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Simulado Prefeitura de Santa Rita-PB de Pedagogia | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Santa Rita-PB de Pedagogia

SIMULADO PREFEITURA DE SANTA RITA-PB DE PEDAGOGIA PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Santa Rita-PB.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Santa Rita-PB que foi organizado pela FACET. Estas questões são de Pedagogia, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Santa Rita-PB, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Santa Rita-PB de Pedagogia para Cargos diversos contém um total de 15 questões de Concurso com um tempo estimado de 45 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Pedagogia, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Santa Rita-PB.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Santa Rita-PB. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Santa Rita-PB
Para realizar o simulado Prefeitura de Santa Rita-PB você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Santa Rita-PB você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Santa Rita-PB é aqui!


#124648
Banca
FACET
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Santa Rita-PB
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 1 - 

Na tendência pedagógica liberal tradicional o relacionamento professor-aluno manifesta-se numa prática em que o professor:

  • a) Exerce autoridade e exige atitude receptiva do aluno.
  • b) Auxilia o desenvolvimento livre e espontâneo do educando.
  • c) Garante um clima de relacionamento pessoal autêntico com os educandos evitando intervir em suas ações.
  • d) Administra as condições de transmissão da matéria de forma que o aluno possa ser sujeito de sua própria formação.
  • e) Não atua com autoridade. Educador e educandos se posicionam como sujeitos do ato de conhecimento.
#124651
Banca
FACET
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Santa Rita-PB
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

A pedagogia crítico-social dos conteúdos assegura a função social e política da escola mediante o trabalho com conhecimentos sistematizados, a fim de colocar as classes populares em condições de uma efetiva participação nas lutas sociais. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF,1997. Em relação a pedagogia crítico-social dos conteúdos analise as afirmações abaixo.
I. A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. II. Os métodos de ensino partem de uma relação direta com a experiência do aluno confrontada com o saber trazido de fora. III. Os métodos de ensino consistem nos procedimentos necessários ao arranjo e controle das condições ambientais que assegurem a transmissão/recepção de informações. IV. O grau de envolvimento na aprendizagem depende tanto da prontidão e disposição do aluno, quanto do professor e do contexto da sala de aula. V. A escola atua como modeladora do comportamento humano. Os conteúdos decorrem da ciência objetiva eliminando-se qualquer sinal de subjetividade.

São características da pedagogia crítico-social dos conteúdos o que se afirma em:

    • a) I, II e IV
    • b) I, III e V.
    • c) II, III e IV.
    • d) IV e V.
    • e) III e V.
    #124653
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    FACET
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    Pedagogia
    Concurso
    Prefeitura de Santa Rita-PB
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    (1,0) 3 - 

    Leia as afirmações abaixo:
    I. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. II. Democratização do acesso e da permanência com sucesso do aluno na escola. III. Valorização dos profissionais da educação. IV. Relação entre a escola e a comunidade. V. Centralização dos recursos financeiros.

    As afirmativas que caracterizam princípios orientadores do Projeto Político-Pedagógico são:

      • a) I e IV.
      • b) II e III.
      • c) I, II e III.
      • d) II, III e IV.
      • e) III, IV e V.
      #124655
      Banca
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      Prefeitura de Santa Rita-PB
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      (1,0) 4 - 

      Na LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do Projeto Político-Pedagógico: o eixo da flexibilidade, o eixo da avaliação e o eixo da liberdade. Em qual dos princípios do ensino citados abaixo se expressa o eixo da liberdade?
      I. Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas. II. Valorização da experiência extraescolar. III. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino. IV. Gestão democrática do ensino público. V. Consideração com a diversidade étnico-cultural.

      Está correto o que consta em:

      • a) I, II e III.
      • b) II, III e IV.
      • c) III, IV e V.
      • d) I e IV.
      • e) I e V.
      #124658
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      Prefeitura de Santa Rita-PB
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      (1,0) 5 - 

      O ensino visa estimular, dirigir, incentivar, impulsionar o processo de aprendizagem dos alunos. O ensino tem um caráter pedagógico e sua principal tarefa é assegurar a difusão e o domínio dos conhecimentos sistematizados legados pela humanidade. A relação entre ensino e aprendizagem é uma relação recíproca na qual se destacam o papel dirigente do professor e a atividade dos alunos. LIBÊNEO, José Carlos. Didática. São Paulo Cortez, 1994. Alguns professores acreditam que o mais importante na aula é o seu ensino, o que eles dizem, o que fazem, o que pensam, o que decidem, o que organizam. Para esses professores:

        • a) a mediação do professor é fundamental para a aprendizagem dos alunos.
        • b) ensinar e aprender são dois processos indissociáveis.
        • c) o principal propósito da escola é transmitir conhecimentos.
        • d) o ensino é um processo de interação entre o professor e o aluno.
        • e) o ensino deve suscitar o envolvimento ativo dos alunos.
        #124660
        Banca
        FACET
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        Pedagogia
        Concurso
        Prefeitura de Santa Rita-PB
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        (1,0) 6 - 

        Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs foram elaborados para difundir os princípios da reforma curricular e orientar os professores na busca de novas abordagens e metodologias. Em relação aos PCNs, está correto o que se afirma em:

        • a) PCNs são leis que dão as metas e os objetivos a serem buscados em cada curso.
        • b) nos PCNs, o currículo está sempre em construção e deve ser compreendido como um processo contínuo que influencia positivamente a prática do professor.
        • c) PCNs são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e sistemas de ensino.
        • d) segundo os PCNs, sob nenhuma hipótese a memorização pode ser considerada no processo de ensino-aprendizagem.
        • e) os PCNs foram elaborados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep.
        #124666
        Banca
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        Pedagogia
        Concurso
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        (1,0) 7 - 

        A nova era do conhecimento situa a educação no centro da sociedade, mas com uma ampla projeção, uma vez que a educação deve estender-se ao longo de toda a vida, como companheira do desenvolvimento incessante da pessoa. Na educação escolar, valores e saberes devem conjugar-se em total harmonia, dirigindo a formação integral de cada educando. Para atender a tal exigência, os PCNs abordam os conteúdos em três grandes categorias:

          • a) conteúdos procedimentais, dependentes de habilidades individuais; conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes; conteúdos factuais, com estratégias de aprendizagem simples.
          • b) conteúdos transversais, que perpassam todas as disciplinas; conteúdos conceituais, que envolvem fatos e princípios; conteúdos procedimentais.
          • c) conteúdos factuais; conteúdos conceituais; conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais.
          • d) conteúdos conceituais, que envolvem fatos e princípios; conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.
          • e) conteúdos transversais, que perpassam todas as disciplinas; conteúdos factuais, com estratégias de aprendizagem simples e conteúdos conceituais.
          #124667
          Banca
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          Pedagogia
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          (1,0) 8 - 

          O ato de planejar está presente no cotidiano das pessoas. Saber planejar bem é fundamental para obtenção de bons resultados. Planejar é estudar, organizar e coordenar ações para qualificação do trabalho que se pretende realizar para chegar a resultados positivos. O planejamento orienta as ações para atingir os objetivos, aumenta as possiblidades de acertos e, consequentemente, diminui as possibilidades de erros. Na educação o planejamento é uma ferramenta fundamental para todos os profissionais que atuam nesse campo. Do planejamento resulta o plano. No campo educacional há diferentes tipos de planos. Observe o esquema abaixo.



          Este esquema refere-se a:

          • a) Plano de unidade.
          • b) Plano de aula.
          • c) Plano bimestral.
          • d) Plano curricular.
          • e) Pequeno projeto.
          #124668
          Banca
          FACET
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          Pedagogia
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          (1,0) 9 - 

          De acordo com a redação dada ao art. 31 da LDB nº 9.394/96, pela Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013 a frequência mínima exigida para a educação préescolar é de:

          • a) sessenta por cento da carga horária mínima anual de oitocentas horas.
          • b) setenta por cento da carga horária mínima anual de oitocentas horas.
          • c) setenta e cinco por cento da carga horária mínima anual de oitocentas horas.
          • d) sessenta e cinco por cento da carga horária mínima anual de oitocentas horas.
          • e) cinquenta por cento da carga horária mínima anual de oitocentas horas.
          #124669
          Banca
          FACET
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          Pedagogia
          Concurso
          Prefeitura de Santa Rita-PB
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          (1,0) 10 - 

          Conforme o art. 35 da LDB - Lei nº 9.394/96, uma das finalidades da última etapa da educação básica é:

          • a) o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
          • b) o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
          • c) estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
          • d) o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
          • e) o desenvolvimento integral do educando, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
          #124670
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          (1,0) 11 - 

          Segundo a Lei nº 9.394/96, prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento é incumbência:

          • a) Dos estabelecimentos de ensino.
          • b) Dos docentes.
          • c) Dos monitores.
          • d) Das secretarias municipais de educação.
          • e) Dos professores que coordenam bancas de estudo.
          #124671
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          (1,0) 12 - 

          A Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, dá nova redação ao art. 26-A da LDB nº 9.394/96 que trata da inclusão da obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo oficial da rede de ensino. Conforme a art. 26-A da LDB:

          • a) A história e cultura afro-brasileira é um componente curricular da área de ciências humanas e integra o currículo do ensino fundamental.
          • b) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar do ensino fundamental e do ensino médio.
          • c) A história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão trabalhadas obrigatoriamente nas áreas de Geografia e História, no ensino médio.
          • d) O estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena torna-se obrigatório somente nas escolas públicas de ensino médio.
          • e) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados exclusivamente nos estabelecimentos privados de ensino fundamental.
          #124672
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          (1,0) 13 - 

          O parágrafo 6º do art. 26 da LDB nº 9.394/96 foi alterado pela Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Conforme essa alteração:

            • a) A música será conteúdo obrigatório e exclusivo do ensino da arte na educação básica.
            • b) A música passa a ser componente curricular obrigatório do currículo do ensino fundamental.
            • c) As artes visuais, a dança, a música e o teatro são linguagens que constituirão o componente curricular arte.
            • d) Artes plásticas, artes cênicas e música serão componentes curriculares obrigatórios.
            • e) As artes visuais serão conteúdo exclusivo do ensino de arte no ensino médio.
            #124673
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            (1,0) 14 - 

            O sistema educacional brasileiro é dividido em Educação Básica e Ensino Superior. A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio. As modalidades de ensino foram criadas com a intenção de:

              • a) ampliar os anos de estudo do ensino fundamental.
              • b) garantir maior número de vagas de emprego para professores.
              • c) adequar a educação escolar às novas demandas e exigências do mercado de trabalho.
              • d) mostrar a atuação do Estado cobrada pela sociedade civil organizada
              • e) aplicar ao sistema educacional os princípios da equidade, da democratização do ensino, da universalização, da isonomia e da igualdade.
              #124674
              Banca
              FACET
              Matéria
              Pedagogia
              Concurso
              Prefeitura de Santa Rita-PB
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              (1,0) 15 - 

              A atual LDB - Lei nº 9.394/96, foi alterada pela Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Com relação às alterações estabelecidas pela Lei nº 12.796/2013, está INCORRETO o que se afirma em:

                • a) A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de Préescola, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
                • b) A Educação Básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A educação Infantil será gratuita às crianças de até 5(cinco) anos de idade.
                • c) É dever dos pais efetivar, na escola, a matrícula da criança de 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças.
                • d) A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
                • e) A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5(cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.