Simulado Prefeitura de Porto Alegre- RS | Auditor de Controle Interno | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE PORTO ALEGRE- RS | AUDITOR DE CONTROLE INTERNO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de Porto Alegre- RS para o cargo de Auditor de Controle Interno.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUNDATEC para o concurso Prefeitura de Porto Alegre- RS. Estas questões são especificamente para o cargo de Auditor de Controle Interno, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de Porto Alegre- RS | Auditor de Controle Interno contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de Porto Alegre- RS.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
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- #100008
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
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- Concurso
- Prefeitura de Porto Alegre-RS
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- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
A Controladoria-Geral do Município de Porto Alegre, por meio da Divisão de Auditoria-Geral, no período de 31 de março a 06 de abril de 2017, realizou auditoria na área de pessoal do Departamento Municipal de Limpeza Urbana – DMLU. Como resultado dos trabalhos, foi emitido o respectivo relatório, cujo Quadro-Resumo dos Apontamentos foi publicado na internet, no portal da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC). No referido quadro, constam, entre outros, os apontamentos transcritos abaixo, ipsis litteris. Com base nos conceitos de auditoria de regularidade e auditoria operacional, identifique cada um dos referidos apontamentos, levando em conta estritamente o conteúdo transcrito. Para tanto, analise os apontamentos abaixo e assinale R para o apontamento que se enquadre como resultado típico de auditoria de regularidade, ou O para o tipo de apontamento característico de auditoria operacional.
( ) Concessão de horas-extras anuais, concedidas de forma sistemática para determinados servidores, em desacordo com a legislação vigente.
( ) Existência de quantidade significativa de trabalhadores terceirizados com controle precário dos postos.
( ) Existência de um grande número de cedências para outros órgãos municipais e alta rotatividade no quadro funcional.
( ) Gasto elevado no pagamento de horas-extras aos servidores do DMLU, o que pode indicar insuficiência de quadro de pessoal.
( ) Servidores que recebem horas-extras e vales-extras além do estabelecido na legislação vigente.
A ordem correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:
- a) O – O – R – R – O
- b) O – R – O – R – R.
- c) O – R – R – O – O.
- d) R – O – O – O – R.
- e) R – O – R – O – O.
- #100009
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Porto Alegre-RS
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- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
A Norma que trata da responsabilidade do auditor no planejamento da auditoria das demonstrações contábeis prevê que o referido planejamento envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria. Segundo a mesma norma, ao estabelecer a estratégia global de auditoria, o auditor deve:
I. Identificar as características do trabalho para definir o seu alcance.
II. Considerar que a estratégia global e o plano de auditoria não podem ser alterados no curso da auditoria.
III. Definir o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas III.
- d) Apenas I e II.
- e) Apenas I e III.
- #100010
- Banca
- FUNDATEC
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- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Porto Alegre-RS
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(1,0) 3 -
Ao tratar do tema risco de auditoria, as normas brasileiras de contabilidade definem diversos conceitos. Sobre tais definições, assinale a alternativa correta.
- a) Risco de auditoria é o risco que existe antes da consideração de quaisquer controles, sua identificação é de responsabilidade da entidade auditada.
- b) Risco de controle é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante em razão de fraudes cometidas pelo controle interno.
- c) Risco de detecção é o risco de que os procedimentos adotados pelo auditor não detectem uma distorção relevante.
- d) Risco de distorção relevante é o risco de que uma distorção relevante não seja detectada pela auditoria.
- e) Risco inerente é o risco de que o auditor expresse uma opinião inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante.
- #100011
- Banca
- FUNDATEC
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- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Porto Alegre-RS
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(1,0) 4 -
De acordo com a Norma de Auditoria que trata das responsabilidades gerais do auditor independente na condução da auditoria de demonstrações contábeis em conformidade com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, analise as seguintes assertivas sobre distorção relevante:
I. O único propósito do auditor, por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente, é identificar e avaliar os riscos de distorção relevante causados por erro na demonstração contábil ou por fraude nas afirmações.
II. As distorções são consideradas relevantes se for razoável esperar que, individual ou conjuntamente, elas influenciem as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas demonstrações contábeis.
III. Uma distorção resultante de erro na demonstração contábil somente poderá ser considerada relevante se corresponder a, no mínimo, 10% do valor que deveria constar na conta ou no grupo em que ela foi detectada.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas III.
- d) Apenas I e II.
- e) Apenas I e III.
- #100012
- Banca
- FUNDATEC
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- Prefeitura de Porto Alegre-RS
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(1,0) 5 -
Segundo norma específica (NBC TA 230 (R1)), documentação de auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e das conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão “papéis de trabalho”). De acordo com a doutrina e a referida norma, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) A documentação de auditoria independente pertence sempre à entidade auditada, nela devendo permanecer após a conclusão dos respectivos trabalhos de auditoria.
- b) A documentação de auditoria deve permitir que qualquer auditor experiente, sem nenhum envolvimento com a respectiva auditoria, entenda os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidência de auditoria obtida.
- c) A documentação de auditoria não necessita se apresentar necessariamente em meio físico, ela pode ser registrada em papel, em formatos eletrônicos ou em outros meios.
- d) Os papéis de trabalho podem ser de natureza corrente ou permanente, sendo exemplo do primeiro um extrato bancário e, do segundo, o contrato social ou estatuto da entidade.
- e) Um dos objetivos do auditor ao preparar documentação de auditoria é a produção de registro suficiente e apropriado do embasamento do relatório de auditoria.
- #100013
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
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(1,0) 6 -
Durante os trabalhos de auditoria em uma entidade, o auditor identificou um valor significativo como saldo numa conta do passivo relativa ao contrato que a auditada mantinha com uma empresa fornecedora de mão de obra terceirizada. Ao concluir que poderia obter evidência relevante e confiável por meio do procedimento de confirmação externa, do tipo positivo, em branco, adotou as providências necessárias para tanto, de acordo com as normas vigentes (NBC TA 505). Nesse caso, está correto afirmar que o auditor solicitou que a empresa fornecedora:
- a) Informasse diretamente ao auditor o saldo que consta em sua contabilidade.
- b) Confirmasse diretamente ao auditor o saldo constante na solicitação.
- c) Respondesse ao auditor somente se discorda das informações fornecidas na solicitação.
- d) Respondesse à administração da entidade auditada somente se discorda das informações contidas na solicitação.
- e) Respondesse à administração da entidade auditada se confirma o saldo constante na solicitação.
- #100014
- Banca
- FUNDATEC
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- Prefeitura de Porto Alegre-RS
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(1,0) 7 -
Determinada entidade registra as duplicatas resultantes de suas vendas numa conta denominada CLIENTES. Ao analisar as contas dessa entidade, o auditor encontrou a seguinte situação: a conta CLIENTES, no Ativo, apresentava um saldo credor de R$ 11.000,00. A conta DUPLICATAS DESCONTADAS, também no Ativo, apresentava um saldo credor de R$ 11.000,00. Imediatamente, o auditor adotou os procedimentos de auditoria cabíveis, tendo em vista que, mesmo antes de qualquer exame de revisão, ele percebeu que havia problemas nos saldos analisados, resultantes de algum erro ou fraude. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação aos problemas percebidos pelo auditor.
( ) A conta CLIENTES nunca pode estar com saldo credor, apenas devedor ou zero.
( ) A conta CLIENTES, pela sua natureza (não pelo saldo apresentado), classifica-se no Passivo, não no Ativo.
( ) A conta DUPLICATAS DESCONTADAS deveria estar classificada no Passivo, não no Ativo.
( ) A conta DUPLICATAS DESCONTADAS somente pode apresentar saldo devedor ou zero.
( ) As contas CLIENTES e DUPLICATAS DESCONTADAS jamais podem apresentar o saldo com mesmo valor.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- a) F – F – V – V – V
- b) F – V – V – F – V.
- c) V – F – F – V – V.
- d) V – F – V – F – F.
- e) V – V – F – V – F.
- #100015
- Banca
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(1,0) 8 -
Assim como o relatório de auditoria independente, o relatório de auditoria interna obedece a normas emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (NBC TI 01). Essas normas definem inclusive quais os aspectos que minimamente o relatório deve abordar. Qual dos aspectos abaixo NÃO consta na norma específica como sendo um aspecto que deve ser abordado em todo relatório de auditoria interna?
- a) A descrição dos fatos constatados e as evidências encontradas.
- b) A metodologia adotada.
- c) A opinião sobre a adequação ou não das demonstrações financeiras.
- d) Os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extensão.
- e) Os riscos associados aos fatos constatados.
- #100016
- Banca
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(1,0) 9 -
Um auditor recebeu a incumbência de elaborar o plano de auditoria a ser executado junto a uma entidade municipal. Entre as diretrizes estabelecidas para o referido plano, está a análise das compras e das contratações realizadas durante o exercício financeiro, a qual deve abranger os aspectos legais e regulamentares relativos ao processo licitatório, incluindo os respectivos contratos e sua execução, bem como os aspectos atinentes à execução orçamentária e financeira das mencionadas compras e contratações. Ao elaborar o programa de trabalho para a realização da referida auditoria, o auditor deparou-se com um problema: o volume das operações objeto da referida análise torna impraticável o exame exaustivo de todos os aspectos de todas as compras e contratações. Diante disso e de acordo com as normas vigentes (NBC TA 200 e NBC TA 530), indique como o auditor deve conduzir seu planejamento.
- a) Como as normas de auditoria não permitem que se aplique técnica de amostragem para o tipo de procedimento de auditoria requerido no caso, o auditor deve estabelecer a análise de todas as transações, limitando-se ao número de horas disponíveis para isso.
- b) Desconsiderar do escopo as compras e contratações realizadas mediante processo de dispensa de licitação, uma vez que estas são insignificantes em termos de risco de erro ou fraude e sua não inclusão nos exames não significa aumento de risco de amostragem.
- c) Não incluir como objeto de exame as compras e contratações realizadas mediante processo de inexigibilidade de licitação, tendo em vista que a inviabilidade de competição torna a natureza desses processos praticamente imunes a fraudes ou erros.
- d) Não incluir no programa de trabalho o exame das compras e contratações realizadas mediante pregão, já que essa modalidade não está prevista na Lei de Licitações (nº 8.666/1993), reduzindo, assim, o universo das operações a serem examinadas e o risco de amostragem.
- e) Selecionar uma amostragem das operações, levando em conta a natureza e o valor da transação, bem como outros aspectos voltados à redução do risco de detecção, mesmo que a amostragem represente menos de 5% do total das operações realizadas.
- #100017
- Banca
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(1,0) 10 -
As informações que fundamentam os resultados da Auditoria Interna devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecer base sólida para as conclusões e recomendações à administração da entidade, nos termos das normas que tratam da Auditoria Interna (NBC TI 01). Como são chamadas essas informações?
- a) Detecções.
- b) Evidências.
- c) Inferências
- d) Papéis de trabalho.
- e) Provas.
- #100018
- Banca
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(1,0) 11 -
O auditor deve informar de forma apropriada as deficiências de controle interno que foram identificadas na auditoria das demonstrações contábeis aos responsáveis pela governança e à administração. A NBC TA do CFC define requisitos para a comunicação por escrito das deficiências significativas de controle interno. Quanto aos requisitos disciplinados na referida norma, o auditor NÃO deve:
- a) Incluir, na comunicação, a descrição das deficiências e explicação de seus possíveis efeitos.
- b) Incluir, na comunicação, informações suficientes para permitir que os responsáveis pela governança e a administração entendam o contexto da comunicação.
- c) Especificamente explicar, na comunicação, que o objetivo da auditoria era o de expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis.
- d) Especificamente explicar que a auditoria incluiu a consideração do controle interno relevante para a elaboração das demonstrações contábeis para fins de expressar uma opinião sobre a eficácia do controle interno.
- e) Especificamente explicar que os assuntos comunicados estão limitados às deficiências que o auditor identificou durante a auditoria e concluiu serem de importância suficiente para comunicar aos responsáveis pela governança.
- #100019
- Banca
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(1,0) 12 -
O Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) publicou o COSO ICIF 2013 – Controle Interno – Estrutura Integrada, no qual se estabelecem os requisitos para um sistema eficaz de controle interno, que possibilita segurança razoável acerca da realização dos objetivos da entidade. Nessa publicação, aponta-se que, para que tenhamos um sistema de controle interno eficaz, são necessários a presença e o funcionamento dos componentes e princípios estabelecidos no COSO ICIF 2013. Destaca-se, ainda, em relação aos componentes do controle interno, que estes operam em conjunto e de forma integrada. Com base na mencionada publicação do COSO, são componentes do controle interno:
I. Ambiente de controle; informação e comunicação; avaliação de riscos.
II. Ambiente estratégico; ambiente operacional.
III. Atividades de monitoramento; atividades de controle.
Quais estão corretos?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas I e II.
- d) Apenas I e III.
- e) I, II e III.
- #100020
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(1,0) 13 -
O COSO ERM (2017) ressalta a importância do gerenciamento de riscos corporativos no planejamento estratégico e da sua incorporação em toda a organização. Estabelece definições básicas, componentes e princípios para todos os níveis da organização envolvidos em todas as etapas do gerenciamento de riscos corporativos. Com base nesse modelo conceitual, NÃO é um desses componentes:
- a) Governança e Cultura.
- b) Estratégia e definição de objetivos.
- c) Planejamento.
- d) Informação, comunicação e divulgação.
- e) Análise e revisão.
- #100021
- Banca
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(1,0) 14 -
A ISO 31000/2018 descreve princípios que são a base para o gerenciamento de riscos e fornece orientações sobre as características da gestão de riscos eficaz e eficiente. O documento também salienta que esses princípios devem ser considerados quando da estruturação da gestão de riscos. De acordo com os termos da referida norma, analise as assertivas a seguir:
l. Gestão Integrada: a gestão de riscos é parte de todas as atividades organizacionais.
II.Gestão Inclusiva: o processo de gestão de riscos envolve modelos padronizados abordando áreas estratégicas com foco no desempenho.
III.Gestão Personalizada: a estrutura e o processo de gestão de riscos são personalizados e proporcionais aos contextos interno e externo da organização relacionados aos seus objetivos.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II
- c) Apenas III
- d) Apenas I e II.
- e) Apenas I e III.
- #100022
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(1,0) 15 -
A Constituição Federal de 1988 dispõe sobre os mecanismos de controle interno e externo dos órgãos e entidades da administração pública, inclusive sobre a forma como estes controles serão exercidos e suas competências. Com base no texto constitucional, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, sob os aspectos de eficiência e eficácia, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos e entidades da administração pública é finalidade do sistema de controle interno.
( ) Compete ao controle interno aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei, como multa proporcional ao dano causado ao erário.
( ) A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida somente pelo sistema de controle externo.
( ) Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário devem manter um sistema de controle interno de forma integrada.
( ) É finalidade do sistema de controle interno avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- a) V – V – F – F – F.
- b) F – F – F – V – V.
- c) V – F – F – V – V.
- d) V – F – V – F – F.
- e) F – V – V – V – V.