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Simulado PREFEITURA DE PORCIÚNCULA – RJ | Profissional de Educação Física | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE PORCIÚNCULA – RJ | Profissional de Educação Física

SIMULADO PREFEITURA DE PORCIÚNCULA – RJ | PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE PORCIÚNCULA – RJ para o cargo de Profissional de Educação Física.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca GUALIMP para o concurso PREFEITURA DE PORCIÚNCULA – RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Profissional de Educação Física, contendo Educação Física que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE PORCIÚNCULA – RJ | Profissional de Educação Física contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE PORCIÚNCULA – RJ.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#140476
Banca
GUALIMP
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Porciúncula-RJ
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

A fisiologia do esforço compreende o entendimento dos processos que permitem manter a performance atlética em condições extremas de temperatura, altitude ou até mesmo de profundidade. Analise as afirmativas a seguir assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.

⃣ A menor densidade do ar na altitude oferece maior resistência ao movimento em alta velocidade e os desempenhos de curta duração não são afetados. ⃣ Os desempenhos de corrida de distância são afetados de forma adversa na altitude em decorrência da redução da PO2, a qual causa uma diminuição da saturação de hemoglobina e do VO2máx. ⃣ As pessoas se adaptam à altitude produzindo maior quantidade de eritrócitos para contrabalançar a dessaturação causada pela menor PO2. ⃣ Alguns atletas apresentam um aumento do VO2máx enquanto treinam na altitude e outros não. Isso pode dever-se ao grau de treinamento do atleta antes dele ir para uma altitude elevada.

A sequência CORRETA é:

  • a) F – V – V – V.
  • b) F – V – F – V.
  • c) V – F – V – F.
  • d) V – F – F – V.
#140477
Banca
GUALIMP
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Porciúncula-RJ
Tipo
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(1,0) 2 - 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), através da Resolução nº. 287 de 08 de outubro de 1998, reconheceu a educação física como profissão da saúde de nível superior, que juntamente com outras categorias profissionais, pode desenvolver atendimento individual e interdisciplinar na promoção, proteção e recuperação da saúde. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I - A atividade física pode ajudar na recuperação física e motora do indivíduo. O processo se dará pelo exercício dos músculos, aos poucos, para retomar as condições normais. II - Após uma lesão, é importante que o treino seja individualmente preparado para evitar novos acidentes e permitir o desenvolvimento da musculatura de maneira simétrica. Além disso, deve ser feita uma avaliação criteriosa e entender os limites do indivíduo. III - Os exercícios físicos podem auxiliar na reabilitação de pessoas com deficiência. A oportunidade da prática de atividades físicas para elas é de extrema eficácia porque com algumas adaptações poderão estimular o bem-estar físico, psicológico e social. IV - Os objetivos dos exercícios físicos na reabilitação de pessoas com deficiência é promover maior independência em atividades do dia a dia e fazer com que elas deixem de ser deficientes, assegurando a elas uma maior participação na vida social.

Estão CORRETAS as afirmativas:

    • a) II, III e IV.
    • b) I, III e IV.
    • c) I, II e III.
    • d) I, II, III e IV.
    #140478
    Banca
    GUALIMP
    Matéria
    Educação Física
    Concurso
    Prefeitura de Porciúncula-RJ
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    (1,0) 3 - 

    Na dança, as criações podem ser coletivas ou individuais, quando nomeamos o criador de coreógrafo. Vários fatores influenciam na criação de danças, como o estilo, a temática, o acompanhamento rítmico (que pode ou não ser uma música), os dançarinos (faixa etária, sexo, quantidade, nível técnico), e a intenção da coreografia (peça artística, festividade escolar, imitação de um filme, manifestação folclórica, acompanhamento de banda musical, etc.). Analise as afirmativas a seguir a respeito do processo coreográfico.

    I - Experimentar movimentos livremente ao som da música, tendo as ideias da coreografia como inspiração, é um bom laboratório para seleção de movimentos. Essa dinâmica pode ser proposta individualmente, em duplas ou em grupos, propondo desafios que serão atentamente observados pelo professor. II - A seleção dos movimentos é parte fundamental da coreografia. É nela que se concentra a garantia do significado a que se propõe a dança, a coerência temática com a expressividade dos alunos (o senso estético da expressão), a harmonia das formas, da coordenação e do conjunto, no caso de grupos. III - Alguns recursos podem ser fundamentais para uma montagem coreográfica, possibilitando melhor dinamismo, apuro estético e até facilitando a memorização e execução por parte dos dançarinos. Um desses recursos é a apresentação da coreografia na forma uníssono, ou seja, quando os dançarinos dançam passos iguais em momentos diferentes e sucessivos (por exemplo, a “ola” na arquibancada de futebol). IV - O início e a finalização da coreografia são dois momentos que merecem especial atenção do professor, podendo ser elaborados por formas corporais ou deslocamentos de entrada e saída.

    Estão CORRETAS as afirmativas:

    • a) I, II e III.
    • b) II, III e IV.
    • c) I e IV.
    • d) I, II e IV.
    #140479
    Banca
    GUALIMP
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    Educação Física
    Concurso
    Prefeitura de Porciúncula-RJ
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    (1,0) 4 - 

    Joffre Dumazedier, em seus estudos sobre o lazer, realizou uma tentativa de enquadramento das vivências no tempo disponível, a partir de características comuns, demarcadas por um interesse central. Tal estudioso propôs que as experiências de lazer estariam “encaixadas” nos seguintes conteúdos: Interesse físico, Interesse artístico, Interesse prático, Interesse intelectual, Interesse social. Sobre os conteúdos de interesse social, é CORRETO afirmar que:

    • a) Quando se procura um contato direto com outras pessoas, através de um relacionamento ou convívio social, manifestam-se os interesses sociais. Exemplos específicos são os bailes, cafés, bares e a frequência a associações servindo como ponto de encontro.
    • b) Representado pela capacidade de manipulação, exploração e transformação de objetos/materiais, como também no trato de elementos naturais e/ou animais. São exemplos, o artesanato, a jardinagem, a bricolagem e o cuidado com os animais.
    • c) A ênfase é dada ao conhecimento vivido, experimentado, fundamental para a formação do indivíduo. O que se busca é o contato com as informações objetivas e explicações racionais, através de cursos ou leitura, por exemplo.
    • d) Abrange as mais diversas manifestações artísticas, como o teatro, cinema, artes plásticas, buscando a satisfação do imaginário (imagens, emoções e sentimentos); seu conteúdo é estético.
    #140480
    Banca
    GUALIMP
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    Educação Física
    Concurso
    Prefeitura de Porciúncula-RJ
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    (1,0) 5 - 

    Um estilo de vida ativo em adultos está associado a uma redução da incidência de várias doenças crônico-degenerativas bem como a uma redução da mortalidade cardiovascular e geral. Em crianças e adolescentes, um maior nível de atividade física contribui para melhorar o perfil lipídico e metabólico e reduzir a prevalência de obesidade. Ainda, é mais provável que uma criança fisicamente ativa se torne um adulto também ativo. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:

    • a) Existe associação entre sedentarismo, obesidade e dislipidemias e as crianças obesas provavelmente se tornarão adultos obesos.
    • b) A atividade física leve, principalmente quando envolve impacto, diminui um aumento da massa óssea na adolescência, porém poderá reduzir o risco de aparecimento de osteoporose em idades mais avançadas, principalmente em mulheres pós-menopausa
    • c) Criar o hábito de vida ativo na infância e na adolescência poderá reduzir a incidência de obesidade e doenças cardiovasculares na idade adulta.
    • d) A atividade física pode exercer outros efeitos benéficos a longo prazo, como aqueles relacionados ao aparelho locomotor.
    #140481
    Banca
    GUALIMP
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    Educação Física
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    (1,0) 6 - 

    As capacidades físico-motoras do organismo humano de realizar tarefas cotidianas que podem variar de leves a extenuantes, com otimização e eficácia aceitáveis, são denominadas qualidades físicas. Durante a prescrição de exercícios físicos para qualquer indivíduo é necessário reconhecer tais qualidades para desenvolvê-las no organismo. Uma forma de se reconhecer uma Qualidade ou Valência Física é pelo fato da mesma ser passível de desenvolvimento ou melhora a partir da realização de exercícios ou atividades físicas sistemáticas. O desenvolvimento das qualidades ou valências físicas irá conduzir o organismo humano a otimizar a sua aptidão física. Sobre tais qualidades físicas, é INCORRETO afirmar que:

    • a) A Força ou Força motora é a característica humana com a qual se move uma massa, seja o próprio corpo ou implementos esportivos, ou ainda, a habilidade em dominar ou reagir a uma resistência pela ação muscular.
    • b) O equilíbrio é a qualidade física responsável pela execução voluntária da amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem risco de provocar lesão.
    • c) A velocidade ou velocidade motora é a capacidade de executar de forma completa, num espaço de tempo mínimo, ações motoras sob determinadas exigências.
    • d) A Resistência Motora ou Endurance é uma importante Qualidade Física do corpo humano e está relacionada com a capacidade do corpo humano resistir a um determinado esforço.
    #140482
    Banca
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    Educação Física
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    (1,0) 7 - 

    O idoso deve ter um nível de capacidade física suficiente para realizar as suas atividades diárias, tomar parte ativa em atividades recreativas e diminuir o risco de aumentar ou piorar as consequências do envelhecimento. Sobre a prescrição de exercícios físicos para idosos, é INCORRETO afirmar que:

    • a) Nas atividades de baixa intensidade podem ser incluídas atividades físicas como a caminhada por puro prazer, a jardinagem, os trabalhos domésticos, a automassagem e a dança recreativa.
    • b) Nas atividades de baixa intensidade, o foco é o treinamento para aquisição, recuperação e incrementos na Aptidão Física, num processo educacional planejado que ajude o idoso a atingir e manter acessível o máximo de suas capacidades funcionais.
    • c) É especialmente importante incluir exercícios de força como, por exemplo, o transporte de compras, pelo menos duas vezes por semana. Isso obriga os músculos a se exercitarem com mais frequência, fortalecendo-os e combatendo, assim, as perdas provocadas pelo envelhecimento.
    • d) Deve-se incluir exercícios de moderada intensidade no treinamento. Consideram-se exercícios de moderada intensidade aqueles como a caminhada rápida, o subir escadas, a dança aeróbica, a corrida, o ciclismo e a natação, que trabalham a capacidade aeróbia. Outras modalidades de exercícios tais como musculação, ginástica localizada, circuitos de treinamento, ioga, tai chi chuan, lian kung e os vários esportes também podem ser adaptados para o trabalho de moderada intensidade.
    #140483
    Banca
    GUALIMP
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    Educação Física
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    (1,0) 8 - 

    Podemos definir “medida” como:

      • a) Processo que consiste em inferir símbolos e às vezes até dimensões de fenômenos, com o objetivo de caracterizar a posição do fenômeno com precisão mediana.
      • b) Processo que consiste em atribuir dimensões, com ou sem símbolos com o objetivo de caracterizar a posição do fenômeno com precisão regular de determinada classificação.
      • c) Processo que consiste em inferir símbolos ou dimensões de fenômenos, com o objetivo de caracterizar a posição do fenômeno com a média geral de determinada classificação.
      • d) Processo que consiste em atribuir símbolos a dimensões de fenômenos, com o objetivo de caracterizar a posição do fenômeno com a máxima precisão possível.
      #140484
      Banca
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      (1,0) 9 - 

      A prescrição, orientação e supervisão para a prática de atividade física são importantes porque no exercício físico sempre existe alguma expectativa de benefício (físico, psicológico, social, etc.) que, para ser alcançado, necessita de um mínimo de conhecimento técnico, uma vez que envolve alguma dose de risco (risco social de exclusão; risco psicológico de frustração e, principalmente, risco físico de lesão, fadiga e até morte). Há sete princípios que norteiam o planejamento e a prescrição de exercícios físicos visando ao condicionamento físico e à saúde. Relacione os princípios de treinamento citados a seguir com suas respectivas características.

      (1) Princípio da Adaptabilidade. (2) Princípio da Especificidade. (3) Princípio da Continuidade. (4) Princípio da Sobrecarga. (5) Princípio da Reversibilidade. (6) Princípio da Individualidade Biológica. (7) Princípio da Progressividade.
      ⃣ Um indivíduo é diferente do outro. Algumas pessoas são naturalmente mais flexíveis (talento natural para ioga, ginástica), outras são mais fortes (facilidade para musculação, escaladas) e outras têm maior potência aeróbia (predisposição para corridas, natação). ⃣ Exercícios específicos produzem incrementos específicos. Treinar flexibilidade melhora a flexibilidade, não a força. Treinar força de pernas não melhora a força dos braços. ⃣ Para produzir melhoras é preciso aumentar a carga. A Carga de trabalho é o somatório da quantidade de trabalho (volume = duração + frequência + repouso) com a qualidade do trabalho (Intensidade = tipo de esforço). ⃣ O corpo se adapta às cargas a que é constantemente submetido. Portanto, depois de algumas semanas levantando 10 vezes um peso de 3 kg, o corpo se adapta e passa a levantar o mesmo peso 12, 15 ou mais vezes ou então passa a ser capaz de fazer as 10 repetições agora com 4 kg. ⃣ A sobrecarga deve ser aplicada sem saltos, gradativamente, para garantir os benefícios e prevenir lesões ou acidentes. ⃣ Os benefícios decorrem da prática. Os resultados para o condicionamento são cumulativos, não ocorrem na prática intermitente. ⃣ Se não houver continuidade perdem-se os ganhos obtidos. O tempo para voltar ao estágio inicial é, em média, de 1/3 do tempo de treinamento. Exemplo: O aluno começou o programa aeróbio caminhando 4 km em 1 hora. Em 9 meses já estava caminhando 7 km em 1 hora. Parando o treinamento, aproximadamente em 3 meses ele volta à condição inicial.

      A sequência CORRETA é:

      • a) 6 - 2 - 4 - 1 - 7 - 3 - 5.
      • b) 2 - 4 - 1 - 6 - 5 - 3 - 7.
      • c) 7 - 4 - 1 - 5 - 3 - 6 - 2.
      • d) 6 - 7 - 4 - 5 - 2 - 1 - 3.
      #140485
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      (1,0) 10 - 

      O desenvolvimento motor é caracterizado por uma série de marcos que são realizações, em que cada habilidade adquirida prepara a criança para lidar com a próxima. Esse processo inicia e apresenta uma sequência, como o controle da cabeça e da mão, chegando à locomoção. O início do desenvolvimento motor se dá pela inter-relação dos domínios cognitivos e motores e as práticas culturais podem influenciar o ritmo no início do desenvolvimento motor. Sobre o desenvolvimento motor e sua relação em programas de Educação Física, é CORRETO afirmar que:

      • a) As diferenças no comportamento motor podem ser provocadas por fatores próprios do indivíduo (biologia) e do ambiente (experiência), independente da tarefa (fatores físicos/mecânicos).
      • b) A maturação desempenha um papel básico, mas as condições ambientais – oportunidade para as práticas, encorajamento, o cenário e as oportunidades – desempenham papel importante no desenvolvimento de movimentos reflexivos.
      • c) A fase motora especializada é resultado da fase dos movimentos fundamentais. A criança vai poder aplicar as habilidades adquiridas em muitas atividades motoras da vida diária, em momentos de recreação, ou seja, nos jogos esportivos.
      • d) Aspectos como talento, oportunidades, condições físicas e motivação pessoal não devem ser considerados na fase motora especializada, pois para a educação, cabe tornar os indivíduos mais saudáveis, felizes e se sentindo membros efetivos da sociedade.
      #140486
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      (1,0) 11 - 

      O músculo esquelético é um conjunto de células especializadas agrupadas em forma de feixe e fixas em suas extremidades. Tem íntima associação com o sistema esquelético e articulações sinoviais, permitindo os movimentos corporais. Sobre os músculos esqueléticos, é INCORRETO afirmar que:

      • a) A disposição das fibras do ventre muscular influencia no poder de contração. Músculos de fibras paralelas como o bíceps braquial apresentam maior poder de contração, são músculos de ação rápida, enquanto os músculos que apresentam disposição oblíqua têm capacidade reduzida de contração, mas desenvolvem força considerável, observado em musculatura de sustentação.
      • b) O conhecimento dos pontos de origem e inserção de um músculo permite explicar a ação do mesmo.
      • c) Alguns músculos apresentam mais de um tendão de origem, e cada origem é denominada uma cabeça. Dessa forma, esses músculos recebem denominação de acordo com o número de cabeças. Temos nesses casos como exemplo: bíceps braquial, tríceps braquial e quadríceps femoral.
      • d) Para a contração muscular gerar movimento, são necessários dois pontos de fixação, que são denominados origem (ponto móvel) e inserção (ponto fixo).
      #140487
      Banca
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      (1,0) 12 - 

      Leia com atenção:

      I - Axé - Origem na capoeira - descendência Baiana; II - Pagode - Origem francesa com desenvolvimento na Europa e no Brasil; III - Xote - Origem indígena com descendência e desenvolvimento nordestino.

      Dos itens acima:

      • a) Apenas os itens I e II estão corretos.
      • b) Apenas os itens I e III estão corretos.
      • c) Apenas os itens II e III estão corretos.
      • d) Todos os itens estão corretos.
      #140488
      Banca
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      (1,0) 13 - 

      “Catira” é uma importante dança folclórica brasileira que também pode ser chamada de:

      • a) Cateretê.
      • b) Zouk.
      • c) Mambo.
      • d) Reisado.
      #140489
      Banca
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      (1,0) 14 - 

      A capoeira é uma expressão cultural brasileira que não mistura:

      • a) Arte marcial.
      • b) Esporte.
      • c) Religião.
      • d) Música.
      #140490
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      (1,0) 15 - 

      Analise o trecho e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:

      A educação física escolar tinha como principal enfoque de avaliação o desenvolvimento motor e a melhora do desempenho, o que era mensurado por meio de métodos de avaliações _________. Já nos dias de hoje, a educação física escolar objetiva englobar, além do desenvolvimento motor, também o desenvolvimento social, afetivo e psicomotor. Com isso, cresceu a necessidade de outro instrumento de __________ da relação ensino-aprendizagem, e a avaliação __________ ganhou força.

      • a) Quantitativas – Inferência – Qualitativa.
      • b) Quantitativas – Empirismo – Paritária.
      • c) Qualitativas – Divergência – Sistemática.
      • d) Qualitativas – Adesismo – Quantitativa.