Simulado PREFEITURA DE PORCIÚNCULA – RJ | Fonoaudiólogo | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE PORCIÚNCULA – RJ | FONOAUDIÓLOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE PORCIÚNCULA – RJ para o cargo de Fonoaudiólogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca GUALIMP para o concurso PREFEITURA DE PORCIÚNCULA – RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Fonoaudiólogo, contendo Fonoaudiologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE PORCIÚNCULA – RJ | Fonoaudiólogo contém um total de 19 questões de concursos com um tempo estimado de 57 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE PORCIÚNCULA – RJ.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #140555
- Banca
- GUALIMP
- Matéria
- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Porciúncula-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
As escolas especiais para surdos surgiram, no Brasil, dentre outras razões, em decorrência da grande demanda de crianças e adolescentes com necessidades especiais. Analise as afirmativas a seguir a respeito das escolas especiais bilíngues.
Segundo o pressuposto que rege a abordagem das escolas especiais bilíngues, o uso de duas formas de comunicação (oral e sinais) ajudaria a criança na escolha daquele canal que para ela é o mais fácil para a apreensão do que é falado e dos conteúdos escolares, permitindo, assim, que as diferenças individuais existentes sejam atendidas de igual forma.
Porque:
A proposta bilíngue pressupõe a proficiência da criança surda em duas línguas: na Língua de Sinais e, no caso do Brasil, no Português.
É correto afirmar que:
- a) As duas afirmativas estão corretas e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
- b) As duas afirmativas estão corretas, mas não estabelecem relação entre si.
- c) A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda é uma alternativa verdadeira.
- d) A primeira é uma afirmativa verdadeira e a segunda é uma alternativa falsa.
- #140556
- Banca
- GUALIMP
- Matéria
- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Porciúncula-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
A organização das estratégias terapêuticas e definição dos seus objetivos são essências para o sucesso terapêutico. São objetivos da terapia para intervenção em crianças com atraso de linguagem, EXCETO:
- a) Melhorar a capacidade de armazenamento de informações de natureza fonológica na memória verbal.
- b) Promover a melhora nas habilidades comunicativas e sociais da criança.
- c) Estimular o desenvolvimento da linguagem nos níveis fonológico, sintático, semântico e pragmático.
- d) Tornar o nível de linguagem da criança compatível com sua idade cronológica.
- #140557
- Banca
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- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Porciúncula-RJ
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- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Com relação à deficiência auditiva associada a outras anormalidades, analise as afirmativas a seguir.
I. A Síndrome de Crouzon é uma disostose craniofacial com padrão de herança autossômica dominante e a deficiência auditiva, geralmente mista, está presente em um terço dos casos.
II. A Síndrome de Treacher Collins caracteriza-se por deficiência auditiva do tipo mista, pois apresenta malformação do canal auditivo externo e malformação da cadeia ossicular.
III. A Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21) caracteriza-se por pacientes com orelhas dismórficas, o que leva 50% dos portadores da síndrome a terem perda auditiva condutiva.
Está correta:
- a) Somente I.
- b) I e II.
- c) I e II.
- d) I, II e III.
- #140558
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(1,0) 4 -
O Distúrbio Específico da Linguagem – DEL é uma dificuldade persistente para adquirir e desenvolver a fala e a linguagem. São características de crianças com DEL, EXCETO:
- a) Apresentam alteração das capacidades sociais.
- b) Apresentam maturação de linguagem atrasada em pelo menos 12 meses em relação à idade cronológica.
- c) Não tem déficits intelectuais ou sensoriais, distúrbios invasivos do desenvolvimento, dano cerebral evidente.
- d) Na compreensão observam-se dificuldades em entender sentenças ou palavras específicas como marcadores espaciais ou temporais.
- #140559
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(1,0) 5 -
A apraxia de fala na infância começou a ser estudada a partir das dificuldades encontradas no diagnóstico e tratamento de alterações de fala na infância com prognóstico desfavorável. Sobre a apraxia de fala na infância, assinale a alternativa correta.
- a) É um distúrbio de origem neurológica, no qual a precisão dos movimentos da fala está prejudicada quando há déficits neuromusculares, com alterações segmentais e suprassegmentais de fala e linguagem.
- b) É uma alteração que está associada à lentidão, fraqueza ou falta de coordenação dos movimentos de fala, afetando os movimentos musculares envolvidos na expressão oral, mastigação e deglutição.
- c) Não se associa a alterações quanto ao tônus muscular orofacial e global, e incide na coarticulação dos movimentos da fala, podendo se associar a algum tipo de alteração neurofuncional.
- d) Trata-se de uma alteração fonoarticulatória que incide particularmente no sistema fonético e fonológico da língua.
- #140560
- Banca
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(1,0) 6 -
Teste de Glicerol são avaliações audiológicas realizadas pré e pós-ingestão de Glicerol, por meio de um ou mais procedimentos de diagnose. Qual dos procedimentos a seguir não se aplica esse processo?
- a) Audiometria tonal.
- b) Logoaudiometria.
- c) Eletrococleografia.
- d) Vectoeletronistagmografia.
- #140561
- Banca
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(1,0) 7 -
Weber, Rinne, Bing e Schwabach são classificados como:
- a) Testes qualitativos da audição, com audiômetro.
- b) Testes supraliminares.
- c) Testes supraliminares.
- d) Testes de imitância acústica.
- #140562
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(1,0) 8 -
As escalas graduadas como HINT são utilizadas para:
- a) Avaliação do processamento auditivo.
- b) Avaliação auditiva comportamental.
- c) Avaliação da percepção de fala.
- d) Avaliação dos benefícios e da satisfação de usuários de aparelhos auditivos.
- #140563
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(1,0) 9 -
Para resposta inespecífica em campo livre na pesquisa de limiar de audiologia, utiliza-se o símbolo:
- a) V
- b) □
- c) X
- d) S
- #140564
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(1,0) 10 -
Sobre a gagueira natural considere a alternativa correta:
- a) É entendida como uma característica inalienável da produção de fala, correspondente à chamada disfluência normal de fala.
- b) Esta gagueira se faz acompanhada da imagem estigmatizada do falante, sendo um padrão que pode ser encontrado na fala de qualquer pessoa, criança ou adulto, dependendo da situação de fala.
- c) A gagueira natural pode se transformar em gagueira sofrimento, em consequência de situações não paradoxais de comunicação.
- d) A gagueira natural vem a constituir-se como um reflexo do olhar do outro sobre o padrão de fala disfluente da criança.
- #140565
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(1,0) 11 -
Sobre a pesquisa de limiares de audibilidade, por via óssea (mastoidea), a resposta não mascarada em orelha direita é caracterizada pelo símbolo:
- a) >
- b) <
- c) [
- d) ]
- #140566
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(1,0) 12 -
Sobre os exames audiológicos, são avaliações associadas à Imitânciometria, EXCETO:
- a) Timpanometria.
- b) Pesquisa do Reflexo Estapediano.
- c) Pesquisa de Função Tubária.
- d) Logoaudiometria.
- #140567
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(1,0) 13 -
A análise acústica da voz e da fala tem como parâmetro assistencial proposto pelo CFFa:
- a) 5 minutos/exame.
- b) 20 minutos/exame.
- c) 40 minutos/exame.
- d) 90 minutos/exame.
- #140568
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(1,0) 14 -
A avaliação da linguagem oral inclui os seguintes parâmetros de acordo com o CFFa, EXCETO:
- a) Avaliação lexical.
- b) Avaliação sintático semântica.
- c) Avaliação da fonoarticulação.
- d) Avaliação psicomotora.
- #140569
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(1,0) 15 -
Com relação à avaliação da linguagem escrita, a avaliação do letramento tem como parâmetro assistencial proposto pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa):
- a) 10 minutos/exame.
- b) 25 minutos/exame.
- c) 45 minutos/exame.
- d) 60 minutos/exame.