Processando...

Simulado Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP de Pedagogia | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP de Pedagogia

SIMULADO PREFEITURA DE SANTA FÉ DO SUL-SP DE PEDAGOGIA

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP que foi organizado pela CONSESP. Estas questões são de Pedagogia, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP de Pedagogia para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Pedagogia, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP
Para realizar o simulado Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP é aqui!


#125226
Banca
CONSESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
prefeitura de santa fé do sul-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Em conformidade com o artigo 16 da Lei Federal nº 9.394/96, o sistema federal de ensino compreende:

I. as instituições de ensino mantidas pela União.
II. as instituições de educação de jovens e adultos, públicas e privadas.
III. as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada.
IV. os órgãos federais de educação.
V. os centros de educação a distância.
Estão corretos, APENAS, os itens

  • a) I e III.
  • b) I, III e IV.
  • c) II, IV e V.
  • d) II e V.
#125227
Banca
CONSESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
prefeitura de santa fé do sul-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

De acordo com o artigo 2º da Lei Federal nº 13.005, são diretrizes do Plano Nacional de Educação:

I. erradicação do analfabetismo.
II. universalização do atendimento escolar.
III. superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.
IV. melhoria da qualidade da educação.
V. formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade.

Estão corretas as diretrizes contidas em

  • a) I, III e IV, apenas.
  • b) II, IV e V, apenas.
  • c) I, II, III e V, apenas.
  • d) I, II, III, IV e V.
#125228
Banca
CONSESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
prefeitura de santa fé do sul-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Marque a alternativa incorreta de acordo com o pensamento de Maximiliano Menegolla e Ilza Martins Sant’Anna, em Por que planejar? Como planejar?: Currículo-Área-Aula.

  • a) A prática de planejar sempre parte das necessidades e urgências que surgem a partir de uma sondagem sobre a realidade.
  • b) Esta sondagem da realidade não pode ser a primeira etapa do processo do planejamento.
  • c) É por meio do conhecimento da realidade que se pode estabelecer, com mais precisão, quais as mais importantes urgências e necessidades que devem ser enfocadas, analisadas e estudadas durante a prática de planejar.
  • d) Necessidades são necessidades, por isso devem ser enfrentadas com sabedoria e urgência, isto é, de forma objetiva e realista, para estabelecer quais são as mais urgentes a serem atacadas.
#125229
Banca
CONSESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
prefeitura de santa fé do sul-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Segundo o exposto no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – (Vol. 1), assinale a afirmativa incorreta.

  • a) […] Todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar.
  • b) É extremamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca.
  • c) […] Tendo a família, biológica ou não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais.
  • d) O meio social não interfere na vida da criança, pois ela também não interfere no meio social.
#125230
Banca
CONSESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
prefeitura de santa fé do sul-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O artigo 5º do Plano Nacional de Educação estabelece que a execução e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:
I. Ministério da Educação – MEC.
II. Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
III. Conselho Nacional de Educação – CNE.
IV. União das entidades educativas.
V. Fórum Nacional de Educação. Os itens corretos estão contidos em

  • a) I, II, III e V, apenas.
  • b) II, III e IV, apenas.
  • c) I, IV e V, apenas.
  • d) I, II, III, IV e V.
#125231
Banca
CONSESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
prefeitura de santa fé do sul-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Segundo as autoras de Jogos em Grupo na Educação Infantil: Implicações da Teoria de Piaget, Constance Kamii e Rheta Devries afirmam que, o construtivismo enfatiza a importância não somente de a criança descobrir a resposta da sua própria maneira, mas, também, de levantar suas próprias perguntas, portanto é incorreto afirmar que,

  • a) iniciar o trabalho a partir das perguntas da própria criança assegura ao professor o começo do processo da aprendizagem construtiva, a partir do ponto onde a criança está ao invés de começar por onde o docente está.
  • b) fazer um levantamento prévio sobre os conhecimentos da criança, dando continuidade na atividade a partir de suas perguntas e respostas.
  • c) incentivar as crianças a levantarem problemas de seu interesse tem um benefício extra de desencadear um trabalho por um período extenso.
  • d) a resposta certa sempre vem do professor, mesmo que ainda estejam acima da capacidade de compreensão da criança.
#125232
Banca
CONSESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
prefeitura de santa fé do sul-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Mizukami, afirma que a ênfase não é colocada no educando, mas na intervenção do professor, para que a aquisição do patrimônio cultural seja garantida. A autora refere-se à abordagem

  • a) comportamentalista.
  • b) cognitivista.
  • c) tradicional.
  • d) humanista.
#125233
Banca
CONSESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
prefeitura de santa fé do sul-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

De acordo com Plano Nacional de Educação, ao longo do período de vigência deste PNE, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicará estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas a cada

  • a) 10 (dez) anos.
  • b) 2 (dois) anos.
  • c) 5 (cinco) anos.
  • d) 8 (oito) anos.
#125234
Banca
CONSESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
prefeitura de santa fé do sul-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Segundo Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, no livro Reflexões sobre Alfabetização: “A escrita não é um produto escolar, mas sim um objeto cultural, resultado do esforço coletivo da...”

  • a) criança
  • b) escola
  • c) humanidade
  • d) família
#125235
Banca
CONSESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
prefeitura de santa fé do sul-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

As autoras de Psicologia na Educação, ao escreverem sobre a concepção ambientalista de desenvolvimento, afirmam que: “Quando um comportamento é absolutamente inadequado e se considera desejável eliminá-lo totalmente do repertório de comportamento de um certo indivíduo, usa-se o procedimento dito de...”

  • a) expulsão
  • b) extinção
  • c) repulsão
  • d) exclusão
#125236
Banca
CONSESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
prefeitura de santa fé do sul-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

O Art. 29 da LDB – Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, dispõe que, a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade

  • a) o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
  • b) a formação básica do indivíduo.
  • c) a habilitação básica para o trabalho e a cidadania do discente, para continuar aprendendo, sendo capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
  • d) o aperfeiçoamento do cidadão como pessoa humana, incluindo a formação ética.
#125237
Banca
CONSESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
prefeitura de santa fé do sul-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

De acordo com Diagnóstico e tratamento dos Problemas de Aprendizagem (1992), em provas psicométricas, Sara Paín declara que “o oligotímico se apresenta com uma tendência [...]”

  • a) marcadamente interacionista, com predominância da assimilação, em função do que o vocabulário pode ser muito mais rico e muito mais confuso do que no oligofrênico do mesmo nível.
  • b) marcadamente egocêntrica, com predominância da assimilação, em função do que o vocabulário pode ser muito mais rico e muito mais confuso do que no oligofrênico do mesmo nível.
  • c) marcadamente interacionista, com predominância da assimilação, em função do que o vocabulário pode ser muito mais pobre e muito mais confuso do que no oligofrênico do mesmo nível.
  • d) marcadamente egocêntrica, com predominância da assimilação, em função do que o vocabulário pode ser muito mais pobre e muito mais claro do que no oligofrênico do mesmo nível.
#125238
Banca
CONSESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
prefeitura de santa fé do sul-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Luckesi afirma em relação à pedagogia jesuítica que esta tinha por objetivo a construção de uma

  • a) heteronímia católica contra as possibilidades heréticas, especialmente as protestantes.
  • b) hegemonia católica contra as possibilidades heréticas, especialmente as protestantes.
  • c) subordinação católica contra as possibilidades heréticas, especialmente as protestantes.
  • d) subalternidade católica contra as possibilidades heréticas, especialmente as protestantes.
#125239
Banca
CONSESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
prefeitura de santa fé do sul-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Em consonância ao afirmado no artigo 13 da Lei Federal nº 9.394/96, os docentes incumbir-se-ão de:

I. participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

II. elaborar e cumprir as regras de convivência preestabelecidas pela secretaria de Ensino.

III. zelar pelo bem-estar dos alunos;

IV. estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

V. ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

VI. elaborar atividades adaptadas para alunos com dificuldades de aprendizagem ficando a cargo do mesmo providenciar sua capacitação.

Está correto, APENAS, o que se afirma em

    • a) III, IV e VI.
    • b) II, V e VI.
    • c) I, II e V.
    • d) I, IV e V.
    #125240
    Banca
    CONSESP
    Matéria
    Pedagogia
    Concurso
    prefeitura de santa fé do sul-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 15 - 

    É afirmado no artigo 13 do Plano Nacional de Educação que: O poder público deverá instituir, em lei específica, o _________________________________, responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação.

    Assinale a alternativa que, de acordo com o Plano de Desenvolvimento da Educação, completa corretamente a lacuna.

    • a) Sistema Nacional de Educação
    • b) Exame Nacional do Ensino Médio
    • c) Programa de Progressão Continuada
    • d) Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa