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Simulado Prefeitura de Poá - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Poá - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE POÁ - SP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Poá - SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Poá - SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Poá - SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Poá - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Poá - SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Poá - SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Poá - SP
Para realizar o simulado Prefeitura de Poá - SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Poá - SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Poá - SP é aqui!


#157788
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(1,0) 1 - 

Considere o gráfico a seguir em que está representada a velocidade de um veículo, registrada durante 6 horas. As letras A, B, C, D e E nomeiam intervalos de tempos representados pelas semirretas do gráfico.


Considerando os intervalos de tempo A, C e E, a distância percorrida pelo veículo, em km, foi

  • a) 160.
  • b) 220.
  • c) 290.
  • d) 300.
  • e) 360.
#157789
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(1,0) 2 - 

No gráfico a seguir, está representada a curva de solubilidade do O2 na água em função da temperatura.

(http://qnint.sbq.org.br)
Es...
comportamento do gás oxigênio no ambiente aquático permite que seres vivos, como os peixes por exemplo, tenham maior disponibilidade desse gás em águas

  • a) aquecidas dos mares tropicais, onde a solubilidade do O2 é maior.
  • b) profundas, onde a temperatura e a solubilidade do O2 são maiores.
  • c) superficiais, onde a exposição ao sol aumenta a solubilidade do O2.
  • d) de regiões costeiras, pouco profundas, bem aquecidas e com maior solubilidade de O2.
  • e) frias, próximas às regiões polares, onde a solubilidade de O2 é maior.
#157790
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(1,0) 3 - 

No recipiente representado a seguir, encontram-se dois sólidos misturados que foram coletados em ambiente marinho.


Com o objetivo de obter o sal, a sequência de procedimentos necessários para essa separação é:

  • a) misturar água ao conjunto e posteriormente proceder aos processos de sedimentação e decantação.
  • b) misturar um líquido não miscível ao conjunto e posteriormente realizar a filtração fracionada
  • c) misturar água, filtrar e utilizar o líquido filtrado para proceder ao processo de evaporação.
  • d) realizar o processo de tamização, utilizando peneiras com diversas medidas para retirar o sal.
  • e) realizar uma dissolução fracionada com solvente orgânico e aquecer o sistema para sublimar a água e evaporar o sal.
#157791
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(1,0) 4 - 

A tabela a seguir indica os pontos de ebulição dos sub- -produtos do petróleo obtidos a partir de sua destilação fracionada.

O gráfico a seguir indica as temperaturas observadas durante o processo de destilação do petróleo.

Sabendo-se que o número 3 corresponde à temperatura de 170 ºC, assinale a alternativa que estabelece corretamente a relação entre o sub-produto do petróleo e as temperaturas indicadas no gráfico.

  • a) Entre as temperaturas 2 e 3, a fração gasolina está sendo destilada.
  • b) O número 5 indica a temperatura de destilação da fração de asfalto.
  • c) Na temperatura 4, a fração que está sendo destilada é o diesel.
  • d) Em temperaturas inferiores a 5, observam-se os resíduos do petróleo.
  • e) Até a temperatura 1, o gás e a gasolina já foram destilados.
#157792
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(1,0) 5 - 

Considere a frase a seguir, de Leucipo de Mileto, 450 a.C.
“Uma pedra pode ser partida em pedaços cada vez mais pequenos, pode ser pulverizada mais e mais e cada pedaço dela, ou cada partícula de pó segue sendo igual à matéria original”.
O autor da frase estava referindo-se

  • a) à natureza da matéria.
  • b) ao modelo atômico.
  • c) à indivisibilidade da matéria.
  • d) à molécula elementar.
  • e) ao componente fundamental.
#157793
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(1,0) 6 - 

O desenho a seguir representa um processo que ocorre em nosso planeta no que diz respeito às transferências e transformações de energia a partir da chegada da energia solar. As etapas desse processo estão indicadas pelos números 1 a 6.

(Manual de Educação para o Consumo Sustentável, 2005)

A intensa emissão de CO2 , resultante da queima de combustíveis fósseis, é uma atividade antrópica que, ao atuar

  • a) na etapa 1, impede a emissão de radiação eletromagnética do Sol para a Terra, causando diminuição de temperatura.
  • b) na etapa 2 ou 3, diminui a emissão de radiação da Terra para o espaço, resultando em aumento de temperatura.
  • c) na etapa 4, diminui o aquecimento natural da atmosfera terrestre e do espaço, provocando os períodos de estiagem.
  • d) na etapa 5, impede a irradiação de calor da superfície e da atmosfera para o espaço, fenômeno conhecido por efeito estufa.
  • e) na etapa 6, aumenta o aquecimento da alta atmosfera da Terra, provocando destruição da camada de ozônio.
#157794
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(1,0) 7 - 

Um dos temas dos PCNs para o 3o Ciclo do Ensino Fundamental é a compreensão do fenômeno das fases da Lua. Nesse sentido, um professor orientou seus alunos a montar o seguinte equipamento:
Uma caixa cilíndrica, tendo em seu interior uma bolinha, a qual é iluminada por uma lanterna acoplada à lateral da caixa.
As figuras a seguir representam essa caixa externamente (1) e internamente em corte (2). As letras A, B, C, D, E, F, G e H indicam, na figura 2, os orifícios da caixa, à altura da bolinha, através dos quais se pode visualizá-la.

(www.if.ufrgs.br/~fatima/Caixa_mar07.pdf. Adaptado)
Obedecendo o sentido horário, um aluno, ao olhar através dos orifícios, observará as fases da Lua na ordem apresentada em:

  • a) H-Nova; F-Cheia; E-Crescente; D-Minguante.
  • b) E-Crescente; D-Nova; C-Minguante; H-Cheia.
  • c) H-Nova; B-Minguante; C-Cheia; F-Crescente.
  • d) D-Cheia; B-Crescente; H-Nova; F-Minguante.
  • e) F-Minguante; D-Nova; B-Crescente; H-Cheia.
#157795
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(1,0) 8 - 

Um professor de Ciências, em um experimento de laboratório, forneceu a seus alunos um pedaço de batata cozida e os outros materiais necessários e solicitou que seguissem as seguintes etapas:
1. amassar bem a batata com um garfo, misturar com um copo de água e distribuir em 3 tubos, em igual volume. Numerar os tubos de 1 a 3; 2. em um copo, coletar saliva e distribuir igualmente nos três tubos, misturando-a com a batata; 3. aquecer o tubo 1 até a fervura do material; 4. adicionar um colher de sopa de vinagre tubo 2; 5. manter o tubo 3 com a batata amassada e a saliva; 6. após 10 minutos, adicionar 5 gotas de lugol a cada tubo e anotar a cor.
As etapas estão resumidas na tabela a seguir

Considerando as informações fornecidas, é correto afirmar que, após a realização da etapa 6,

  • a) os tubos 1 e 2 adquiriram a cor marrom.
  • b) o tubo 3 adquiriu a cor marrom.
  • c) os tubos 1 e 3 adquiriram a cor marrom.
  • d) os tubos 2 e 3 adquiriram a cor roxa.
  • e) o tubo 1 adquiriu a cor marrom.
#157796
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(1,0) 9 - 

Segundo cientistas, o planeta Terra foi formado há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Os primeiros seres vivos que existiram na face da Terra datam de 3,8 bilhões de anos. Esses primeiros seres eram bem simples, mas evoluiram com o passar do tempo. Durante esse processo, várias funções orgânicas realizadas pelos seres vivos foram surgindo e a complexidade desses seres também aumentou.

Considere os seguintes processos biológicos e alguns tipos de organismos discriminados na tabela a seguir.



A sequência cronológica correta do surgimento dos fenômenos e seres vivos indicados na tabela é:

  • a) I, IV, III, V, II, VI.
  • b) II, III, V, IV, VI, I
  • c) IV, V, I, II, VI, III.
  • d) V, II, IV, III, I, VI.
  • e) VI, V, IV, II, III, I.
#157797
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(1,0) 10 - 

A reportagem a seguir foi publicada no jornal Folha de S. Paulo, em março deste ano
McDonald’s diz que carne de lanches no Brasil já é livre de antibióticos
A Arcos Dourados, dona das franquias do McDonald’s no Brasil, disse, nesta quinta-feira (5), que a carne de seus lanches já é livre de antibióticos, usados, normalmente, na criação de animais –, mas que são proibidos para esse fim segundo norma do Ministério da Agricultura. A nota foi divulgada em resposta à polêmica criada em torno da decisão da rede de fast-food de oferecer, nos Estados Unidos, apenas carne de frangos que não tenham sido tratados com antibióticos usados em humanos. Segundo a nota da companhia, a Arcos Dourados “só oferece alimentos de fornecedores que garantem que seus animais são criados respeitando os seguintes princípios: Proibir o uso de qualquer antibiótico para promover o crescimento animal; proibir o uso, em animais, de qualquer antibiótico que não seja aprovado para uso veterinário; todos os antibióticos usados em tratamentos para curar ou prevenir doenças devem ser administrados sob a supervisão de um veterinário e promover o bem-estar dos animais; e condições de criação saudáveis, para reduzir a necessidade de antibióticos”. (Folha de S. Paulo, 05.03.2015. Adaptado)
A utilização de antibióticos na criação de animais é proibida no Brasil porque essa prática

  • a) contribui para o aparecimento de bactérias resistentes aos antibióticos utilizados para combater doenças bacterianas em pessoas.
  • b) proporciona ganho de peso maior e em menos tempo aos animais submetidos a ela.
  • c) provoca o aparecimento de doenças ocasionadas por desequilíbrio hormonal.
  • d) aumenta a taxa de hormônio na carne dos animais tratados dessa forma.
  • e) reduz o teor de nutrientes na carne dos animais tratados com essa técnica.
#157798
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(1,0) 11 - 

No Manual de Educação para o Consumo Sustentável, publicado em 2005, é apresentado o gráfico a seguir a respeito da distribuição dos recursos hídricos de superfície no Brasil, de acordo com as diferentes regiões geográficas e suas populações.


As informações do gráfico fornecem subsídios para a melhor compreensão dos fenômenos ligados à água superficial no país, dentre eles o que justifica

  • a) a ação do desmatamento no regime de chuvas na Amazônia.
  • b) as recentes inundações nos estados da região sul.
  • c) o aumento da temperatura, no mês de agosto deste ano, na região nordeste.
  • d) a crise hídrica que assola o estado de São Paulo.
  • e) o aumento do consumo de energia produzido pelas hidrelétricas.
#157799
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(1,0) 12 - 

Cachapuz et al., no livro A necessária renovação do ensino das Ciências, 2005, discutem que a aceitação de uma teoria depende de sua capacidade de evitar disputas conceituais assim como de resolver problemas empíricos e prever fatos novos. As teorias científicas podem ser hierarquizadas em teorias centrais (núcleo interno: ideias sólidas e firmes, corrente principal da ciência), teorias de apoio (nível fronteiriço: fazem parte do corpo estabelecido de uma disciplina, baseadas em provas científicas sólidas, mas com algumas anomalias pendentes) e teorias marginais (periferia: teorias especulativas, que carecem de comprovação empírica). Para a adequada compreensão científica pelos estudantes é recomendado que discutam

  • a) a progressão de algumas explicações teóricas da periferia para a fronteira e desta para o núcleo interno.
  • b) as teorias centrais, para as quais não há alternativas, e desconsiderem as teorias marginais.
  • c) as teorias marginais, porque contam com ideias reconhecidas pela comunidade científica.
  • d) as teorias de apoio, porque é nesse nível que se iniciam as novas explicações.
  • e) as teorias marginais, porque constituem um corpo explicativo para cada uma das disciplinas científicas.
#157800
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(1,0) 13 - 

A sistemática filogenética busca refletir o processo evolutivo, delimitando grupos naturais a partir de uma análise dos caracteres apresentados por esses grupos. A partir do estudo das espécies atuais e dos fósseis, pode-se inferir uma hipótese acerca da história evolutiva do grupo em estudo, bem como de suas características. Essas relações evolutivas entre os seres vivos são apresentadas por meio de cladogramas, como o representado a seguir. Nesse exemplo, encontram-se representantes de grupos de animais e números que indicam os caracteres presentes em cada grupo, surgidos em ordem cronológica.


Os números 1, 2, 3, 4 e 5 podem ser corretamente substituídos, respectivamente, pelos seguintes caracteres:

  • a) mandíbula, escamas, boca, pelos, endotermia.
  • b) escamas, placas, penas, endotermia, mamas.
  • c) mandíbula, âmnion, endotermia, pelos, placenta desenvolvida.
  • d) esqueleto, endotermia, asas, mamas, pelos.
  • e) nadadeiras, boca, âmnion, placenta, esqueleto.
#157801
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(1,0) 14 - 

No livro A aprendizagem e o Ensino de Ciências, 2009, Pozo e Crespo discutem as cinco metas ou finalidades da educação científica, conforme proposto por Jiménez Aleixandre e Sanmartí (1997):


Essas metas podem ser traduzidas em três tipos de conteúdos concretos do ensino de Ciência; conceituais, procedimentais e atitudinais; que possibilitam o desenvolvimento, nos alunos, das capacidades correspondentes às cinco metas propostas.
De acordo com Pozo e Crespo, o trabalho com conteúdos atitudinais possibilita atender à meta

  • a) 1.
  • b) 2.
  • c) 3.
  • d) 4.
  • e) 5.
#157802
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(1,0) 15 - 

No artigo Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica (2011), Sasseron e Carvalho apresentam uma revisão bibliográfica sobre o conceito de Alfabetização Científica e destacam algumas habilidades que, conforme Gerard Fourez, são necessárias para que uma pessoa seja considerada alfabetizada cientificamente. Uma das habilidades propostas envolve a necessidade de um ensino que possibilite aos alunos perceber os benefícios e malefícios provenientes das inovações científicas e tecnológicas e, na medida do possível, estabelecer julgamentos quanto a eles.
A habilidade em questão é:

  • a) Conhecer os principais conceitos, hipóteses e teorias científicas e ser capaz de aplicá-los.
  • b) Reconhecer também os limites da utilidade das ciências e das tecnologias para o progresso do bem-estar humano.
  • c) Compreender que a sociedade exerce controle sobre as ciências e as tecnologias por meio do viés das subvenções que a elas concede.
  • d) Apreciar as ciências e as tecnologias pela estimulação intelectual que elas suscitam.
  • e) Compreender que a produção dos saberes científicos depende, ao mesmo tempo, de processos de pesquisas e de conceitos teóricos.