Simulado PREFEITURA DE SANTO AUGUSTO -RS | Professor I | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE SANTO AUGUSTO -RS | PROFESSOR I
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE SANTO AUGUSTO -RS para o cargo de Professor I .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUNDATEC para o concurso PREFEITURA DE SANTO AUGUSTO -RS. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor I , contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE SANTO AUGUSTO -RS | Professor I contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE SANTO AUGUSTO -RS.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #133734
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santo Augusto-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
De acordo com Oliveira-Formosinho, a pedagogia ___________________ reconhece crianças e adultos como pessoas e utiliza uma pedagogia de envolvimento, que reconhece o conhecimento e experiência prévios dos participantes e os envolve ativamente nos processos da sua própria mudança.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
- a) comportamentalista
- b) positivista
- c) freudiana
- d) isomórfica
- e) darwiniana
- #133735
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santo Augusto-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Conforme Zagury, o psicólogo Maslow disse que o homem tem uma série de “necessidades normais” que ele agrupou de forma hierarquizada. NÃO é uma das necessidades agrupadas por maslow:
- a) Necessidades de reconhecimento e prestígio.
- b) Necessidades políticas.
- c) Necessidades de amor e de afeto.
- d) Necessidades de segurança.
- e) Necessidades fisiológicas.
- #133736
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santo Augusto-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Segundo Zagury, a criança que não aprende a ter limites cresce com uma deformação na percepção do outro. Só ela importa, o seu querer, o seu bem-estar, o seu prazer. As consequências são muitas e frequentemente bem graves. São elas:
I. Falta de concentração. II. Falta de capacidade de suportar quaisquer mínimas dificuldades. III. Desrespeito pelo outro. IV. Falta de persistência. V. Desinteresse pelos estudos. Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas II, III e IV.
- d) Apenas III, IV e V.
- e) I, II, III, IV e V.
- #133737
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santo Augusto-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Conforme Craidy, quando falamos em crianças pequenas, devemos pensar em medidas preventivas, sendo assim, analise as seguintes assertivas, que apresentam exemplos dessas possíveis medidas, e assinale C, se certas, ou E, se erradas.
( ) Prender a chupeta por um barbante em torno do pescoço da criança. ( ) Deixar os babadores nas crianças na hora de dormir. ( ) Proteger adequadamente as tomadas elétricas e as janelas. ( ) Chavear as portas de entrada e saída. ( ) Permitir o livre acesso às áreas de serviço, como, por exemplo, a cozinha. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- a) E – E – C – C – E.
- b) C – C – E – E – C.
- c) E – E – E – C – C.
- d) C – C – C – C – C.
- e) C – E – C – E – E.
- #133738
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santo Augusto-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
De acordo com Craidy, os reflexos de moro e de sucção vigoroso e a preensão reflexa de objetos com as mãos estão presentes na criança de:
- a) Seis meses.
- b) Oito meses.
- c) Um mês.
- d) Um ano e três meses.
- e) Dois anos.
- #133739
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santo Augusto-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Conforme Oliveira-Formosinho, analise a sentença abaixo: A documentação e a avaliação da aprendizagem das crianças devem ser conduzidas em um vácuo, como se estivéssemos observando processos isolados separados e independentes (1ª parte). Documentar e avaliar é se preocupar com descobrir e compreender os modos como as crianças atribuem significados a suas experiências de aprendizagem criando narrativas em processos comunicativos (2ª parte). A documentação e a avaliação devem ser contextualizadas e situadas tanto na práxis pedagógica específica como nas circunstâncias, identidades, contextos e culturas das crianças (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
- a) Apenas a 1ª parte.
- b) Apenas a 3ª parte.
- c) Apenas a 1ª e a 2ª partes.
- d) Apenas a 2ª e a 3ª partes.
- e) Todas as partes.
- #133740
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santo Augusto-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Segundo Oliveira-Formosinho, sobre a organização do conhecimento, como é o nome da pedagogia que apresenta caráter abstrato do currículo e do ensino e cujo currículo e ensino são direcionados a um estudante abstrato, de capacidade média, motivação média, meio cultural familiar médio, etc?
- a) Pedagogia participativa.
- b) Pedagogia Teacch.
- c) Pedagogia transmissiva.
- d) Pedagogia bilíngue.
- e) Pedagogia das inteligências múltiplas.
- #133741
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santo Augusto-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Horn diz que, segundo Arribas, para que sejam viabilizados espaços qualificados nos pátios e nas áreas externas, alguns aspectos deverão ser contemplados. Sendo assim, analise as seguintes assertivas, que trazem exemplos desses aspectos, e assinale C, se certas, ou E, se erradas.
( ) Espaços com sombra e com um único tipo de piso. ( ) A amplitude dos espaços externos. ( ) A criação de espaços nos quais a criança possa ter privacidade. ( ) O equilíbrio entre espaços demasiadamente estruturados ou sem estrutura.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- a) E – E – E – E.
- b) E – C – C – C.
- c) C – C – C – C.
- d) C – E – E – C.
- e) C – E – C – E.
- #133742
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santo Augusto-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Segundo Wadsworth, analise as assertivas abaixo: I. O uso precoce pela criança pré-operacional do lápis, do crayon e do pincel resulta nas garatujas, sendo que no início não há, por parte da criança, a noção de desenhar (representar) alguma coisa. II. Uma característica do pensamento operatório formal é a centração, ou seja, a criança diante de um estímulo visual tende a centrar ou fixar sua atenção sobre um número limitado de aspectos perceptuais do estímulo. III. Em torno dos 2 anos de idade (um pouco antes ou um pouco depois), a criança típica começa a empregar palavras faladas como símbolos, em vez de objetos. Um som (palavra) começa a representar um objeto. IV. A criança sensório-motora é inicialmente egocêntrica, pois ela não faz diferenciação entre ela como objeto e os outros objetos.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas III.
- c) Apenas II e IV.
- d) Apenas I, II e III.
- e) Apenas I, III e IV.
- #133743
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santo Augusto-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Conforme Ferreira e Ries, o(a)___________________ coincide com as possibilidades da criança de andar, falar, manifestar interesses e controlar seus esfíncteres, em torno do segundo ano e terceiro anos de vida. É uma fase relacionada com as manifestações de dominação e submissão, organização e desorganização, busca de controle de si mesmo e do meio.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
- a) fase anal
- b) estágio projetivo
- c) fase oral-sensorial
- d) período de latência
- e) estágio operacional concreto
- #133744
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santo Augusto-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Para colaborar com o processo de transformação da realidade da avaliação escolar, é preciso buscar um procedimento metodológico que nos ajude. A construção de um método de trabalho possibilita evitar tanto o fechamento do grupo quanto a dependência, em direção à autonomia. Para Vasconcellos, uma metodologia de trabalho na perspectiva dialética-libertadora deve compreender os seguintes elementos: I. Partir da prática – ter a prática em que estamos inseridos como desafio para a transformação. II. Refletir sobre a prática – através da reflexão crítica e coletiva, buscar subsídios, procurar conhecer como funciona a prática, quais são suas contradições, sua estrutura, suas leis de movimento, captar sua essência, para saber como atuar no sentido de sua transformação. III. Transformar a prática – atuar, coletiva e organizadamente, sobre a prática, procurando transforma-la na direção desejada.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas III.
- d) Apenas I e II.
- e) I, II e III.
- #133745
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santo Augusto-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Para Luckesi, a avaliação só nos propiciará condições para a obtenção de uma melhor qualidade de vida se estiver assentada sobre a disposição para _______________, pois é a partir daí que podemos construir qualquer coisa que seja.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
- a) classificar
- b) segmentar
- c) acolher
- d) rotular
- e) hierarquizar
- #133746
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santo Augusto-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Segundo Perrenoud, habilidades como: elaborar um projeto em equipe, representações comuns, dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões, formar e renovar uma equipe pedagógica e administrar crises ou conflitos interpessoais fazem parte da competência de referência:
- a) Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho.
- b) Trabalhar em equipe.
- c) Utilizar novas tecnologias.
- d) Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.
- e) Administrar sua própria formação contínua.
- #133747
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santo Augusto-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
De acordo com Bergmann, a metodologia da Sala de Aula Invertida traz alguns benefícios. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a alguns desses benefícios.
- a) Possibilita um conhecimento menos apurado dos alunos pelos seus professores.
- b) Fala a língua dos estudantes de hoje.
- c) Ajuda os estudantes que enfrentam dificuldades.
- d) Ajuda alunos com diferentes habilidades a se superarem.
- e) Intensifica a interação aluno-professor.
- #133748
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santo Augusto-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Segundo Bergmann, a combinação de aprendizagem por desafios, problemas reais, jogos, com a aula invertida, é muito importante para que os alunos aprendam fazendo, aprendam juntos e aprendam, também, no seu próprio ritmo. Há muitas formas de inverter esse processo. Pode-se começar por, EXCETO:
- a) Projetos.
- b) Pesquisa.
- c) Leituras prévias.
- d) Repetição do conteúdo pelos alunos.
- e) Produções dos alunos.