Processando...

Simulado Prefeitura de Santa Luzia - PB de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Santa Luzia - PB de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE SANTA LUZIA - PB DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Santa Luzia - PB.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Santa Luzia - PB que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Santa Luzia - PB, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Santa Luzia - PB de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Santa Luzia - PB.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Santa Luzia - PB. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Santa Luzia - PB
Para realizar o simulado Prefeitura de Santa Luzia - PB você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Santa Luzia - PB você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Santa Luzia - PB é aqui!


#149424
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Santa Luzia-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A Visita Domiciliar só se configura como instrumento intervencionista das equipes de saúde da família quando previamente planejada e realizada de forma sistematizada, devendo a seleção do indivíduo e/ou das famílias ser pautada nos critérios definidores de prioridades, descritos nas assertivas abaixo, EXCETO:

  • a) Solicitação da família independentemente de situação de risco presente ou iminente.
  • b) Situações ou problemas novos na família relacionados à saúde ou que constituem risco à saúde (morte súbita do provedor, abandono de um dos genitores, situação financeira crítica etc...).
  • c) Situação ou problema crônico agravado e/ou situação de urgência.
  • d) Problemas de imobilidade e/ou incapacidade que impedem o deslocamento até a unidade de saúde.
#149425
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Santa Luzia-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

As atribuições dos profissionais das equipes de atenção básica devem seguir as referidas disposições legais que regulamentam o exercício de cada uma das profissões. Assinale a alternativa correta:

  • a) São atribuições comuns a todos os profissionais: Participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades. Realizar o cuidado da saúde da população adscrita, prioritariamente no âmbito da unidade de saúde, e, quando necessário, no domicílio e nos demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outros).
  • b) São atribuições do auxiliar e/ou técnico de enfermagem: Realizar consulta de enfermagem, procedimentos, atividades em grupo e conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposições legais da profissão, solicitar exames complementares, prescrever medicações e encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços. Planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS em conjunto com os outros membros da equipe.
  • c) São atribuições do enfermeiro: Realizar consultas clínicas, pequenos procedimentos cirúrgicos, atividades em grupo na UBS e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.)
  • d) São atribuições do médico: Acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de uma visita/família/mês. Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade.
#149426
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Santa Luzia-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A Lei 8080/90 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Recentemente a Lei 8080/90 sofreu em seu texto duas alterações importantes, em relação ao funcionamento dos serviços privados de assistência à saúde, pela Lei nº 13.097 de 2015. Portanto, é INCORRETO afirmar:

  • a) Os princípios éticos serão observados na prestação desses serviços privados.
  • b) Caracterizam-se pela atuação de profissionais liberais legalmente habilitados.
  • c) A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.
  • d) É vetada a participação de pessoas jurídicas destinadas a instalar, operacionalizar ou explorar ações e pesquisas de planejamento familiar.
#149427
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Santa Luzia-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Em termos gerais, os indicadores são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Assinale a alternativa INCORRETA:

  • a) Taxa de mortalidade infantil refere-se à óbitos de menores de 1 ano de idade ocorridos em determinado ano-calendário por 1.000 nascidos vivos naquele mesmo ano.
  • b) Composição populacional refere-se à distribuição da população, por idade, sexo e situação do domicílio.
  • c) Razão de sexos refere-se ao número médio de homens para cada 100 mulheres.
  • d) Taxa de mortalidade neonatal precoce refere-se aos óbitos ocorridos entre 7 e 27 dias de vida , em determinado ano-calendário por 1.000 nascidos vivos naquele mesmo ano.
#149428
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Santa Luzia-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica, foi instituído pela Portaria Nº 1.412, DE 10 DE JULHO DE 2013 e estabelece que, EXCETO:

  • a) Os envios das informações pelas equipes de atenção básica para as bases de dados do SISAB terão cronogramas publicados em atos específicos do Secretário de Atenção à Saúde.
  • b) A estratégia e-SUS AB é composta por dois sistemas de "software" que instrumentalizam a coleta dos dados que serão inseridos no SISAB: A Coleta de Dados Simplificado (CDS); e o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).
  • c) É competência da Secretaria Municipal de Saúde a responsabilidade de disponibilizar os sítios eletrônicos e as versões definitivas do módulo transmissor, inclusive do sistema/arquivos de apoio/base, necessários à rotina mensal de apresentação do SIAB e do SISAB.
  • d) O SISAB passa a ser o sistema de informação vigente para fins de financiamento e de adesão aos programas e estratégias da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) do DAB/SAS/MS.
#149429
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Santa Luzia-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

São ações responsáveis pela repolitização da saúde, pela retomada das discussões dos princípios da Reforma Sanitária e que fortalecem a defesa do SUS:
I - Estabelecer diálogo com a sociedade, além dos limites institucionais do SUS. II - Ampliar e fortalecer as relações com os movimentos sociais. III - Tornar pública a Carta de Direitos dos Usuários do SUS. IV- Assegurar a aprovação do orçamento do SUS, nas três esferas de governo, que garanta o desenvolvimento pleno das ações de saúde.
São corretas as afirmativas:

  • a) I, II, III e IV.
  • b) I e IV, somente.
  • c) II, III e IV, somente.
  • d) I e III, somente.
#149430
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Santa Luzia-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Em relação À Política Nacional de Atenção Básica, assinale a alternativa correta:

  • a) No processo de trabalho das equipes de atenção básica, é função privativa do médico realizar o acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco, avaliação de necessidade de saúde e análise de vulnerabilidade, tendo em vista a responsabilidade da assistência resolutiva à demanda espontânea e o primeiro atendimento às urgências.
  • b) A Atenção Básica tem como fundamentos e diretrizes: Adscrição do território para favorecer o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações pontuais e restritas com baixo impacto na situação, nos condicionantes e nos determinantes da saúde das coletividades que constituem aquele território, sempre em consonância com o princípio da equidade
  • c) A atenção básica deve ser a modalidade de atenção e de serviço de saúde com o menor grau de descentralização, capilaridade, e resolutividade identificando riscos, necessidades e demandas de saúde, utilizando e articulando diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínica e sanitária mente efetivas, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais.
  • d) PORTARIA Nº 2.488, DE 21 DE OUTUBRO DE 2011 aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da atenção básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
#149431
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Santa Luzia-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

A consulta de enfermagem está ligada ao processo educativo e deve motivar a pessoa em relação aos cuidados necessários para a manutenção de sua saúde. Na prática, representa importante instrumento de estímulo à adesão às ações na Atenção Básica e tem sido fundamental no acompanhamento de pessoas com pressão arterial limítrofe e HAS, sensibilizando-as sobre a sua condição de saúde e pactuando com elas metas e planos de como seguir o cuidado. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA:

  • a) No Planejamento da assistência não é necessário atentar para orientar sobre a doença e o processo de envelhecimento, sobre a motivação para modificar hábitos de vida não saudáveis (fumo, estresse, bebida alcoólica e sedentarismo), sobre a percepção de presença de complicações, sobre os medicamentos em uso (indicação, doses, horários, efeitos desejados e colaterais
  • b) Na etapa do Histórico, deverá estar atento para: antecedentes familiares e pessoais (agravos à saúde); queixas atuais, principalmente, as indicativas de lesão de órgão-alvo, tais como: tontura, cefaleia, alterações visuais, dor precordial, dispneia, paresia, parestesias e edema e lesões de membros inferiores. Identificação de fatores de risco (diabetes, tabagismo, alcoolismo, obesidade, dislipidemia, sedentarismo e estresse.
  • c) No Exame físico deverá estar atento para medir a altura, peso, circunferência abdominal e IMC. Aferir a pressão arterial com a pessoa sentada e deitada. Verificar a frequência cardíaca e respiratória.
  • d) Para o diagnóstico das necessidades de cuidado deverá estar atento para interpretação e conclusões quanto às necessidades, aos problemas e às preocupações da pessoa para direcionar o plano assistencial.
#149432
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Santa Luzia-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

A vigilância nutricional e o monitoramento do crescimento objetivam promover e proteger a saúde da criança e, quando necessário, por meio de diagnóstico e tratamento precoce para sub ou sobre alimentação, evitar que desvios do crescimento possam comprometer sua saúde atual e sua qualidade de vida futura. A seguir, assinale a alternativa onde não constam algumas considerações sobre o manejo de situações de desvio no crescimento da criança com até 5 anos de idade.

  • a) Sobrepeso: Verifique a existência de erros alimentares. Identifique a dieta da família e oriente a mãe, ou o cuidador a administrar à criança uma alimentação mais adequada, de acordo com as recomendações para uma alimentação saudável para a criança. Verifique as atividades de lazer das crianças, como o tempo em frente à televisão e ao videogame, estimulando-as a realizar passeios, caminhadas, andar de bicicleta, praticar jogos com bola e outras brincadeiras que aumentem a atividade física. Encaminhe a criança para o Nasf, se tal possibilidade estiver disponível. Realize a avaliação clínica da criança.
  • b) Obesidade: abordagem multidisciplinar, com ênfase no tratamento farmacológico em longo prazo e mudança de estilo de vida de acordo com o grau da obesidade, atuando sobre os fatores obesogênicos ambientais e adotando-se dietas de valor calórico muito baixo e, às vezes, cirurgia nos graus II e III da obesidade.
  • c) Magreza ou peso baixo para crianças menores de 2 anos: Investigue possíveis causas, com atenção especial para o desmame. Oriente a mãe sobre a alimentação complementar adequada para a idade. Se a criança não ganhar peso, solicite seu acompanhamento no Nasf, se tal possibilidade estiver disponível. Oriente o retorno da criança no intervalo máximo de 15 dias.
  • d) Magreza ou peso baixo para crianças maiores de 2 anos: Investigue possíveis causas, com atenção especial para a alimentação, para as intercorrências infecciosas, os cuidados com a criança, o afeto e a higiene. Trate as intercorrências clínicas, se houver. Solicite o acompanhamento da criança no Nasf, se tal possibilidade estiver disponível. Encaminhe a criança para o serviço social, se isso for necessário. Oriente a família para que a criança realize nova consulta com intervalo máximo de 15 dias.
#149433
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Santa Luzia-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

O conceito de vigilância em saúde, explícito na PORTARIA Nº 1.378, DE 9 DE JULHO DE 2013, inclui:

  • a) A vigilância das doenças crônicas não transmissíveis, dos acidentes e violências.
  • b) A vigilância, prevenção e o controle das doenças transmissíveis.
  • c) A vigilância dos sistemas de informação disponíveis, dos indicadores de saúde e das fontes de dados.
  • d) A vigilância de populações expostas a riscos ambientais em saúde e, a vigilância da saúde do trabalhador.