Simulado PREFEITURA DE RIO CLARO – SP | Professor de Educação Básica - Educação Física | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE RIO CLARO – SP | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - EDUCAÇÃO FÍSICA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE RIO CLARO – SP para o cargo de Professor de Educação Básica - Educação Física.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso PREFEITURA DE RIO CLARO – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Básica - Educação Física, contendo Educação Física que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE RIO CLARO – SP | Professor de Educação Básica - Educação Física contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE RIO CLARO – SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #136728
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Um professor de Educação Física percebeu que uma das alunas apresentava um emagrecimento rápido. Ao conversar com as colegas dela, estas relataram os seguintes comportamentos da amiga: 1) comia sem parar como se tivesse ataques de fome, procurando se esconder das outras pessoas; 2) estava sempre preocupada com o seu peso; 3) depois de comerem em alguma lanchonete, ela usava laxantes e vomitava para não engordar com o que havia comido.
Essas descrições correspondem a um transtorno alimentar denominado de
- a) anorexia.
- b) bulimia.
- c) vigorexia.
- d) obesidade mórbida.
- e) compulsão mórbida.
- #136729
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Como regra geral, para que os estudantes melhorem sua flexibilidade, as posturas de alongamento devem ser mantidas entre
- a) 10 e 30 segundos.
- b) 30 e 50 segundos.
- c) 1 e 2 minutos.
- d) 3 e 5 minutos.
- e) 4 e 6 minutos.
- #136730
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Exercícios abdominais são frequentemente usados para medir resistência/força isotônica abdominal. Sabendo disso, o professor de Educação Física aplicou esses testes aos estudantes do 9º ano e colocou os resultados no mural da escola. Tendo em vista as características do desenvolvimento de meninos e meninas, é esperado que os resultados
- a) não apresentem diferenças significativas entre os meninos e as meninas.
- b) dos meninos sejam menores do que o das meninas, porque elas apresentam ganhos significativamente mais rápidos de força na adolescência do que eles.
- c) das meninas sejam menores do que o dos meninos, porque eles apresentam ganhos significativamente mais rápidos de força na adolescência do que elas.
- d) sejam melhores nos meninos e meninas que participam de treinamentos esportivos, já que esse é o fator decisivo para o desempenho, independentemente da adolescência.
- e) sejam piores nos meninos e meninas que participam de treinamentos esportivos, porque o efeito do treinamento anula as características de desenvolvimento devido à adolescência.
- #136731
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Durante uma aula de futebol, o estudante que ocupava a posição de goleiro sofreu uma bolada na boca, havendo cortes nos lábios, com muito sangramento. Os procedimentos corretos para prestar socorro de urgência nessa situação são:
- a) pedir para o estudante pressionar a boca com as mãos e encaminhá-lo a um cirurgião-dentista para se avaliar a necessidade de suturar.
- b) lavar o local atingido com bastante água, pressionar o corte com gaze ou pano limpo e encaminhá-lo a um cirurgião-dentista para se avaliar a necessidade de suturar.
- c) pedir para o estudante pressionar a boca com as mãos e designar um colega para acompanhá-lo de volta à casa dele.
- d) deixar o sangue escorrer por dois minutos, depois lavar a boca com água oxigenada e enviar o estudante de volta à casa dele.
- e) deitar o aluno em um banco e ficar ao seu lado observando suas reações até o sangue parar de escorrer espontaneamente.
- #136732
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Vários grupos musculares podem ser necessários para manter o controle da postura ereta ou para regular o equilíbrio suavemente em várias situações motoras. Em relação à condição física relacionada à postura corporal e à recuperação do equilíbrio quando este é perturbado, é correto afirmar que a força dos músculos do
- a) pescoço, do ombro e dos membros superiores não é importante para manter uma postura específica, mas responde pela restauração do equilíbrio.
- b) pescoço, do ombro e dos membros superiores deve ser adequada para manter uma postura específica, apesar de não atuar na restauração do equilíbrio.
- c) tornozelo, do joelho e do quadril não é importante para manter uma postura específica nem para restaurar o equilíbrio.
- d) tornozelo, do joelho e do quadril deve ser adequada para manter uma postura específica, embora não seja importante para controlar a restauração do equilíbrio.
- e) tornozelo, do joelho e do quadril deve ser adequada para manter uma postura específica ou para controlar a restauração do equilíbrio.
- #136733
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A capacidade aeróbia é um dos indicadores da aptidão física relacionada à saúde e pode ser medida em testes de corrida de 1 milha (1,60 km). Assinale a alternativa que contém uma afirmação correta sobre os resultados dos testes de resistência aeróbia do grupo masculino ilustrados no gráfico a seguir.
- a) Melhoraram até os 16 anos e regrediram um pouco até os 18 anos.
- b) Os resultados do grupo de 16 anos foi superior a 9 minutos.
- c) Pioraram até os 16 anos e melhoraram até os 18 anos.
- d) O melhor desempenho foi o do grupo de 10 anos.
- e) O pior desempenho foi o do grupo de 17 anos.
- #136734
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Para que o estudante aprenda a alongar diferentes grupos musculares durante as aulas de Educação Física, é importante que o professor
- a) trabalhe conteúdos de fisiologia, com foco específico na dimensão conceitual dos conteúdos.
- b) selecione uma série de exercícios rotineiramente praticada por ginastas e a ensine aos estudantes.
- c) trabalhe conteúdos de anatomia, levando o estudante a sentir a própria musculatura em situações de tensão e de relaxamento.
- d) trabalhe conteúdos de anatomia de forma lúdica, para que o estudante não precise sentir a própria musculatura em situações de tensão ou de relaxamento.
- e) distraia os estudantes com outros assuntos para que eles não prestem atenção às sensações desagradáveis que ocorrem em situações de tensão muscular.
- #136735
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
De acordo com Gallahue & Ozmun (2003), as habilidades motoras fundamentais se classificam em três grupos. São eles:
- a) locomoção, estabilização, ritmo.
- b) locomoção, estabilização, manipulação.
- c) translação, estabilização, rotação.
- d) translação, locomoção, manipulação.
- e) manipulação, transferência, rotação.
- #136736
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Todo movimento é um ritmo em potencial. Ao trabalhar com danças na escola, a escolha das músicas que servirão como base para a elaboração de coreografias
- a) pode ser feita com base nos gostos e preferências dos alunos.
- b) deve ser feita com base nos gostos e preferências do professor.
- c) deve fazer parte do repertório musical clássico brasileiro.
- d) deve fazer parte do repertório musical clássico internacional.
- e) precisa ter relação com temas desenvolvidos em outras disciplinas.
- #136737
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A história da capoeira no Brasil registra que, por volta dos anos de 1820, a sua prática em senzalas, ruas e quilombos foi vista como ameaça e reprimida pelos governantes. Hoje, pelo contrário, é uma prática estudada nas escolas, entre outras perspectivas, como um jogo expressivo. Na capoeira angola, por exemplo, vale mais expressar astúcia do que força muscular. O capoeirista se posiciona com o corpo arqueado e ginga com os braços soltos para, diante do oponente, expressar
- a) curiosidade.
- b) criatividade.
- c) velocidade.
- d) ousadia.
- e) fraqueza.
- #136738
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Tendo em vista que os equipamentos conhecidos como Academias ao Ar Livre, instalados em muitas cidades brasileiras, não costumam contar com a presença de um profissional de Educação Física acompanhando os usuários, surgiu uma divergência de opiniões entre os estudantes, durante a aula de Educação Física, a respeito da necessidade dessa presença. Durante a discussão, o professor se concentrou em observar como os alunos argumentavam e discutiam com os demais, como interagiam com os colegas, como o direito à fala era conquistado e como os estudantes se organizaram para discutir o tema. Ao proceder dessa maneira, é correto afirmar que o professor realizou uma avaliação predominantemente
- a) factual.
- b) técnica.
- c) atitudinal.
- d) conceitual.
- e) psicomotora.
- #136739
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
A professora de Educação Física do 7º ano dividiu a turma em dois grandes grupos e designou a cada um deles um lado da quadra de handebol. Cada grupo deveria deslocar-se para a metade da quadra contrária, de forma que a bola passasse pela mão de cada componente do grupo, e um deles arremessaria ao gol. Aquele que marcasse o ponto, passaria para o outro grupo. Esse jogo duraria dez minutos e, depois disso, acompanhados do professor, os dois grupos se sentariam em círculo para analisar essa experiência vivida.
Pensando nos jogos cooperativos, assinale a alternativa que expressa, corretamente, a classificação desse jogo realizado.
- a) Simbólico.
- b) Toque e confiança.
- c) Inversão do defensor.
- d) Inversão do goleador.
- e) Quebra-gelo e integração.
- #136740
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Entre as propostas de transformação didático-pedagógica da Educação Física escolar, consta a concepção de aulas abertas. Considerando as características dessa concepção, é correto afirmar que
- a) o professor planeja as aulas sem participação dos alunos, e o processo de conhecer aspectos biomecânicos do esporte é menos importante do que a execução das técnicas.
- b) o professor planeja as aulas sem participação dos alunos, e o processo de conhecer aspectos biomecânicos do esporte é mais importante do que a execução das técnicas.
- c) os estudantes participam do planejamento das aulas, e o processo de aprender e fazer esporte é mais importante do que a execução das técnicas.
- d) os estudantes participam do planejamento das aulas, e o processo de conhecer aspectos socioculturais do esporte é menos importante do que a execução das técnicas.
- e) os estudantes não participam do planejamento das aulas, e o processo de aprender e fazer esporte é menos importante do que a execução das técnicas.
- #136741
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Em relação aos Jogos Paraolímpicos, é correto afirmar que o seu surgimento ocorreu
- a) na Inglaterra, depois da Segunda Guerra Mundial, motivado pela presença de milhares de mutilados durante esse conflito.
- b) no Japão, depois da Segunda Guerra Mundial, motivado pela presença de milhares de mutilados durante esse conflito.
- c) na Inglaterra, devido à presença de milhares de crianças geradas com deficiência física em consequência da ingestão de talidomida por suas mães durante a gestação.
- d) nos Estados Unidos da América, devido à presença de milhares de crianças geradas com deficiência física em consequência da ingestão de talidomida por suas mães durante a gestação.
- e) na Espanha, devido à promulgação de leis educacionais que preconizavam a inclusão de pessoas com deficiência nas práticas esportivas.
- #136742
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Rio Claro-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Com o cuidado de colocar em prática o princípio da inclusão durante as aulas de Educação Física, a professora do 8º ano solicitou que um dos estudantes permitisse que o seu colega tocasse o seu corpo para perceber como era realizado um movimento ginástico. No decorrer da aula, ela solicitou que os estudantes se revezassem nesse papel de se deixar tocar. Ela agiu dessa maneira porque no grupo há um estudante com
- a) dificuldade de relacionamento.
- b) déficit de atenção.
- c) deficiência cognitiva.
- d) deficiência auditiva.
- e) deficiência visual.