Processando...

Simulado Prefeitura de Quadra - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Quadra - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE QUADRA - SP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Quadra - SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Quadra - SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Quadra - SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Quadra - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Quadra - SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Quadra - SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Quadra - SP
Para realizar o simulado Prefeitura de Quadra - SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Quadra - SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Quadra - SP é aqui!


#157748
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Quadra-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

As arritmias são distúrbios na geração, condução e/ou propagação do impulso elétrico no coração e pode representar risco de morte quando é associada a agravos como insuficiência cardíaca congestiva, tromboembolismo e choque cardiogênico. Analise as alternativas e indique a opção CORRETA:

I. As taquicardias ou taquiarritmias aceleram o músculo cardíaco com frequência cardíaca superior a 100 bpm. As manifestações mais graves estão associadas ao alto débito como sudorese, palidez, hipertensão e perfusão inadequada, e a sintomas relacionados à insuficiência cardíaca ou coronariana como bradipnéia e angina. Quando esses fatores estão presentes, as arritmias são denominadas estáveis. A associação dos sinais e sintomas com o traçado do monitor cardíaco deve ser observada, agilizando assim o atendimento de urgência.

II. Como as arritmias podem ocasionar desordens orgânicas irreversíveis, é importante que em um atendimento de urgência/emergência, o técnico fique atento a quedas súbitas da frequência cardíaca associada à diminuição da pressão arterial, sudorese e desmaios.

III. A taquicardia atrial ou taquicardia supraventricular mostra um complexo QRS anormal, com frequência cardíaca entre 80 e 100 bpm, com exceção de crianças, cuja frequência pode ultrapassar os 100 bpm. Nessa situação emergencial uma das opções é a manobra vagal ou a cardioversão química.

IV. Em casos de arritmia supraventricular paroxística, pode usar o método de cardioversão com bolsa de gelo na região facial (em adultos) ou em crianças, colocar sua face em uma bacia com gelo por 20 segundos, estimulando uma reentrada elétrica normal através da alteração respiratória devido à mudança térmica.

  • a) I e IV.
  • b) I e II.
  • c) II e IV.
  • d) III e IV.
#157749
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Quadra-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A asma é um agravo respiratório que pode levar o paciente a uma situação de urgência/emergência e consequentes hospitalizações, porém pode ser controlada na maioria dos pacientes. Se não for bem controlada, pode se tornar crônica e com prejuízo permanente ao fluxo aéreo, levar à limitação física e social significativa e em casos mais graves levar até à morte. Aponte a alternativa CORRETA no que diz respeito ao agravo:

  • a) A asma se caracteriza por hiporresponsividade das vias aéreas, com consequente obstrução do fluxo aéreo, que não reverte espontaneamente, apenas por tratamento de urgência. Ocorre com mais frequência durante a parte mais quente do dia, melhorando durante a noite. Pode ser desencadeada por infecções bacterianas, fatores alergênicos e mudança climática.
  • b) O tratamento imediato da asma consiste na administração de broncodilatadores por via inalatória, que pode ser repetida a cada 5 minutos para alívio do broncoespasmo. A medicação empregada mais comumente é a adrenalina, em adultos.
  • c) O técnico de enfermagem deve estar atento para os efeitos colaterais de outra medicação bastante usada em quadros asmáticos, o fenoterol, que incluem tremores, bradicardia, sonolência, letargia e possível hipercalemia.
  • d) Quando não se pode utilizar a via inalatória para administração do fenoterol é recomendada a administração por via parenteral, que é mais usada em pacientes em estado crítico.
#157750
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Quadra-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A incidência de problemas respiratórios e suas complicações que levam a uma situação de urgência/emergência é maior no período invernal, acometendo principalmente crianças e idosos. Como consequência, a taxa de mortalidade de idosos acima de 65 anos aumenta em torno de 12%.nas urgências, destaca-se a insuficiência respiratória como um dos agravos que requer atenção especial devido a sua gravidade. Assinale a alternativa correta no que diz respeito às características da insuficiência respiratória em situações de urgência e emergência e os cuidados prestados aos pacientes nessa situação:

  • a) A insuficiência respiratória está relacionada com a incapacidade do sistema respiratório em manter as trocas gasosas em níveis adequados, o que resulta na deficiência de captação e transporte de oxigênio e/ou na dificuldade relacionada à eliminação de gás carbônico. É de caráter estritamente agudo.
  • b) Se a insuficiência respiratória se desenvolver lentamente, a pressão nos vasos sanguíneos pulmonares aumenta, o que provoca hipertensão arterial. Sem uma intervenção adequada e rápida, os vasos sanguíneos podem sofrer danos, dificultando a transferência de gás carbônico para o sangue e sobrecarregando o pulmão, ocasionando insuficiência pulmonar.
  • c) Na maioria dos casos de insuficiência respiratória a oxigenoterapia em alto fluxo é necessária, exceto nos cuidados ao paciente portador de doença respiratória crônica; nesses casos, ao receber oxigênio em demasia, a respiração desse paciente tende a se tornar mais lenta.
  • d) Raramente os pacientes necessitam de suporte ventilatório, pois o respirador desequilibra o pH sanguíneo e desequilibra a frequência respiratória em quase todos os casos em que é utilizado por se tratar de uma respiração artificial.
#157751
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Quadra-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A agitação psicomotora se caracteriza por um estado de excitação mental e atividade motora aumentada. É uma das emergências mais comuns em psiquiatria, pois está presente em uma ampla faixa de transtornos mentais. Muitas vezes o paciente apresenta um comportamento agressivo e por isso a segurança de todos os presentes deve ser prioridade. Assinale a alternativa CORRETA sobre o tema:

  • a) Todo paciente agressivo tem plena condição de se expressar verbalmente e devido a sua agressividade precisa rapidamente de contenção física em todos os casos. O objetivo principal da contenção é a administração rápida e eficiente de medicamentos. Enquanto tratamento, deve ser considerada como primeiro recurso a ser utilizado.
  • b) Ao se conter o paciente, deve-se manter o respeito a ele, lembrando que a segurança dele está em jogo. Porém, como está agitado, não há necessidade de explicar o procedimento, haja visto que deve ser executado logo e as explicações demandariam muito tempo. Mesmo após a sedação do paciente, não devem ser retiradas as contenções.
  • c) Ao se administrar medicamentos por via parenteral, os sinais vitais só precisam ser verificados de seis em seis horas ou de acordo com a rotina estabelecida. São efeitos dos psicofármacos a agitação excessiva, andar cambaleante e hipertensão.
  • d) As drogas neurolépticas/antipsicóticas podem causar rigidez muscular, tremores, acatisia.
#157752
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Quadra-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Mesmo com a crescente demanda em serviços de atenção às urgências de pessoas com problemas psíquicos agudos, são poucos os serviços que estão preparados para oferecer assistência adequada a essa clientela. Assinale a alternativa correta no que diz respeito às características de alguns transtornos psiquiátricos e os cuidados de enfermagem prestados ao paciente que apresente esse quadro:

  • a) A tentativa de suicídio é uma das mais graves emergências psiquiátricas. Em geral, está associada a manifestações de comportamento decorrentes de transtorno bipolar do humor, depressão (incluindo depressão pós-parto), uso de substâncias psicoativa, transtorno orgânicos (delirium), alterações no conteúdo do pensamento, senso percepção e as decorrentes da ansiedade aguda com intenso sofrimento, sensação de desesperança e desamparo com sentimentos de ambivalência entre a sobrevivência e a angustia insuportável.
  • b) O transtorno depressivo pode ser destacado como o menos relevante para influenciar a tentativa de suicídio. Suas características básicas são o humor deprimido, afeto voltado para a tristeza, hiperatividade física e intelectual, distúrbio do sono e do apetite, apatia, desanimo, isolamento social, perda do interesse do prazer pela vida.
  • c) Nos quadros depressivos com sintomas psicóticos o mais comum é a sonolência e torpor, sem presença de agitação psicomotora em nenhum caso; há o aparecimento de ansiedade generalizada. O paciente com depressão pode apresentar queixas bastante específicas, como dores generalizadas, parestesias e distúrbios gastrintestinais sem informar os sintomas depressivos. É um paciente que requer muita atenção dos profissionais por conta dos pensamentos suicidas e muita intervenção medicamentosa.
  • d) Os cuidados de enfermagem à pessoa com tentativa ou ideação suicida deve levar em consideração as características da pessoa e o quadro psíquico que se encontra. Preconiza uma abordagem holística, contemplando aspectos biológicos, psicológicos, ambiental, social e espiritual. Se a pessoa atendida na emergência apresentar um alto grau de intenção suicida e/ou seu comportamento demonstrar isso, então, o primeiro passo é sedá-lo, a fim de que não precise de profissionais por perto para vigiá-lo, nem sobrecarregar emocionalmente quem dele cuida.
#157753
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Quadra-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A embolia pulmonar é um dos agravos respiratórios que apresentam mais elevados índices de morbidade, acometendo especialmente os idosos. O êmbolo é geralmente constituído por coágulo sanguíneo, mas pode ser gorduroso, de líquido amniótico, da medula óssea, fragmento de tumor ou bolha de ar que se desloca do ponto de origem e atinge a corrente sanguínea até obstruir um vaso. Assinale a alternativa CORRETA sobre embolia pulmonar:

  • a) O prognóstico das vítimas de embolia pulmonar independe do tamanho do êmbolo, apenas do tamanho e número das artérias pulmonares obstruídas e do estado de saúde do paciente.
  • b) A formação de êmbolos é mais frequente nas veias dos braços ou no lado direito do coração, sendo habitualmente deslocado para os pulmões.
  • c) Na impossibilidade de punção venosa, sendo periférica ou central, a infusão dos fluidos e medicações pode ser favorecida por via intraóssea, porém só pode ser realizada por enfermeiros ou médico.
  • d) De acordo com a condição clínica do paciente, deve ser ofertado oxigênio por cateter nasal, máscara de nebulização, máscara de Venturi, mas nunca por ventilação mecânica, sob o risco de deslocar o êmbolo mais rápido.
#157754
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Quadra-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

O uso de corrente elétrica aplicada externamente para tratamento de fibrilação ventricular foi descrito pela primeira vez em 1956. A partir de então, a capacidade dos desfibriladores para reverter ritmos cardíacos apresentou grande progresso. O desfibrilador externo automático (DEA) é utilizado no suporte básico de vida por profissionais habilitados e pode ser operado por pessoa leiga treinada. Assinale a alternativa CORRETA relacionada ao tema exposto:

  • a) A desfibrilação é a aplicação de uma corrente elétrica sobre o músculo cardíaco, por um longo período de tempo, a fim de cessar o ritmo anormal.
  • b) A desfibrilação não é indicada para fibrilação ventricular (FV) e taquicardia ventricular sem pulso (TV).
  • c) Em pacientes portadores de marcapasso ou cardioversor-desfibrilador (CDI), as pás autoadesivas devem ser colocadas distantes do dispositivo implantado, porém a preocupação com o posicionamento preciso não deve retardar a tentativa de desfibrilação.
  • d) Os adesivos de medicação que por acaso o paciente possa estar usando não devem ser removidos antes de usar o desfibrilador.
#157755
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Quadra-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

O estabelecimento de um acesso às vias aéreas é prioritário sobre todos os outros aspectos da reanimação em quase todos os pacientes graves. Durante o exame primário, a avaliação deve ser feita de modo a identificar se a via aérea se encontra obstruída, caso haja risco de aspiração ou outro comprometimento respiratório. Assinale a opção errada no que diz respeito a essas manobras de acesso e permeabilização das vias aéreas e cuidados a serem tomados durante a situação de urgência/emergência.

  • a) As manobras de abertura das vias aéreas em adultos se iniciam se não houver suspeita de trauma cervical, por meio da inclinação da cabeça e levantamento do queixo. Em caso de suspeita de trauma, utilizar a técnica de elevação do ângulo da mandíbula.
  • b) Mesmo que haja a presença de sangue na boca, dentes quebrados, dentaduras soltas, presença de suco gástrico ou qualquer corpo estranho, não se pode removê-los, pois corre-se o risco de aspiração.
  • c) Uma causa bastante comum de obstrução das vias aéreas é a queda da língua. Uma cânula orofaríngea pode ser usada para manter a permeabilidade das vias aéreas.
  • d) Após a primeira série de compressões torácicas iniciais a via aérea é aberta e são aplicadas duas ventilações. A utilização da bolsa-valva-máscara é sempre a melhor indicação. As ventilações podem ser feitas na proporção de uma a cada seis a oito segundos (8 a 10 ventilações/minuto). Observar a elevação do tórax.
#157756
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Quadra-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Outra situação que o profissional do SAMU pode encontrar em seu trabalho no atendimento em locais públicos é a parada cardiorrespiratória em crianças, pelos mais diversos motivos. De acordo com as Diretrizes da American Heart Association (2010), assinale a alternativa CORRETA.

  • a) Nos casos de bebês ou crianças que não responda e não apresente respiração ou apenas com gasping, o pulso deve ser verificado em até 20 segundos. O pulso a ser verificado em bebês é o femoral e em crianças maiores o braquial.
  • b) A responsividade em bebês é avaliada tocando-se o membro inferior. Em caso de RCP com um profissional devem ser feitas 15 compressões e em seguida duas ventilações; com dois profissionais realizar 30 compressões e duas ventilações. Essa proporção deve ser mantida até a colocação de via aérea avançada.
  • c) As compressões torácicas eficazes são as que exigem a aplicação de força capaz de comprimir o tórax em no mínimo um terço da dimensão anteroposterior do tórax, que significa cerca de 4cm na maioria dos bebês e 5 cm na maioria das crianças.
  • d) Todas as alternativas estão erradas.
#157757
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Quadra-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

O principal objetivo do suporte básico de vida é instituir as condições mínimas necessárias para recuperar ou manter a oxigenação e perfusão cerebral e consiste no reconhecimento da parada cardiorrespiratória e realização de procedimentos para a ressuscitação cardiopulmonar (PCR). Com as alterações das Diretrizes da American Heart Association em 2010, a sequência A-B-C, passa a ser C-A-B. Qual das alternativas está em conformidade com estas diretrizes?

  • a) No adulto, deve-se manter a frequência de 15 compressões para duas ventilações, com as compressões sendo realizadas colocando-se a região hipotênar de uma das mãos na linha mamilar sobre o osso esterno e a outra mão apoiada sobre o dorso da primeira.
  • b) As compressões devem ser lentas e fortes, sendo exercidas com o peso do corpo sobre os braços e mãos a uma amplitude de compressão de pelo menos 3cm em adultos.
  • c) Ao se estabelecer uma via aérea avançada, as compressões poderão ser contínuas, com uma frequência de no máximo 100/minuto. No caso da parada ter ocorrido a menos de 4 minutos, deve ser iniciada a RCP e em caso de disponibilidade de desfibrilador, utilizá-lo imediatamente.
  • d) Caso o cliente seja encontrado inconsciente e sem saber há quanto tempo aconteceu a parada, deve ser realizada RCP durante 2 minutos ou cinco ciclos de 30 compressões/duas ventilações para depois usar o desfibrilador.
#157758
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Quadra-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

A parada cardiorrespiratória (PCR) ocorre de forma inesperada, nos mais variados locais (feiras livres, supermercados, shoppings, ônibus, etc.). Existem três fases que caracterizam a PCR. Aponte a alternativa que descreve CORRETAMENTE a fase indicada em cada item e as intervenções adequadas em cada uma:

  • a) Fase elétrica: período que vai do momento da parada e se prologa até os próximos cinco minutos; em hipótese nenhuma se deve fazer a desfibrilação nesse período.
  • b) Fase circulatória ou hemodinâmica: dura de cinco a aproximadamente dez minutos após a parada cardíaca. Nesta fase a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) é de extrema importância para manutenção da pressão de perfusão coronariana e cerebral por meio de compressões torácicas externas fortes e rápidas de, no máximo, 100 por minuto. As interrupções devem ser evitadas.
  • c) Durante a fase circulatória é importante priorizar a RCP com 15 compressões torácicas externas para duas ventilações por cerca de 5 minutos. Existem vários estudos que provam que se utilizando o desfibrilador primeiro nesta fase, o paciente tem mais chances de sobreviver.
  • d) Fase metabólica: vai de 10 a 15 minutos após a PCR. Nesta fase a eficácia da desfibrilação e da RCP diminuem drasticamente. O paciente se beneficiaria muito nesta fase com a indução da hipotermia terapêutica à temperatura entre 32°C a 34°C por 12 a 24 horas, o que promoveria possível melhora no fornecimento de oxigênio cerebral. É recomendado se iniciar este procedimento até 6 horas após a PCR, objetivando melhorar o prognóstico neurológico e a sobrevida do paciente.
#157759
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Quadra-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

A gestação é um fenômeno fisiológico e por isso sua evolução se dá sem intercorrências na maioria dos casos. Apesar disso, há uma pequena parcela que sofre algum tipo de agravo e por esse fato apresentam maiores probabilidades de evolução desfavorável tanto para a mãe como para o feto. Entre 10 e 15 % das gestações apresentam hemorragias e podem representar complicação gestacional. O sulfato de magnésio é uma medicação bastante usada nesse tipo de emergência. Diante do exposto, qual opção não está descrita de forma coerente?

  • a) O sangramento vaginal na gestação pode ocorrer por vários motivos. No início da gravidez podem ser causados por gravidez ectópica, doença trofoblástica gestacional e abortamento. Num período mais avançado o sangramento pode indicar descolamento prematuro da placenta ou placenta prévia.
  • b) A gravidez ectópica ocorre mais comumente na trompa, podendo acontecer também nos ovários e cavidade abdominal. Os fatores de risco relacionamse com a reprodução assistida, ineficácia do DIU, cirurgia prévia nas trompas, histórico de gestação ectópica anterior, infecção por Neisseriagonorrhoeae e Chlamydiatrachomatis. A mulher pode referir dor abdominal e sangramento vaginal, podendo apresentar também sinais de irritação do peritônio, abdome distendido e doloroso, decorrentes da implantação atípica.
  • c) A pré eclampsia é a maior responsável pelas emergências hipertensivas na gravidez e não têm causa definida. Acontece um aumento da resistência vascular periférica, pressão arterial elevada e edema generalizado, podendo a gestante ainda apresentar hipertonia uterina, descolamento prematuro da placenta, sofrimento fetal e morte fetal.
  • d) É recomendado que o sulfato de magnésio por via endovenosa seja administrado de forma rápida, para que comece a agir de forma precoce e com isso diminua as complicações relacionadas à hipertensão gravídica. Os níveis pressóricos devem ser verificados amiúde a fim de ter certeza da ação dessa medicação. O profissional deve ficar atento para o surgimento de náuseas, vômitos, queixa de cefaleia intensa, evolução do edema e presença de “espuma” na urina (que pode sugerir proteinúria). A monitoração fetal também deve ser realizada
#157760
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Quadra-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

É comum o profissional do serviço de atendimento móvel de urgência se deparar com urgências obstétricas. É de extrema importância que ele tenha conhecimento das alterações fisiológicas e patológicas da gravidez, com o intuito de prestar o atendimento de forma correta e assim proporcionar o pronto restabelecimento da paciente gestante em situação de urgência. Diante do exposto, qual das opções abaixo está INCOERENTE?

  • a) No atendimento inicial à gestante realizado por meio da Unidade Móvel de Urgência, deve ser iniciada a avaliação primária, que inclui a avaliação do nível de consciência e estabilidade hemodinâmica da paciente. Devem ser verificados os parâmetros vitais, oximetria e possíveis sinais de choque, assim como estar atento também aos sinais de descompensação, sem esperar que os sinais tardios se manifestem para então começar a se preocupar.
  • b) A oxigenoterapia deve ser iniciada logo, se necessário, mantendo a gestante em decúbito lateral direito, quando possível, para evitar a compressão, pelo útero, da veia cava inferior e da artéria aorta.
  • c) Fazem parte dos cuidados de enfermagem nesse atendimento o acesso venoso e a administração de fluidos e medicamentos prescritos. Se for necessário tratamento cirúrgico, devem ser aplicados os cuidados pré-operatórios, orientando a família e providenciando o encaminhamento da cliente ao centro de referência.
  • d) São modificações normais da gestação o aumento do débito cardíaco por volta da décima semana (aumento de 1 a 1,5 litros na volemia), hipotensão no segundo trimestre (redução de 5 a 15 mmHg na pressão sistólica e diastólica), taquicardia no segundo semestre (aumento de 15 a 20 bpm na frequência) e dispneia leve ao final da gestação. Com a lentidão do esvaziamento gástrico, há um maior risco de vômitos e broncoaspiração. Devido ao aumento da volemia, os sintomas de descompensação e choque hipovolêmico podem surgir após perda de cerca 30 a 35% de sangue. Esse fato deve ser considerado na avaliação da gestante nas emergências obstétricas.
#157761
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Quadra-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

As emergências obstétricas são frequentes na rede de atenção às urgências. O técnico de enfermagem deve estar preparado para atender e prestar cuidados desta natureza, sempre de acordo com os protocolos da instituição em que trabalha e a legislação de enfermagem. A capacitação dos trabalhadores nos serviços de atenção às urgências, prevista na Portaria nº 2.048/GM, de 5 de novembro de 2002 propõe o desenvolvimento das seguintes habilidades nessa área para o técnico de enfermagem, com EXCEÇÃO de:

  • a) Reconhecer os sinais do trabalho de parto normal, parto distócico e todas as complicações obstétricas na cena de ocorrência.
  • b) Descrever ao médico regulador os sinais observados nas pacientes em atendimento.
  • c) Estar habilitado para realizar o parto normal e estar habilitado para prestar o atendimento ao recémnascido normal e prematuro.
  • d) Manejar os equipamentos necessários para o suporte ventilatório ao recém-nascido.
#157762
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Quadra-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Em algumas situações de urgência e de clínica, o sulfato de morfina é utilizado na redução de dores muito fortes, exercendo efeito sobre o sistema nervoso central e órgãos com musculatura lisa. É um analgésico opioide sistêmico, que pode ser usado quando a dor não responde a nenhum outro analgésico. Aponte a opção correta no que diz respeito a esse medicamento:

  • a) Quando usada em baixas doses, a morfina reduz a temperatura corporal e em altas doses há interferência com a resposta adrenocortical ao estresse. Assim como outros opioides ela age como agonista interagindo com sítios receptores estereoespecíficos e ligações saturadas no cérebro, medula espinhal e outros tecidos, alterando os processos que afetam tanto a percepção da dor como a resposta emocional a ela.
  • b) O efeito mais sério observado durante a administração da morfina é a parada cardíaca, o que requer intervenção rápida. Pode acontecer logo após a tomada da medicação ou também de modo tardio, em até 24 horas após a administração.
  • c) A superdosagem com morfina se caracteriza primeiramente por taquipneia, taquicardia, agitação, rigidez muscular esquelética, pele quente e úmida e hipertensão.
  • d) Mesmo na superdosagem o paciente não corre risco de óbito.