Simulado Prefeitura de Paulínia - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE PAULÍNIA - SP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Paulínia - SP.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Paulínia - SP que foi organizado pela FGV. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Paulínia - SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Paulínia - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Paulínia - SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Paulínia - SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Paulínia - SP
Para realizar o simulado Prefeitura de Paulínia - SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Paulínia - SP você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Paulínia - SP é aqui!
- #164988
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Os professores do 5º ano e a equipe pedagógica de uma escola da rede municipal estão reunidos em Conselho de Classe.
Sobre as características desse órgão colegiado, analise as afirmativas a seguir. I. Deve garantir a participação direta de todos os professores que atuam na turma que será analisada. II. Promove uma rede de relações, uma vez que vários professores participam de diferentes Conselhos de Classe. III. Tem como foco a classificação e se organiza para promover a discussão sobre a progressão dos alunos.
Está correto o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) II, apenas.
- d) II e III, apenas.
- #164989
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Leia a notícia a seguir.
Educação – 1/4/2016 Prefeitura entrega creche reformada e ampliada à comunidade do bairro Alto dos Pinheiros
A Prefeitura de Paulínia entregou, em solenidade na tarde de quarta-feira (30), a Creche “Palma Francabandeira Argentin”, no bairro Alto dos Pinheiros. O prédio vai atender até 100 crianças de três meses a 4 anos, oferecendo mais conforto e segurança. (Fonte: www.paulinia.sp.gov.br) A iniciativa noticiada acima atende ao proposto pela Meta 1 do Plano Municipal de Educação de Paulínia.
Com base nessas informações, quanto à expressão de ações relativas a essa meta, analise as afirmativas a seguir. I. Assegurar o atendimento da demanda da Educação Infantil em creches na rede municipal de ensino, no prazo de 4 anos. II. Construir e equipar novas unidades de educação infantil/creches. III. Ampliar o atendimento nas unidades existentes, realizando as adaptações físicas necessárias.
Está correto o que se afirma em
- a) I, apenas
- b) I e II, apenas.
- c) I e III, apenas
- d) II e III, apenas.
- #164990
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Sobre a função de liderança do Diretor em um processo de gestão democrática na unidade escolar, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O diretor deve atuar como mentor do desenvolvimento de novas lideranças. ( ) O diretor deve ser o orientador das diretrizes da escola, mediante a prática da coliderança e da gestão compartilhada. ( ) O diretor deve associar sua liderança à consciência da responsabilidade social da função.
As afirmativas são, respectivamente,
- a) V, V e F.
- b) F, V e V.
- c) V, F e V.
- d) V, V e V.
- #164991
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A diretora de uma escola da rede municipal está reunida com representantes dos diversos segmentos da escola (professores, funcionários, pais e alunos) para elaborar um Plano de Ação, com o objetivo de diminuir a evasão escolar.
A equipe começou o trabalho discutindo quais são os tópicos que devem estar presentes no Plano de Ação e o que cada um deles deve cobrir.
Nesse sentido, associe corretamente a segunda coluna com a primeira. 1. Metas ou objetivos específicos 2. Ações ou estratégias 3. Período 4. Responsáveis
( ) Quando? ( ) O que fazer? ( ) Como fazer? ( ) Quem vai fazer?
Assinale a sequência correta de associações, de cima para baixo.
- a) 3 – 1 – 2 – 4
- b) 4 – 3 – 2 – 1
- c) 1 – 2 – 4 – 3
- d) 2 – 3 – 4 – 1
- #164992
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
“Formalmente, a equipe de gestão organiza a vida do estabelecimento.” (COUSIN, 1998, p. 129)
Entre as muitas tarefas desempenhadas pela equipe responsável pela gestão escolar, encontramos aquelas relacionadas às seguintes dimensões: Administrativa (A), Pedagógica (P) e Comunitária/Contextual (C).
As tarefas apresentadas a seguir foram registradas em um dia de trabalho de um diretor escolar. Classifique-as segundo as três dimensões citadas. ( ) O diretor recebe e analisa os gráficos de resultados dos alunos nas últimas avaliações bimestrais da escola. ( ) O diretor preenche a planilha de demonstrativo de despesas, anexando os orçamentos e as notas fiscais ao documento. ( ) O diretor reúne-se com o Conselho Escolar para planejar a festa de encerramento do ano letivo.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
- a) A – A – C
- b) P – C – C
- c) P – A – C
- d) C – A – P
- #164993
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Observe os seguintes indicadores referentes à rede municipal de Paulínia:
Ensino Fundamental, Paulínia – 2014
Reprovação Abandono Aprovação
Anos iniciais 3,5% 0,2% 96,4%
Anos finais 13,7% 2,4% 84,0%
(Fonte: QEdu, com dados do Censo Escolar)
Para regularizar o Fluxo Escolar, o Plano Municipal de Educação de Paulínia prevê
- a) a redução da taxa de evasão escolar.
- b) a redução da taxa de repetência escolar.
- c) a elevação da taxa de evasão escolar.
- d) a redução das taxas de evasão e repetência em 50%.
- #164994
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
No início do ano, a direção de uma escola da rede municipal propôs uma reunião com os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de reforçar o compromisso da escola com uma importante meta do Plano Municipal de Educação de Paulínia sobre a alfabetização dos alunos.
Considerando a situação hipotética acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Em consonância com o PNE, o PME estabelece que todos os alunos devem estar alfabetizados até o 3º ano do ensino fundamental. II. O PME de Paulínia diverge do PNE e propõe um prazo maior para a alfabetização: até o final do 5º ano, todas as crianças devem estar alfabetizadas. III. O PME de Paulínia, para garantir a qualidade do trabalho nas séries iniciais do Ensino Fundamental, prevê o investimento na formação continuada dos profissionais da educação. Está correto o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) II, apenas.
- c) III, apenas.
- d) I e III, apenas.
- #164995
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
No início do ano, a diretora de uma escola pública municipal, que atende à educação infantil e às séries iniciais do Ensino Fundamental, ao encontrar a mãe de uma aluna, perguntou-lhe se ela havia feito a matrícula da sua outra filha, mais nova. A mãe respondeu que não, pois a criança ainda tinha 4 anos e poderia esperar até o ano seguinte.
Sobre essa situação hipotética, de acordo com a legislação vigente, assinale a opção que apresenta a resposta correta.
- a) Os pais devem esperar a criança completar 6 anos para matriculá-la em uma escola de educação básica.
- b) Os pais da criança devem matriculá-la na escola de educação básica, a partir dos 4 anos de idade.
- c) Os pais resolvem, sem critério pré-estabelecido, a melhor idade para iniciar a escolarização de seus filhos.
- d) Não há critério para definição da matrícula de crianças da educação infantil.
- #164996
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Receita Pública é o conjunto dos recursos econômicos e financeiros previsto no orçamento de um Estado e arrecadado compulsoriamente para fazer face às suas despesas. Pode ser classificada em dois grupos: receitas correntes e receitas de capital.
Classifique cada um dos itens a seguir como exemplo de Receita Corrente (CO) ou de Receita de Capital (CA). ( ) Receita tributária ( ) Receita de serviços ( ) Operações de crédito
Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
- a) CO – CO – CA
- b) CO – CO – CO
- c) CO – CA – CA
- d) CO – CA – CO
- #164997
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Analise o fragmento a seguir.
Paula, uma professora recém-concursada para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, questiona o diretor de sua unidade escolar sobre como se realiza a avaliação da aprendizagem na escola. Ele lhe esclarece que, conforme determinado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a avaliação da aprendizagem na escola tem um caráter _____.
Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.
- a) formativo e adota estratégia sintética do processo de aprendizagem.
- b) restritivo e adota estratégia de classificação.
- c) classificatório e adota estratégia de caráter informativo.
- d) formativo e adota estratégia de progresso individual e contínuo.
- #164998
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Observe o esquema a seguir.
Sobre as principais dimensões do Planejamento Educacional, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Uma dimensão fundamental é a capacidade de quem planeja de antecipar, projetar e construir idealmente sua ação e sua intervenção. ( ) A dimensão processual tem um caráter inacabado, de vir a ser, destacando-se como fundamental no planejamento educacional. ( ) O planejamento, tomando como base a realidade de onde se planeja, estabelece as estratégias a serem adotadas, tendo como referência as metas a serem alcançadas.
As afirmativas são, respectivamente,
- a) V, V e F.
- b) V, F e V.
- c) F, V e V.
- d) V, V e V.
- #164999
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Em sua primeira reunião do ano letivo com a equipe de professores e funcionários da escola, a Diretora projetou a seguinte imagem:
Ela disse que gostaria de iniciar o ano letivo conversando sobre a função social da escola.
Sobre essa temática, assinale a afirmativa incorreta.
- a) A escola, enquanto criação do homem, legitima-se diante da sociedade ao cumprir a finalidade para a qual foi criada.
- b) A escola precisa ser um espaço para a transmissão e a reprodução de conhecimento específico.
- c) A educação deve ser compreendida enquanto prática social que se dá nas relações sociais que os homens estabelecem entre si.
- d) A educação é numa atividade humana que se define na totalidade das relações sociais.
- #165000
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Leia a situação hipotética a seguir.
Em uma escola municipal, ocorreram situações de discriminação racial, entre alunos adolescentes. O diretor da unidade realizou algumas reuniões com os profissionais da escola para discutir a questão e levantar possíveis ações, além de convidar um professor, que pesquisa sobre o tema, para analisar a questão com colegas.
A respeito do tema apresentado, analise as afirmativas a seguir. I. Como se trata de uma questão relacionada a valores sociais, não cabe à escola abordá-la em sua rotina, devendo delegar a situação à Assistência Social. II. A condução da situação deve ser revista, uma vez que cabe somente à equipe gestora da escola abordar e encaminhar o assunto. III. A iniciativa do diretor da unidade escolar está de acordo com as orientações para a educação em direitos humanos na educação básica.
Está correto o que afirma em
- a) I, apenas
- b) II, apenas.
- c) III, apenas.
- d) II e III, apenas
- #165001
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Associe as três dimensões da educação em direitos humanos às respectivas definições.
I. Conhecimentos e habilidades II. Valores, atitudes e comportamentos III. Ações ( ) Desencadeiam atividades para a promoção, defesa e reparação das violações aos direitos humanos. ( ) Desenvolvem valores e fortalecem atitudes e comportamentos que respeitem os direitos humanos. ( ) Compreendem os direitos humanos e os mecanismos existentes para a sua proteção, assim como incentivam o exercício de habilidades na vida cotidiana.
Assinale a opção que indica a associação correta, de cima para baixo.
- a) III – II – I
- b) II – III – I
- c) III – I – II
- d) I – II – III
- #165002
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
A instituição e o funcionamento de Conselhos Escolares podem estar relacionados à melhoria da qualidade educacional. A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A presença, o acompanhamento e a participação dos pais e da comunidade escolar na gestão da escola são fatores importantes que permeiam a qualidade educacional. ( ) Os Conselhos Escolares, graças ao exercício da democracia, integram os interesses sociais e controlam a coisa pública em nome da direção escolar. ( ) Os Conselhos Escolares podem atuar para a melhoria da escola nas dimensões pedagógicas e administrativas, por meio de uma cultura de participação. As afirmativas são, respectivamente,
- a) V, F e F.
- b) F, F e V.
- c) V, V e F.
- d) V, F e V.