Processando...

Simulado Prefeitura de Porto Feliz - SP | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Porto Feliz - SP

SIMULADO PREFEITURA DE PORTO FELIZ - SP

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura de Porto Feliz - SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Porto Feliz - SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura de Porto Feliz - SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Porto Feliz - SP contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura de Porto Feliz - SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura de Porto Feliz - SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Porto Feliz - SP
Para realizar o simulado Prefeitura de Porto Feliz - SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Porto Feliz - SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Porto Feliz - SP é aqui!


#200175
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Porto Feliz-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

De acordo com alguns pesquisadores o El Niño 2015/2016 pode ter contribuído para elevar o nível do sistema Cantareira. Porém, depois de perder força a partir do outono de 2016, o fenômeno que entra em cena é o La Niña, que tenderá a causar mais chuvas no Norte e menos chuvas no Sul do Brasil. Com a ausência de chuva nos meses mais quentes, o ciclo vicioso que atingiu a Grande São Paulo nos últimos anos, região que historicamente vive o chamado estresse hídrico, onde existe muita demanda para pouca oferta de água, pode voltar a se agravar.

Adaptado: http://www1.folha.uol.com.br/c...: 10/04/2016>

Na linha do exposto acima, sobre os fenômenos El Niño e La Niña pode-se afirmar:

  • a) La Niña caracteriza-se por um aquecimento anormal das águas superficiais do oceano Atlântico.
  • b) El Niño caracteriza-se por um esfriamento anormal das águas superficiais no oceano Índico Tropical.
  • c) Ambos são fenômenos oceânico-atmosféricos, provocando alterações das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical.
  • d) La Niña provoca a queda das temperaturas na América do Norte e na Europa.
  • e) La Niña provoca diminuição da velocidade dos ventos alísios no Pacífico.
#200176
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Porto Feliz-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Livro sobre Cubismo é abrangente, mas lembra a Wikipedia – [...] “O Cubismo, Uma Revolução Estética”, de Serge Fauchereau, aborda o movimento de maneira abrangente, mas tão generalista que acaba se tornando uma obra superficial. Capítulos curtos, que lembram verbetes da Wikipédia, sucedem-se em questões essenciais como a polaridade entre o real e o abstrato, a influência da arte “negra” (as aspas são do autor) ou o mundo urbanizado.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/i... em 16/04/2016>

Como representante fundamental do Cubismo, pode-se destacar:

  • a) Wassily Kandinsky.
  • b) Francisco de Goya.
  • c) Giacomo Balla.
  • d) Pablo Picasso.
  • e) Salvador Dalí.
#200177
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Porto Feliz-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Com quatro mulheres, ONU tem eleição para secretáriogeral inédita – [...] Liderada por oito homens em 71 anos, a ONU realiza neste ano uma inédita campanha “às claras” – e com boa chance de eleger sua primeira líder [...]. Até aqui, o processo foi a portas fechadas, no que críticos chamavam de “panelinha” entre os membros permanentes no Conselho de Segurança. “Na prática, os 193 membros da Assembleia Geral apenas carimbavam uma decisão tomada pelos membros do Conselho em segredo. Às vezes nem sabíamos quem eram os candidatos” diz à Folha Yvonne Terlingen, ex-representante da Anistia Internacional da ONU. “E quem estava na disputa frequentemente era forçado a fechar acordos de bastidores com esses membros permanentes, prometendo cargos em troca de votos.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/m... em 15/04/2016>

São membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU:

  • a) EUA, China, Rússia, França e Reino Unido.
  • b) Angola, Malásia, Espanha, Portugal e EUA.
  • c) Nova Zelândia, França, Inglaterra e Venezuela.
  • d) Irlanda, China, Japão, Coreia do Norte e EUA.
  • e) Austrália, Noruega, Rússia, EUA e Argentina.
#200178
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Porto Feliz-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Uma série de terremotos registrados no sudoeste do Japão em abril fez ao menos 41 mortos, enquanto as autoridades temem novos deslizamentos e um número maior de vítimas em razão das dezenas de pessoas que seguem soterradas. A região de Kumamoto, na ilha de Kyushu, foi atingida nas últimas 48 horas por uma série de terremotos e réplicas que provocaram uma gigantesca avalanche de lama e pedras que soterrou casas e cortou uma autoestrada. Cerca de mil pessoas ficaram feridas, 184 delas com gravidade, segundo as autoridades locais.

Adaptado: http://g1.globo.com/mundo/noti... 40-apos-serie-de-terremotos-no-japao.html <Acesso em 16/04/2016>

Pode-se destacar como um dos motivos pelos quais o Japão sofre, a cada ano, mais de 20% dos terremotos mais fortes registrados no planeta, o fato de:

  • a) Ficar muito próximo da placa de Nazca.
  • b) Estar localizado entre placas tectônicas.
  • c) Estar situado na porção oriental do sudeste asiático.
  • d) Possuir muitos colinas e cordilheiras baixas na porção sul.
  • e) Sofrer alterações climáticas em virtude da passagem do El Niño.
#200179
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Porto Feliz-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Diametralmente oposta às bancadas da bíblia, boi e bala, está a dos direitos humanos. Apesar do reduzido número de deputados que militam diariamente no combate da opressão às mulheres, à população LGBT, aos índios e populações tradicionais, do racismo e da violência estatal, a mobilização de setores da sociedade e da militância de causas específicas rendeu a esses deputados algumas vitórias parciais importantes ao longo dos últimos anos, mesmo com somente 23 parlamentares no seu núcleo duro. A própria PEC 215, por exemplo, obsessão ruralista desde que foi proposta, no ano 2000, somente no ano passado conseguiu avançar até estar pronta para a votação em plenário. Adaptado: http://exame.abril.com.br/bras... em 10/04/2016) Sobre a PEC 215, pode-se afirmar que tal documento:

  • a) Transfere do Executivo para o Legislativo a decisão sobre a demarcação ou ampliação de terras indígenas, territórios quilombolas e unidades de conservação no Brasil, o que representa a inviabilização de tal decisão.
  • b) Fixa o dia 5 de outubro de 1988 como baliza para determinar o que são terras permanentemente ocupadas por indígenas, garantindo o direito à terra para aqueles que a ocupavam antes de 1988.
  • c) Garante a ampliação de terras indígenas já demarcadas, desde que a mineração e a expansão do agronegócio não sejam comprometidas.
  • d) Apresenta uma proposta constitucional, pois garante os direitos das diversas etnias e grupos indígenas brasileiros.
  • e) Representa o fim de acirramento do clima de violência em regiões onde os conflitos fundiários são constantes.
#200180
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Porto Feliz-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

[...] No último dia 7 de março, Alckmin declarou que a crise hídrica havia terminado. “Não aprendemos nada. Crise não começa nem termina por decreto”, afirma o geógrafo Wagner Costa Ribeiro, professor titular do Departamento de Geografia da USP. Para o estudioso, a crise hídrica vai continuar à espreita dos moradores enquanto não houver mudanças estruturais na forma de gestão da água – tanto por parte do governo quanto por parte da população, que precisa mudar sua cultura de desperdiçar muito. [...]

Adaptado: http://www1.folha.uol.com.br/c... em: 10/04/2016>

Para além das ações mais imediatas, alguns estudiosos têm apontado medidas que, no médio e longo prazo, configuram-se como uma saída segura para enfrentar a crise hídrica. Trata-se do(a):

  • a) Recuperação e preservação das matas nas áreas dos mananciais.
  • b) Investimento em campanhas educativas para redução do consumo.
  • c) Oferta de prêmios aos consumidores que reduzirem em 50% o consumo.
  • d) Determinação de leis punitivas mais rígidas aqueles cujo consumo mensal ultrapasse 18 m3.
  • e) Incentivo aos setores da indústria e da agricultura a fazerem uso do contrato de demanda firme.
#200181
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Porto Feliz-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

O número de camponeses assassinados por conta de conflitos no campo em 2015 foi o maior em 12 anos. Segundo relatório divulgado no início de abril pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), ligada à Igreja Católica, foram 50 mortes violentas – 39% a mais que em 2014, quando foram 36 vítimas. Desde 1995, são 759 mortes registradas no país por conta de conflitos. Segundo o relatório, 80% dos assassinatos ocorreram na região Norte: [...] "Grande parte dos conflitos em 2015, tanto no Pará quanto em Rondônia, aconteceram em áreas cujos Contratos de Alienação de Terras Públicas, os CATPs, foram anulados por não cumprimento das cláusulas contratuais e que não foram devidamente executados, ou que já deviam ter sido anulados. Áreas estas que pela legislação deviam ter sido destinadas à Reforma Agrária, mas que acabam nas mãos de grileiros", aponta.

Adaptado: http://noticias.uol.com.br/cot... aponta-relatorio.htm <Acesso: 10/04/2016>

Faz parte do quadro acima esboçado, um massacre que completou 20 anos no mês de abril. Trata-se do(a):

  • a) Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará.
  • b) Massacre no Rochão, no Espírito Santo.
  • c) Chacina de Doverlândia, em Goiás.
  • d) Massacre de Corumbiara, no Acre.
  • e) Chacina de Cabula, na Bahia.
#200182
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Porto Feliz-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Sim, o projeto pedagógico vigente no Brasil é todo ancorado em valores familistas e reprodutores, que enxergam a mulher não enquanto sujeito, mas como máquina de fazer filhos. Assim, alimenta-se que toda mulher está disponível, sendo seu corpo um espaço público.

Fonte: http://www.cartaeducacao.com.b...

Apesar das conquistas do ponto de vista legal, como a promulgação da Lei Maria da Penha, a violência e preconceito de gênero ainda persistem no Brasil, pois, como sugerido acima, o sexismo é reproduzido pelo sistema educacional brasileiro. Dessa forma, uma mudança efetiva só estará sinalizada se:

  • a) O conceito de gênero e sua divisão positivista, como observada na divisão do trabalho, for reforçada.
  • b) A erradicação do preconceito e violência de gênero passar a fazer parte da grade curricular da educação brasileira.
  • c) Os adolescentes tiverem acesso a uma pedagogia que apresente o potencial punitivo das leis contra a violência de gênero.
  • d) As campanhas contra o preconceito e violência de gênero forem ampliadas, destacando-se as consequências jurídicas e punitivas.
  • e) O poder público determinar a criação de mais espaços de uso exclusivo para mulheres, tal como o “vagão rosa” nos trens e metrôs.
#200183
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Porto Feliz-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Vacina contra dengue inicia última fase de testes – Estudo vai aplicar imunização em 17 mil voluntários de todo o Brasil. Órgão espera que produto esteja disponível para registro em 2018.

Qual é o órgão responsável pelo desenvolvimento da vacina contra dengue?

  • a) Fundação Oswaldo Cruz.
  • b) Hospital das Clínicas.
  • c) Fundação Rockefeller.
  • d) Instituto Pasteur.
  • e) Instituto Butantan.
#200184
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Porto Feliz-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Obtido após longas noites de negociações, o acordo assinado ao final da 21ª Conferência Mundial sobre o Clima (COP-21), realizada no final de 2015, foi saudado como histórico, mas ainda precisa ser colocado em prática. Em vinte anos de negociações climáticas multilaterais, foram raras as ocasiões para se comemorar um verdadeiro engajamento da comunidade internacional frente à ameaça bem verdadeira que esse fenômeno representa.

Adaptado: http://noticias.uol.com.br/int... em: 08/04/2016>

Pode-se afirmar que o fenômeno que norteou a COP 21 foi o(a):

  • a) Contaminação do solo por acidentes nucleares.
  • b) Diminuição da camada de ozônio.
  • c) Desmatamento ilegal.
  • d) Aquecimento global.
  • e) Crise hídrica.