Processando...

Simulado Prefeitura de Ribeirão Preto - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Ribeirão Preto - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO - SP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Ribeirão Preto - SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Ribeirão Preto - SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Ribeirão Preto - SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Ribeirão Preto - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Ribeirão Preto - SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Ribeirão Preto - SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Para realizar o simulado Prefeitura de Ribeirão Preto - SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Ribeirão Preto - SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Ribeirão Preto - SP é aqui!


#150075
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Para Carvalho (2005), as barreiras humanas, materiais, financeiras, político-pedagógicas e organizacionais existentes serão removidas quando

  • a) a família buscar o melhor tratamento para o aluno com deficiência, ainda que não tenha condições financeiras.
  • b) educadores tiverem disposição para trabalhar com a novidade que são salas heterogêneas que a inclusão traz.
  • c) houver boa-vontade financeira da sociedade com aqueles que necessitam de apoio para estar na escola, como cadeira adaptada e transporte.
  • d) forem implementadas efetivas ações que garantam o funcionamento de escolas de boa qualidade para todos e com todos.
#150076
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Bersch (2008), com base em documento da CORDE – Comitê de Ajudas Técnicas – ATA VII, traz a definição brasileira de Tecnologia Assistiva (TA):

“(...) é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”.

Segundo a autora, sobre TA enquanto área do conhecimento, é correto afirmar:

  • a) o serviço de TA, de acordo com a modalidade, envolve profissionais com distintas formações como os educadores, engenheiros, terapeutas ocupacionais, entre outros.
  • b) a TA deve ser entendida como recurso dos profissionais de diferentes áreas e não como recurso apenas do usuário.
  • c) a TA é um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional, sem prejuízo, minimizando impedimentos, por circunstância de deficiência ou pelo envelhecimento.
  • d) na escola, a TA e a tecnologia educacional (projetada para favorecer o ensino e aprendizagem) estão disponíveis para os alunos com deficiência.
#150077
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Considerando-se a discussão proposta por Silva (2000) sobre identidade e diferença, assinale a alternativa correta.

  • a) A identidade é resultante de relações de poder definidas pela diferença.
  • b) Diferença e identidade são sinônimos e determinam o sujeito em si.
  • c) A identidade é de origem biológica e a diferença fruto de relação social.
  • d) Identidade e diferença são o resultado de um processo de produção simbólica e discursiva.
#150078
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Segundo Silva, Menezes e Oliveira (2013) “(...) A criança só percebe o peso de sua deficiência a partir do momento que é confrontada a ser como uma criança normal”. Com base nos apontamentos das autoras, assinale a alternativa correta sobre o desenvolvimento e aprendizagem da criança com deficiência.

    • a) A partir da convivência em sociedade é concretizado o processo de humanização, essencialmente, possível pelo ensino e aprendizagem.
    • b) A criança nasce, desenvolve-se e aprende apenas com seus recursos biológicos.
    • c) O desenvolvimento de crianças com deficiência é regido por leis distintas das ditas normais.
    • d) A ênfase na deficiência no processo de aprendizagem estimula o desenvolvimento.
    #150079
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    De acordo com Mantoan (2014), A integração escolar pode ser entendida como o “especial na educação”. Assinale a alternativa correta com base nas considerações da autora sobre o processo de integração de alunos com deficiência na escola regular.

    • a) Refere-se aos alunos agrupados, em escolas especiais e em escolas regulares, que são ensinados por meio de técnicas adaptadas os conteúdos do currículo comum.
    • b) Tem como marco a Declaração de Salamanca, de 1969, que repercute os movimentos em favor da integração de crianças com deficiência na escola comum.
    • c) É uma concepção de inserção parcial em que se prevê em serviços educacionais segregados e requer do aluno o ajustamento aos propósitos da escola.
    • d) Tem como noção base o princípio do respeito às diferenças e a busca da normalidade, fundamental para a vida escolar e as demais atividades humanas.
    #150080
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 6 - 

    Com base na discussão proposta por Hall (2004), é correto afirmar que a identidade do sujeito pós-moderno é

    • a) centrada e unificada em um núcleo interior fixo e imutável.
    • b) moldada na interação entre o eu e a sociedade.
    • c) definida biologicamente e não historicamente.
    • d) transformada continuamente a partir das relações culturais.
    #150081
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 7 - 

    Leia o trecho de Dias e Oliveira (2013).
    “O predomínio do modelo_________ contribuiu para a aproximação semântica entre deficiência e doença mental, assim como fortaleceu uma leitura da primeira a partir do paradigma da falta, negligenciando o potencial de desenvolvimento inerente aos seres humanos”.
    Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho apresentado.

    • a) pedagógico
    • b) psicológico
    • c) social
    • d) médico
    #150082
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 8 - 

    Considerando-se que Carvalho (2005) reconhece que a avaliação de alunos com deficiência nas escolas regulares se coloca como um desafio, é correto afirmar:

    • a) é importante avaliar os fatores que bloqueiam a aprendizagem, com vistas a identificar e operacionalizar estratégias pedagógicas a serem adotadas no atendimento clínico.
    • b) a avaliação como aferição do rendimento escolar aplica-se a qualquer aluno, com ou sem deficiência, pois evidencia as mudanças que precisam ocorrer.
    • c) do ponto de vista pedagógico, o diagnóstico clínico nem sempre oferece aos educadores as pistas do que devem fazer no âmbito pedagógico.
    • d) a avaliação clínica-pedagógica realizada pelo profissional do AEE, com vistas ao tratamento, busca as causas e faz prognósticos terapêuticos, ainda que não realize diagnósticos.
    #150083
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 9 - 

    O autor Biachetti, In: Biachetti e Freire (1998), apresenta propostas e ações educativas aos indivíduos com deficiência e defende que sejam analisadas e compreendidas a partir de uma perspectiva

    • a) social.
    • b) histórica.
    • c) tradicional.
    • d) médica.
    #150084
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 10 - 

    Segundo Bersch (2008), na classificação de Tecnologia Assistiva “(...) seguida de redefinições por categorias, destaca-se que a sua importância está no fato de organizar a utilização, prescrição, estudo e pesquisa de recursos e serviços em TA, além de oferecer ao mercado focos específicos de trabalho e especialização”.
    Analise as figuras a seguir:
    Figura 1 – Garfo adaptado para alimentação


    Figura 2 – Teclado adaptado para computador



    Assinale a alternativa que indica corretamente a categoria de Tecnologia Assistiva de cada figura.

    • a) Figura 1: Órteses e próteses – Figura 2: Recursos de acessibilidade ao computador.
    • b) Figura 1: Auxílios para a vida diária e vida prática – Figura 2: Adequação Postural.
    • c) Figura 1: Órteses e próteses – Figura 2: Comunicação Aumentativa e Alternativa.
    • d) Figura 1: Auxílios para a vida diária e vida prática – Figura 2: Recursos de acessibilidade ao computador.