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Simulado Prefeitura de Recife -PE | Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Recife -PE | Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão

SIMULADO PREFEITURA DE RECIFE -PE | ANALISTA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de Recife -PE para o cargo de Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso Prefeitura de Recife -PE. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de Recife -PE | Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de Recife -PE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

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#103980
Banca
FCC
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Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Recife-PE
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(1,0) 1 - 

No segundo parágrafo, o que o autor considera simplesmente descabido é o fato d

  • a) limitar o campo das investigações humanas ao estrito critério da competência científica.
  • b) os seres humanos alimentarem um olhar expectante, em seu compromisso com a religião.
  • c) as criaturas humanas partilharem com os animais seu atendimento a necessidades básicas da vida.
  • d) se considerar que se pode ir além de um resultado científico buscando questionar sua validade.
  • e) se imaginar que as criaturas humanas possam se sentir superiores às outras espécies animais.
#103981
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Recife-PE
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(1,0) 2 - 

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • a) uma metafísica calcada na ciência (1º parágrafo) = uma imaginação adversa ao método científico.
  • b) admitem a possibilidade da refutação (1° parágrafo) = sancionam a hipótese da reiteração.
  • c) a esfera do que é pertinente inquirir (2° parágrafo) = o círculo do que se admite refutar.
  • d) demarcar o âmbito (2° parágrafo) = destituir o alvo visado.
  • e) A teima interrogante do saber (3º parágrafo) = A obstinada investigação do conhecimento.
#103982
Banca
FCC
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Matérias Diversas
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Prefeitura de Recife-PE
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(1,0) 3 - 

Há presença de forma verbal na voz passiva e pleno atendimento às normas de concordância na seguinte frase:

  • a) Reservam-se aos cientistas a prerrogativa de investigar os fenômenos valendo-se do método dedutivo.
  • b) Haverá de ocorrer, a cada vez que se espera demais da ciência, reações frustradas pela falta de resposta.
  • c) Não se deve imaginar, obviamente, que caibam aos métodos científicos atender a inquirições metafísicas.
  • d) Ao se identificarem nossos objetivos com os dos animais, em nada se reduz a altura da nossa consciência.
  • e) Os limites que não se admitem impor-se ao conhecimento são por vezes desconsiderados.
#103983
Banca
FCC
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Matérias Diversas
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Prefeitura de Recife-PE
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(1,0) 4 - 

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

  • a) Delimitar o âmbito da ciência, julga o autor do texto que é necessário, para que se mantenham em nós todos o direito a cultivar muitos outros âmbitos pensativos.
  • b) É uma premissa do autor do texto a convicção de que o próprio método utilizado pela ciência já constitui uma delimitação do campo de conhecimento a ser explorado.
  • c) Não houvessem outras razões, a existência mesmo das interrogações metafísicas já seriam motivo para investigarmos as coisas de cujos méritos não cabem à ciência atender.
  • d) Não existem fronteiras no caminho do conhecimento no qual os homens se entregam com vistas à responder as questões que lhes assentam no fundo de seu espírito investigativo.
  • e) Há cientistas tão assim ciosos de sua competência, que eles não admitem haver conhecimento para além das fronteiras, que já constituíram para nada as ultrapassar.
#103984
Banca
FCC
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Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Recife-PE
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(1,0) 5 - 

Um segmento do texto permanecerá correto e manterá seu sentido, caso se substitua o elemento sublinhado pelo que se indica entre parênteses, no seguinte caso:

  • a) uma metafísica calcada na ciência permitiria banir o mistério (facultaria difundir-lhe o enigma)
  • b) Há um equívoco em abordar as extraordinárias conquistas (engano em efetuar a abordagem das)
  • c) Ao mesmo tempo, contudo, parece simplesmente descabida (ainda assim, por conseguinte)
  • d) possui um propósito que vá além dos imperativos (se dissuada das obrigações)
  • e) carece de qualquer objetivo externo à sua própria natureza (imune de)
#103985
Banca
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Prefeitura de Recife-PE
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(1,0) 6 - 

O segmento que inicia o texto - Vá um homem envelhecendo, e caia na tolice - deve ser entendido como

  • a) aconteça de um homem envelhecer, e cair na tolice.
  • b) se um homem envelhecer, cairá na tolice.
  • c) ainda que ocorra de envelhecer, um homem cairá na tolice.
  • d) mesmo vindo a envelhecer, cairá um homem na tolice.
  • e) irá envelhecendo um homem, ao cair na tolice.
#103986
Banca
FCC
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Matérias Diversas
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(1,0) 7 - 

Em relação à passagem do tempo na vida de cada um, o autor acredita qu

  • a) as experiências vividas se tornam progressivamente mais intensas, trazendo com isso acréscimos à maturidade do sujeito.
  • b) o envelhecimento paulatino traz a sensação de que nos tornamos aptos a escolher os momentos que quisermos reviver.
  • c) a velhice atinge as pessoas de tal modo que a partir de certo momento elas se creem inteiramente rejuvenescidas, em sua perturbação.
  • d) o envelhecimento se dá de modo irregular, de tal sorte que pode haver mesmo alguns recuos para fases já vividas pela pessoa.
  • e) um afortunado acúmulo de experiências provoca em nós incontrolável nostalgia, que aciona nossa mais fértil imaginação.
#103987
Banca
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(1,0) 8 - 

Está plenamente adequada a correlação entre os tempos e os modos verbais na frase:

  • a) Caso envelhecêssemos por inteiro, não haveremos de frequentar sensações já vividas.
  • b) Alguém já terá notado que o que vivemos não pudesse retornar senão com o auxílio da nossa imaginação.
  • c) Se meus olhos não estivessem úmidos, eu não haverei como me dar conta da força daquela emoção.
  • d) À medida que as emoções iam tomando conta de mim, maior a inibição que me impedia a fala.
  • e) Pior ataque costumava ser o da infância, quando esta se imporia a mim de modo súbito e intenso.
#103988
Banca
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Prefeitura de Recife-PE
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(1,0) 9 - 

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se de modo a concordar com o elemento sublinhado na frase:

    • a) A quem (preocupar) os óbices da velhice se fosse sempre possível reviver algumas de nossas melhores experiências da infância?
    • b) Acredita o autor que (poder) chegar a sucumbir a ataques de infância quem está vivendo muito mal o próprio envelhecimento.
    • c) Não se (lamentar) pelos infortúnios dos dias que correm o velho que guarda no tesouro da memória seus momentos de felicidade.
    • d) Quando não (parecer) restar ao idoso desencantado senão memórias infelizes, cumpre-lhe tornar felizes os dias que lhe sobram.
    • e) Ao envelhecimento feliz (costumar) agregar-se imagens de outra época em que se foi igualmente feliz, em atração recíproca.
    #103989
    Banca
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    (1,0) 10 - 

    O emprego da pontuação e a observância do sinal de crase estão adequados na frase:

    • a) Quando se está à envelhecer, as nossas sensações boas ou más, parecem confundir-se em nosso espírito.
    • b) Não se tribute as nossas experiências desafortunadas, a responsabilidade maior de um penoso envelhecimento.
    • c) Em meio aquelas boas horas da infância, sempre havia alguma suspeita, de que tudo logo acabaria.
    • d) Quem diria, que a proporção que o tempo passa, mais retornos imaginários experimentamos à outras idades?
    • e) Corresse o tempo de modo uniforme, como alguns acreditam, não voltaríamos às mais antigas sensações.
    #103990
    Banca
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    (1,0) 11 - 

    A convicção do narrador de Machado de Assis, na frase citada de um conto seu, supõe como argumento o fato de que

    • a) as criaturas têm seus intentos e ambições limitados pela Natureza, cujos desígnios são mais poderosos do que o desejo de conformarmos nosso futuro.
    • b) um juramento de amor, se respeitado pelas criaturas que o fizeram, atesta que no reino dos sentimentos a Natureza não tem como prevalecer.
    • c) as vontades humanas, quando assumidas com toda a persistência de quem as potencia, revelam-se mais fortes do que os nossos instintos naturais.
    • d) a Natureza põe a perder o que há de melhor em nós, pois ela age, sempre metodicamente, na direção contrária à das nossas emoções.
    • e) os fatos naturais não costumam sobrepor-se à vontade humana, a menos que as criaturas se mostrem ineficientes em seu desejo de planejar.
    #103991
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    (1,0) 12 - 

    Ao se analisar mais de perto a estruturação funcional do texto, pode-se afirmar que o

      • a) 1º parágrafo tem como objetivo adiantar-se à tese conclusiva do autor, que é a de mostrar que um planejamento é mais decisivo do que as forças da Natureza.
      • b) 2º parágrafo analisa mais intimamente o que se inclui no ato de jurar e o que ele significa, de fato, como uma específica pretensão humana.
      • c) 3º parágrafo expõe as razões pelas quais todo juramento acaba correspondendo a uma espécie de planejamento, que se inclui no ato de jurar.
      • d) 1º e o 2º parágrafos são contraditórios entre si, ao formularem teses divergentes sobre a função e a força da Natureza no destino dos homens.
      • e) 2º e o 3º parágrafos são acordes ao mostrar que os limites humanos, uma vez admitidos num planejamento nosso, são superados pela mesma vontade de quem jura.
      #103992
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      (1,0) 13 - 

      Um juramento expõe a beleza da vontade humana, como afirmação nossa, mas sua quebra mostra também nossos limites.

      Numa nova e igualmente correta redação da frase acima, iniciada agora pelo segmento A quebra de um juramento mostra nossos limites, pode-se seguir esta coerente complementação:

      • a) embora não deixe de expor a beleza que está em afirmarmos nossa vontade.
      • b) uma vez que nossa vontade, com sua beleza, afirma nosso acordo com a Natureza.
      • c) à medida em que nossa vontade acaba expondo toda a sua beleza.
      • d) até por que também se expõem o que há de belo na afirmação de nossa vontade.
      • e) não fosse a beleza que também têm na quebra mesma da nossa vontade.
      #104000
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      (1,0) 14 - 

      Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:

      • a) Sempre há alguma provocação nos contos machadianos, em cujos encontramos teses das quais é difícil rebater.
      • b) Um juramento faz crer que é no tempo, onde podemos confiar, que daremos vazão a força das nossas vontades.
      • c) A força de um juramento, cuja beleza está na disposição da vontade humana, pode reverter em amarga frustração.
      • d) Alguns sentem aversão de jurar, por isso mostram preferência com os cuidados de um planejamento.
      • e) A natureza guarda em suas leis uma força da qual é inútil nos opormos, ainda quando munidos na máxima vontade.
      #104001
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      (1,0) 15 - 

      Sejam 3 cidades (X, Y e Z) localizadas em uma determinada região. A cada 25 minutos sai um ônibus de X para Y e a cada 15 minutos sai um ônibus de X para Z. Sabe-se que às 8 horas e 30 minutos saiu um ônibus de X para Y e um ônibus de X para Z. O primeiro horário após o meio-dia em que vai sair um ônibus de X para Y e um ônibus de X para Z será às

      • a) 12 horas e 30 minutos.
      • b) 13 horas.
      • c) 12 horas e 45 minutos.
      • d) 12 horas e 15 minutos.
      • e) 13 horas e 15 minutos.