Simulado Prefeitura de Santa Rita-PB de Educação Física para Professor de Educação Física | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE SANTA RITA-PB DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Santa Rita-PB.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Santa Rita-PB que foi organizado pela FACET. Estas questões são de Educação Física, contendo os assuntos de Modalidades Esportivas , Ginástica, Educação Física no Ambiente Escolar , Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Modalidades Esportivas, Bases Sócio-Históricas da Educação Física que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Santa Rita-PB, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Santa Rita-PB de Educação Física para Professor de Educação Física contém um total de 15 questões de Concurso com um tempo estimado de 45 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Educação Física, Modalidades Esportivas , Ginástica, Educação Física no Ambiente Escolar , Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Modalidades Esportivas, Bases Sócio-Históricas da Educação Física para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Santa Rita-PB.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Santa Rita-PB. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Professor de Educação Física. Se você esta estudando para ser aprovado para Professor de Educação Física não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Santa Rita-PB
Para realizar o simulado Prefeitura de Santa Rita-PB você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Santa Rita-PB você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Santa Rita-PB é aqui!
- #124595
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Saltar, equilibrar, rolar/girar, trepar e balançar/embalar, são fundamentos básicos da Ginástica. Por serem atividades que traduzem significados de ações historicamente desenvolvidas e culturalmente elaboradas, devem estar presentes em todos os ciclos em níveis crescentes de complexidade. De acordo com o Coletivo de Autores (2009), a organização do conteúdo ginástica no 3º ciclo, analise as afirmativas a seguir.
I. Estimular a formação de grupos ginásticos, que pratiquem e façam exibições dentro e fora da escola, envolvendo a comunidade. II. Desenvolver formas ginasticas que impliquem no conhecimento técnico/artístico aprofundado da ginastica artística ou olímpica, rítmica desportiva ou de outras ginásticas. III. Experimentar formas técnicas de diversas ginásticas.
Está(ão) correta(s):
- a) I
- b) II
- c) III
- d) II e III
- e) I, II e III
- #124596
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
“Nesta proposta o erro deve ser compreendido como um processo fundamental para a aquisição de habilidades motoras. Para identificar o erro do aluno é preciso conhecer as etapas da aquisição das habilidades motoras básicas. O reconhecimento do erro deve ser realizado através da observação sistemática das fases de aquisição de cada uma das habilidades motoras, de acordo com a faixa etária.” Segundo Darido (2011) a passagem acima explicita características de qual abordagem de ensino?
- a) Crítico-Superadora
- b) Cultura Corporal de Movimento
- c) Desenvolvimentista
- d) Psicomotricidade
- e) Construtivista-interacionista
- #124597
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
“As lutas estiveram sempre presentes na história da humanidade e foram identificadas por atitudes ligadas as técnicas de ataque e defesa, com objetivo de autoproteção ou militar. No seu desenvolvimento, valores foram atrelados a seu contexto, oriundos ora de religiões, ora do movimento esportivo e olímpico.” De acordo com Darido (2011), analise as alternativas a seguir.
I. O Karatê surgiu nos mosteiros hindus da Idade Média no Japão. II. O Kung Fu tem sua técnica baseada no movimento dos animais e da natureza. III. O Judô foi idealizado em 1882 por Jigoro Kano no Japão.
Está(ão) correta(s):
- a) I
- b) II
- c) III
- d) II e III
- e) I, II e III
- #124598
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A respeito da capoeira nas aulas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.
I. A transformação da capoeira em mais uma modalidade esportiva é benéfica para a disseminação de seu conteúdo e o aumento do número de praticantes. II. A Educação Física escolar deve focar principalmente nos aspectos técnicos da capoeira, como foi feito com o judô, favorecendo o aparecimento de atletas de alto desempenho. III. Em seu conjunto de gestos, a capoeira expressa, de forma explícita, a “voz” do oprimido em sua relação com o opressor.
Está(ão) correta(s):
- a) I, apenas.
- b) II, apenas.
- c) III, apenas.
- d) I e III, apenas.
- e) II e III, apenas
- #124599
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Segundo o Coletivo de Autores, nos Ciclos de escolarização, os conteúdos de ensino são tratados simultaneamente, construindo-se referências que vão se ampliando no pensamento do aluno de forma espiralada, desde o momento da constatação de um ou vários dados da realidade, até interpretá-los, compreendê-los e explica-los. De acordo com a organização e características dos ciclos de ensino propostos pelo Coletivo de Autores (2009), assinale a alternativa incorreta.
- a) No segundo Ciclo, o aluno encontra-se no momento da síncrese. Tem uma visão sincrética da realidade.
- b) O quarto Ciclo se dá no 1º, 2º e 3º ano do ensino médio.
- c) O primeiro Ciclo vai da pré-escola até o 4º ano do ensino fundamental.
- d) O terceiro Ciclo, é o ciclo de ampliação a sistematização do conhecimento.
- e) No quarto Ciclo o aluno lida com a regularidade científica, podendo a partir dele adquirir algumas condições objetivas para ser produtor de conhecimento científico quando submetido à atividade de pesquisa.
- #124603
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Sobre a história da ginástica, analise as afirmativas a seguir.
I. Na Roma antiga, os exercícios físicos apresentavam três distintas características no tempo. Primeiro militar, depois guerreira e, por último, espetacular.
II. Na Idade Moderna, com o Renascimento, inicia-se a preocupação com a educação. É desse período a obra Da Arte Ginástica, que apresenta informações sistematizadas de exercícios físicos/ginástica.
III. As obras na Idade Moderna destacavam a importância dos exercícios físicos naturais, ao ar livre, como forma de desenvolver as capacidades físicas e espirituais, constituindo a educação da criança e do jovem.
Está(ão) correta(s):
- a) I
- b) II
- c) III
- d) II e III
- e) I, II e III
- #124604
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
“Tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício crítico da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada.” A passagem acima retrata um dos aspectos sobre os quais Tubino (2001) classificou as manifestações esportivas. De acordo com a afirmação, assinale a alternativa correta
- a) Esporte-participação
- b) Esporte-educação
- c) Esporte-lazer
- d) Esporte-performance
- e) Esporte-jogo
- #124608
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Segundo Darido (2003), os objetivos e as propostas educacionais da Educação Física foram se modificando ao longo deste último século, e todas estas tendências, de algum modo, ainda hoje influenciam a formação do profissional e as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física. Analise as alternativas a seguir.
I. A inclusão da Educação Física oficialmente na escola ocorreu no Brasil ainda no século XIX, em 1851, com a reforma Couto Ferraz. II. Em reforma realizada por Rui Barbosa, em 1882, houve uma recomendação para que a ginástica fosse obrigatória para os homens e que fosse oferecida para as Escolas Normais. III. A partir de meados da década de 30, a concepção dominante na Educação Física era calcada na concepção pedagogicista. IV. No início do século passado, em função da necessidade de sistematizar a ginástica na escola, surgem os métodos ginásticos.
Está(ão) correta(s):
- a) Apenas I e IV
- b) Apenas II e III
- c) Apenas I, III e IV
- d) Apenas I, II e IV
- e) Todas
- #124610
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Sobre o trato pedagógico com o conteúdo futebol nas aulas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.
I. Compreender o futebol enquanto espetáculo esportivo. II. O professor deve demonstrar o poder do esporte enquanto fenômeno cultural que inebria as massas. III. O aluno deve entender o futebol, também enquanto jogo, aprender as suas normas, regras e exigências físicas, técnicas e táticas. IV. O aluno deve perceber o “jogo” que existe entre o poder econômico e o poder esportivo.
Está(ão) correta(s):
- a) I e IV
- b) II e IV
- c) I, II e IV
- d) I, II e III
- e) Todas
- #124612
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A dança é considerada como um conteúdo presente na perspectiva da Cultura Corporal. Tendo como base o livro Metodologia do ensino da Educação Física, quais as implicações deste conteúdo no 3º ciclo de ensino?
- a) Danças técnicas e expressivamente aprimoradas e/ou mímicas, com temas que atendam às necessidades e interesses dos alunos, criados ou não por eles próprios.
- b) Danças que impliquem conhecimento aprofundado científico/técnico/artístico da dança e da expressão corporal em geral.
- c) Danças com interpretação técnica da representação de temas da cultura nacional e internacional.
- d) Danças de livre interpretação de músicas diferentes para relacionar-se com o universo musical.
- e) Danças de interpretação de temas figurados.
- #124614
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
“Devemos ensinar aos alunos como ser céticos em relação ao que assistem na TV. Para isso, eles devem confrontar as informações vinculadas com outras fontes e diferenciar o que são fatos e o que são opiniões nos meios de comunicação.” Na afirmação acima, Betti (1997) explicita uma das etapas que ele elaborou para auxiliar o docente no desenvolvimento do entendimento crítico da mídia durante as aulas de Educação Física. A passagem faz referência a qual dessas etapas?
- a) Conflito de sentidos
- b) Choque emocional
- c) Formação de opinião
- d) Distanciamento crítico
- e) Reflexão ativa
- #124617
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
“O jogo tem sido privilegiado nessa proposta, considerado seu principal conteúdo, porque, enquanto joga ou brinca, a criança aprende em um ambiente lúdico e prazeroso. Já a avaliação caminha no sentido de se evitar punições, com ênfase no processo de auto avaliação.” Na passagem acima, Darido (2011) refere-se a características centrais de qual abordagem pedagógica?
- a) Crítico-Superadora
- b) Cultura Corporal de Movimento
- c) Desenvolvimentista
- d) Psicomotricidade
- e) Construtivista-interacionista
- #124619
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
“O jogo (brincar e jogar são sinônimos em diversas línguas) é uma invenção do homem, um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente.” A respeito desse conteúdo, segundo o Coletivo de Autores (2012), é correto afirmar:
I. O jogo deve ser entendido como “fator de desenvolvimento”, por estimular a criança no exercício do pensamento. II. O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente a necessidade de “ação”. III. Quanto mais rígidas são as regras dos jogos, maior é a exigência de atenção da criança e de regulação da sua própria atividade, tornando o jogo tenso. IV. Ao selecionar os jogos a serem realizados é importante considerar a memória lúdica da comunidade em que o aluno vive.
Está(ão) correta(s):
- a) Apenas I, II e IV
- b) Apenas II e III
- c) Apenas I e IV
- d) Apenas I, III e IV
- e) Todas
- #124623
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
A Educação Física é uma disciplina que trata pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada de cultura corporal. O conteúdo jogo está presente nessa área de conhecimento e a sua abordagem no 2º ciclo de ensino implica em:
- a) Fazer com que o aluno realize uma auto avaliação e a avaliação coletiva das próprias atividades.
- b) Estimular a necessidade do treinamento e da avaliação individual e do grupo para jogar bem tanto tecnicamente quanto taticamente.
- c) Estimular o reconhecimento de si mesmo e das próprias possibilidades.
- d) Jogar tecnicamente e empregar o pensamento tático.
- e) Desenvolver conhecimentos sistematizados e aprofundados sobre o desenvolvimento/treinamento da capacidade geral e específica de jogar.
- #124624
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Atualmente coexistem na área várias concepções pedagógicas, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo anterior, fruto de uma etapa recente da Educação Física. Estas abordagens resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. Nesse sentido, qual ou quais autor(es) serve(em) de base para a Abordagem Crítico-emancipatória?
- a) Saviani e Libâneo
- b) Gallahue e Connoly
- c) Jean Piaget
- d) Terry Orlick
- e) Habermas