Estado, pois, em uma sociedade marcada pelo privilégio de classe, somente a escola pública será verdadeiramente democrática e poderá oferecer um programa de formação comum a todos.