Simulado PREFEITURA DE QUIXADÁ – CE | Psicólogo | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE QUIXADÁ – CE | PSICÓLOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE QUIXADÁ – CE para o cargo de Psicólogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca ACEP para o concurso PREFEITURA DE QUIXADÁ – CE. Estas questões são especificamente para o cargo de Psicólogo, contendo Psicologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE QUIXADÁ – CE | Psicólogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE QUIXADÁ – CE.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #139052
- Banca
- ACEP
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- Prefeitura de Quixadá-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
A avaliação psicológica é um instrumento de análise que propicia um perfil de caracteres de personalidade e atitudinais do indivíduo. Quando da utilização da avaliação psicológica em seleção de pessoal, é CORRETO afirmar:
- a) os testes psicológicos não são considerados ferramentas essenciais nas organizações no âmbito da seleção de pessoal. Sua utilização, segundo pesquisas recentes, é de apenas 15% em empresas de todo o mundo. A maioria das organizações utiliza a dinâmica de grupo e a prova de conhecimentos específicos.
- b) a escolha de um teste psicológico, em uma seleção empresarial, não precisa ser feita obrigatoriamente por um psicólogo. É o próprio administrador que determina quais fatores de personalidade devem ser considerados. Caberá ao psicólogo apenas aplicar os testes e detectar suas aptidões.
- c) são exemplos de técnicas projetivas os testes de aptidões, de interesse, de habilidades e de inventários de personalidade. Todos são voltados para a análise ocupacional do candidato, avaliando sua vocação para a função.
- d) um teste psicológico voltado para a seleção de pessoal tem como objetivo avaliar características de personalidade, conhecimentos e competências do candidato, no momento em que ele concorre a uma vaga. Tal avaliação tenta prever possíveis formas de desempenho que ele poderia apresentar, em funções ligadas ao trabalho pretendido.
- #139053
- Banca
- ACEP
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- Prefeitura de Quixadá-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Sobre Seleção de Pessoas, é CORRETO afirmar:
- a) a seleção de pessoal não pode ser considerada um exercício de previsão de pessoal. É apenas um processo de captação de mão-de-obra para as organizações reporem funcionários que, porventura, tenham sido demitidos ou pedido demissão.
- b) as técnicas de seleção podem ser classificadas nos seguintes grupos: entrevistas, provas de conhecimentos ou de capacidades, testes psicométricos, testes de personalidade e técnicas de simulação ou dinâmicas de grupo.
- c) a seleção de pessoal é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa recrutar candidatos qualificados a ocupar cargos dentro das empresas.
- d) a tarefa básica da seleção é a de escolher, entre os candidatos recrutados, aqueles que tenham maiores probabilidades de concorrer aos diversos cargos vagos.
- #139054
- Banca
- ACEP
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- Prefeitura de Quixadá-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Sobre recrutamento interno, é CORRETO afirmar:
- a) por se conhecerem as potencialidades e limites do colaborador, facilitam-se, no caso de aprovação no processo seletivo, o desenvolvimento e a adaptação ao novo posto de trabalho.
- b) é criado um clima que incentiva a competição e o constrangimento entre os colaboradores, dificultando a adaptação dos que lograram êxito na seleção, dentro da própria empresa. Contudo, todo recrutamento interno gera aumento salarial.
- c) são exemplos de recrutamento interno: anúncios em jornais e revistas especializadas, contatos com escolas e universidades, apresentação de candidatos por indicação de funcionários, consulta aos arquivos de candidatos, recrutamento on-line.
- d) o recrutamento interno envolve tanto candidatos como colaboradores, pois, havendo uma vaga, a organização pode optar por esse tipo de recrutamento, envolvendo tanto o pessoal "sangue novo" como os funcionários.
- #139055
- Banca
- ACEP
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- Prefeitura de Quixadá-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
É crescente o número de organizações que reconhecem a importância de contar com psicólogos em seus quadros. Assinale a alternativa que contempla exemplos de atribuições desses profissionais, quando atuam na área organizacional.
- a) Efetivar e acompanhar a mobilidade de pessoal.
- b) Planejar e desenvolver ações na área motivacional.
- c) Ofertar atendimento clínico aos empregados.
- d) Atuar na Gestão de Pessoas, aplicando ações corretivas e punitivas, quando for o caso.
- #139056
- Banca
- ACEP
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- Prefeitura de Quixadá-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Sobre as atribuições do psicólogo hospitalar, é CORRETO afirmar:
- a) deve atender aos pacientes, aos familiares, à comunidade, à equipe e à instituição, incluindo os fornecedores, visando ao bem estar físico e mental de todos.
- b) deve atender aos pacientes clínicos ou cirúrgicos, nas diferentes especialidades médicas, somente com prévia autorização do responsável.
- c) deve realizar avaliação e acompanhamento em diferentes níveis do tratamento, para promover ou recuperar a saúde física e mental dos familiares.
- d) deve intervir, quando necessário, na relação do paciente com a equipe, a família, os demais pacientes, a doença e a hospitalização.